Noruega: curiosidades e atrativos imperdíveis deste país nórdico

Escrito por Bruno Mendes

A Noruega é a terra dos Fiordes, das exuberantes montanhas verdes e do bacalhau, e também é o país com a melhor qualidade de vida do planeta, repleto de museus, igrejas, óperas e praças centenárias. Resumindo: há atrações para todos os gostos no célebre atrativo do velho continente.

Da impecável área urbana aos surpreendentes lares naturais, o país nórdico com 5 milhões e 233 mil habitantes tem todos os atributos para fazer da sua viagem um acontecimento inesquecível. Confira algumas curiosidades e dicas de locais que poderão ser conhecidos por lá. Aproveite!

9 curiosidades sobre a Noruega que você precisa saber

  1. A Noruega é o país mais feliz do mundo, de acordo com ranking das Nações Unidas.
  2. O país também tem o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) mais alto do planeta.
  3. Como a água norueguesa é pura e tem baixíssimo teor de sódio e mineral, você pode bebê-la da torneira tranquilamente.
  4. Bergen é uma das cidades mais chuvosas da Europa. A estimativa é de 250 dias de chuva por ano, ou seja, se você for lá já sabe que não pode abrir mão da capa e guarda-chuva.
  5. No país da qualidade de vida a igualdade social é regra: as escolas são públicas e todos aprendem da mesma forma.
  6. A Noruega é um país incrível para quem deseja publicar um livro, pois o governo adquirirá 1000 cópias para distribuir por suas bibliotecas.
  7. É claro que você conhece o desenho Frozen, da Disney… Ele é inspirado em um conto dinamarquês.
  8. Existem cerca de 450 mil lagos na Noruega.
  9. Entre maio e junho, algumas regiões do país podem ser iluminadas pela luz do sol até 20 horas por dia. No entanto, durante o inverno, em áreas remotas as manhãs podem ser tão escuras quanto as noites.
  10. 15 atrações para incluir em seu roteiro na Noruega

    Veja a seguir quais são as opções imperdíveis para incluir em seu roteiro:

    1. Parque Vigeland

    IStock

    Situada na capital Oslo, o Parque Vigeland é um dos atrativos mais famosos da Noruega e encanta apreciadores da natureza e de obras de arte. Na área verde existem 212 estátuas de bronze, prata e ferro fundido, elaboradas pelo escultor Gustav Vigeland.

    Como a entrada no parque é gratuita, vale tirar um dia ou uma parte dele para observar as obras, registrar muitas fotos e, é claro, aproveitar a atmosfera impecável do local.

    2. Fortaleza de Akershus

    IStock

    A construção da fortaleza de Akershus teve início em 1299 e fim em 1300, em Oslo. Como muitas construções do tipo, serviu como defesa aos ataques sofridos ao longo dos séculos.

    É viável fazer visita guiada por dentro da fortaleza e conhecer a história do lugar, que também realiza festas públicas, shows e cerimônias. Passeio imperdível para obter importante conhecimento histórico sobre o país.

    3. Preikestolen

    IStock

    Conhecida como Pulpit Rock (talvez seja até mais fácil de pronunciar), a Preikestolen é uma falésia situada a 600 metros acima do nível do mar. O visual do topo é um dos mais espetaculares do mundo e não existe nenhuma espécie de grade para proteger as pessoas. A ordem é admirar, imergir naquele ambiente e ter cuidado!

    4. Oslo

    IStock

    A capital norueguesa é perfeita para você aproveitar as atrações culturais e caminhar por ruas limpas, arborizadas e com todas as características de um lugar moderno, organizado e com múltiplas opções.

    Em Oslo é possível caminhar pela floresta e logo assistir a um concerto musical, e ainda finalizar o dia fazendo comprinhas e até jantando um delicioso bacalhau com acompanhamento ao seu gosto.

    5. Fiordes noruegueses

    iStock

    Fiordes são vales contornados por montanhas e inundados pelo mar. Há muitos exemplares da formação natural na Noruega e este da foto é o fiorde de Geiranger.

    6. Passeio de trem de Myrdal para Flåmsbana

    IStock

    A distância entre as cidades Myrdal e Flåmsbana é de 330 quilômetros, e o deslocamento de trem de um ponto ao outro permite ao visitante a apreciação de vistas impecáveis: montanhas, casebres no meio “do nada”, áreas verdes completamente preservadas, fiordes e o contato com as nuvens em Finse, pois a altitude é de 1.222 metros. Não deixe de incluir essa atração na sua lista, certo?

    7. Oslo City Hall

    IStock

    A câmera municipal de Oslo é um espaço da política e valioso ponto turístico da capital norueguesa. Da manhã à tarde, por exemplo, há visitas guiadas onde são apresentadas a história da construção e relevantes informações sobre arte.

    8. Flam

    IStock

    O vilarejo de Flam entra no grupo daqueles lugares que de tão belos parecem irreais, mas o paraíso existe e fica no fiorde Aurlandsfjord, em margens mais, digamos assim, isoladas.

    Perfeito para fazer caminhadas e andar de bicicletas, o local dispõe de excelentes opções de hospedagens e bons restaurantes. Em outras palavras: há o charme de “lugar isolado” e “longe de tudo”, mas a infraestrutura dos recantos mais preparados para o turismo.

    9. Igreja de madeira de Urnes

    IStock

    Localizada nas proximidades do fiorde de Luster, a Igreja de Urnes recebeu em 1979 o título de Patrimônio da Humanidade da Unesco, mas a história de sua construção vem de muito antes. Na verdade, a igrejinha foi erguida em 1130 e era privada, atendia a uma família muito rica da região.

    10. Cachoeira Voringsfossen

    IStock

    A Cachoeira Voringsfossen certamente é a mais conhecida da Noruega e a mais alta: são 182 metros de queda d’água. Por perto, o visitante encantado pela natureza poderá observar o Cânion Mabodalen e toda a beleza da área verde no entorno.

    Nas montanhas existem mirantes que permitem a observação segura e impecável do espetáculo das águas.

    11. Tromso e as auroras boreais

    IStock

    Tromso é uma cidade moderna, organizada com vida noturna agitada e congrega toda a organização urbana que também pode ser observado nos demais núcleos noruegueses. Mas apesar de todos os predicados, é nesta cidade que a aurora boreal é a principal atração.

    Qual os melhores meses para observá-la? Na cidade que fica a 350 quilômetros do Círculo Polar Ártico, o fenômeno natural surge com mais frequência de setembro até março.

    12. Rua Karl Johans Gate


    IStock

    A Karl Johans Gate é a rua mais importante de Oslo e segue da estação ferroviária ao Palácio Real. Eis aquela via que o viajante vai gostar de passar, pois circula muita gente, e ainda tem várias lojinhas, bares, restaurantes e todo o mais.

    13. Trolltunga

    IStock

    Turismo com aventura? A boa é conhecer Trolltunga, uma pedra com características que mais parecem com uma língua esticada, que dá para um precipício de 700 metros de altura.

    A trilha de ida e volta tem 22 quilômetros e conta com subidas e descidas que exigem preparo físico. Mas olha só essa imagem: nem precisa dizer que mandar ver nos exercícios físicos antes da trip será uma ideia e tanto.

    14. Catedral de Nidaros

    IStock

    Situada em Trondheim, a catedral de Nidaros foi construída no século XII é a igreja de maior relevância na Noruega, afinal foi sede da primeira arquidiocese do país dos bispos luteranos de Trondheim desde o período da Reforma Protestante.

    15. Palácio Real de Oslo

    IStock

    Situado no final da Rua Karl Johans Gate, o Palácio de Oslo é a residência oficial da família real da noruega. Construído entre 1823 e 1845, o local não apresenta elementos de requinte e sofisticação em termos arquitetônicos, muito pelo contrário, a fachada é até simples. De todo modo, a imponência e a grandeza histórica fazem o passeio merecer destaque.

    Viu como dá para fazer muitas atividades diferentes na Noruega? O país dos fiordes e da qualidade de vida merece ser descoberto por todos os tipos de turistas. Inclua estas dicas do Viajali e a sua viagem será ainda mais especial. Pode confiar!

PARA VOCÊ