24 coisas que você precisa saber antes de fazer um cruzeiro

Escrito por Sheila Almendros

Se você nunca fez um cruzeiro e anda pensando em fazer um, seja nacional ou internacional, atente-se à essas informações para não ser um marinheiro de primeira viagem desatento:

Continua após o anúncio

1. Busque referências antes de fechar a sua viagem

iStock

iStock

É importante procurar por uma cia marítima de renome antes de fechar a sua viagem. Para isso, peça referências para quem você conhece e já participou de algum cruzeiro, ou procure por opiniões de viajantes na internet sobre a empresa que deseja fechar a viagem. Afinal de contas, não é só o preço que importa: o conforto, diversão, qualidade e segurança também são pontos que devem ser levados em conta.

2. Você não fica no navio o tempo todo

iStock

iStock

É possível visitar os locais por onde o seu cruzeiro passa. Alguns pacotes incluem excursões em terra firme, mas se você não quiser pagar por isso, basta fazer o passeio por conta e voltar pontualmente no horário certo (caso você se atrase, terá que voltar para casa de avião e por sua conta).

3. Há diversas atividades e entretenimento durante a viagem

iStock

iStock

A agenda costuma ser recheada de diversão e entretenimento, e você confere tudo no momento em que fecha a sua viagem. Alguns cruzeiros possuem até uma temática diferenciada.

4. … e essas atividades abrangem todas as idades

iStock

iStock

Crianças, jovens, adultos e idosos encontram centenas de opções de atividades durante a navegação, e é impossível ficar entediado com tantas opções. O cruzeiro não se resume somente em ficar na beira da piscina.

5. Você receberá um informativo diário sobre as atividades

iStock

iStock

E eles são entregues na sua cabine todas as manhãs.

6. A tripulação do cruzeiro é altamente preparada para oferecer a melhor experiência com conforto e segurança

Melhores pessoas.

7. Há muita comida

iStock

iStock

À vontade e all-inclusive. Só são cobrados à parte restaurantes especiais, que podem ser desfrutados mediante reserva.

8. … e também uns bons drinks

iStock

iStock

Caso você goste de tomar uma cervejinha ou alguns drinks mais elaborados, escolha um pacote te ofereça esta opção. Os valores das bebidas cobrados durante a viagem costumam ser altos.

Normalmente, quando você reserva seu cruzeiro, você escolhe se quer um pacote que inclui uma quantidade de bebidas ou tudo liberado (e pagará por esse serviço). Contudo, água e refrigerante geralmente fazem parte do pacote all-inclusive de refeição normal (ou seja, nas melhores companhias de cruzeiros, se você não for chegado em bons drinks, vai ter água e refri para acompanhar suas refeições – já inclusos no serviço).

Continua após o anúncio

9. Há pacotes especiais que podem ser escolhidos no fechamento da viagem

iStock

iStock

E neles incluem uma série de regalias, não só excursões e bebidas. Você pode escolher uma cabide maior e mais confortável, um dia no spa, entre outros privilégios.

10. Você paga uma taxa portuária e outra de serviço

iStock

iStock

As melhores companhias de cruzeiros adicionam esse valor ao pacote da sua viagem, mas é sempre bom ficar de olho porque a taxa portuária é obrigatória ser paga, ok? Algumas companhias também cobram uma espécia de taxa de serviço que pode ser repassada para os funcionários do cruzeiro. Essa taxa funciona como se fosse uma gorjeta, mas lembre-se: se você for bem atendido, dê uma gorjete para o funcionário do navio que ele ficará extremamente feliz!

11. Leve bastante roupas confortáveis

iStock

iStock

Para serem usados durante os passeios em terra firme e também enquanto você se diverte em sua viagem. Não esqueça da roupa de banho e protetor solar, hein?!

E fica o aviso: você não pode entrar em uma restaurante sem camisa ou com roupas molhadas. Se isso acontecer, o funcionário do navio vai pedir gentilmente para que você se retire.

12. E uma vestimenta mais formal para jantar com o comandante

iStock

iStock

Todos os cruzeiros oferecem um jantar especial com o comandante do navio, que aproveita a ocasião para se apresentar e tirar algumas fotos. Neste evento em especial é proibida a entrada com roupas de banho, saia curta, bermuda e regata. Portanto, reserve um terno ou um vestido bacana para aproveitar esta noite.

E importante: alguns restaurantes dos cruzeiros exigem que o traje para o jantar seja fino (com sapato, blazer etc.). Então, certifique-se do tipo de vestuário exigido em cada restaurante para não perder uma reserva, mesmo que não seja para jantar com o comandante.

13. Não se esqueça de levar também uma roupa quentinha

iStock

iStock

O ar condicionado e as baixas temperaturas à noite em alto mar podem exigir um agasalho confortável.

14. Para cruzeiros internacionais, leve o seu passaporte

iStock

iStock

É imprescindível ter em mãos a devida documentação para embarcar. Viagens nacionais ou em países do Mercosul exigem o RG.

15. É possível fazer comprinhas no navio

iStock

iStock

Tem Dutyfree, amigos! Divirtam-se!

16. É uma experiência para relaxar e se divertir

iStock

iStock

Se você quer uma aventura e desbravar novos lugares com calma, escolha outro tipo de viagem. Um cruzeiro até te proporciona conhecer alguns locais, mas rapidamente. Mas se você precisa recompor as suas energias e se desligar do mundo, esta é a experiência ideal.

17. Assim como em uma viagem de avião, você também fara check-in e check-out

iStock

iStock

E este trâmite é realizado no porto onde você embarcará/desembarcará.

18. E também precisará de uma mala de viagem, e outra de mão

iStock

iStock

Algumas horas antes do embarque/desembarque, a tripulação recolherá a sua mala e você demorará um certo tempo até vê-la novamente. Portanto, tenha em mãos uma bagagem de mão com uma troca de roupa e produtos de higiene básica, para não passar sufoco neste meio tempo.

19. Tenha paciência durante o embarque e o desembarque

iStock

iStock

São muitas pessoas indo viajar com você, e até todo mundo entrar ou sair, vai tempo.

20. Aproveite cada área do navio

iStock

iStock

Os cruzeiros possuem uma infinidade de áreas que devem ser desbravadas o máximo que você conseguir. Aproveite as apresentações no auditório, os jantares, sessões de cinema, hidromassagens e todas as outras regalias oferecidas.

21. A moeda oficial do cruzeiro é o dólar

iStock

iStock

Então comece a juntar os seus reais para trocar na casa de câmbio antes de viajar.

22. Tem Wi-Fi? Tem! Mas costuma ser pago…

iStock

iStock

E não é tão baratinho assim. Por isso, ou você aproveita a viagem para fazer um detox virtual, ou reserve um dia ou dois para pagar por alguns minutos só para mandar um alô para a família.

23. Leve um remedinho para enjoo

iStock

iStock

Não é todo mundo que sente enjoo, mas isso pode acontecer durante as primeiras horas da viagem. Depois o corpo se acostuma numa boa. Mas é melhor prevenir, né?

24. E quanto mais alto for seu deck, menos “balanço” você vai sentir

iStock

iStock

Mas mais caro ele fica! Não é muito comum que você sinta o navio balançar, mas quem escolhe as cabines nos decks (que são os andares do navio) mais altos, tem menos chance de sentir esse tipo de desconforto.