Valparaíso: guia para curtir o melhor dessa charmosa cidade chilena

Escrito por Flávia Resende

Valparaíso, cidade portuária localizada no Chile, é um destino que agrada quem gosta de arte e de caminhar pelas ruas para descobrir o que o local tem a oferecer. É a terceira cidade mais populosa do Chile.

E para saber direitinho o que te espera nesse pedacinho da América Latina, você vai conferir as melhores sugestões de passeios por lá. Olha só:

O que fazer em Valparaíso?

Está pensando em visitar Valparaíso e descobrir o que tanto encanta os turistas que passam por lá? Selecionamos alguns pontos turísticos que você não pode deixar de conhecer.

1. Reñaca

O balneário de Reñaca fica ao norte de Viña del Mar. É conhecido por sua praia movimentada nos meses de verão. Um de seus pontos turísticos mais visitados é a Roca Oceânica, um morro rochoso voltado para o Oceano Pacífico.

Lá você encontra muita gente jovem, atividades ao ar livre, surfe e uma noite bem movimentada. A orla de Reñaca é bem sofisticada, com prédios construídos em degraus com grandes sacadas.

2. Cerro Concepción

Prepare-se para fazer uma caminhada cansativa até o Cerro Concepción, que fica no alto de Valparaíso. Aproveite para observar a arte em céu aberto nas ruas e vielas. Local escolhido pelos imigrantes para se estabelecer no Chile enquanto o exploravam, combina mansões que se tornaram mirantes e museus com vista para o Oceano Pacífico.

3. Cerro Alegre

Um bairro bastante colorido, característica comum a algumas ruas de Valparaíso. A maior parte das paredes possui desenhos ou outra forma de arte retratando a história da cidade e do Chile, mas também histórias em geral e personagens de desenhos animados.

  • Endereço: Urriola, 678

4. Paseo Gervasoni

Durante a caminhada pelo local, é possível ver várias pinturas e grafites colorindo ruas, escadas e vielas. O passeio rende belas fotos para quem aprecia a arte. Não faltam lojas, cafés e restaurantes por lá.

  • Endereço: Cerro Concepción

5. Paseo 21 de Mayo

É do Paseo 21 de Mayo, localizado em uma esplanada horizontal na borda do penhasco, que se tem uma das melhores vistas da cidade de Valparaíso, a mais de 150 metros de altura, da colina Artilleria, ao lado do Cerro Ancha. Na feirinha do local, muitos artesãos expõem seus trabalhos, inclusive dá para encontrar artesanato em prata e pedras. O Museu Naval e Marítimo fica lá pertinho.

6. Praia de Las Torpederas

É uma das praias mais frequentadas da cidade e, como é de fácil acesso, fica cheia no verão. Tem pontos de ônibus próximos, restaurantes e estacionamentos. Possui uma faixa de areia estreita e o mar é bem tranquilo, o que é bom principalmente para as crianças.

  • Endereço: Altamirano, 22100

7. Casa La Sebastiana

La Sebastiana é uma das três casas do poeta Pablo Neruda que foram transformadas em museus após a morte do artista. Localizada no alto, oferece vista da cidade e da baía, e contém relíquias que Pablo colecionava. A visita é guiada e dura cerca de 45 minutos.

  • Endereço: Ricardo de Ferrari, 692
  • Valor de entrada: 7.000 pesos chilenos (aproximadamente R$ 39,00)
  • Horário de funcionamento: terça a domingo: 10h às 18h

8. Plaza Sotomayor

A principal praça de Valparaíso recebeu esse nome em homenagem a Rafael Sotomayor, advogado chileno que lutou em disputas em nome do Chile. É lá que você vai encontrar o Monumento a Todos os Heróis de Iquique, que acomoda os restos mortais de soldados que participaram de combates no século XIX. A praça fica perto de alguns monumentos históricos no centro comercial e também do Porto de Valparaíso.

9. Porto de Valparaíso

É no porto, que pode ser visto do Paseo 21 de Mayo, onde estão concentradas a pesca e a exportação, principais atividades econômicas do Chile. O porto existe desde o século XIX e transfere aproximadamente 10 milhões de cargas. Aproveite os navios guerra aguardando sua hora de partir para tirar fotos bem legais.

10. Museu a Céu Aberto

Enquanto caminha pelas ruas sinuosas de Cerro Bellavista você vai se deparar com uma galeria de arte a céu aberto composta por 20 painéis criados por artistas renomados e estudantes universitários.

Os painéis foram projetados por artistas da América Latina e pintados por estudantes de arte da Universidade Católica de Valparaíso. Todos os painéis apresentam informações sobre os artistas.

  • Endereço: Cerro Bellavista

Os locais listados podem ser visitados a pé em apenas um dia, mas se você quiser conhecer a cidade a fundo, pode ficar mais alguns dias no local ou aproveitar para conhecer outras cidades próximas.

Dicas em vídeo de quem já foi a Valparaíso

Confira alguns vídeos que mostram um pouco mais de Valparaíso e o que você vai encontrar quando chegar lá.

Último vlog viagem: Chile – Valparaíso

A Paty Leda mostra seu último dia de viagem no Chile visitando Valparaíso e Viña del Mar. Nele, deu tempo de dar um pulinho em vários pontos turísticos da cidade, como o Porto e a casa de Pablo Neruda. Ou seja: ela prova que em pouco tempo é possível conhecer uma parte da história de Valparaíso.

O que fazer em Valparaíso – Excursão a pé

O canal Viajante Independente mostra o que te aguarda em um tour a pé em Valparaíso. Eles passam por ruas emblemáticas com Cerro Alegre e Cerro Concepción. Apesar de parecer cansativo, ir a pé vai te permitir conhecer as coisas mais de perto e notar e detalhes que, de outra forma, você não notaria.

O que fazer em Valparaíso e Viña del Mar?

Se a sua ideia é estender a viagem para Viña del Mar, não perca as dicas desse vídeo! Nele, dá até pra contemplar um pouco as belezas das rodovias que permeiam a cidade. Belíssimo!

Agora que você já conhece os principais pontos turísticos de Valparaíso e já pode montar seu roteiro de viagem, saiba a distância de Valparaíso até a capital do Chile e como é o clima na cidade em cada estação do ano.

Distância de Valparaíso até Santiago

Santiago, capital do Chile, é um dos destinos mais procurados por quem visita o país. Então saiba como chegar a Valparaíso partindo de Santiago e quantos quilômetros serão percorridos.

A distância entre as duas cidades é de 123 quilômetros.

  • De avião: a cidade não tem aeroporto, então é necessário voar até Santiago e seguir para Valparaíso de ônibus ou carro.
  • De ônibus: entre uma hora e meia e duas horas. É a opção mais barata.
  • De carro: aproximadamente uma hora e meia.

Se você planeja fazer uma viagem bate e volta saindo de Santiago, é fácil ir e voltar para Valparaíso no mesmo dia, pois há ônibus com frequência.

Valparaíso: clima

Saiba como é o clima de Valparaíso em todas as estações do ano e a melhor época de visitar a cidade de acordo com seu objetivo de viagem. Se você quer curtir uma praia, não adianta viajar no inverno, não é mesmo?

Primavera

  • Temperatura mínima: 11ºC
  • Temperatura máxima: 18ºC
  • Precipitação: praticamente não chove.

Verão

  • Temperatura mínima: 13ºC
  • Temperatura máxima: 22ºC
  • Precipitação: quase não chove.

Outono

  • Temperatura mínima: 18ºC
  • Temperatura máxima: 20ºC
  • Precipitação: a estação vai de março a maio. Nesse último mês, chove bastante.

Inverno

  • Temperatura mínima: 8ºC
  • Temperatura máxima: 15ºC
  • Precipitação: período mais chuvoso do ano.

O verão na cidade é mais ameno que no Brasil, já o inverno tem temperaturas médicas bem mais baixas do que os brasileiros estão acostumados.

Cidades próximas a Valparaíso

Quando for visitar Valparaíso, dá para dar uma esticadinha na viagem e incluir algumas cidades próximas em seu roteiro.

Viña del Mar

As principais atrações turísticas de Viña del Mar são a Praia Reñaca, o Castelo Wulff, o Parque Quinta Vergara, o Relógio de Flores, o Jardim Botânico Nacional e museus como o de Belas Artes e o Artequin.

Santiago

Ao visitar Santigo, algumas paradas obrigatórias são: Plaza de Armas, Catedral Metropolitana, Mercado Central, Palácio de La Moneda, Cerro San Cristóbal, Museu de Arte Pré-Colombiana, Parque Metropolitano e Cerro Santa Lúcia.

Valpo, como também é chamada, é uma cidade que tem um aspecto bem característico devido às casas e prédios antigos construídos em um morro. Use calçados confortáveis ao explorar seus becos e vielas e encontre arte por toda parte e um povo hospitaleiro. Não deixe de incluir Valparaíso em sua viagem para o Chile!

PARA VOCÊ