15 dicas e destinos para uma viagem de carro divertida e sem imprevistos

Escrito por Vitória Castilho

Muitas vezes, nós optamos pela viagem de avião pela praticidade e rapidez para chegar até o destino final. Mas é o que dizem: no caminho também tem muito para se aproveitar. Uma viagem de carro é ótima oportunidade para conhecer um enorme número de lugares e viver uma experiência incrível. Selecionamos algumas dicas para facilitar sua vida quando for programar a road trip:

Índice do conteúdo:

Dicas para viajar de carro

Viajar de carro não é simplesmente colocar o pé na estrada. Algumas dicas podem deixar esse programa mais divertido e seguro.

1. Defina os pontos

Antes de tudo, defina quais são seus pontos de partida e de chegada. Para onde você quer viajar? Por onde você quer viajar? De onde você vai sair? Responder essas perguntas racionalmente, avaliando suas vontades, orçamento e tempo de viagem, é o primeiro passo para organizar a sua viagem de carro.

2. Pesquise sobre o trajeto

Definidos os pontos de partida e chegada, pesquise sobre o trajeto. Com certeza alguém já fez o mesmo caminho que você deseja fazer, e pode ter boas dicas para acrescentar e evitar problemas. Busque relatos de viagem, principalmente no que diz respeito às estradas. Como é o percurso? As estradas são boas, ruins, esburacadas? Tem pedágios? Quais os valores? Existe uma boa sinalização? Boa iluminação? Com essas respostas, você pode se planejar muito melhor. Não esqueça de se informar sobre a existência de locais que podem ser necessários no trajeto, como restaurantes, mercados, hospitais, oficinas e postos de gasolina, por exemplo.

3. Verifique a documentação necessária

Dependendo de onde você decidir viajar, é preciso uma documentação específica. Para o motorista, carteira de motorista, documento do veículo, comprovante e contatos do seguro, um novo plano de seguro, por exemplo. Caso a viagem seja internacional, isso deve ser verificado com muita antecedência para conseguir a permissão internacional para dirigir, e também para analisar tudo que é exigido no que diz respeito às burocracias necessárias para alugar um carro no exterior. Além, é claro, de documentos individuais para qualquer um dos passageiros do veículo.

4. Escolha o carro ideal

Se você vai alugar um carro, certifique-se de que ele é o ideal. Em muitos locais, um carro 4X4 mostra-se essencial, por exemplo. Em lugares frios, o ar condicionado é indispensável. Em outros casos, um porta malas enorme faz toda a diferença. Verifique quais as necessidades que o veículo precisará atender durante a sua viagem, e invista nisso. O carro vai ser, muitas vezes, a sua casa durante um bom tempo em uma road trip. Caso a viagem seja com veículo próprio, fique atento a todas as revisões necessárias e analise se ele é realmente apropriado para o que você pretende fazer.

5. Analise as condições climáticas

As condições climáticas interferem muito em uma viagem de carro. Pesquise sobre o clima e o tempo do seu destino, dos caminhos do percurso e do seu ponto final. Cada local tem uma particularidade, e muitas vezes alguns cuidados extras são necessários. Em alguns países, por exemplo, é indicado fazer um seguro específico para tempestade de vento em viagens de carro, por conta de riscos reais para os passageiros e para o veículo. Saber sobre o tempo dos locais pode evitar muitos perrengues e custos extras na sua viagem.

6. Defina suas acomodações

Onde você vai dormir? O carro tem espaço para isso? É confortável o suficiente para isso? No trajeto, você terá pontos de parada para banho ou para passar a noite? Pesquise essas questões com antecedência, verifique hotéis, hostels, campings, locais em que é seguro e autorizado passar a noite no carro e defina qual é acomodação ideal para você, levando em conta seu conforto, segurança e orçamento. Não esqueça de fazer reservas antecipadamente, não conte com a sorte.

7. Faça um roteiro com a sua programação

Por onde você vai passar nessa viagem? Pesquise antes sobre tudo que pode encontrar no seu trajeto e o que você deseja conhecer. Fazer um roteiro com os pontos que você quer visitar no caminho, um planejamento de quanto tempo destinado para cada parada, de duração de viagem, de visitação e de descanso, é essencial para que você faça a sua viagem no tempo pretendido. Programe-se.

8. Não leve tão a sério o seu roteiro

Parece contraditório, mas é real: não leve tão a sério o roteiro que você fez. Ele é muito importante e essencial na viagem, mas você precisa estar ciente de que em uma road trip não é possível seguir um cronograma certinho. Existem muitos fatores que podem interferir nisso, como trânsito, problemas na estrada, imprevistos, além do principal, que é a descoberta de novos locais incríveis. Essa é a mágica de uma viagem de carro, você sempre descobre algo novo, que não encontrou mesmo em suas mil pesquisas antecipadas. Deixe uma margem de tempo, leve isso em consideração e se permita conhecer e desbravar as novidades, sem estresse por conta do roteiro. Aproveite o caminho e relaxe.

9. Não esqueça os carregadores portáteis

O famoso power bank pode salvar muito. Não conte apenas com os cabos USB do carro, afinal muitas vezes ele precisa ser compartilhado, e todos nós sabemos: um celular carregado quebra muitos galhos atualmente. É um pequeno investimento, que vale muito a pena.

10. Faça uma lista de aplicativos

Falando de tecnologia: aproveite-a de maneira inteligente. Hoje em dia, existem infinitos aplicativos que podem colaborar e muito na sua viagem. Aplicativos de mapas, de campings, de hotéis, de línguas, de moedas, de tudo. Pesquise sobre quais são os melhores para atender suas necessidades nessa viagem, e deixe eles baixados antes mesmo de entrar no carro.

11. Leve mapas

Essa é uma dica que poucas pessoas levam a sério. Apesar de todos os facilitadores tecnológicos, nunca se sabe até quando o sinal estará disponível, quando um imprevisto pode acontecer com um celular ou quando a internet não funcionará. Um tradicional e velho mapinha não pesa, não ocupa espaço e pode te ajudar muito em alguns casos. Além de deixar a road trip com muito mais cara de road trip, e ser uma boa lembrança para depois.

12. Seja precavido (a)

Leve a precaução em conta em todos os momentos, antes e durante a sua viagem. Pense em todos os problemas que podem acontecer, vá a um médico antecipadamente para pensar em remédios básicos que podem ser necessários (como para dor de cabeça, cólica, dor de barriga, enjoo, por exemplo). Claro que a automedicação não deve ser feita sem o atendimento e autorização de um profissional antes. Prepare um kit básico de primeiros socorros, com soro fisiológico, bandaid e gaze, por exemplo. Uma frase deve guiar sua viagem: melhor prevenir, do que remediar.

13. Defina paradas importantes

Ainda sobre a precaução: defina em quais postos de gasolina, oficinas e restaurantes você pode parar no meio do caminho. Com certeza eles serão necessários na sua viagem, e você precisa saber onde encontrá-los.

14. Faça boas e longas playlists

Viagens longas pedem playlists longas. E boas. Existem algumas prontas nos aplicativos de música, específicas para viajar. Vale a pena conferir, ou fazer as suas próprias. Deixe tudo pronto para curtir a viagem com músicas que você goste e tornar tudo ainda melhor.

15. Estabeleça uma boa relação com as suas companhias

Caso a sua viagem não seja sozinho, esse é um tópico bem importante. Você vai passar muito tempo com as pessoas que vão viajar com você, e já ouviu aquela famosa frase: a convivência pesa? Por isso, é preciso que antes da viagem vocês alinhem as vontades de cada um para o percurso, para que seja uma experiência incrível e tranquila para todos. Também é importante dividir as tarefas, os custos, o tempo no volante e toda a organização, antes e durante da viagem.

15 melhores destinos para viajar de carro

A verdade é que você pode fazer uma road trip sensacional por qualquer lugar, se for possível chegar de carro. Mas existem alguns destinos ou estradas específicas que são conhecidas e adoradas por quem ama viajar de carro. Confira 15 destinos, tanto nacionais quanto internacionais, que você pode desbravar sobre quatro rodas:

1. Califórnia (EUA)

No estado da Califórnia, nos Estados Unidos, a famosa rota Pacific Coast Highway é um dos locais muito procurados para viagens de carro. Os cenários são incríveis, com muita natureza, florestas e principalmente muita praia.

2. Islândia

A Islândia é uma ilha pequena, cheia de atrações naturais como cachoeiras, geleiras, aurora boreal e praia de areia preta, que deixam todo mundo de queixo caído. É possível dar a volta no país inteiro em aproximadamente uma semana, através da rodovia Hringvegur (ou Ring Rote), o que faz do local um dos principais destinos para quem ama uma boa road trip, paisagens surreais e sensação de estar em outro mundo.

3. Route 66 (EUA)

A Rota 66, nos Estados Unidos, é outra estrada famosa e que muita gente tem o sonho de dirigir por ali. Com mais de 4 mil quilômetros de extensão, é possível realizar uma road trip de Chicago até Los Angeles e passar por muitas cidades do país.

4. Austrália

A Austrália é um país cheio de lugares maravilhosos, e muitas praias, que são ideais para serem exploradas de carro. Em especial na rodovia Great Ocean Road, muito procurada para viagens como essa, às margens do Oceano Pacífico, ligando as cidades de Torquay e Allansford.

5. Estrada Real (Brasil)

No século XVII surgiu o que hoje é uma das maiores rotas turísticas do Brasil. A Estrada Real foi feita quando a Coroa Portuguesa oficializou os caminhos para levar os minérios de Minas Gerais até os portos do Rio de Janeiro. Portanto, passa por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, em seus mais de 1.630 quilômetros.

6. Rota Romântica (Brasil)

A Rota Romântica fica em terras gaúchas, no Sul do Brasil. Região colonizada por alemães, o clima europeu é muito presente por ali, passando por cidades como São Leopoldo, Novo Hamburgo, Gramado, Canela, São Francisco de Paula e muitas outras. É um caminho muito procurado por casais, por ser uma região realmente romântica, principalmente no inverno.

7. Nova Zelândia

Com paisagens incríveis, típicas da Nova Zelândia, a South Island Circuit atrai muitos amantes de viagens de carro. É possível percorrer toda a sua extensão de carro, passando por cidades como Queenstown e Damaru, além de um dos principais pontos turísticos do país: a Milford Sound.

8. África do Sul

Um dos destinos mais procurados na África do Sul é a The Garden Route, bem na costa. Essa rota passa por algumas cidades, como Mossel Bay, além do Parque Nacional de Tsitsikama. Nesse trecho, encontram-se muitas opções de aventura e paisagens incríveis, além de praias com águas limpas e bem azuis.

9. Karakoram Highway (China e Paquistão)

Também chamada de N-35, essa é uma das rodovias com maior altitude no mundo, então não é pra qualquer um. De 4 a 6 mil metros acima do nível do mar, essa estrada tem mais de 1,3 mil quilômetros, passando por paisagens incríveis entre a China e o Paquistão.

10. Argentina

Os mochileiros de plantão adoram uma boa viagem de carro pela América Latina, e um dos motivos com certeza é a Argentina. Uma das estradas mais conhecidas nesse país é a Ruta 40, com mais de 5 mil quilômetros que cruzam o país todinho, com paradas obrigatórias como a Patagônia, além de mais de 20 parques nacionais.

11. Chile

Mais uma das maravilhas da América Latina, o Chile é outro destino dos sonhos, com estradas surpreendentes. Uma delas, a Carretera Austral (também chamada de Rota CH-7), tem mais de mil quilômetros de extensão e liga a Região dos Lagos até a Patagônia Chilena.

12. Rota das Emoções (Brasil)

A Rota das Emoções não tem esse nome por acaso. Passando por três estados do maravilhoso nordeste brasileiro, Maranhão, Ceará e Piauí, essa é uma opção para quem quer calor e muitas paisagens paradisíacas. No meio do caminho, você encontra belezas como o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e o Parque Nacional de Jericoacoara.

13. Índia

Um país muito diferente do que estamos acostumados, é um ótimo destino para conhecer novas culturas e paisagens. Uma opção é por meio da Leh-Manali Highway, estrada aberta apenas entre junho e setembro, que liga Kashmir ao Himalaia, através das maiores passagens de montanha do mundo.

14. Itália

As belezas italianas também podem ser muito bem aproveitadas em uma road trip pelo país. São vários os trajetos opcionais, mas uma dica é conhecer a encantadora Veneza, e partir dela em direção à Roma, com paradas por muitas cidades lindas pelo caminho.

15. Irlanda

Essa ilha europeia, adorada pelos brasileiros, possui paisagens incríveis, falésias, praias, vilarejos e muitos campos verdes, que ficam mais incríveis ainda se desbravadas em uma viagem de carro. É possível dar a volta na ilha, mas isso não é tão rápido. Mesmo assim, com 10 dias você consegue conhecer muito das belezas do país, como Dublin, Galway, Cork e muito mais.

Agora que você já sabe dessas dicas e destinos incríveis, que tal programar uma road trip? Inspire-se, escolha seu destino, calibre os pneus, convide os seus amigos e comece a se preparar para uma experiência inesquecível.

PARA VOCÊ