30 cidades que você deve visitar ao menos uma vez na vida

Escrito por Dani Starck

Existem lugares que trazem experiências únicas, com peculiaridades que você não vai conseguir encontrar em outro canto do mundo. Nesta lista, citamos 30 cidades que merecem estar em sua viagem, que tem tudo para deixar saudades e que podem até mesmo mudar para sempre a sua vida.   

Continua após o anúncio

São lugares e paisagens variadas, com roteiros que enriquecem nossa bagagem cultural com história, natureza, arquitetura, arte, música e muito mais. Algumas coisas simplesmente não podem ser vistas apenas nos guias de viagem ou pela internet. Por isso, confira nossa seleção de cidades que merecem sua visita pelo menos uma vez na vida.

1. Paris – França

Ano após ano, Paris está entre as cidades mais visitadas do mundo e não é à toa. Passear pela capital francesa é se embebedar em arte, cultura, arquitetura, história e gastronomia. Museus com obras icônicas, como a Monalisa, no Louvre, e pontos turísticos românticos, como a Torre Eiffel, são apenas algumas das experiências que só a cidade à beira do rio Sena pode oferecer.

2. Nova York – Estados Unidos

Populosa, vibrante e sempre em movimento: assim é Nova York, uma cidade que vai muito além da visita a Estátua da Liberdade. Você poderá explorar seus bairros charmosos e cheios de estilo e entrar em cenários memoráveis de filmes e séries de TV. E, é claro, só lá é possível conferir os famosos musicais da Broadway.

3. Sidney – Austrália

Modernidade é a palavra para descrever Sidney, na Austrália. A cidade conta com prédios de arquitetura impecável e combina seu estilo de megalópole com uma relação intensa com a natureza. Você poderá praticar esportes radicais, surfe e ainda desfrutar de uma zona portuária remodelada e cheia de entretenimento.

4. Lisboa – Portugal

Lisboa é um lugar especial para os brasileiros, pois visitar esta cidade é mergulhar afundo na história do nosso país. Monumentos e museus contam um pouco de nossa identidade e você ainda poderá se perder pelas ruas históricas do bairro de Alfama, ouvir as lamentações tocantes do fado e desfrutar de uma gastronomia única, que vai muito além do bacalhau.

5. Amsterdam – Holanda

Arquitetura moderna que contrasta com o passado e um estilo de vida único podem ser encontrados em Amsterdam. A cidade das bicicletas e dos cafés oferece ótimos passeios e museus, e é capaz de deixar seus visitantes apaixonados e encantar aqueles que buscam liberdade de expressão e uma sociedade mais livre de preconceitos.

6. Copenhagen – Dinamarca

Se a Dinamarca nunca esteve em seus planos de viagem, talvez seja melhor repensar seus roteiros. Copenhagen é uma parada obrigatória para conhecer e se envolver com a história da família real do país e visitar seus inúmeros castelos, que mais parecem cenários de filme. Assim como em Amsterdam, seus habitantes não dispensam o uso da bicicleta e rodar pela cidade sobre duas rodas é um passeio imperdível.

7. Roma – Itália

Roma é uma experiência imperdível para os amantes de história, arte e religião. A eletrizante cidade italiana é um verdadeiro museu a céu aberto, com sítios arqueológicos e esculturas maravilhosas. Dentro dela, você ainda pode visitar o menor país do mundo: o Vaticano, casa da entidade máxima da igreja católica.

8. Istambul – Turquia

Estar em Istambul é visitar o cenário que marcou a divisão entre a Idade Média e a Idade Moderna, na queda de Constantinopla e fim do Império Romano do Oriente, no ano de 1453. A cidade que separa a Europa e a Ásia é recheada de história, cultura e religião, com uma população muçulmana. Você vai visitar monumentos bizantinos, palácios imponentes e mesquitas que estão entre as mais bonitas do mundo.

Continua após o anúncio

9. Berlim – Alemanha

A capital da Alemanha, que um dia foi dividida por um muro e se tornou o símbolo da Guerra Fria, hoje combina o antigo e o novo, em cenários vibrantes, cheios de história e modernidade. Berlim passou por guerras e segregações, mas não perdeu sua identidade e cultura. São mais de 150 museus para visitar e muita cerveja para beber.

10. Kyoto – Japão

Tóquio é certamente a primeira cidade que vem a cabeça quando pensamos no Japão, mas é nas ruas de Kyoto, longe dos imponentes prédios da capital, que você vai encontrar a essência da cultura e da religião no país. Lá você vai encontrar templos budistas inesquecíveis, com cenários de meditação, que fizeram com que a cidade fosse considerada um patrimônio da humanidade pela Unesco.

11. Cidade do Cabo – África do Sul

A África não poderia ficar de fora dessa lista e é a Cidade do Cabo a primeira representante do continente em nossa seleção. A capital da África do Sul combina história e natureza em uma mesma viagem, com belas praias e montanhas, mas também mostra em seus bairros os diferentes povos que compõe o país do inspirador Nelson Mandela.

12. Rio de Janeiro – Brasil

Um país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza. A cidade do Rio de Janeiro é capaz de sintetizar as palavras de Jorge Ben Jor sobre o Brasil. Temos calor e praias belíssimas, o Cristo Redentor e seus braços abertos sobre a baía de Guanabara, florestas e morros sem fim. O Rio pulsa, canta e encanta, e uma visita a esta cidade vai deixar você com vontade de voltar sempre.

13. Buenos Aires – Argentina

Deixe a rixa entre argentinos e brasileiros dentro do campo de futebol. Buenos Aires é um passeio imperdível, com suas ruas charmosas, bairros que contrastam o novo e o velho e uma infinidade de cafés deliciosos. O tango e a gastronomia são experiências únicas e a forte veia política e história dos portenhos deixam a viagem ainda mais interessante.

14. Barcelona – Espanha

Barcelona é o lugar da liberdade, da beleza e das formas encantadoras de Gaudí. Suas ruas exalam cultura e a forte identidade da Catalunha está por todos os cantos, pautando o espírito de união de seu povo. A Sagrada Família é uma obra prima em eterna construção, que tira o fôlego de seus visitantes. E, é claro, uma passada no Camp Nou para ver Messi e companhia em campo também é um programa obrigatório.

15. Praga – República Tcheca

Praga é mais uma das cidades da lista que vai colocar você dentro de cenários de fantasia, com seus imponentes castelos e arquitetura que combina os estilos gótico e renascentista. A capital da República Tcheca ainda oferece atrações para os fãs de literatura, como o museu de Franz Kafka.

16. Bangkok – Tailândia

A capital da Tailândia parece enfeitiçar seus turistas, com cultura rica e a estranha combinação entre beleza e caos. De um lado, temos verdadeiros arranha-céus e modernos centros de compra, de outro, um mercado flutuante que parece ter parado no tempo e centenas de templos budistas. Outro ponto imperdível de uma visita à Bangkok é sua rica (e picante!) gastronomia.

17. São Petersburgo – Rússia

São Petersburgo é uma cidade que simboliza bem todas as mudanças pelas quais a Rússia passou em sua história. Foram diferentes nomes, regimes e governantes e toda essa carga histórica pode ser vista em suas ruas e palácios. Além disso, a cidade abriga um dos principais museus de arte do mundo — o Hermitage.

18. Londres – Inglaterra

Música e cultura são as palavras que vêm à cabeça quando pensamos na capital da Inglaterra, com suas bandas icônicas e museus de muita qualidade. No entanto, toda a modernidade londrina contrasta com o tradicionalismo da família real, que tem simpatizantes e súditos ao redor do mundo. Uma cidade recheada de pontos turísticos emblemáticos e que merece sua visita.

19. Cidade do México – México

Uma das cidades mais populosas do mundo, com mais de 19 milhões de habitantes, a Cidade do México tem arquitetura colonial imponente, que conta uma parte da história dos espanhóis da América. Além disso, ela tem um dos santuários mais visitados do mundo (Basílica de Guadalupe) e a icônica Casa Azul, onde Frida Kahlo morou com Diego Rivera e hoje está o museu mais importante sobre a obra da artista.  

20. Marrakech – Marrocos

Marrakech promete uma visita inesquecível aos seus viajantes. Conhecer esta cidade é embarcar em uma cultura totalmente diferente, de costumes marcantes e onde a religião tem um papel importante. Você também vai passar por uma experiência gastronômica rica e peculiar, vai sentir a amplitude térmica do deserto e pode encontrar alguns dos resorts mais luxuosos do mundo.

21. Veneza – Itália

Veneza é mais uma cidade italiana em nossa seleção, mas que não poderia ficar de fora. Suas paisagens emblemáticas, os passeios de gôndola e o clima romântico são experiências únicas. São mais de cem ilhas interligadas por diversas pontes, em verdadeiros labirintos para você se encantar e, porque não, se perder.

22. Budapeste – Hungria

O Castelo de Buda, o Parlamento Húngaro, o interessantíssimo Museu do Terror: essas são apenas algumas das atrações que você poderá conhecer em Budapeste, a cidade que fica às margens do rio Danúbio. O rio, aliás, é um dos responsáveis pela bela arquitetura da cidade, com pontes lindíssimas que ligam um lado ao outro.

23. Cartagena das Índias – Colômbia

Ponto estratégico da colonização espanhola na América do Sul, Cartagena e sua cidade murada é um destino romântico e vibrante. A beleza de suas ruas estreitas e a arquitetura colonial contrasta com seus arquipélagos belíssimos no mar do Caribe, combinando história e natureza em um destino inesquecível.

24. Dubai – Emirados Árabes

Dubai é sinônimo de luxo, arquitetura e modernidade. Em pleno deserto, ela traz edifícios de estilo arrojado que contrastam com a natureza local. Entre uma visita a um dos prédios mais altos do mundo e compras nas lojas mais caras que você vai conhecer, também poderá desfrutar de hotéis incríveis e visitar belas mesquitas.

25. Florença – Itália

Mais um destino italiano em nossa lista, mas com todos os atributos que merecem a indicação. A bela cidade de Florença é um dos lugares mais visitados do país e fica na região da Toscana, responsável pela definição do idioma oficial da Itália. A cidade não só é rica em beleza, mas como em cultura, por conta de figuras emblemáticas como o escritor Dante Alighieri.

26. Agra – Índia

Você pode não conhecer esta cidade por seu nome, mas certamente conhece seu principal ponto turístico. É em Agra, na Índia, que fica o templo Taj Mahal, uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, que foi construído como uma prova de amor de um imperador mongol para sua esposa que morreu no parto de um de seus filhos.

27. Atenas – Grécia

Passeio obrigatório para os amantes de história, Atenas, na Grécia, é um grande sítio arqueológico a ser explorado por seus visitantes. A Acrópole e o Parthenon são apenas alguns dos pontos de visitação que encantam os turistas. O berço da civilização ocidental também oferece rica gastronomia.

28. Cusco – Peru

Tanto Lima quando Cusco merecem sua visita, mas é a proximidade das ruínas de Machu Picchu que fazem com que esta cidade peruana seja uma atração imperdível. A cidade foi capital do Império Inca e suas ruas trazem construções coloniais espanholas que se misturam ao que foi erguido pela antiga civilização que ali viveu.

29. Nova Orleans – Estados Unidos

São muitas as cidades dos Estados Unidos que merecem uma visita, mas nenhuma delas tem um contexto histórico tão rico e latente até os dias atuais como Nova Orleans. A cidade respira música, com as sessões de jazz na Bourbon Street e o animado festival Mardi Gras. Você vai encontrar toques da breve colonização francesa, a forte e rica cultura negra do sul do país e uma cidade que renasceu depois do Furacão Katrina.

30. Jerusalém – Israel

Jerusalém é uma mistura de religiões que resulta em conflito, misticismo e muito contraste. Ponto de interesse para católicos, judeus e muçulmanos, a cidade respira turismo e é uma das mais antigas do mundo. Um local de combate, mas também de reza e de lugares importantes para os religiosos.