8 diferenças entre você viajar sozinho e acompanhado

Escrito por Ian Castelli

Você prefere viajar sozinho ou acompanhado? Mesmo que você vá para exatamente o mesmo lugar, você terá experiências completamente diferentes se estiver viajando com mais alguém ou sozinho. Os dois lados têm pontos positivos e negativos, porém hoje queremos dar um foco maior nos benefícios que você pode ter quando está sozinho.

Não é preciso ter alguém ao lado para vivenciar coisas boas, então pode perder esse medo bobo de não querer se arriscar e conhecer um pouco mais do mundo por si só. Com as ilustrações abaixo (selecionadas e traduzidas pelo site Hypeness), você vai poder entender de modo bem claro e direto quais são essas diferenças e benefícios, e quem sabe se animar para comprar as próximas passagens de avião para desbravar um lugar novo sem companhias conhecidas ao redor. Vamos lá:

1. Maiores possibilidades de interação com outras pessoas

É fato: quando viajamos em grupo, tendemos a ficar presos na bolha das pessoas que conhecemos. Por isso, acabamos perdendo a oportunidade de conhecer os moradores locais.

2. Você vai economizar

Às vezes acabamos gastando um pouco mais quando estamos em grupo, seja porque alguém quis fazer um passeio mais caro ou ir naquele restaurante badalado. Estando sozinho, você pode tomar todas as decisões, e, se quiser, vai economizar bastante sim.

3. Aprendizagem maior

Se você estiver em um país que não fale português, você será obrigado a interagir no idioma local ou pelo menos tentar, o que já é um desafio e um grande aprendizado na prática. Quando você está com a família ou com os amigos, sempre alguém vai acabar se sobressaindo ao fazer a ponte de comunicação entre você e os locais.

4. Maior liberdade

Pode acreditar, sozinho você sairá muito mais da zona de conforto do que em grupo, e isso é muito bom! Não há pressão familiar ou dos amigos, então você pode vivenciar as experiências que desejar.

5. Autoconhecimento

Viajar sozinho também é se conhecer melhor, dar um tempo para si mesmo e conviver só com você. Desse modo, além de vivenciar coisas novas todos os dias, você com certeza saberá mais sobre si próprio no final do dia.

6. Improvisação é a lei

Normalmente quando viajamos em grupo temos roteiros bem definidos do que fazer todos os dias. Sozinho, você tem que lidar com situações inesperadas, além de ser possível mudar de ideia sobre seus planos quando você quiser, sempre que descobrir algo novo e quiser experimentar.

7. Exploração mais intensa dos locais

Esse ponto pode até variar de acordo com a família e com o grupo, porém é comum que em grupos maiores todo mundo opte por visitar os lugares mais tradicionais. Sozinho, é possível se aventurar e ir naquele ponto turístico esquecido, que só você quer ir e ninguém mais conhece, porém que pode revelar descobertas incríveis.

8. Lidando com você próprio

Você se conhece? Já ficou bastante tempo sem estar rodeado por amigos ou familiares? Uma viagem sozinho é também uma viagem de autodescoberta. Sem depender de ninguém você poderá desfrutar somente da sua companhia – e quem sabe descobrir coisas novas sobre você enquanto seus olhos veem novos lugares.

Esses são alguns dos benefícios de viajar sozinho. É claro que não existem regras, você pode vivenciar alguns desses pontos mesmo estando acompanhado, porém acreditamos que a intensidade não será a mesma. Preparado para fazer as malas? Garantimos que você voltará bastante diferente!

recomendados para você

    1
  • 20 cachoeiras ao redor do mundo em que você vai querer dar um mergulho

    20 cachoeiras ao redor do mundo em que você vai querer dar um mergulho

  • 1
  • Você sabia que pode suspender internet, telefone e TV enquanto estiver viajando? Saiba como!

    Você sabia que pode suspender internet, telefone e TV enquanto estiver viajando? Saiba como!

  • 1
  • 25 belas imagens do festival das cores pelo mundo

    25 belas imagens do festival das cores pelo mundo

  • 1
  • 10 das escadarias mais belas e iradas do planeta

    10 das escadarias mais belas e iradas do planeta

  • 1
  • 16 cidades para os amantes de música programarem as próximas férias

    16 cidades para os amantes de música programarem as próximas férias

  • 1
  • 14 dicas espertas para economizar uma boa grana em viagens

    14 dicas espertas para economizar uma boa grana em viagens

  • 1
  • 23 mapas que não te ensinaram na escola, mas que você deveria conhecer

    23 mapas que não te ensinaram na escola, mas que você deveria conhecer

  • 1
  • 8 pontos que devem ser considerados para escolher a localização do hotel/hostel

    8 pontos que devem ser considerados para escolher a localização do hotel/hostel