Trilhas em Paranapiacaba: 16 opções de aventuras perto de São Paulo

Escrito por Gabriella Soares

As trilhas em Paranapiacaba são ótimas opções para quem busca um destino para praticar ecoturismo. A pequena vila da cidade de Santo André reúne algumas das melhores trilhas, riachos e cachoeiras que se pode encontrar na região metropolitana de São Paulo, além de uma parte da Mata Atlântica. Conheça e aproveite o melhor da natureza nesse belo destino.

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

As trilhas em Paranapiacaba

Existem diferentes tipos de trilhas em Paranapiacaba, com uma grande diversidade de natureza e níveis de dificuldade. Dessa forma, há opções para todo tipo de público. Confira abaixo e descubra a que mais combina com você:

Trilha do Poço Formoso

Uma das mais famosas trilhas de Paranapiacaba, a Trilha do Poço Formoso fica em meio a uma parte da Mata Atlântica. No percurso de 4,7 quilômetros de dificuldade moderada é possível encontrar diversas piscinas naturais e ainda avistar partes da antiga ferrovia de Santo André.

Trilha da Ferradura

Com um total de oito quilômetros, a Trilha da Ferradura é considerada uma aventura difícil, principalmente para iniciantes. A ideia da trilha é chegar às diferentes cachoeiras que ficam entre as montanhas. Também é possível acampar em alguns dos trechos do percurso.

Trilha do Funicular

Mais difícil ainda é a Trilha do Funicular, com um percurso de cerca de 12 quilômetros. Essa é uma das trilhas em Paranapiacaba que ultrapassa os limites da vila e vai até Cubatão. Ela dura pouco mais de um dia, então é preciso acampar. O percurso está cheio de antigas pontes de até 60 metros, riachos e belezas naturais.

Trilha Garganta do Diabo

A Trilha Garganta do Diabo é uma das maiores trilhas de Paranapiacaba, com 14,5 quilômetros. Com altos morros e declives, esse percurso é considerado difícil. No entanto, a dificuldade é compensada pelas belas cachoeiras, inclusive a incrível Cachoeira Garganta do Diabo.

Trilha do Mirante

A Trilha do Mirante tem pouco mais de um quilômetro e pode ser finalizada em uma hora. Sendo assim, é uma ótima opção para os trilheiros iniciantes. O percurso fica dentro do Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba e seu fim é na torre da antiga TV Tupi, que garante uma bela vista da região.

Trilha Núcleo Olho d’Água

Para quem gosta da parte fluvial do ecoturismo, a Núcleo d’Água é ideal e uma das mais curtas trilhas de Paranapiacaba. O percurso tem pouco mais de 700 metros, mas é considerado de dificuldade média por causa da declividade. Essa trilha tem uma grande diversidade de plantas e fontes de água mineral.

Trilha da Pontinha

Também indicada para os iniciantes, a Trilha da Pontinha tem pouco mais de um metro e uma hora de duração. Assim, essa é uma das trilhas de Paranapiacaba considerada mais fácil. A Pontinha também é cheia de fontes de água mineral.

Continua após o anúncio

Trilha da Água Fria

Localizada dentro do Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba, a Trilha da Água Fria tem cerca de sete quilômetros. Com um percurso considerado fácil, os aventureiros têm acesso às margens de um riacho com águas cristalinas e à diversidade da Mata Atlântica.

Travessia do Vale da Morte

Uma das trilhas em Paranapiacaba consideradas mais difíceis, a Travessia do Vale da Morte tem 17 quilômetros. O nome é um pouco assustador, mas nunca houve mortes de aventureiros por ali. O principal atrativo desse percurso é a natureza, com cachoeira, morros e piscinões naturais.

Trilha da Comunidade

A Trilha da Comunidade tem um percurso de 1,5 quilômetro e dura aproximadamente duas horas. Ela também se localiza no Parque Natural Municipal, mas é considerada difícil por ser cheias de subidas e descidas. No percurso há uma grande diversidade de plantas e árvores, além de ruínas de uma comunidade alternativa de 1970.

Trilha da Cachoeirinha Escondida

Com aproximadamente dez quilômetros, a Cachoeirinha Escondida é uma das trilhas de Paranapiacaba de dificuldade moderada. O grande atrativo é, como o nome indica, uma pequena cachoeira que fica em meio a Serra do Mar, na Mata Atlântica.

Trilha de Paranapiacaba – Pedra Grande da Quatinga

Considerada como uma trilha de dificuldade moderada, a trilha entre Paranapiacaba e Pedra Grande da Quatinga é uma ótima opção para aventureiros que já têm um pouco de experiência. O percurso tem 11,6 quilômetros com trechos em montes e morros que garantem uma bela vista da região.

Trilha da Cachoeira dos Perdidos

Como o nome indica, essa é uma das trilhas de Paranapiacaba que leva a uma bela cachoeira. A caminhada é difícil, com pouco mais de dez quilômetros. Uma coisa que os aventureiros precisam prestar atenção é o percurso, porque, como o nome também deixa claro, é muito fácil se perder pela mata nessa região.

Travessia Raiz da Serra

Uma trilha bem maior, com 15,8 quilômetros de extensão, é a Travessia Raiz da Serra, entre Paranapiacaba e Cubatão. Apesar de maior, ela é considerada de dificuldade moderada, já que o percurso é melhor demarcado e todos os caminhos levam ao Rio Mogi, que era uma referência dos povos Tupiniquins.

Trilha dos Carvoeiros

Já a Trilha dos Carvoeiros tem cerca de 13,5 quilômetros, também considerada de dificuldade moderada. Como outras trilhas de Paranapiacaba, seu grande atrativo são as belas cachoeiras da região. As marcações da trilha não são tão claras, então é preciso atenção para não se perder.

Trilha do Lago de Cristal

A Trilha do Lago de Cristal é uma das mais bonitas da região, com cerca de 6,8 quilômetros. O percurso leva aproximadamente três horas de caminhada até o belo lago. Além disso, no caminho é possível encontrar um linda cachoeira.

Avalie a sua experiência como trilheiro e escolha as melhores trilhas de Paranapiacaba para você aproveitar a natureza. É um destino que com certeza vale a viagem.

Vídeos sobre as trilhas em Paranapiacaba para você se preparar

Ao planejar uma viagem, nada melhor do que conferir as experiências de quem já foi ao destino. E isso é ainda mais importante no ecoturismo, já que te ajuda a garantir a sua segurança. Veja abaixo os melhores vídeos com dicas sobre as trilhas em Paranapiacaba:

Uma experiência única pela Trilha Funicular

Em um vídeo bem detalhado, o pessoal do Destinados Por Aí mostra como chegar até a Trilha da Funicular e como é o percurso dessa incrível trilha de Paranapiacaba.

As trilhas do Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba

Já nesse vídeo da Bia Ademo é possível conhecer um pouco mais de duas das trilhas mais fáceis de Paranapiacaba, a Trilha do Mirante e a da Pontinha.

A experiência de visitar o Poço Formoso

O pessoal do Trekking Estilo de Vida mostra os detalhes do percurso da Trilha do Poço Formoso e as belezas encontradas até chegar ao destino.

Monte o seu roteiro e conheça as melhores trilhas de Paranapiacaba. E se desejar conhecer mais lugares lindos e se conectar com a natureza, fique ligado também nestes destinos de ecoturismo pelo Brasil.

 
   

PARA VOCÊ