Conheça Arraial d’Ajuda, um paraíso cheio de encantos no sul da Bahia

Por                                
Em 21.02.21

Está em busca de um destino que una calmaria e natureza para as suas férias? Você precisa conhecer Arraial d’Ajuda! Esse recanto é cercado de paisagens lindas e reúne atrações e programas incríveis. Com praias, atrativos culturais e muita diversão, é o destino perfeito para você curtir com a família. Animou para conhecer? Então aproveite o nosso guia!

Publicidade

Índice do conteúdo:

Onde fica Arraial d’Ajuda

Arraial d’Ajuda é um dos distritos mais famosos de Porto Seguro e está localizado no litoral sul da Bahia. O destino fica a 28 km de Trancoso e a 54 km de Caraíva.

Para chegar até lá, a melhor forma é iniciar a viagem partindo do centro de Porto Seguro. É preciso seguir até a estação das balsas, que é o principal meio que leva ao nosso destino. Você pode fazer esse trajeto de carro, ônibus ou Uber, pois são as opções mais acessíveis. O embarque de carros custa em média R$ 20, enquanto o preço por pessoa custa R$ 5.

O que fazer em Arraial d’Ajuda

Arraial d’Ajuda possui um dos litorais mais bonitos do sul da Bahia, portanto não espere menos do que viver experiências incríveis em sua viagem. Esse pequeno distrito conta com praias lindas e atrativos culturais, assim como destinos perfeitos para a família. A seguir, listamos o que você precisa conhecer quando estiver por lá. Olha só:

1. Praia do Mucugê

A Praia do Mucugê abre o nosso roteiro sendo um dos destinos mais famosos de Arraial d’Ajuda e, portanto, você precisa conhecer! Essa orla é marcada por um mar de águas cristalinas e possui piscinas naturais que encantam os visitantes. Além disso, lá também é possível curtir passeios de barco e praticar esportes aquáticos que tornam a estadia perfeita. Por fim, a praia ainda conta com uma boa infraestrutura.

2. Praia da Pitinga

A Praia da Pitinga também reúne paisagens lindas em nosso destino e é o melhor cantinho para quem busca relaxar. Localizada a 4 km do centro, a atração possui areia fofa e águas quentinhas que atraem muitas famílias. Com um visual que inclui falésias, a orla se completa com uma ótima infraestrutura. Uma boa pedida é aproveitar as suas barracas de praia, que servem as melhores comidinhas típicas.

3. Praia de Taípe

A Praia de Taípe é mais um recanto ideal para descanso em Arraial d’Ajuda. Essa praia é semideserta e respira tranquilidade em meio a belezas naturais. Ela conta com coqueiros, falésias coloridas e uma faixa de areia convidativa para caminhadas. O seu grande destaque é a atração conhecida como “Lagoa Azul”, que fica localizada no centro da orla e oferece banhos muito refrescantes. Certamente, você vai amar conhecer!

Publicidade

4. Praia dos Pescadores

A Praia dos Pescadores é a atração que melhor representa os costumes de Arraial d’Ajuda, pois é muito frequentada por moradores locais. A praia é uma opção mais tranquila de destino e conta com cenários que incluem embarcações e cantinhos de muito sossego. Um atrativo que você precisa conhecer por lá é a piscina natural de arrecifes, que possui águas cristalinas e garante bons momentos na maré baixa.

5. Eco Parque Arraial d’Ajuda

Além de praias lindas, Arraial d’Ajuda também tem destinos que oferecem muita diversão. O Eco Parque Arraial d’Ajuda, por exemplo, garante experiências incríveis bem pertinho do litoral. O espaço tem atrativos radicais e conta com toboáguas, tobogãs e até uma pequena tirolesa para a criançada. Além disso, possui uma ótima infraestrutura. Sem dúvida, é o destino perfeito para você curtir com os amigos.

6. Centro Histórico

Arraial d’Ajuda também é um destino marcado por atrações culturais incríveis, portanto um passeio pelo centro histórico é essencial em seu roteiro. Na região central do distrito, é possível conhecer casinhas cheias de charme e a igreja principal, além de uma praça muito acolhedora. Um destino que você precisa visitar é o mirante, que garante uma vista única do litoral e rende sempre fotos lindas.

7. Rua do Mucugê

Por fim, depois de um dia cheio de passeios marcantes, que tal aproveitar a noite em Arraial d’Ajuda? A Rua do Mucugê é o melhor cantinho para curtir programas noturnos por lá. O espaço possui diversas lojinhas e conta com restaurantes animados que garantem ótimos momentos. Sem dúvida, essa será a melhor forma de você fechar o seu roteiro e se encantar de vez com o nosso destino!

Com essas dicas de passeios e atrativos, a sua viagem pela Bahia certamente será inesquecível. Afinal de contas, separamos os melhores destinos que só mesmo Arraial d’Ajuda tem a oferecer. Para a sua viagem ser ainda melhor, aqui vai uma dica extra: escolha viajar no verão, pois o clima da estação combina muito com todos os programas.

Hotéis e pousadas

Para curtir todos os passeios de Arraial d’Ajuda, é necessário descansar em boas opções de estadia, não é? Pensando nisso, separamos aqui as melhores sugestões de hospedagem para você considerar na região. Há opções para todos os gostos e bolsos. Confira:

  • Pousada Pé na Estrada – $$: essa opção é uma das principais escolhas dos visitantes e possui um bom custo-benefício. Ela conta com área de lazer agradável e quartos bem equipados por um ótimo preço. O seu diferencial fica por conta da localização, que é perto da famosa Rua do Mucugê.
  • Pousada Naturalíssima – $$: essa escolha também tem um preço acessível e possui ambiente bem familiar. O espaço conta com quartos bem decorados e completos, assim como acomodações muito aconchegantes. Por fim, o seu destaque está no restaurante, que serve refeições deliciosas e elogiadas pelos visitantes.
  • Pousada Erva Doce – $$$: essa opção é uma escolha mais sofisticada e, por isso, é uma das melhores sugestões para casais. O local tem ambientes muito agradáveis e conta com uma variedade de quartos bem equipados. O seu diferencial fica por conta da recepção, que é muito acolhedora.
  • Pousada Beijo do Vento – $$$$: essa pousada também é uma das preferidas dos visitantes. O espaço possui quartos de luxo e áreas de lazer que contam com muitas atividades. Por fim, o seu destaque está na localização, que é à beira-mar e possui uma vista linda.

Além dessas sugestões, é muito comum o visitante encontrar opções de casas de temporada em Arraial d’Ajuda. Então, caso você busque fazer uma viagem com mais privacidade, por exemplo, essa pode ser uma boa escolha também.

14 fotos lindas de Arraial d’Ajuda para você apreciar

Até aqui, você não tem dúvidas de que o nosso destino é um dos mais belos da Bahia, não é? Mas queremos te provar que esse pequeno paraíso consegue ser ainda mais bonito. A seguir, listamos fotos lindas de Arraial d’Ajuda para você apreciar. Olha só o que te espera:

1. Se a Bahia está em sua rota de viagens para as férias

2. E você deseja visitar um destino cheio de belezas naturais

3. Mas que também tenha muito aconchego e calmaria

4. Então você precisa conhecer Arraial d’Ajuda

5. Esse pequeno paraíso revela paisagens lindas

6. E garante os melhores passeios

7. Nosso destino possui praias incríveis

8. Que encantam com um litoral acolhedor

9. E um mar de águas mornas e cristalinas

10. Além disso, Arraial tem atrativos culturais únicos

11. E conta com os melhores programas noturnos

12. Sem dúvida, é um dos destinos mais belos da Bahia

13. E você certamente vai amar conhecer

14. Afinal, olha só o que te espera em sua próxima viagem!

Com essas fotos encantadoras de Arraial d’Ajuda, apostamos que a sua vontade de viajar até aumentou. Afinal de contas, os visitantes registraram o melhor do nosso destino. Mas o nosso roteiro não termina aqui, ok? O próximo tópico traz mais novidades para o seu roteiro.

Publicidade

Um pouco mais sobre Arraial d’Ajuda para inspirar a sua viagem

Para finalizar o nosso guia da melhor forma, separamos uma série de vídeos que mostra um pouquinho mais de como é conhecer o nosso destino. Com belas imagens e boas dicas dos visitantes, a sua viagem vai ser perfeita!

Tour pelos principais destinos de Arraial d’Ajuda

Nesse vlog, uma visitante faz um passeio pelos principais destinos de Arraial d’Ajuda. Além disso, traz novos cantinhos que você também vai amar conhecer por lá. Se você deseja fazer uma viagem mais longa, precisa assistir ao vídeo, pois o seu roteiro ficará ainda mais completo.

Como é passear pela Praia do Mucugê

Publicidade

A Praia do Mucugê é um dos destinos preferidos dos visitantes em Arraial d’Ajuda e, nesse vídeo, você vai entender o porquê. Nele, um visitante traz imagens lindas da orla, mas também faz um passeio contando mais sobre o local. Sendo assim, aproveite as dicas para já considerá-las quando for a sua vez de curtir o atrativo.

Conheça um pouco mais da Praia da Pitinga

Aqui, você vai descobrir um pouquinho mais sobre a Praia da Pitinga. Além disso, vai ficar por dentro de boas dicas para conhecê-la melhor. Embora o vídeo seja curto, já adiantamos que as considerações serão muito úteis para o seu roteiro, então não deixe de anotá-las, ok?

Imagens aéreas de Arraial d’Ajuda

Por fim, que tal apreciar lindas imagens aéreas de Arraial d’Ajuda? Nesse vídeo, você vai conhecer o nosso destino por completo e ainda vai descobrir cantinhos únicos de lá. Prepare-se, pois as cenas são de tirar o fôlego e você certamente vai se apaixonar de vez!

Arraial d’Ajuda é mesmo um paraíso cheio de encantos na Bahia, não é? As suas praias e atrações culturais garantem momentos únicos aos visitantes. Outro recanto que também promete ser inesquecível é Moreré. Esse destino respira tranquilidade e é uma boa pedida para as férias. Você vai amar conhecer também!