Porto Alegre (RS): o que você precisa saber para montar um roteiro ideal

Porto Alegre é a capital do Rio Grande do Sul. Uma cidade com diversos atrativos turísticos e históricos. É possível perceber a cultura gaúcha em cada cantinho do município, principalmente na região central. Acompanhe a matéria e anote tudo para planejar uma viagem perfeita.

Publicidade

O que você precisa saber antes de ir a Porto Alegre

Algumas informações são importantes para garantir um roteiro bem organizado. Visite a capital gaúcha com as dicas abaixo anotadas, pois elas te ajudarão a não entrar em apuros!

  • Transporte Público: Porto Alegre possui um ótimo transporte público. Os ônibus circulam pela maior parte das regiões da cidade e há algumas linhas para os municípios vizinhos.
  • Segurança: A capital gaúcha não é conhecida pelos crimes e assaltos, no entanto, também não é o município brasileiro mais seguro. Então, o ideal é ficar sempre atento e evitar andar com objetos de valor. Redobre a atenção ao fazer passeios noturnos, principalmente se você estiver em locais pouco movimentados.
  • Quanto dinheiro levar na viagem: antes de viajar, faça um orçamento, considerando todas as experiências que você deseja vivenciar. Muitas atrações da cidade possuem entrada franca, sendo assim, é possível economizar bastante!
  • Quantos dias ficar: se você quer fazer uma viagem rápida, em 3 dias, é possível conhecer as principais atrações. Entretanto, para visitar todos pontos os turísticos de Porto Alegre, o ideal é ficar 5 dias ou mais na cidade.
  • Faça um bom planejamento: um bom planejamento é essencial para ter uma viagem mais leve e tranquila. Organize as finanças, prepare a bagagem com antecedência, agende hospedagem e tenha um roteiro das atividades que você quer conhecer.

Com as dicas anotadas, continue a leitura para conhecer os encantos de Porto Alegre! Museus, parques, teatros, bares e restaurantes fazem da capital gaúcha um dos melhores destinos brasileiros.

Onde fica Porto Alegre

Porto Alegre está localizada na região sul do Brasil. Se você vai viajar de avião, basta desembarcar no Aeroporto Internacional Salgado Filho a 10 km do centro da cidade. Viajar de ônibus também é uma ótima opção. O Terminal Rodoviário fica no Centro Histórico de Porto Alegre, o que facilita bastante a locomoção.

História e cultura gaúcha

Fundada em 1772, Porto Alegre possui uma área de 495 km². Com quase 1 milhão e meio de habitantes, é a cidade mais populosa do estado do Rio Grande do Sul. Os índios Guarani foram os primeiros habitantes do local. Depois, chegaram os tropeiros, viajantes em busca de gado, em seguida, aconteceu a ocupação portuguesa e a imigração de europeus.

O processo de urbanização começou no século XX e, ao mesmo tempo, a cidade passava por diversas transformações sociais. A cultura de Porto Alegre é bastante rica, fortemente influenciada pelos imigrantes, entre eles, os italianos, alemães e açorianos, bem como pelos países vizinhos – Argentina e Uruguai.

O que fazer nas suas férias em Porto Alegre

Há muitos pontos turísticos em Porto Alegre. A dica é intercalar um passeio cultural com uma caminhada no parque, algumas compras, uma visita ao teatro, ou seja, diversifique! Veja as opções:

Publicidade

1. Lago Guaíba

O Lago Guaíba é considerado um dos melhores destinos brasileiros para apreciar o pôr do sol. Os moradores locais costumam se reunir na orla do rio para tomar um chimarrão ao entardecer. Você pode alugar uma bicicleta e pedalar pelas ruas próximas ou fazer uma caminhada bem tranquila.

  • Preço de entrada: entrada franca.
  • Horário de funcionamento: 24 horas.

2. Parque Redenção

O Parque Redenção é o mais conhecido de Porto Alegre. Com uma área de 37,51 hectares, ele foi inaugurado em 1935. Nas aproximidades, há diversos bares e restaurantes. É um local muito visitado por quem mora na cidade e também por turistas que buscam um lugar tranquilo para descansar, tomar chimarrão ou fazer atividades físicas.

  • Preço de entrada: entrada franca.
  • Horário de funcionamento: 24 horas.

3. Mercado Municipal de Porto Alegre

Fundado em 1869, o Mercado Municipal de Porto Alegre é um importante centro comercial com mais de 100 estabelecimentos. Por estar localizado no Centro Histórico, o acesso é bastante facilitado. Você pode aproveitar a visita para conhecer a cultura gaúcha e para comprar alguns produtos regionais. Além disso, no local, há manifestações culturais e apresentações ao longo do ano.

  • Preço de entrada: entrada franca.
  • Horário de funcionamento: de segunda-feira a sexta-feira das 07h30 às 19h30, e aos sábados das 07h30 às 18h30.

4. Fundação Iberê Camargo

A Fundação Iberê Camargo foi criada em 1995 com o objetivo de expor as peças do pintor que dá nome ao local. Além disso, é um espaço de incentivo à arte, à cultura e à educação. Visite as exposições, os seminários e participe de encontros com artistas regionais.

  • Preço de entrada: o ingresso custa R$ 20. Todas as quintas-feiras, a entrada é franca.
  • Horário de funcionamento: de quinta-feira a domingo, das 14h às 18h.

5. Casa de Cultura Mário Quintana

Considerado um patrimônio histórico da cidade, o edifício da Casa de Cultura Mário Quintana foi construído entre os anos de 1918 e 1933. O prédio, que antes era um hotel, foi tansformado na casa de cultura da cidade em 1990. Atualmente, o espaço abriga um grande acervo artístico, com bibliotecas, teatros e galerias, além de promover eventos e oficinas ligados à cultura.

  • Preço de entrada: a entrada é franca.
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 10h às 20h.

6. Praça da Alfândega

A Praça da Alfândega está localizada no Centro Histórico de Porto Alegre, bem próxima aos edifícios antigos. Um lugar tranquilo, com muitas árvores, ideal para contemplar as paisagens e fazer algumas fotos. Visite a praça e as demais atrações do centro no mesmo dia para otimizar o tempo. Se viajar entre os meses de outubro e novembro, aproveite para conhecer a Feira do Livro de Porto Alegre, que acontece nessa praça, um dos maiores eventos culturais do sul do Brasil.

  • Preço de entrada: entrada franca.
  • Horário de funcionamento: 24 horas.

7. Jardim Botânico de Porto Alegre

O Jardim Botânico de Porto Alegre possui mais de 39 hectares e está localizado em uma das vias mais movimentadas da cidade. Com mais de 5 mil árvores, pequenos lagos e uma vasta fauna, o lugar é perfeito para quem gosta de apreciar a natureza. Quando estiver lá, passe no Serpentário e no Museu de Ciências Naturais.

  • Preço de entrada: R$ 6 por pessoa.
  • Horário de funcionamento:de terça a domingo, das 8h às 17h.

8. Cais Embarcadero

O Cais Embarcadero é um complexo de lazer próximo ao Rio Guaíba. O lugar é ideal para uma experiência gastrônomica. Ele é dividido dois espaços diferentes: a Travessa Pôr do Sol e Alameda Gourmet. Na Travessa Pôr do Sol, você encontrará restaurantes com salões próprios. Na Alameda Gourmet, ficam as lancherias equipadas em containers.

  • Preço de entrada: entrada franca.
  • Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10h às 22h.

9. Paço Municipal

Também conhecido como Prefeitura Velha, o edifício que abriga o Paço Municipal de Porto Alegre foi construído entre os anos de 1898 e 1901. Ele foi idealizado para ser a Intendência da cidade, que ainda não possuía instalações próprias. A arquitetura do prédio chama a atenção por apresentar características com matrizes classicistas e pela sua fachada simétrica.

Publicidade

  • Preço de entrada: entrada franca.
  • Horário de funcionamento: de segunda-feira a sexta-feira, das 8h30 às 17h30. Porém, o espaço fecha no horário de almoço das 12h às 13h30.

10. Teatro São Pedro

Fundado em 1858, o Teatro São Pedro é o mais antigo de Porto Alegre. Sua arquitetura chama a atenção pela riqueza de detalhes e, mesmo já tendo passado por algumas reformas, o edifício ainda lembra bastante a construção original. No local, acontecem shows, apresentações teatrais e outras manifestações artísticas, dependendo da época do ano.

  • Preço de entrada: cada apresentação possui um valor, no entanto algumas atrações são gratuitas.
  • Horário de funcionamento: de segunda-feira a sexta-feira das 12h às 18h30, e aos fins de semana das 16h às 19h.

Além dessas atrações, aproveite para conhecer os museus de Porto Alegre. Com tantas opções, certamente será bem mais fácil elaborar o seu roteiro de viagem. Quando anoitece, a cidade se transforma e oferece muito lazer e animação. Acompanhe no próximo tópico.

O que fazer à noite em Porto Alegre

Como você viu no tópico anterior, não falta o que fazer em Porto Alegre. Depois de passear pela cidade durante o dia, feche a noite em grande estilo. Então, confira algumas sugestões para conhecer sob as estrelas da capital gaúcha.

1. Maltstore Cervejas Especiais

Para os apreciadores de cerveja, um bom programa é conhecer o Maltstore Cervejas Especiais. O bar está localizado no bairro da Bela Vista. Além de um ambiente acolhedor, há diversas opções de cerveja e petisco. Aproveite para comprar souvenirs diferenciados e presenteie seus amigos com uma garrafa da bebida fermentada local.

Publicidade

2. Passear pelas ruas da Cidade Baixa

O bairro Cidade Baixa recebe muitos turistas. Faça um passeio noturno e conheça os principais bares e restaurantes da região. Além disso, há cafés, brechós, bazares e muito mais. Outra boa oportunidade para comprar souvenirs.

3. Provocateur Poa

O Provocateur Poa fica no bairro Mont’Serrat e é uma casa noturna que atrai pessoas de diversas partes do mundo. O ambiente é considerado provocativo e luxuoso. Essa é uma atração perfeita para quem gosta de baladas.

4. Work Room Bar

Com um ambiente animado e descontraído, a Workroom é um pub LGBT bastante conhecido na cidade. Além de oferecer entretenimento para os clientes, o local incentiva a arte e valoriza a cultura drag. O espaço funciona de quinta-feira a domingo, a partir das 19h.

5. Capone Drinkeria

Quer experimentar diversos tipos de drinks? No Capone Drinkeria, um ambiente pequeno e intimista, há muitas opções surpreendentes. O bar é inspirado na época da Lei Seca dos Estados Unidos e é um ótimo programa para fazer a dois. O espaço fica aberto de terça-feira a domingo, a partir das 18h.

Se você gosta de aproveitar a noite, os bares de Porto Alegre deixarão a sua viagem muito mais animada. Há muitas opções de entretenimento, mas antes de qualquer coisa, verifique com calma se a região onde você vai ficar hospedado oferece as melhores atrações.

Onde se hospedar em Porto Alegre

Porto Alegre é uma cidade bastante hospitaleira com muitos hotéis e pousadas. A escolha da hospedagem depende bastante do seu estilo de viagem. Por isso, confira algumas opções em diferentes regiões da capital gaúcha.

Centro Histórico

No centro de Porto Alegre, há diversos hotéis e pousadas para todos os tipos de orçamentos. Nessa região, estão localizadas algumas atrações culturais, como a Praça da Alfandega, o Mercado Público e o Paço Municipal. Você pode se hospedar no Umbu Hotel Porto Alegre a 15 minutos do aeroporto, ou no Master Grande Hotel – Centro Histórico a 5 minutos do Teatro São Pedro.

Moinhos de Vento

Moinho de Vento é um bairro sofisticado com ruas charmosas e tranquilas. À noite, a região costuma ficar um pouco mais agitada. Algumas opções de hospedagem são o Hilton Porto Alegre a quase 3 km do centro, e o Hotel Moov Porto Alegre, uma acomodação com um ótimo custo-benefício.

Cidade Baixa

Se você gosta de lugares com uma vida noturna bem animada, o bairro Cidade Baixa é uma opção interessante. Além de bem localizado, próximo ao Parque da Redenção, há vários hotéis nessa região, entre eles, o Master Express Cidade Baixa e o Intercity Porto Alegre Cidade Baixa.

Para escolher o hotel ideal, é preciso considerar diversos fatores, entre eles, comodidades oferecidas, localização da hospedagem, seu orçamento e o custo-benefício. Então, pesquise com calma, mas faça sua reserva com antecedência.

Gastronomia em Porto Alegre

Nada melhor do que provar a comida local entre um passeio e outro, não é mesmo? A gastronomia gaúcha é muito rica e diversa. Abaixo, conheça os principais pratos típicos desse destino.

  • Churrasco: o churrasco é a tradição culinária mais importante de Porto Alegre. A região teve bastante influência cultural de outros países, como Argentina e Uruguai, que são especialistas em carnes. Você pode comer um bom churrasco em diversos lugares da cidade, como o Poa Parrilla e o Pobre Juan.
  • Vinhos: os gaúchos adoram um bom vinho, outra influência direta dos países vizinhos. Se você também aprecia a bebida, vai se surpreender com a qualidade e o sabor. Encontre diversos tipos de vinhos no Dionísia Restaurante Vinho Bar e também no Um Bar & Cozinha .
  • Café Colonial: O café colonial de Porto Alegre é considerado o melhor da região gaúcha. Geralmente ele é servido em conjunto com outras delícias regionais, como cucas, pães, polentas e salgados. Você pode provar a bebida na Lamb’s Confeitaria, no Agridoce Café e em vários outros locais.
  • Xis Gaúcho: o Xis Gaúcho é um lanche tão importante que foi considerado um patrimônio da cultura de Porto Alegre. Ele é feito com carne, maionese, queijo, tomate, alface, entre outros ingredientes. Prove essa delícia no Xis Calota e também no Gelson Lanches .
  • Arroz Carreteiro: o arroz carreteiro é uma receita bem conhecida em diversas partes do Brasil, mas é um prato especial para a cultura gaúcha. Você pode provar esse clássico de Porto Alegre no Lunar Gastronomia e no Assado Raiz.
  • Ambrosia: conhecida como manjar dos deuses, a ambrosia é uma sobremesa típica da região gaúcha. Apesar da sua simplicidade, o doce encanta os habitantes de Porto Alegre. Não deixe de provar essa receita na Confeitaria Maomé ou no Barcelos Gastronomia.
  • Matambre Recheado: matambre é um corte de carne de boi que os gaúchos recheiam e servem com uma deliciosa maionese. Outro prato que recebe influência argentina. Experimente conferir essa receita na Parrilla del Sur ou na Fazenda Barbanegra.

A culinária gaúcha é bastante famosa pela sua diversidade e apreciada nacionalmente. Vale a pena fazer um tour pelos restaurantes de Porto Alegre para provar novos sabores.

Turistando em Porto Alegre para descobrir as belezas desse destino

O que acha de ver alguns vídeos para conhecer melhor as atrações de Porto Alegre? É sempre bom ter o máximo de informações. Então, já pega o seu roteiro e anote as dicas dos viajantes.

Um tour por Porto Alegre

Nesse vídeo, acompanhe um passeio por diversos pontos da cidade de Porto Alegre. Você vai se surpreender com a quantidade de atrações que é possível aproveitar em um curto período de tempo. Algumas atividades estão centradas na mesma região, então, é só se planejar bem.

Conhecendo o Parque da Redenção

Quer relaxar em um dos lugares mais bonitos de Porto Alegre? Visite o Parque da Redenção, um espaço com área verde e paisagens maravilhosas. Um piquenique e um bom livro supercombinam com o ambiente.

Jardim Botânico de Poa

Nesse vídeo, confira uma visita ao Jardim Botânico da cidade de Porto Alegre. O passeio já começa com uma exposição no Museu de Ciências Naturais. O espaço é simplesmente impressionante e possui paisagens incríveis.

O que achou dos vídeos? É quase impossível não se apaixonar por esse destino. Então, aproveite para visitar essas e as demais atrações de Porto Alegre!

10 fotos encantadoras de Porto Alegre que mostram a beleza gaúcha

Porto Alegre pelo olhar de viajantes que capturaram um pedacinho da histórica, cultural e maravilhosa capital gaúcha. Veja a seleção a seguir:

1. Porto Alegre é um destino com atrações culturais incríveis

2. A história da cidade está presente em cada detalhe de suas construções

3. Aproveite para conhecer ao máximo a cultura gaúcha

4. Os museus e as praças

5. Os parquem também merecem entrar no roteiro

6. E caminhe pela cidade

7. Para registrar os melhores momentos

8. Porto Alegre é um destino inspirador

9. Com o entardecer mais lindo do Brasil

10. Seja bem-vindo à capital do Rio Grande do Sul

O que achou desse destino? Se o roteiro não estiver muito apertado, uma ótima dica é viajar mais 104 km para conhecer Gramado, uma das cidades mais linda do Brasil e rica em turismo.