Turistas procuram cavernas para fugir do calor na França

Escrito por Bruno Mendes

O calor é intenso no sudeste da França durante o verão europeu e para escapar da desagradável sensação térmica, muitos turistas procuram cavernas na região, afinal a temperatura por lá pode chegar a 12 graus. Além do ótimo – e raro, no período – clima fresquinho, nas grutas o turista poderá contemplar formações rochas de beleza singular e curtir a calmaria de um ambiente completamente natural e distante dos centros movimentados.

Na fase do sol escaldante, é estimado que há aumento de 10% no número de turistas de própria França e do mundo inteiro em busca das grutas. Na caverna de Saint-Marcel, localizada nas gargantas do Ardéche, a visita dura uma hora e o visitante desce até 150 metros de profundidade.

“Aqui dentro faz 14 graus e os turistas estão maravilhados”, conta Linda Benini, administradora da gruta, que ainda acrescenta que o local é visto como um “ar condicionado natural” por todos os visitantes. Depois de apreciar( e tirar algumas fotos, é claro) das salas com enormes paredes de pedras, o turista também poderá conferir as piscinas naturais, formadas pelo acúmulo de minerais.

Mais algumas cavernas procuradas por turistas para fugir do calor na França

O apaixonado por viagens que quiser aproveitar o verão europeu na França, também encontrará refúgio para o calor nas cavernas de Balme, localizadas a 40 quilômetros de Lyon, cidade onde também fica a gruta de Choranche, no maçiço de Vercors, nos Alpes e na gruta de Madeleine, em Saint-Remèze. Ainda que cada uma delas tenha certas peculiaridades, a temperatura máxima não passa de 15 graus, ou seja, o conforto é certo.

É evidente que o calor forte não assusta brasileiros, pois em algumas cidades 40 graus na sombra é tão normal quanto a neve no Natal de Nova York. De todo modo, é super recomendado conhecer esses atrativos durante as suas andanças pela terra da Torre Eiffel e ficar surpreso com tanta beleza natural.

Vinhos, elegância, museus, grutas. A frança sempre surpreende!

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS