Por Bruno Mendes
Atualizado em 14.07.22
Nem sempre a trip com a família ou com o grupo de amigos é a mais divertida. Há boas vantagens em viajar sozinho por diversas partes do planeta e inclusive pelo Brasil, esse nosso país com lugares distintos que agradam viajantes de todas as preferências. Se você tem dúvidas se vale a pena ou não viajar sozinho pelo Brasil, não seja pessimista. Nas cinco regiões há destinos muito bacanas para passeios badalados, introspectivos e com aquela aura de “experiência” que é sempre especial.
Publicidade
Que locais são esses? O Viajali elaborou uma lista com 15 opções para o viajante que gosta de metrópoles urbanas, recantos rústicos com praias paradisíacas, cidades históricas e muito mais. Programe a sua viagem e você não irá se arrepender!
A principal cidade histórica mineira é um marco da arquitetura barroca e é apreciada por turistas do Brasil inteiro em todos os meses do ano. Contudo, ainda que seja movimentada, conserva ares calmos e bucólicos, como se mantivesse um contato vivo com o passado colonial.
Grata alternativa de passeio ao viajante que deseja andar pelas ladeiras de pedra, visitar museus, igrejas dos séculos 17 e 18, comprar peças antigas nos antiquários e, claro, saborear a comidinha mineira nos charmosíssimos restaurantes. Visitar Ouro Preto é ter a oportunidade de conferir um valioso aprendizado histórico e se divertir bastante. Vale um passeio sozinho, sem dúvidas!
Pode até parecer óbvia a indicação do Rio de Janeiro como destino turístico pelo Brasil, mas a cidade maravilhosa é uma grata opção para quem vai viajar sem companhia, afinal tem um povo alegre e bastante receptivo. Se você pretende curtir os atrativos locais por conta própria e ao mesmo tempo se divertir com novos conhecidos, o Rio é o destino certo.
Dentre tantas atrações, a cidade tem praias movimentadas e calmas, casas de samba que sempre lotam e excelentes áreas de trilhas para quem não abre mão do contato com a natureza. Se você visitar ao Rio, vai voltar para casa com fotos de paisagens e da galera que conheceu no passeio. Pode acreditar!
A capital paranaense é um dos melhores exemplos de organização urbana e qualidade de vida entre as médias e grandes cidades brasileiras. Limpa e com muitas áreas verdes preservadas, Curitiba agrada visitantes com diferentes propósitos durante a estadia e também é um destino indicado a todos os que vão seguir viagem sem a companhia da turma, pois é bem sinalizada e com ótimo serviço de transporte. Poucas chances para perrengues.
Leve sua melhor máquina fotográfica e faça registros do Jardim Botânico ou do alto da Torre Panorâmica e contemple o Parque Tingui, Bosque Alemão e muitos outros parques de uma cidade que respeita a natureza. Ah, e se você gosta de comer bem e quer curtir a noite, é só ir ao Batel, bairro badalado e com diversas opções de casas noturnas e restaurantes.
Viajar sozinho para fazer cursos de todas as áreas possíveis, assistir a festivais exclusivos de música eletrônica, comer a melhor pizza do país (ou do mundo?), perder-se entre trocentos museus e boates, admirar os grafites. São Paulo é múltipla e as indicações citadas são poucas perto do que se pode esperar na principal metrópole da América Latina.
Publicidade
Engana-se quem credita a São Paulo o posto de cidade caótica e túmulo do samba. Ok, há trânsito intenso e alguma “confusão”, mas por lá também é possível encontrar calmaria e aproveitar toda a animação de um lugar que não tem nada de morto.
Se você deseja estar em contato com o que há de mais rico em música, cinema, fotografia, dança etc., viajar para Recife é, definitivamente, a melhor ideia. A cidade berço do maracatu, frevo e do manguebeat congrega atrativos que celebram o presente e o passado com muita exuberância, e é um dos principais polos culturais do Brasil.
Ir ao Recife Antigo, passear pela praia de Boa Viagem e sentir a brisa do rio Capibaribe ao caminhar pela tradicionalíssima Rua da Aurora são algumas dicas bem interessantes do que você pode fazer na capital pernambucana.
Caso a vontade seja sair de cidades grandes e andar entre igrejas e casas do século 17 e 18, tomar um café ou beber um chopp em um barzinho com arquitetura colonial e – caso tenha a oportunidade de ir em período certo – apreciar diferentes eventos, a viagem para Paraty, no Rio de Janeiro, é uma excelente pedida.
A cidade fluminense também tem praias bonitas e realiza diferentes eventos durante o ano, como a FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty), uma das mais importantes feiras literárias do país, onde ocorrem saraus, debates e palestras com escritores do mundo inteiro e apresentações musicais de MPB. Na época do evento, entre julho e agosto, a cidade fica muito cheia e por essa razão é indicado fazer a reserva do hotel com antecedência.
Jericoacoara está facilmente no top 10 das regiões mais bonitas do Brasil e é recomendadíssima ao viajante que quer desfrutar do ar fresco e mergulhar nas praias de águas mornas e calmas. E como uma hora ou outra é interessante viajar sozinho para se esquecer dos problemas, nada melhor do que encontrar novos ares nesse paraíso cearense.
Uma dica: coloque na mala um livro que você queira muito ler e desfrute página por página deitado nas redes erguidas na parte rasinha do mar.
Seguindo vibe similar de Jericoacoara, Trancoso é um delicioso recanto baiano e mesmo que tenha badalados resorts e seja muito visitada em todos os meses do ano, é um distrito calmo e super adequado a aquele passeio contemplativo, perfeito para fazer sozinho.
Caminhar entre as casinhas coloridas na região do quadrado, sentir o deleite visual único ao apreciar as falésias de toda a região e tomar banho em algumas das praias, são algumas atividades indicadas em uma das mais melhores atrações praianas da Bahia.
Publicidade
A proposta é unir calmaria à diversão, relaxamento a muito agito? Vá para Florianópolis, pois lá é viável conciliar momentos distintos com muita harmonia. A ilha da magia é uma cidade limpa, organizada e com praias que dispensam apresentação, como a Joaquina, Praia da Galheta e Praia Mole.
Vale a pena também andar pela cidade, ir ao Mercado Municipal, tirar fotos da ponte Hercílio Luz a partir da Avenida Beira Mar e muito mais. Floripa é muito encantadora e em um dia só, você encontrará opções irresistíveis.
Normalmente grupos de amigos, familiares ou colegas do trabalho marcam para ir a Foz do Iguaçu e conferir as famosas cataratas, mas esse é um passeio super indicado para quem vai seguir viagem na companhia de si próprio, na cara e na coragem, pois visitar a cidade paranaense é ter a chance de entrar em contato com a natureza, contemplando a fauna e a flora. Algo ótimo para se fazer sozinho.
Ainda que as cataratas sejam o mais famoso atrativo de Foz, a cidade tem o lindo parque das Aves e foi eleita em 2016, como um dos 10 melhores destinos, pelo Trip Advisor.
Atenção aventureiros solitários que amam fazer trilhas entre formações rochosas com grutas, cânions, cavernas, vales e surpreendentes mostras naturais. A Chapada Diamantina, situada em Lençóis, Andarai, Mucugê, Igatu e outras cidadezinhas charmosas e agradáveis, é o principal destino do Brasil param quem aprecia tais características geográficas.
Dicas especiais: é indicado seguir pelas trilhas da Chapada por intermédio do auxílio de guias turísticos e não deixe de fazer a travessia Vale do Pati, ir à Gruta da Pratinha e ser presenteado pelo pôr do sol do alto do Morro do Pai.
Bonito é sinônimo de ecoturismo no Brasil e um destino recomendado a quem deseja mergulhar em águas cristalinas, respirar o ar puro de um ambiente com tanto verde e aproveitar dia, tarde e noite um ambiente calmo, relaxante e, por que não, terapêutico?
Sabe quando você se sente estressado dos afazeres cotidianos e desejar tirar uns dias para fugir de tudo e encontrar a paz? Feche os olhos por dois segundos e pense em um cenário que cura todos os problemas. Com certeza a imagem no seu imaginário será semelhante a de Bonito, um local que corresponderá às suas expectativas!
Ah, o litoral sul da Bahia! Não tem como não ficar apaixonado diante de regiões tão lindas. Itacaré é dessas cidades boas para descansar e também fazer trilhas em direção às praias mais distantes e curtir esportes mais radicais, como o rafting.
A rua Pituba, na região central do município, tem lojas pequenas, bares que tocam músicas de ritmos distintos e muitas pessoas animadas e dispostas a curtir a noite inteira. Seja nessa parte urbana ou nos vilarejos mais distantes, nas praias e rios, Itacaré conserva um irresistível aspecto hippie. Admiravelmente rústico!
Mais litoral baiano, mais espetáculo. Porto Seguro é um show de belezas naturais, com as praias Curuípe, Taperaupã, Mundaí e é um exemplo em termos do show de ritmos pelo qual a Bahia é reconhecida e amada no Brasil e no mundo. Há barracas com áreas de apresentações musicais nas praias e muitos bares pela Passarela do Descobrimento.
O visitante também poderá adquirir peças de artesanato feitas pelos índios pataxós na praia da Coroa Vermelha e dá um pulinho no distrito de Arraial d’Ajuda, que é basicamente uma atração a parte. Você vai curtir e relaxar várias vezes durante o dia. Prepare-se.
Se é pra encerrar tem que ser de maneira especial, não acha? A décima quinta opção para viajar sozinho pelo Brasil não poderia ser outra, se não a inspiradora e ainda misteriosa região amazônica. O mais desafiador destino dessa lista põe o viajante em contato com uma floresta de proporções continentais e toda a fauna e flora que configuram a região norte do país.
Conheça tribos indígenas, faça uma trilha pela floresta nacional de tapajós, passeios de barco pelos rios e volte para casa renovado!
Viajar sozinho é garantir uma interessante oportunidade para conversar consigo mesmo – o que chamamos normalmente de reflexão – e surpreender-se diante de tantas maravilhas que esse mundão oferece, ou melhor, que o Brasil tem a oferecer. Faça suas malas!