Por Mercia Souza Fagundes
Atualizado em 15.03.23
Porto Alegre é a capital do Rio Grande do Sul. Uma cidade com diversos atrativos turísticos e históricos. É possível perceber a cultura gaúcha em cada cantinho do município, principalmente na região central. Acompanhe a matéria e anote tudo para planejar uma viagem perfeita.
Publicidade
Algumas informações são importantes para garantir um roteiro bem-organizado. Visite a capital gaúcha com as dicas abaixo anotadas, pois elas te ajudarão a não entrar em apuros!
Com as dicas anotadas, continue a leitura para conhecer os encantos de Porto Alegre! Museus, parques, teatros, bares e restaurantes fazem da capital gaúcha um dos melhores destinos brasileiros.
Porto Alegre está localizada na região sul do Brasil. Se você vai viajar de avião, basta desembarcar no Aeroporto Internacional Salgado Filho a 10 km do centro da cidade. Viajar de ônibus também é uma ótima opção. O Terminal Rodoviário fica no Centro Histórico de Porto Alegre, o que facilita bastante a locomoção.
Fundada em 1772, Porto Alegre possui uma área de 495 km². Com quase 1 milhão e meio de habitantes, é a cidade mais populosa do estado do Rio Grande do Sul. Os índios Guarani foram os primeiros habitantes do local. Depois, chegaram os tropeiros, viajantes em busca de gado, em seguida, aconteceu a ocupação portuguesa e a imigração de europeus.
O processo de urbanização começou no século XX e, ao mesmo tempo, a cidade passava por diversas transformações sociais. A cultura de Porto Alegre é bastante rica, fortemente influenciada pelos imigrantes, entre eles, os italianos, alemães e açorianos, bem como pelos países vizinhos – Argentina e Uruguai.
Há muitos pontos turísticos em Porto Alegre. A dica é intercalar um passeio cultural com uma caminhada no parque, algumas compras, uma visita ao teatro, ou seja, diversifique! Veja as opções:
Publicidade
O Lago Guaíba é considerado um dos melhores destinos brasileiros para apreciar o pôr do sol. Os moradores locais costumam se reunir na orla do rio para tomar um chimarrão ao entardecer. Você pode alugar uma bicicleta e pedalar pelas ruas próximas ou fazer uma caminhada bem tranquila.
O Parque Redenção é o mais conhecido de Porto Alegre. Com uma área de 37,51 hectares, ele foi inaugurado em 1935. Nas proximidades, há diversos bares e restaurantes. É um local muito visitado por quem mora na cidade e por turistas que buscam um lugar tranquilo para descansar, tomar chimarrão ou fazer atividades físicas.
Fundado em 1869, o Mercado Municipal de Porto Alegre é um importante centro comercial, com mais de 100 estabelecimentos. Por estar localizado no Centro Histórico, o acesso é bastante facilitado. Você pode aproveitar a visita para conhecer a cultura gaúcha e para comprar alguns produtos regionais. Além disso, no local, há manifestações culturais e apresentações ao longo do ano.
A Fundação Iberê Camargo foi criada em 1995 com o objetivo de expor as peças do pintor que dá nome ao local. Além disso, é um espaço de incentivo à arte, à cultura e à educação. Visite as exposições, os seminários e participe de encontros com artistas regionais.
Considerado um patrimônio histórico da cidade, o edifício da Casa de Cultura Mário Quintana foi construído entre os anos de 1918 e 1933. O prédio, que antes era um hotel, foi transformado na casa de cultura da cidade em 1990. Atualmente, o espaço abriga um grande acervo artístico, com bibliotecas, teatros e galerias, além de promover eventos e oficinas ligados à cultura.
A Praça da Alfândega está localizada no Centro Histórico de Porto Alegre, bem próxima aos edifícios antigos. Um lugar tranquilo, com muitas árvores, ideal para contemplar as paisagens e fazer algumas fotos. Visite a praça e as demais atrações do centro no mesmo dia para otimizar o tempo. Se viajar entre os meses de outubro e novembro, aproveite para conhecer a Feira do Livro de Porto Alegre, que acontece nessa praça, um dos maiores eventos culturais do sul do Brasil.
O Jardim Botânico de Porto Alegre possui mais de 39 hectares e está localizado em uma das vias mais movimentadas da cidade. Com mais de 5 mil árvores, pequenos lagos e uma vasta fauna, o lugar é perfeito para quem gosta de apreciar a natureza. Quando estiver lá, passe no Serpentário e no Museu de Ciências Naturais.
O Cais Embarcadero é um complexo de lazer próximo ao Rio Guaíba. O lugar é ideal para uma experiência gastronômica. Ele é dividido dois espaços diferentes: a Travessa Pôr do Sol e Alameda Gourmet. Na Travessa Pôr do Sol, você encontrará restaurantes com salões próprios. Na Alameda Gourmet, ficam as lancherias equipadas em containers.
Também conhecido como Prefeitura Velha, o edifício que abriga o Paço Municipal de Porto Alegre foi construído entre os anos de 1898 e 1901. Ele foi idealizado para ser a Intendência da cidade, que ainda não possuía instalações próprias. A arquitetura do prédio chama a atenção por apresentar características com matrizes classicistas e pela sua fachada simétrica.
Publicidade
Fundado em 1858, o Teatro São Pedro é o mais antigo de Porto Alegre. Sua arquitetura chama a atenção pela riqueza de detalhes e, mesmo já tendo passado por algumas reformas, o edifício ainda lembra bastante a construção original. No local, acontecem shows, apresentações teatrais e outras manifestações artísticas, dependendo da época do ano.
Além dessas atrações, aproveite para conhecer os museus de Porto Alegre. Com tantas opções, certamente será bem mais fácil elaborar o seu roteiro de viagem. Quando anoitece, a cidade se transforma e oferece muito lazer e animação. Acompanhe no próximo tópico.
Como você viu no tópico anterior, não falta o que fazer em Porto Alegre. Depois de passear pela cidade durante o dia, feche a noite em grande estilo. Então, confira algumas sugestões para conhecer sob as estrelas da capital gaúcha.
Para os apreciadores de cerveja, um bom programa é conhecer o Maltstore Cervejas Especiais. O bar está localizado no bairro da Bela Vista. Além de um ambiente acolhedor, há diversas opções de cerveja e petisco. Aproveite para comprar souvenirs diferenciados e presenteie seus amigos com uma garrafa da bebida fermentada local.
O bairro Cidade Baixa recebe muitos turistas. Faça um passeio noturno e conheça os principais bares e restaurantes da região. Além disso, há cafés, brechós, bazares e muito mais. Outra boa oportunidade para comprar souvenirs.
O Provocateur Poa fica no bairro Mont’Serrat e é uma casa noturna que atrai pessoas de diversas partes do mundo. O ambiente é considerado provocativo e luxuoso. Essa é uma atração perfeita para quem gosta de baladas.
Com um ambiente animado e descontraído, a Workroom é um pub LGBT bastante conhecido na cidade. Além de oferecer entretenimento para os clientes, o local incentiva a arte e valoriza a cultura drag. O espaço funciona de quinta-feira a domingo, a partir das 19h.
Quer experimentar diversos tipos de drinks? No Capone Drinkeria, um ambiente pequeno e intimista, há muitas opções surpreendentes. O bar é inspirado na época da Lei Seca dos Estados Unidos e é um ótimo programa para fazer a dois. O espaço fica aberto de terça-feira a domingo, a partir das 18h.
Se você gosta de aproveitar a noite, os bares de Porto Alegre deixarão a sua viagem muito mais animada. Há muitas opções de entretenimento, mas antes de qualquer coisa, verifique com calma se a região onde você vai ficar hospedado oferece as melhores atrações.
Porto Alegre é uma cidade bastante hospitaleira com muitos hotéis e pousadas. A escolha da hospedagem depende bastante do seu estilo de viagem. Por isso, confira algumas opções em diferentes regiões da capital gaúcha.
No centro de Porto Alegre, há diversos hotéis e pousadas para todos os tipos de orçamentos. Nessa região, estão localizadas algumas atrações culturais, como a Praça da Alfandega, o Mercado Público e o Paço Municipal. Você pode se hospedar no Umbu Hotel Porto Alegre a 15 minutos do aeroporto, ou no Master Grande Hotel – Centro Histórico, a 5 minutos do Teatro São Pedro.
Moinho de Vento é um bairro sofisticado com ruas charmosas e tranquilas. À noite, a região costuma ficar um pouco mais agitada. Algumas opções de hospedagem são o Hilton Porto Alegre, a quase 3 km do centro, e o Hotel Moov Porto Alegre, uma acomodação com um ótimo custo-benefício.
Se você gosta de lugares com uma vida noturna bem animada, o bairro Cidade Baixa é uma opção interessante. Além de bem localizado, próximo ao Parque da Redenção, há vários hotéis nessa região, entre eles, o Master Express Cidade Baixa e o Intercity Porto Alegre Cidade Baixa.
Para escolher o hotel ideal, é preciso considerar diversos fatores, entre eles as comodidades oferecidas, localização da hospedagem, seu orçamento e o custo-benefício. Então, pesquise com calma, mas faça sua reserva com antecedência.
Nada melhor do que provar a comida local entre um passeio e outro, não é mesmo? A gastronomia gaúcha é muito rica e diversa. Abaixo, conheça os principais pratos típicos desse destino.
A culinária gaúcha é bastante famosa pela sua diversidade e apreciada nacionalmente. Vale a pena fazer um tour pelos restaurantes de Porto Alegre para provar novos sabores.
O que acha de ver alguns vídeos para conhecer melhor as atrações de Porto Alegre? É sempre bom ter o máximo de informações. Então, já pega o seu roteiro e anote as dicas dos viajantes.
Nesse vídeo, acompanhe um passeio por diversos pontos da cidade de Porto Alegre. Você vai se surpreender com a quantidade de atrações que é possível aproveitar em um curto período. Algumas atividades estão centradas na mesma região, então, é só se planejar bem.
Quer relaxar em um dos lugares mais bonitos de Porto Alegre? Visite o Parque da Redenção, um espaço com área verde e paisagens maravilhosas. Um piquenique e um bom livro supercombinam com o ambiente.
Nesse vídeo, confira uma visita ao Jardim Botânico da cidade de Porto Alegre. O passeio já começa com uma exposição no Museu de Ciências Naturais. O espaço é simplesmente impressionante e possui paisagens incríveis.
O que achou dos vídeos? É quase impossível não se apaixonar por esse destino. Então, aproveite para visitar essas e as demais atrações de Porto Alegre!
Porto Alegre pelo olhar de viajantes que capturaram um pedacinho da histórica, cultural e maravilhosa capital gaúcha. Veja a seleção a seguir:
O que achou desse destino? Se o roteiro não estiver muito apertado, uma ótima dica é viajar mais 104 km para conhecer Gramado, uma das cidades mais lindas do Brasil e rica em turismo.