Trancoso: tudo o que você precisa saber sobre este destino baiano

Escrito por Sheila Almendros

Trancoso pode ser facilmente categorizado como um paraíso. Isso porque a estrutura do distrito, que começou a ser mais frequentado em meados dos anos 1990, permanece com a natureza preservada, e sua charmosa rusticidade intacta. Um destino perfeito para curtir e relaxar.

Localizado em Porto Seguro, precisamente na Rota do Descobrimento, na Bahia, foi por lá que Pedro Álvares Cabral desembarcou em 22 de abril de 1500, o que faz de Trancoso uma boa opção também para viajantes amantes da história. Mas antes de saber mais sobre as atrações locais, que tal tomar nota de algumas dicas importantes sobre o local?

6 dicas de Trancoso que você precisa saber antes de viajar

  1. Não se engane com as aparências: apesar da simplicidade de Trancoso, o vilarejo oferece o melhor aos seus turistas, como hotéis e restaurantes cinco estrelas para lá de elogiados.
  2. Falando em turismo, esta é a principal movimentação na economia local.
  3. Se você busca por tranquilidade, a melhor época para curtir Trancoso é na baixa temporada (já que por lá o calor impera o ano inteiro). Mas se a ideia é procurar agitação, o distrito fica lotado de gente bonita no alto verão e feriados, principalmente no ano novo.
  4. Trancoso passou a ser povoado mesmo somente nos anos 1970, quando alguns hippies por lá se instalaram, mesmo sem energia elétrica ou comércio local. O boom turístico aconteceu na década de 1990, mantendo a atmosfera idílica de seus primeiros moradores em meio ao crescimento de sua estrutura.
  5. Muitas coisas são feitas a pé em Trancoso: o centrinho é fechado para a circulação de carros e algumas praias são acessadas depois de uma boa caminhada.
  6. Todas as tomadas de lá são 220v. Verifique se os seus eletrônicos são bivolts antes de liga-los na energia, ok?

8 praias de Trancoso que são paradisíacas

Este rudimentar destino é conhecido por possuir umas das praias mais paradisíacas da Bahia. Bora conhece-las?

1. Praia Taípe

O cenário não podia ser melhor: falésias avermelhadas com um toque verde da natureza fazendo fundo para o mar esverdeado. Por estar escondida atrás desta estrutura natural de mais de 45 metros, a Praia Taípe não é das mais movimentadas, ideal para quem quer relaxar longe do agito. Seu acesso é feito por uma estradinha de terra que liga Trancoso a Arraial D’Ajuda.

2. Praia do Espelho

Considerada uma das praias mais bonitas do Brasil, a Praia do Espelho faz jus ao seu título. Na maré baixa, o sol e a lua refletem nas piscinas naturais, formando lindíssimos espelhos d’água — fenômeno este que deu origem ao seu nome. Não deixe de curtir a panorâmica da orla de um dos mirantes localizados no alto das falésias, e também os deliciosos restaurantes “pé na areia” do local.

3. Praia de Itaquena

Espere encontrar uma praia semi deserta, extensa, selvagem e de água limpa ao chegar em Itaquena. O local é um dos mais intocados e distantes da região, localizado na metade do caminho entre Trancoso e a Praia do Espelho, especificamente em uma área de proteção ambiental: a Reserva da Vida Selvagem do Rio dos Frades. Leve uns lanchinhos caso a intenção seja passar o dia inteiro por lá (não se esquecendo de trazer o lixo com você na hora de ir embora, hein?). Ah! Carros não entram em Itaquena!

4. Praia do Rio Verde

A 15 minutinhos de caminhada por uma trilha saindo da Praia dos Coqueiros, fica a Praia do Rio Verde. O local oferece barraquinhas “pé na areia” muito bem frequentadas, e beach clubs famosíssimos que agitam a orla (Paradise e Bahia Bonita são alguns deles). As ondas são fortes, ideal para a prática de surf, e bem pertinho dali fica a Lagoa do Rio Verde, para os banhistas relaxarem em um banho de água doce. A estrutura local é ótima: além dos restaurantes, diversas pousadas oferecem do bom e do melhor para o viajante que não quer se preocupar com nada durante as férias.

5. Praia de Itapororoca

Itapororoca é o destino ideal para todos os perfis de turistas: durante o inverno, as fortes ondas atraem surfistas de todo o Brasil. Já na maré baixa, com a calmaria das águas, seu perfil semi-desértico é o cenário perfeito para casais apaixonados em busca de sossego. Ainda neste período, famílias inteiras curtem um bom banho de água salgada nas piscinas naturais formadas em alguns pontos da região.
Seu acesso é feito a partir da Praia dos Coqueiros, em uma caminhada por uma trilha com duração de uma hora. Apesar do esforço, pode apostar que a recompensa será valiosa!

6. Praia dos Coqueiros

Além de ser um ponto de acesso para outras praias de Trancoso, é na Praia dos Coqueiros que muitas coisas acontecem: o local serve de cenário para diversas cerimônias matrimoniais, e abriga uma das baladas mais famosas do distrito: o Café de La Musique. Apesar de toda a agitação, sua extensão atende bem todos os tipos de frequentadores, principalmente famílias e casais. Há barracas por toda orla oferecendo comidinhas deliciosas e aluguel de espreguiçadeiras.

7. Praia dos Nativos

Muito frequentada por turistas, a Praia dos Nativos possui uma infraestrutura impecável, e as barracas da orla merecem boa parte dos créditos por isso: servem petiscos regionais deliciosos, e ainda oferecem espreguiçadeiras, guardas sóis, e até camas, tudo para deixar os banhistas o mais a vontade possível. Caso queira se hospedar em um local próximo a tudo, são os hotéis e pousadas “pé na areia” desta praia que não te deixarão na mão.

8. Rio da Barra

Reza a lenda que foi exatamente nesta praia que Pedro Álvares Cabral chegou em terras tupiniquins, lá em 1500. E é para lá que os moradores de Trancoso e turistas em busca de sossego fogem quando a alta temporada está fervendo o distrito! Isso porque Rio da Barra fica longe de tudo, a 2 quilômetros do centro, fazendo com que toda a sua orla seja uma representação divina de um paraíso intocável. O cenário é formado por falésias avermelhadas, palmeiras e apenas um único restaurante para atender os seus visitantes. Para acessá-la, é necessário seguir pela estrada de terra que leva a Arraial d’Ajuda.

utros atrativos de Trancoso que você não pode deixar de visitar

Além das praias, não deixe de conhecer duas atrações imperdíveis do distrito:

1. Quadrado

O Quadrado é a principal atração de Trancoso, com uma bagagem histórica importante para a região. Foi lá que tudo começou de verdade, com o nascimento de uma aldeia jesuíta em 1586, que viveu no anonimato até ser descoberta pelos hippies no fim da década de 1970. A partir daí, o conjunto de casas mais famoso do pedaço ganhou cor, e ao longo dos anos deixou de servir como moradia para os seus habitantes, dando lugar aos pontos comerciais do distrito.

Durante o dia, Quadrado rende muitas fotos por sua beleza e cores impactantes. Mas o local ganha mais vida ainda durante a noite, quando os restaurantes acendem velas nas mesas de fora, deixando o cenário ainda mais lindo e intimista.

2. Praça São João Batista

Dentro do Quadrado há a Praça São João Batista, onde fica a famosa igreja de Trancoso com a Praia dos Nativos ao fundo, o cartão postal do vilarejo. Não deixe de passar por lá para conferir não só o cenário incrível do local, mas também para apreciar cada detalhe turquesa do interior do antigo edifício.

5 hospedagens em Trancoso para você aproveitar ao máximo

  1. Casas da Lia: Para quem deseja fugir do clima de hotel/pousada, esta é a hospedagem perfeita! São 3 casas (Grande, Laranja e Verde) muito bem decorada, cada uma com sua piscina, em uma estrutura bastante confortável e sofisticada. Ideal para casais e grandes grupos.
  2. Pousada Jardim das Margaridas: O estabelecimento 3 estrelas possui piscina externa, bar-lounge, jardim, biblioteca, ar condicionado nos quartos, além de oferecer café da manhã, wi-fi e estacionamento gratuitos.
  3. Pousada Aldeia do Sol: Localizada em Itaquena, a pousada pé na areia oferece uma estrutura caprichada para os turistas mais exigentes, com tudo que uma hospedagem 3 estrelas deve ter. O café da manhã e o wi-fi são por conta da casa.
  4. Vila Morena Trancoso: Com decoração requintada e de muito bom gosto, esta pousada fica pertinho da Praia dos Coqueiros, e possui piscina externa com bar, lanchonete e restaurante. O café da manhã está incluído no valor da diária.
  5. Pousada Ouro Sobre Azul 2: Em um climinha tipicamente praiano, esta pousada fica a 9 minutos de caminhada do Quadrado, e os quartos contam com rede na varanda, ar condicionado, camas espaçosas e café da manhã gratuito.

10 fotos de Trancoso no Instagram para você se apaixonar

Prepare-se para conferir os registros mais lindos da rede:

1. As cores do céu se misturando com o mar

2. O sol encenando o seu espetáculo

3. As casinhas fotogênicas do Quadrado

4. Que delícia se banhar neste mar!

5. E relaxar na sombra dos coqueiros

6. São tantas cores alegres que é impossível ficar mau humorado

7. Detalhes que marcam qualquer viagem

8. O cartão postal do vilarejo

9. Uma natureza límpida inspiradora

10. Trancoso realmente é apaixonante

Trancoso é ou não é um destino que merece ser incluído em sua lista de viagens? Se você sairá deste post apaixonado por este destino, não deixe de conferir também 11 fotos de Trancoso que vão deixar você sonhando com a Bahia.

PARA VOCÊ