10 dicas para evitar que você pague bagagem extra em sua próxima viagem

Por
Atualizado em 29.08.23

Quem tem pouca prática em viagens até se engana com a franquia de bagagem permitida em voos internacionais: dependendo do trecho percorrido e da companhia aérea, esses limites podem variar entre 23kg e 32kg para uma ou duas malas. Pode parecer muito, mas quem já passou por isso algumas vezes sabe bem o desafio que é montar uma boa mala dentro dos parâmetros exigidos. Aqui, reunimos as melhores dicas para quem quer evitar qualquer aperto na hora de embarcar em um voo internacional. Confira!

Publicidade

1. A compra da passagem

O cuidado com o excesso de bagagem vem muito antes de pensarmos na mala. Ele já deve aparecer na compra da passagem. Cada companhia aérea conta com uma franquia diferente, por isso, vale a pena conhecer todas as políticas antes mesmo de realizar a compra. Entre as opções de passagens, as próprias companhias contam com categorias que permitem uma franquia maior ou menor de bagagem. Se você é um viajante frequente, a fidelidade pode ser interessante, já que algumas empresas permitem malas extras a passageiros participantes de seus programas. O mesmo vale para as companhias parceiras: as empresas brasileiras contam com parceiros no exterior, o que pode garantir a você uma franquia maior em voos domésticos fora do Brasil, além de boas pontuações no seu programa de fidelidade brasileiro.

2. Atenção na escolha da mala

Canva

De nada adianta encontrar aquela mala linda e cheia de estilo se ela for extremamente pesada. Além de ser desconfortável de carregar por aí, ela vai diminuir consideravelmente a sua franquia disponível. Uma mala vazia pode pesar mais de 5kg, então é preciso ter atenção na escolha.

3. Pense nos voos domésticos

Canva

Faça o planejamento dos trechos domésticos a serem percorridos. Se você vai para a Flórida, mas quer passar um final de semana na costa oeste, precisa levar em conta que a franquia doméstica será muito menor e você irá desembolsar muitos dólares para carregar todas as malas por aí. A melhor alternativa é encontrar um local para armazenar a mala extra enquanto você viaja internamente – muitos hotéis oferecem o serviço gratuitamente ou a preços bem camaradas. Outro erro comum acontece nas compras de passagens promocionais: se você mora em Porto Alegre e aproveita uma promoção no trecho Nova York – São Paulo, sua franquia internacional vai acabar no momento em que você desembarcar em SP. Caso o seu trecho de São Paulo a Porto Alegre tenha sido adquirido separadamente, sua passagem será de voo doméstico e sua franquia será muito menor.

4. Escolha seus looks!

Canva

Essa é a parte mais difícil para quem é criterioso com o guarda-roupa: escolher e eliminar itens. Foque na quantidade de dias, no objetivo da viagem, no clima local e na possibilidade de lavar suas roupas enquanto estiver fora. Não faz o menor sentido ir para uma viagem de compras nos Estados Unidos e sair de casa com uma mala abarrotada, assim como é besteira levar looks muito sociais para um destino de praia. Entre as roupas, prefira peças simples, de poucas estampas, que possam ser repetidas sem chamar a atenção. Nessa hora, os sapatos são os grandes vilões. Por serem muito pesados, o ideal é viajar com, no máximo, dois pares de calçados, mesmo em viagens longas. Ainda em casa, escolha um look para cada dia de viagem e você vai perceber que não precisa levar tantas coisas assim.

5. Menos é mais

Se o seu hotel fornece carregadores de celular, secadores de cabelo, toalhas, roupas de cama, roupões e chinelos, deixe essa coisas em casa! Você também não precisa ficar carregando por aí quilos de sabonete e litros de shampoo. Deixe para comprar no destino ou leve embalagens com pequenas quantidades.

6. Sempre leve sua balança

O melhor investimento que um viajante pode fazer é uma balança portátil para malas. Elas são acessíveis, fáceis de carregar e duram anos. Assim, você pode acompanhar o peso de sua mala para não exagerar nas compras.

7. Deixe os guias em casa

Pode não parecer, mas um guia de viagem pesa muito. Anote tudo em um só papel ou digitalize o conteúdo para levar no celular.

8. Vá de leve nas lembranças

Será que você precisa mesmo levar um souvenir para cada colega de escritório? Pense bem na hora de comprar as lembrancinhas. Muitas vezes essas compras são impulsivas e nos fazem gastar mais do que deveríamos, além de consumir peso e espaço na bagagem. Se você não pode fugir dos presentes, opte por coisas leves, como pôsteres, chaveiros e imãs de geladeira.

9. Se agarre aos objetos mais pesados

Canva

Casacos, botas e lembranças de viagem: vista os itens mais pesados, carregue os grandes casacos e leve itens de maior peso com você. Saiba quais são as regras da companhia aérea para bagagem de mão. Enquanto algumas limitam tamanho e peso, outras focam apenas nas dimensões da mala. Nesse caso, coloque nela ao menos um par de sapatos pesados e lembranças como estátuas e canecas. Só é preciso estar atento para limitações de segurança, já que você não deve portar objetos cortantes ou mais de 100ml em líquidos.

10. Conheça as políticas da companhia aérea

Canva

Se você está prestes a voltar para o Brasil e já percebeu que vai ultrapassar o limite de peso, é hora de pensar estrategicamente. Confira todas as políticas da companhia aérea – se precisar, faça uma ligação para a central de atendimento. Muitas empresas oferecem vantagens para a compra antecipada de franquia extra, portanto, não espere o momento do check-in. Além disso, algumas companhias contam com valores mais atraentes para o despacho de uma mala extra do que o pagamento de alguns quilos a mais na franquia já contratada. Confira todas as possibilidades com antecedência.