Guia: confira o roteiro completo de viagem para Dubai

Escrito por Ana Beatriz Cardo

Situada nos Emirados Árabes, Dubai é a cidade mais populosa do país, famosa por seus prédios altíssimos, obras arquitetônicas extravagantes, hotéis sete estrelas que são apontados como uma atração à parte (alguns são submarinos) e ilhas artificiais.

Na cidade, você se encanta do início ao fim, já que pode relaxar em uma praia com muita beleza natural pela manhã, fazer ski durante a tarde na maior pista indoor do mundo e no final do dia ainda se aventurar pelo deserto em um 4×4, encerrando a noite em um autêntico jantar com direito a passeios de camelo e shows de danças típicas.

Quando ir à Dubai

iStock

A melhor temporada para conhecer a cidade é no inverno, entre novembro e março, quando as temperaturas ficam em torno de 25°C (sim, é um inverno bem quente). Já no verão, de junho a setembro, os termômetros chegam a alcançar 50°C e o calor fica além do suportável.

Além disso, a dica aqui é que antes de programar a viagem você faça uma boa pesquisa sobre o Ramadã, que é o mês sagrado para a religião islâmica onde os muçulmanos e ocidentais são segregados, portanto o comércio fecha e ainda é proibido comer, beber e fumar na rua em respeito ao jejum diário que eles fazem durante o período.

Quais os melhores passeios para fazer em Dubai?

São diversas atrações que você vai se apaixonar!

1. Mall of the Emirates

O Mall of the Emirates é muito famoso não apenas por ser um shopping extremamente luxuoso que conta com mais de 500 lojas de grifes renomadas, como também por contar com o incrível Ski Dubai, projetado com neve artificial que tem diversas pistas para esquiar no gelo. Leve roupas apropriadas para a atividade, já que apesar de Dubai ser sempre uma cidade quente, lá dentro as temperaturas serão baixíssimas.

2. Palm Jumeirah

iStock

Já ouviu falar na famosa ilha em formato de palmeiras situada em Dubai? Chamado de Palm Jumeirah, esse é um arquipélago artificial que dispõe de apartamentos, casas, hotéis e resorts luxuosos cercados por praias privadas.

Entre os mais famosos, está o hotel Atlantis, cuja arquitetura espetacular abriga um divertido parque aquático, diversas lojas de luxo e ainda um aquário com mais de 65 mil espécies de peixes.

3. Burj Khalifa

iStock

Com 828 metros de altura e 160 andares, o Burj Khalifa é considerado o prédio mais alto do mundo e proporciona uma vista fantástica para a cidade, portanto não deixe de fazer um tour completo pelo topo do arranha-céu.

4. Dubai Mall

iStock

Apontado como o maior shopping de todo o mundo, o Dubai Mall conta com cerca de 1200 lojas, diversas grifes renomadas e outras marcas mais acessíveis, restaurantes espetaculares, e ainda oferece um dos maiores aquários do mundo, pista de patinação de gelo, shows de águas dançantes, entre outras diferentes atrações que são imperdíveis.

5. Museu de Dubai

Vale muito a pena visitar o Museu de Dubai, pois nele você encontra toda uma contextualização histórica que mostra como uma região que antes era apenas um deserto conseguiu se tornar em uma das mais modernas e desenvolvidas cidades do mundo.

Ele está localizado em um espaço que antigamente era um forte e conta com diversos painéis multimídia e murais super interessantes, que detalham tanto sobre o desenvolvimento de Dubai, como também sobre o estilo de vida do povo árabe.

6. Jumeirah Mosque

iStock

Essa mesquita é sem dúvidas um dos pontos de referência mais populares de Dubai, pois é extremamente bela – principalmente quando iluminada durante a noite – e conta com uma incrível arquitetura islâmica, construída a partir de pedras brancas.

Além disso, a Mesquita de Jumeirah é a única na cidade que aceita convidados não muçulmanos, seis dias por semana (porém as mulheres devem se cobrir com lenços durante a visita). O passeio completo dura cerca de 1 hora e 15 minutos.

7. Safari no deserto

iStock

O safari no deserto é um passeio imperdível que você não pode deixar de incluir no roteiro da viagem, pois nele você se aventura em um carro 4×4 durante a tarde, passando por paisagens apaixonantes com areias alaranjadas e seguindo até uma tenda árabe, onde acontece a preparação de um jantar especial com direito à apresentação de danças do ventre.

8. Gold Souk

iStock

O mercado de ouro é outro local fascinante que você deve conhecer, pois lá encontram-se diversas vitrines de ouro e pedras preciosas, uma peça mais encantadora do que a outra. A quantidade e variedade de joias são impressionantes e os preços são super convidativos. Geralmente, é possível até mesmo negociar.

9. Al Bastakiya

iStock

Esse é o bairro mais antigo de Dubai, que é repleto de charme e marcado por apresentações de dança ao ar livre, casas históricas, galerias de arte, museus, lojas, cafés, restaurantes, locais para eventos e pousadas. Outros destaques da região são as típicas “Torres de Vento”, que funcionam como antigos ventiladores naturais, e os becos estreitos que entrelaçados se parecem com labirintos.

10. Spice Souk

iStock

O Mercado de Especiarias é imperdível e irá te surpreender com a quantidade de temperos, ingredientes e condimentos utilizados na gastronomia local. Além de ter um cheirinho delicioso, o mercado também oferece boas opções de compras de perfumes, pashminas e outros itens do universo árabe.

Onde ficar?

As opções de hotéis são bastante variadas, já que apesar da cidade ter sido arquitetada para um turismo de luxo, existem também outros com preços mais razoáveis.

1. Burj Al Arab Jumeirah

O Burj Al Arab é o hotel mais caro de Dubai considerado também um dos mais luxuosos do mundo, que fica situado em uma ilha artificial, conta com o formato de uma vela de barco e é o principal ponto turístico da cidade.

2. Atlantis The Palm

O Atlantis The Palm é um hotel também extremamente luxuoso localizado em uma praia particular, que possui ainda um parque aquático incrível e outras diversas atrações.

3. Grosvenor House

O Grosvenor House é um hotel 5 estrelas também situado em uma praia particular. Ele possui um spa com serviços completos, casa noturna, 8 restaurantes e 2 bares ao lado da piscina.

4. Four Points by Sheraton Sheikh Zayed Road

Localizado próximo ao Burj Khalifa, o Four Points by Sheraton Sheikh Zayed Road é um hotel 4 estrelas que possui 3 restaurantes, academia, salas de massagem e terraço na cobertura.

5. Novotel World Trade Centre

Com uma estrutura 4 estrelas, o Novotel Wold Trade Centre possui 2 bares/lounges, um restaurante, um centro de bem estar, um spa, piscina externa e centro de conferências.

6. Armani Hotel Dubai

O Armani Hotel Dubai é muito bem localizado, super luxuoso e oferece conveniências como spa de serviço completo, bar/lounge, piscina externa, casa noturna e um centro de bem estar.

7. Grand Hyatt Dubai

Além de contar com uma linda estrutura de luxo, o hotel Grand Hyatt Dubai oferece nada menos do que 14 restaurantes, spa, piscina interna, 4 piscinas externas, casa noturna e quadras de tênis descobertas.

8. Hotel Ibis Dubai

Além de contar com 2 restaurantes, o hotel Ibis de Dubai fica localizado perto da praia e oferece serviços como café da manhã, arrumação de quarto diária e translado.

Onde comer bem em Dubai?

Opções chiques e também despojadas!

1. Ahlan First Class Lounge

O Ahlan First Class Lounge é famoso por seu serviço impecável, funcionários simpáticos e comida maravilhosa super variada.

2. Dubai Fish Hut Restaurant

O Dubai Fish Hut é um restaurante excelente, com comida de primeira qualidade e enorme variedade. Além do atendimento impecável, o preço também é super justo.

3. Operation: Falafel

Para quem deseja um lanche bom e barato, o Operation: Falafel é uma ótima opção, pois a comida é deliciosa e o serviço excelente, além de ser um bom custo benefício.

4. Armani/Amal

Apesar de ser mais caro, o restaurante Armani é outro local incrível que oferece uma comida perfeita de qualidade com um ótimo atendimento. Além disso, é um ambiente muito lindo e requintado.

5. Bombay Brasserie

Além da maravilhosa vista para o Burj Khalifa, o Bombay Brasserie oferece comida gostosa típica da Índia, atendimento impecável e um ambiente super agradável.

6. La Petite Maison

O restaurante La Petite Maison é pequeno e bem intimista, o que não é muito comum em Dubai. Ele oferece comida francesa de elevada qualidade, tem um preço justo e um ambiente bem charmoso.

10 imagens para você ficar com mais vontade de conhecer Dubai

iStock

iStock

iStock

iStock

IStock

iStock

iStock

iStock

iStock

iStock

Está esperando o que para programar suas próximas férias em Dubai? É um destino incrível que você pode curtir em casal, com a família, com os amigos ou até mesmo sozinho, já que são programas memoráveis para todos os gostos e bolsos!

PARA VOCÊ