As 20 bibliotecas mais bonitas do mundo

Escrito por Ian Castelli

Os amantes de livros podem encontrar milhares de bibliotecas espalhadas pelos mais variados países, e sempre é possível adicionar visitas a esses lugares em viagens. Além disso, historiadores de plantão e admiradores de arquitetura também podem encontrar em tais espaços verdadeiros pontos turísticos, que são dignos de serem vistos nem que rapidamente. Por isso, separamos aqui algumas das bibliotecas mais fantásticas do mundo:

Continua após o anúncio

1. Real Gabinete Português de Leitura – Rio de Janeiro, Brasil

Construído no Século 19, o Real Gabinete Português de Leitura abriga mais de 350 mil livros – a maior coleção de livros em português fora de Portugal.

2. El Gran Ateneo – Buenos Aires, Argentina

Apesar de não ser exatamente uma biblioteca (e sim uma livraria), o El Gran Ateneo é icônico por estar localizado dentro de um grande teatro restaurado, e por isso merece ser visitado.

3. Biblioteca Nacional da República Tcheca – Praga

A Biblioteca Nacional da República Tcheca é considerada uma das mais bonitas do mundo devido à arquitetura clássica e aos seus afrescos.

4. Biblioteca de Admont – Admont, Áustria

Com mais de 200 mil volumes, a Biblioteca de Admont está localizada aos pés dos Alpes Austríacos e foi construída em 1776.

5. Biblioteca George Peabody – Baltimore, EUA

Fundada pelo filantropo George Peabody, o lugar foi um presente dele aos cidadãos da cidade de Baltimore pela gentileza e hospitalidade deles.

6. Biblioteca Real de Copenhagen – Copenhagen, Dinamarca

Conhecida também como Diamante Negro, a arquitetura arrojada certamente é o grande diferencial desta biblioteca com seus ângulos irregulares e granito polido.

7. Biblioteca Central – Seattle, EUA

A Biblioteca Central de Seattle foi inaugurada em 2004 e desde então é um ponto de encontro na cidade, chamando atenção pelo design único, criativo e futurista.

8. Biblioteca da Universidade de Trinity – Dublin, Irlanda

Famosa pelo chamado Longo Corredor, essa biblioteca é a casa da maior coleção de livros de toda a Irlanda.

9. Biblioteca de Sainte-Geneviève – Paris, França

A principal biblioteca da Universidade de Paris foi construída na metade do Século 19. O MoMA descreveu a biblioteca como Templo do Conhecimento.

10. Biblioteca Pública de Nova York – NY, EUA

A terceira maior biblioteca de todo o mundo tem mais de 50 milhões de itens, espalhando-se por mais de dois quarteirões da cidade.

11 – Livraria Lello – Porto, Portugal

Essa também não é exatamente uma biblioteca (e sim uma livraria), mas está na lista pela arquitetura única e por ter inspirado J.K. Rowling na série Harry Potter.

12. Biblioteca John Rylands – Manchester, Inglaterra

Essa construção neogótica está entre as bibliotecas mais icônicas de todo o Reino Unido, e não é para menos, já que esse visual é estonteante.

13. Biblioteca de Bodleian – Oxford, Inglaterra

A principal biblioteca de pesquisa de Oxford é uma das mais antigas de toda a Europa – inaugurada em 8 de novembro de 1602. Entre os manuscritos, podemos encontrar os textos originais de J.R.R. Tolkien.

14. Biblioteca El Escorial – Madrid, Espanha

Essa é uma das bibliotecas renascentistas mais conhecidas de toda a Espanha e também é famosa pelos seus afrescos e pinturas.

15. Biblioteca de Wiblingen – Ulm, Alemanha

Com mais de 15 mil manuscritos e muitos outros documentos, a biblioteca do mosteiro Wiblingen é uma das mais belas de toda a Alemanha. Um lugar feito não só para os amantes de livros, mas de arte também.

16. Biblioteca de Altenburg – Áustria

A Biblioteca de Alternburg faz parte de um mosteiro de mesmo nome e foi construída em 1740 seguindo o estilo barroco clássico, o que confere bastante elegância à construção.

17. Biblioteca de Saint Gall – Suíça

Essa biblioteca fantástica tem a coleção de livros mais antiga de toda a Suíça –mais de dois mil manuscritos que datam do Século 8 ao 15. Estão disponíveis mais de 160 volumes que podem ser consultados pelo público em geral.

18. Biblioteca da Universidade de Coimbra – Portugal

Antes de ser a biblioteca da universidade, esse espaço era conhecido na cidade de Coimbra como Livraria de Estudo. Hoje, a biblioteca possui dois edifícios: o antigo, mais imponente, e um moderno, mais amplo.

19. Biblioteca de Alexandria – Egito

A Antiga Biblioteca de Alexandria foi uma das maiores do mundo, de suma importância histórica. Séculos depois de ter sido destruída por completo, uma nova foi construída. Concluída em 2002, a nova e moderna Biblioteca de Alexandria está repleta de simbolismo histórico.

20. Biblioteca Nacional da Áustria – Áustria

Fundada na Idade Média pelos Habsburgos, a Biblioteca Nacional da Áustria tem mais de sete milhões de registros, sendo um dos mais ricos acervos de toda a Europa.

recomendados para você

    1
  • 15 praias no Brasil que são consideradas os “Caribes brasileiros”

    15 praias no Brasil que são consideradas os “Caribes brasileiros”

  • 1
  • Luxor: a cidade do Egito que é o maior museu a céu aberto do mundo

    Luxor: a cidade do Egito que é o maior museu a céu aberto do mundo

  • 1
  • 11 passeios de trem para fazer no Brasil e curtir lindas paisagens

    11 passeios de trem para fazer no Brasil e curtir lindas paisagens

  • 1
  • 10 destinos para quem gosta de viajar sozinho

    10 destinos para quem gosta de viajar sozinho

  • 1
  • 10 dicas para acumular milhas de forma rápida e eficiente

    10 dicas para acumular milhas de forma rápida e eficiente

  • 1
  • 50 melhores praias do Brasil para você conhecer e amar

    50 melhores praias do Brasil para você conhecer e amar

  • 1
  • 50 coisas que toda mulher deve saber antes de viajar

    50 coisas que toda mulher deve saber antes de viajar

  • 1
  • 12 destinos internacionais mais em conta para viajar em 2017

    12 destinos internacionais mais em conta para viajar em 2017