LATAM começa a leiloar assentos para classe executiva em voos internacionais

A companhia aérea LATAM lançou uma novidade para clientes da classe econômica que desejam incrementar a sua experiência em um voo. A chamada Opção Upgrade permite que o consumidor faça uma oferta de quanto quer pagar para mudar da cabine econômica para as cabines Premium Business ou Premium Economy (a antiga classe executiva dos voos da empresa).

Publicidade

Os assentos negociados desta maneira serão aqueles que não foram vendidos ou reservados por cortesia por outros clientes. A LATAM passa a oferecer este serviço apenas em seus voos internacionais, começando com trajetos feitos entre cidades brasileiras e Bogotá (Colômbia), Cidade do México (México) e Montevidéu (Uruguai).

Obviamente, o leilão possui uma faixa de preço pré-definida pela companhia, então é preciso fazer uma oferta dentro desse padrão. Aos poucos, esta nova funcionalidade será disponibilizada para todos os clientes, mas ainda não há qualquer previsão do preço a ser pago a mais pelos clientes para fazer o upgrade de classe.

Segundo a LATAM, o procedimento é simples: após comprar uma passagem para um dos destinos elegíveis, o consumidor pode receber um e-mail informando sobre a possibilidade do upgrade. Depois disso, basta realizar a oferta entre 72 horas e 12 horas antes do voo e torcer para que ela seja aceita.

Quer pagar quanto?

iStock

Em seu site oficial, a LATAM informa os pré-requisitos para utilizar a Opção Upgrade. Quem viaja com bagagem extra na cabine, contratou o serviço de animal de estimação na cabine ou é uma criança menor de 12 anos viajando desacompanhada não tem direito a participar do leilão.

Passagens que incluem vários passageiros vão gerar a mesma taxa extra para todos eles — se o upgrade custar US$ 100, uma viagem em um grupo de quatro pessoas gerará uma taxa de US$ 400, por exemplo. Você pode cancelar ou alterar uma oferta realizada até 24 horas antes do voo e a Opção Upgrade vale apenas para um trecho de uma viagem (mas você pode tentar fazer a oferta para o outro trecho, caso seja selecionado).

A LATAM comunica ainda que o cliente que mudar a sua passagem de classe por meio deste programa não terá direito a escolher seu assento na classe superior. Como se tratam de assentos remanescentes, eles serão distribuídos entre os novos compradores de acordo com a disponibilidade.

Por fim, a empresa garante que os cupons de cortesia de categorias especiais (Black Signature, Black Platinum e Gold, dos programas LATAM Fidelidade e LATAM Pass) sempre terão prioridades na escolha dos assentos. Isso significa que ninguém sairá prejudicado e apenas os assentos que sobrarem serão ofertados por meio da Opção Upgrade.

Para maiores informações, confira a página da Opção Upgrade no site da companhia aérea.