País de Gales: o que visitar no país mais simpático da Grã-Bretanha

Escrito por Flávia Resende

O País de Gales faz parte do Reino Unido e é um destino onde cheio de paisagens maravilhosas, nas quais os visitantes podem apreciar o constante contato com a natureza . Apesar de ter muitos atrativos, o País de Gales não é o país mais visitado do Reino Unido, mas isso pode ser mudado.

Vamos apresentar, a seguir, alguns fatos curiosos, informações e atrações variadas para te convencer a incluir o país em seus planos de viagem.

Mapa do País de Gales

O País de Gales está situado na ilha da Grã-Bretanha, a oeste da Inglaterra. Ele compõe o Reino Unido com outros três países: Inglaterra, Irlanda do Norte e Escócia. Segundo o censo 2011, o número de habitantes ultrapassou os três milhões, consequência do crescimento de cidades como Cardiff, Newport e Swansea.

Curiosidades sobre o País de Gales

Todo país tem seus fatos curiosos que acabam deixando ele mais interesse. Confira algumas curiosidades sobre o país mais simpático da Grã-Bretanha:

  • Idioma: as línguas principais são o galês, de origem celta, e o inglês. Apenas pouco mais de 20% da população fala galês.
  • Nome do país em galês: Cymru.
  • País dos castelos: acredita-se que o país tenha a maior quantidade de castelos por quilômetro quadrado do mundo.
  • Terra da Música: o País de Gales é também chamado de Terra da Música, por sua tradição musical e seus conhecidos artistas solo e corais masculinos.
  • Comida tradicional: a carne mais consumida é a de cordeiro, pelo fato de o país ter uma grande criação de ovelhas. Mas, isso não faz com que pratos da culinária internacional sejam menos populares no país, como o Frango Tikka Masala.
  • Cidade com o nome mais longo: no país há uma cidade cujo nome é impronunciável para quem não domina o galês: Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwyll-llantysiliogogogoch.
  • Terra do Rei Arthur: a lenda do Rei Arthur continua viva no País de Gales. Muitos acreditam que no início da década de 700, ele liderou a defesa da Grã-Bretanha contra invasores saxões.
  • Esporte nacional: o rúgbi é uma paixão nacional, assim como o futebol é no Brasil.
  • Religião: a Igreja Metodista é a que mais tem adeptos no país. Seguida pela Igreja Anglicana e pela Igreja Católica Romana.
  • Hino nacional: o hino nacional galês é intitulado Hen Wlad Fy Nhadau, que significa: terra de meus pais.

O País de Gales tem costumes e tradições bem diferentes que são motivo de orgulho para o seu povo.

O que fazer no País de Gales

Conheça algumas atrações, locais imperdíveis e pontos turísticos das principais cidades do país para montar um roteiro de viagem que tenha o seu perfil:

Cardiff

Cardiff é a maior cidade do País de Gales e também sua capital. Seus habitantes a consideram um dos melhores lugares para se viver na Europa devido à qualidade de vida, serviços públicos e variedade de atividades. Se você vai incluir Cardiff em seu roteiro, veja o que você deve visitar:

  • Castelo de Cardiff: uma das principais atrações turísticas do país, esse castelo guarda anos de história. Ele data de 1081, mas foi totalmente transformado no século XIX pelo arquiteto William Burges, que criou um dos interiores mais luxuosos da Grã-Bretanha. Nos fins de semana acontece o tour guiado pela Torre do Relógio e pela Sala de Fumo de verão.
  • Baía de Cardiff: após ser redesenhada, a antiga doca de Cardiff se tornou uma baía. No local, você pode praticar esportes aquáticos e velejar em um rio de água doce. Além disso, os visitantes podem encontrar várias lojas, restaurantes e atrações variadas ao longo da baía.
  • Museu Nacional de História St Fagans: é um dos principais museus ao ar livre do mundo. Para ver como era a vida dos galeses no passado, você pode visitar igrejas medievais, casas de fazendas, cabanas de ferreiros e ainda acompanhar demonstrações de atividades artesanais e agrícolas.
  • Castelo Coch: é um construção vitoriana que logo, à primeira vista, parece um castelo de contos de fadas. Sua estrutura foi erguida sobre os restos de um castelo normando e tem em seu interior passagens secretas, masmorras e quartos e cozinhas equipados com móveis antigos.
  • Techniquest: o centro de ciências interativo pode ser visitado quando você estiver na baía de Cardiff. O local tem mais de 120 exposições, atividades interativas, café e uma loja. As crianças vão gostar de assistir aos shows do Teatro da Ciência e do Planetário que acontecem nos fins de semana.

Cardiff é a cidade mais visitada do País de Gales e do Reino Unido. Com atrações que vão desde castelos a esportes radicais, com certeza uma delas vai te agradar.

Swansea

Com paisagens encantadoras, uma cultura maravilhosa e delícias culinárias de dar água na boca, Swansea também é uma das melhores cidades do Reino Unido. Algumas atrações para visitar durante sua estadia:

  • Baía de Swansea: é lá que está a melhor praia do país, a baía de Rhossili. Além de praias conhecidas, bons restaurantes e lugares para se hospedar, a baía abriga algumas atrações, como o The Mumbles, um pequeno pontal onde fica um farol, concluído em 1794, que hoje possui luzes movidas a energia solar; e museus.
  • Museu Nacional da Orla Swansea: é parte do Museu Nacional do País de Gales. Com entrada gratuita, o museu proporciona aos visitantes uma imersão na história marítima do país e seus cursos d’água. Se você estiver com crianças, elas vão gostar de ver os barcos em exposição no interior do museu e na baía.
  • Castelo Oystermouth: as ruínas do castelo chamam a atenção por seu estado de preservação. Impressiona ainda mais quando ficamos sabemos que a maior parte de sua estrutura é do final do século XIII e início do século XIV. As ruínas passaram por um trabalho de conservação entre 2010 e 2011, para garantir a segurança da estrutura, que recebe muitos visitantes, e melhorar sua acessibilidade.
  • Parque Singleton: é um bom lugar para passar bons momentos lendo um livro, fazendo piquenique, passeando de barco ou apenas relaxando. O local também tem restaurante, lojas, é acessível a cadeirantes e recebe grandes shows ao ar livre.
  • Jardins Clyne: a melhor época para visitar o jardim botânico é em maio, quando as flores florescem, há tours guiados e música ao vivo. Com vista para a Baía de Swansea, o jardim botânico tem muitas atrações como o Gazebo, a Ponte Japonesa, um mini chalé, a Ponte Italiana e a Capela Clyne.

Curtir praias, visitar jardins, ruínas, andar a pé pela cidade e tomar sorvete, enquanto curte a vista da baía, são bons motivos para visitar Swansea.

Newport

Newport, em Rhode Island, é a terceira maior cidade do País de Gales, localizada entre Bristol e Cardiff. E assim como Swansea, é uma cidade costeira. Quer saber o que visitar em Newport? Confira:

  • Palácio The Breakers: é a mansão mais famosa de Newport e recebe muitos visitantes desde os anos 70. Para você ter uma ideia de sua dimensão, o palácio tem 70 cômodos e cinco andares. Quando sua construção foi concluída, em 1892, a mansão foi considerada a maior e mais luxuosa de Newport. A opulência de seu interior é de deixar qualquer um espantado durante a visita a seus quartos, biblioteca, sala de música, cozinha e dezenas de cômodos.
  • Casa de Mármore: é outra famosa mansão de Newport, com dois andares e 50 cômodos. Prepare-se para subir e descer as várias escadas dessa construção, feitas principalmente de mármore, enquanto admira a arquitetura, os tetos decorados com pinturas incríveis e as esculturas de mármore.
  • Píer de Bolwen: o píer foi um importante porto comercial no século XVIII, quando a economia de Newport dependia totalmente do comércio marítimo. Hoje é mais um lugar de visitação que preserva a história da cidade. O local recebe eventos durante o ano todo e tem um grande número de bares, restaurantes e lojas que atraem muitos turistas.
  • Parque Estadual de Fort Adams: é uma área pública com atividades recreativas variadas para pessoas de todas as idades. Lá está localizado o Fort Adams, que funcionou de 1841 até meados do século XX e tem uma grande importância histórica. No parque, você pode tomar banho de mar, jogar futebol ou rúgbi, passear de barco, fazer piquenique ou praticar suas habilidades de pescador. Além disso, o parque atrai muitos visitantes por realizar todo ano os concertos de verão.
  • Farol de Castle Hill: construído em 1890, ainda está ativo. Não é permitida a visitação do interior da construção, mas dá para chegar bem pertinho para conhecer sua estrutura. Para chegar ao farol você deve seguir uma trilha bem ao lado de Castle Hill. A chegar ao topo da rocha, você já vai ver a parte mais alta do farol. Daí é só descer a escada para ver o farol de perto. À beira-mar, a maré forma pequenas poças d’água onde as crianças podem se divertir procurando pequenos peixes.

Newport é uma cidade que se destaca por seu charme e suas mansões imponentes que contam muito sobre sua história. É o destino ideal para quem busca uma cidade aconchegante com atrações pitorescas.

Com certeza há muitas outras atrações divertidas, paisagens encantadoras e diversas outras atividades para você fazer em uma dessas três cidades no País de Gales.

Saiba mais sobre o País de Gales

Para te dar ainda mais motivos para conhecer o País de Gales, separamos três vídeos de turistas que mostram algumas atrações e o que de mais interessante tem por lá.

Tour pelo País de Gales

Acompanhe Carol e Thaís e sua jornada pelo País de Gales. No vídeo, elas mostram como foi a viagem de ônibus até Cardiff. Junto com amigos, elas andam a pé pela cidade a pé pelas lindas as paisagens locais, apresentam comidas que podem ser encontradas em um supermercado e também o interior da casa onde irão se hospedar.

Vlog: um dia em Cardiff

No vídeo, confira o que fazer em um dia nublado e chuvoso em Cardiff. Acompanhe a viagem de trem até a cidade e vislumbre depois de uma algumas das principais atrações local, como o Castelo de Cardiff e seu interior.

Dicas de viagem em Newport

Conheça mais sobre a cidade de Newport e acompanhe Fabiola e seu amigo de quatro patas mostrando como é o Píer de Bolwen e um incrível passeio de barco pela região.

Mais fotos do País de Gales para te animar a viajar

Com certeza você vai tirar muitas fotos e registrar todos os momentos da viagem, não é mesmo? Confira lindas fotos que vão te convencer, definitivamente, a conhecer o país:

1. Um cenário como dos livros de contos de fadas

2. Sua costa é um lugar excelente para relaxar

3. As cidades possuem construções que são parte de uma rica história cultural

4. Detalhes que surpreendem em cada esquina

5. As definições de fofura foram atualizadas com sucesso

6. No país não faltam espetáculos da natureza para nos encantar

7. Ou construções históricas convivendo muito bem com a modernidade

8. Atrações turísticas imponentes são a marca registrada do país

9. Ao explorar a região é comum encontrar um tesouro escondido

10. Às vezes, está tão bem escondido que precisa de uma ajudinha

O País de Gales é repleto de paisagens inesquecíveis, tanto em suas cidades costeiras quanto em seu interior, onde podemos encontrar montanhas e várias outras atrações. Com grande parte de sua paisagem protegida, cada canto de Gales conta uma história que você deveria conhecer o quanto antes!

PARA VOCÊ