15 destinos para você viajar e se sentir totalmente isolado do mundo

Escrito por Caroline Hecke

Você certamente já passou por aquele momento em que bate uma vontade de ficar longe de tudo e de todos. A sensação pode até ser passageira, mas muita gente leva a sério a necessidade de se isolar um pouco, nem que seja em uma viagem curta para reabastecer as energias e reconectar-se com a natureza. Se você está no time dos que querem se desligar dos problemas e aproveitar o pleno silêncio é só acompanhar a lista dos lugares mais isolados do mundo e preparar sua próxima viagem.

1. Polinésia Francesa

Enquanto ilhas como Bora Bora e Moorea foram totalmente colonizadas e já trazem uma certa agitação turística, alguns lugares da Polinésia Francesa ainda permanecem praticamente intocados – e é assim que você pode encontrar a mais pura paz de espírito. O Arquipélago de Tuamotu fica a apenas uma hora de voo do Taiti e é formado por cerca de 80 minúsculas ilhas e recifes de corais. O clima é sempre quente, independente da época do ano e você vai poder curtir praias paradisíacas, com areia branca, coqueiros enfileirados e ninguém para atrapalhar seu descanso.

2. Patagônia, Chile

Se você busca total silêncio, seu lugar é aqui. A Patagônia é um ótimo destino para brasileiros: a região gélida fica entre a Argentina e o Chile, tornando esse um dos paradeiros isolados mais próximos do Brasil. Por lá, você terá montanhas, rios, enormes geleiras e o total isolamento.

3. Antártida

Para quem não tem medo do frio, vamos sugerir um destino ainda mais ousado: o Polo Sul. Por lá, tudo o que você vai encontrar é gelo, água e mais gelo. A imensidão branca e azul pode assustar, mas é o lugar perfeito para os desbravadores que querem ficar bem distantes da civilização e, de quebra, garantir um dos carimbos de passaporte mais bacanas que existem.

4. Franklin-Gordon Wild Rivers National Park, Austrália

Florestas isoladas são uma ótima alternativa para quem busca a tranquilidade em meio aos sons da natureza. O Franklin-Gordon Wild Rivers National Park fica no coração da Tasmânia, ilha que fica a 240 km da costa australiana. Além de tirar um tempo para meditar e relaxar, é possível apostar em programas cheios de ação, como o rafting e trilhas nas montanhas.

5. Puros, Namibia

Puros é tão isolada que é difícil até mesmo encontrar informações sobre a região. Essa é uma área desértica perfeita para aqueles que já estão acostumados a acampamentos. Por lá, um céu limpo e cheio de estrelas é capaz de recarregar as energias de qualquer um.

6. Yukon, Canadá

Oh, Canadá! As belíssimas paisagens canadenses são ainda mais impressionantes em Yukon, território que faz divisa com o Alasca e conta com temperaturas polares em boa parte do ano. Se você tem espírito de aventura pode explorar as montanhas, onde vai encontrar apenas ursos, coiotes e castores.

7. Estepe Mongol

A capital da Mongólia é caótica, mas ao dirigir por algumas horas em qualquer direção você vai se deparar com um dos mais belos campos que pode encontrar mundo afora. O Estepe Mongol é formado por imensas planícies verdes e poucas montanhas. É o plano perfeito para quem topa montar uma barraca no meio do nada e curtir apenas a natureza ao seu redor.

8. Salar de Uyuni, Bolívia

Mais um destino interessante pertinho do Brasil, o Salar de Uyuni fica na Bolívia e é considerado como a maior planície de sal do mundo – são 10.582 quilômetros quadrados! Ao visitar a região durante o inverno, você encontrará um enorme território branco e, se optar pelo verão, o degelo e as chuvas farão com que o chão molhado se transforme em um enorme espelho, criando um visual inesquecível.

9. Centro Vermelho, Austrália

Mais um território Australiano na lista, o Centro Vermelho é a imensidão do deserto acompanhado de algumas formações rochosas. Leve muita água e protetor solar para curtir um dos mais isolados locais do planeta.

10. Adamstown, Ilha de Pitcairn

Localizado na Ilha Pitcairn, no Pacífico Sul, esse vilarejo britânico conta com pouco mais de 50 habitantes e é considerada a menor capital do mundo. Não existe aeroporto no local, então, você precisa de um bom barco para chegar até lá. Também não existem hotéis ou hospedarias na cidade, então é preciso levar barracas ou encontrar uma acomodação em casas de moradores locais.

11. Ilha de Foula, Escócia

A Ilha de Foula, na Escócia, tem somente 31 moradores e paisagens de tirar o fôlego. Ao contrário de Adamstown, a cidade não possui um porto, mas conta com uma pista de pouso para aviões de pequeno porte. Como não existem fontes de energia elétrica, os moradores utilizam a energia eólica e solar para garantir o funcionamento dos sinalizadores para a orientação de aviões.

12. Bantam, Ilhas Cocos

Bantam é outro destino paradisíaco em nossa lista. A comunidade é a maior povoação das Ilhas Cocos, ou Ilhas Keeling, com cerca de 600 moradores. A região era inabitada até o século XIX e permanece sem muitos avanços da civilização até a atualidade. A principal atividade econômica da região não deve ser surpresa: o coco!

13. Tórshavn, Dinamarca

A capital das Ilhas Feroe, território da coroa dinamarquesa, é uma comunidade remota muito famosa por ter mais ovelhas do que humanos. Sua maior herança histórica vem da época em que os vikings dominavam a região.

14. Gangkhar Puensum, Butão

Uma enorme cadeia de montanhas na fronteira entre o Butão e o Tibete conta com a Gangkhar Puensum, possivelmente o ponto mais alto do mundo que ainda não foi alcançado pelo homem. Os desfechos trágicos das expedições fizeram com que o governo local proibisse o montanhismo na região, porém, ainda é possível aproveitar os lagos que cercam as montanhas. Com a proibição da prática do montanhismo, é bastante raro encontrar outras pessoas por lá, o que torna este um lugar ideal para quem não quer qualquer companhia.

15. Deserto do Atacama, Chile

É impossível negar: o Chile é um dos campeões em bons lugares isolados para conhecer, o que faz dele uma alternativa acessível para moradores de outros países da América do Sul. O Deserto do Atacama é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros que querem escapar dos grandes centros. Por lá, você pode realizar uma série de passeios, incluindo o famoso tour astronômico, onde o céu mais limpo do mundo é capaz de impressionar qualquer viajante.

PARA VOCÊ