16 razões para sonhar com uma viagem à capital musical Viena na Áustria

Por
Atualizado em 21.01.20

Viena é uma das cidades mais espetaculares do mundo. Foi na capital austríaca que o compositor Mozart morou por muitos tempo e é lá que existem casas de ópera, museus e palácios de imensa grandeza física e importância histórica, portanto, há muitos atrativos para os turistas de todas as idades – e preferências – contemplar em uma das mais charmosas capitais europeias. Mas Viena é muito mais do que uma cidade classuda.

Publicidade

Galerias de arte modernas em ruas e vielas com atmosfera hipster, lindos parques, ruas movimentadas, mercados que vendem comidinhas de todos os tipos, cafés estilosos e muito mais. Se você vai viajar para a Europa, precisa separar alguns dias para conhecer esse ponto espetacular do leste europeu. Veja algumas razões para você agendar um passeio para Viena, essa cidade incrível que encanta em suas nuances clássicas e modernas.

1. Caminhar pelo Stadtpark

Com 65 mil metros quadrados, o StadtPark é um belíssimo parque com jardins, lagos e várias banquinhas que vendem água e lanches. Lugar ideal para uma caminhada ou corrida e – é claro – para tirar muitas fotos dos suntuosos monumentos ao redor.

2. Visitar o museu Sigmund Freud

Que tal visitar um espaço inteiramente dedicado ao pai da psicanálise? O apartamento e o escritório do famoso médico neurologista funciona hoje como o museu Sigmund Freud, e lá o visitante poderá sentir o clima intimista do espaço físico onde foram processadas ideias brilhantes, que até hoje são relevantes no campo das ciências.

No museu há objetos pessoais de Freud, como o chapéu, a bengala e uma cadeira de formato curioso. Nada mal tirar um dia para conhecer a morada de uma das maiores personalidades de todos os tempos, o que acha?

3. Encantar-se com a Catedral de Santo Estevão

Localizada na região central de Viena, a Catedral de Santo Estevão (Stephandson) é a construção que melhor representa o estilo gótico europeu. Curiosamente ela foi erguida sobre outra igreja e parte da mais antiga construção ainda existe, mas a roupagem gótica que se vê hoje começou a ser feita no século 14.

A entrada é grátis e apenas alguns acessos são limitados para o horário de celebração religiosa.

4. Assistir a uma apresentação na Ópera Estatal de Viena (Wiener Staatsoper)

A Ópera estatal de Viena é uma famosa casa de ópera, situada no Centro de Viena, inaugurada em 1869 com uma obra do compositor Wolfgang Amadeus Mozart, que viveu por muitos anos e faleceu na capital austríaca.

Dirigida por nomes marcantes da música clássica como Richard Strauss, Karl Böhm e Gustav Mahler, a casa é considerada uma das melhores do mundo.

Publicidade

5. Fazer compras e sentar nos bares da rua Kärtner Strasse

A Kärtner Strasse é uma das ruas mais famosas e agitadas de Viena.  É dessas vias – típicas em várias cidades do mundo – exclusivas para pedestres e possui bares, restaurantes e muitas lojas de grife para atender ao gosto do mais exigente viajante.

Sabe aquele dia que você reserva para fazer comprinhas e depois aproveita para beber e comer a vontade em um ponto animado da cidade visitada? A Kärtner Strasse é o destino perfeito para tais atividades.

6. Ver a cidade do alto da torre de Danúbio

A torre de Danúbio tem 252 metros de altura e fica no parque Donaupark. Ela é um magnífico ponto de observação de Viena, pois do ponto alto do monumento, o visitante poderá contemplar as maravilhas arquitetônicas, o verde dos parques e – a depender do horário – o tom alaranjado do céu em razão do pôr do sol.

Aviso aos aventureiros: Lá de cima é possível pular de bungee jumpE aí, encara?

7. Que tal alugar uma bicicleta e sair pela cidade?

A substituição do carro pela bicicleta é uma tendência global nos centros de grandes cidades, afinal, curtir os espaços urbanos a pedaladas é uma atitude saudável e ecologicamente correta. Em Viena é uma excelente ideia alugar uma bicicleta e andar pela cidade: são 1300 quilômetros de ciclovia entre parques, cartões postais e vias limpas e conservadas.

8. Conferir de perto o imponente palácio de Schonbrunn

Identificado como o ‘Palácio de Versalhes’ de Viena, o palácio de Schonbrunn é um dos mais imponentes da cidade. Erguido em 1713, ele é contornado por um belíssimo parque e um zoológico que fazem parte do patrimônio cultural da Áustria.

9. Diversão certa nos bares às margens do rio Danúbio

Nas margens do conservado rio Danúbio há bares e restaurantes que estão sempre cheios de austríacos e turistas do mundo inteiro. O local tem aquele clima tranquilo e convidativo tipicamente europeu e até um espaço com areia fofinha, para quem não resiste a um ambiente praiano. Imperdível!

10. Passar o dia no parque de diversão Prater

Adrenalina nas alturas é a sua meta e você não dispensa a curtição em um  parque de diversões bacanas? O seu lugar em Viena é no Prater. Com incríveis 250 anos, ele é o parque  mais antigo do planeta e entre carrossel, montanha russa e tantos brinquedos legais, destaca-se a roda gigante com cabines em formato de vagões de trem.

11. Palácio Liechtenstein: outro exemplar da arquitetura barroca de Viena

Construído a partir de 1700, o Palácio de Liechtenstein é mais um desses monumentos arquitetônicos de encher os olhos e é um dos marcos do estilo barroco na Áustria.

Publicidade

Para conhecer suas instalações e a coleção de arte da família de príncipes que o habitara, é preciso agendar uma visita. Vale a pena passar um bom tempo no lindo jardim!

12. Almoçar no Naschmarkt: o mercado mais charmoso da cidade

O Naschmarkt é um tradicional mercado vienense, onde são vendidos queijos, frutas, pães, frios e muito mais, em corredores estreitos ou um pouco mais largos. Pode-se dizer que é mais ou menos parecido como as feiras brasileiras.

Ir ao mercado é um tradicional programa de Viena e, além de comprar, é possível provar várias das comidinhas de graça. Se você não resiste a um bom prato, ou mesmo tira-gostos, e quer conhecer de perto um hábito do dia a dia da cidade, não deixe de fazer esse passeio.

13. Mergulhar na atmosfera hipster do bairro Spittelberg

O Spittelberg é um dos melhores lugares para jovens em Viena. O bairro concentra galerias de arte, cafés bacanas, lojinhas estilosas e bares com características bem locais. Eis um local que confirma que Viena é muito mais do que uma cidade clássica e sofisticada.

Publicidade

14. Palácio de Hofburg: símbolo do império Austro-Húngaro

O mais importante dos palácios de Viena é o principal simbolo do império Austro-Húngaro.  Além da perceptível grandeza arquitetônica, o Hofburg contém salões de baile enormes, salas com belíssimos móveis, lustres  e tapetes de uma era marcada pelo requinte.

15. Cafés de Viena? Imperdíveis

Viena tem cafés bonitos e aconchegantes que podem ser moderninhos e descolados ou mesmo em estilo clássico e sofisticados. Se você andar por diversos cantos da cidade vai encontrar cafeterias incríveis, onde poderá curtir bons momentos.

16. Assistir aos eventos musicais ao ar livre no City Hall Square

O City Hall Square é um ponto de Viena onde ocorrem inúmeras apresentações artísticas ao ar livre. Lá há uma belíssima feira de natal, uma gigantesca pista de patinação de gelo, e o melhor: tudo próximo de alguns dos melhores pontos turísticos de Viena.