O que fazer no Cairo: guia completo para curtir a capital do Egito

Escrito por Sheila Almendros

A cidade do Cairo é uma das mais antigas do mundo, criada em 116 a.C. pelos romanos para servir de fortaleza persa nos arredores do Rio Nilo. Este destino histórico é a 13ª metrópole com o maior índice populacional, somando pouco menos de 8 milhões de habitantes, e tem como idioma oficial o árabe egípcio.

Por preservar muito de sua história, o Cairo chama a atenção de turistas de todo o mundo, que querem conhecer de pertinho as suas misteriosas pirâmides e cultura composta pelo antigo e o moderno.

Mapa do Cairo

A cidade do Cairo está localizada às margens do Rio Nilo. É a maior cidade do Egito e também da África, e por isso, possui o segundo aeroporto mais movimentado do continente, o Aeroporto Internacional do Cairo (perdendo somente para o de Joanesburgo).

Como chegar

Não existe voo direto do Brasil para o Egito. As empresas aéreas que oferecem viagens com conexões em países europeus são KLM, British Airways, Lufthansa, Air France, Qatar e Emirates. Vale lembrar que brasileiros precisam de visto de entrada única para o Egito, que custa R$ 115 e tem validade de 90 dias.

O que fazer no Cairo

Conhecer a capital do Egito garante uma experiência incrível na sua viagem e as atrações são as grandes responsáveis por isso. Confira opções para preencher o seu roteiro:

1. Pirâmides de Gizé

Dedique um dia inteiro para conhecer a principal atração do Cairo, que fica a pouco mais de 10 km do centro da cidade. A necrópole é formada por 3 pirâmides (Quéops, Quéfren e Miquerinos) e o complexo ainda conta com outros monumentos populares, como a Grande Esfinge e a Tumba da Rainha Khentkaus I.

Para conhecer as Pirâmides de Gizé sem tumultos, é melhor chegar cedo. Não deixe de se hidratar com bastante água, principalmente se o seu ingresso incluir a entrada nas pirâmides, pois, além de quente, a experiência pode ser claustrofóbica.

  • Endereço: Al Haram, Giza Governorate.
  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 8h às 17h.
  • Valor de entrada: entrada no complexo da Necrópole de Gizé, 80 LE; em Queóps, 200 LE; em Miquerinos, 60 LE, no Museu da Barca, 60 LE. O ingresso ilimitado para todas as atrações custa 400 LE.

2. Museu do Cairo

Também chamado de Museu Egípcio, esta atração é uma parada obrigatória para quem deseja conhecer mais da história do Cairo. Inaugurado em 1902, o local preserva mais de 130 mil artigos expostos, entre joias, papiros, múmias bem conservadas, a máscara de Tutankhamon, entre outras preciosidades.

  • Endereço: Tahrir Square rd Tahrir Square.
  • Horário de funcionamento: de segunda a quarta das 9h às 19h. Quintas e domingos das 9h às 21h. Sextas e domingos das 9h às 16h.
  • Valor de entrada: adultos pagam 180 LE; meia-entrada, 90 LE (a partir das 17h30 é cobrada meia entrada); sala das múmias, 150 LE (estudantes pagam 75 LE); câmara de fotos, 50 LE.

3. Rio Nilo

O famoso Rio Nilo corta toda a cidade do Cairo e o melhor local para admirá-lo é no bairro de Zamalek – há diversos hotéis por ali que oferecem uma vista privilegiada dessas águas tranquilas. No bairro, ainda é possível contratar passeios de barco pelo Nilo por apenas 5 LE.

4. Khan el-Khalili Bazaar

Este grande mercado a céu aberto reúne todos os tipos de mercadorias que você pode imaginar: roupas, calçados, brinquedos, comidas, lembrancinhas, tapetes e mais uma infinidade de opções que transformam o Khan el-Khalili Bazaar em uma atração tradicional do Cairo. Nem todos os artigos possuem qualidade significante, mas vale o passeio para conhecer um pouco mais da cultura e costumes locais.

5. Pirâmide de Djoser

Esta é a pirâmide mais antiga do mundo, construída em formato de degraus entre 2630 a 2611 a.C. Ela não é tão famosa como o complexo de Gizé, mas é considerada o maior cemitério arqueológico do Egito, com 6 km de comprimento e 62 m de altura. Seu acesso é promovido pelas agências de turismo da região, que garantem não só o transporte até o local, mas também o acesso a todas as estruturas funerárias do entorno.

  • Endereço: Saqarah, Al Badrashin, Guizé.
  • Horário de funcionamento: todos os dias das 8h às 17h (os horários podem mudar durante a Festa do Sacrifício).
  • Valor de entrada: 120 LE.

6. Cidadela do Cairo

A Cidadela do Cairo foi fundada em 1176 e serviu como sede do governo egípcio por mais de 700 anos. O local fica um pouquinho mais afastado do centro da cidade, mas vale a visita para conhecer muralhas, torres, portões de acessos, teatros, mesquitas, museus, entre outros edifícios históricos surpreendentes que existem por ali.

7. Mesquita de Muhammad Ali

Uma das mesquitas presentes na Cidadela do Cairo é a de Muhammad Ali, erguida entre 1318 e 1335 e a única construção mameluca ainda existente na região. O edifício possui detalhes arquitetônicos surpreendentes e durante a visita é necessário que mulheres cubram a cabeça com um véu.

  • Endereço: Al Abageyah, El-Khalifa, Cidadela do Cairo.
  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 8h às 17h.
  • Valor de entrada: gratuito.

8. Parque Al Azhar

Como um antigo lixão pode ser transformado em um dos parques mais lindos da cidade? É só você visitar Al Azhar para conferir com seus próprios olhos! O local passou por uma grande revitalização durante 7 anos e hoje abriga um dos mirantes mais disputados para assistir ao pôr do sol.

Durante a obra do parque, uma muralha do século XII foi descoberta quase intacta, com algumas pedras valiosas e textos hieroglíficos. Além de apreciar 655 mil plantas e árvores, três grandes reservatórios de água doce, um parque infantil, museu, dois restaurantes e dois cafés, você ainda poderá conhecer de pertinho mais uma preciosidade histórica.

  • Endereço: Salah Salem St, El-Darb El-Ahmar.
  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 9h às 22h.
  • Valor de entrada: gratuito.

9. Torre do Cairo

Os 185 metros de altura da Torre do Cairo oferecem uma vista mais que privilegiada: de um lado os prédios contrastando com a visão rochosa de Muqattam Hills, do outro as pirâmides demarcando os limites da cidade e o início do deserto, e o Rio Nilo cortando a paisagem. A hora mais disputada pelos turistas para subir ao topo da torre é durante o pôr do sol e, apesar das grandes filas, o espetáculo faz valer a espera.

  • Endereço: Zamalek, Cairo Governorate.
  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 9h à 1h.
  • Valor de entrada: 200 LE.

Conhecer os pontos turísticos do Cairo certamente será uma experiência única para a sua viagem, afinal de contas, a atmosfera histórica da cidade é surpreendente!

Melhor época para visitar o Cairo

iStock

As estações mais frescas no Egito são a primavera (de março a maio) e o inverno (de novembro a março) com temperaturas máximas de 25ºC durante o dia. É o período ideal para passeios ao ar livre e nos arredores das pirâmides. Durante a noite esfria bastante, com temperaturas médias de 10ºC.

Já no verão, de junho a outubro, os termômetros marcam altas temperaturas, passando dos 40ºC durante o dia. Mesmo na estação mais quente, as noites são sempre frias. Ah! E não espere chuvas refrescantes no Cairo: por lá só chove duas vezes por ano!

O que comer no Cairo

iStock

Com forte influência árabe, a gastronomia egípcia conta com kebabs, falafels feitos com fava no lugar do grão-de-bico e o kushari, encontrado facilmente em todos os restaurantes e barracas de rua. Para adoçar o seu paladar, conte com pão de pita, baklava e kanafeh, sobremesas típicas do Oriente Médio.

Mas, se em algum dia da sua estadia bater a vontade de fugir um pouco da comida regional, conte com algumas fast food populares, como Pizza Hut e o McDonalds, com o Big Mac mais barato do mundo.

Onde ficar no Cairo

Você encontrará diferentes opções de hospedagem no Cairo, que variam de acordo com o seu perfil e orçamento. Confira boas sugestões a seguir:

Osiris Hotel – $

Sabe aquela famosa frase “simples, mas de coração”? Pois o Osiris Hotel faz jus a este jargão. Quem já se hospedou por lá garante que o serviço oferecido te faz se sentir em casa e o conforto dos quartos é garantido com camas aconchegantes, ar-condicionado e wi-fi gratuito. O café da manhã também está incluso.

  • Endereço: 49 Noubar St, Bab Al Louq, Abdeen.

Novotel Cairo El Borg – $$

A ótima localização e modernidade da estrutura do Novotel Cairo chama bastante a atenção dos viajantes mais exigentes e apresenta um custo-benefício excelente. As acomodações 4 estrelas possuem ar-condicionado, wi-fi gratuito e uma bela vista da cidade; as áreas comuns contam com piscina, restaurante e estacionamento.

  • Endereço: 3 Saraya El، Gezira St.

Hilton Cairo World Trade Center Residences – $$$

Com decoração clássica e quartos amplos, o Hilton Cairo World Trade Center Residences é a opção ideal não só para quem deseja ficar próximo do centro da cidade, mas também para famílias que desejam se hospedar juntos, já que algumas acomodações contam com camas de casal e solteiro, escritório, sala de estar, sala de jantar, uma espaçosa varanda, cozinha equipada e lavabo. Uma estrutura completa para todos se instalarem com o devido conforto.

  • Endereço: 1191 Nile Corniche, Souq Al ASR, Bulaq.

Renaissance Cairo Mirage City Hotel – $$$

A estrutura 5 estrelas do Renaissance Cairo é um colírio para os olhos de qualquer viajante. Além da enorme piscina, conte com wi-fi, estacionamento e café da manhã gratuitos, atendimento de primeira e restaurante no local.

  • Endereço: Ring Road Mirage City, Cairo Governorate.

Sofitel Cairo El Gezirah – $$$$

Só existe um risco que você correrá caso se hospede no Sofitel Cairo El Gezirah: pode ser que você não queira sair do hotel! As acomodações 5 estrelas podem ser até o chamariz do estabelecimento, mas a piscina com vista para o Rio Nilo é um espetáculo a parte! Conte ainda com todas as regalias já esperadas: café da manhã, wi-fi e estacionamentos gratuitos. Vale cada centavo investido!

  • Endereço: 3 El Thawra Council St, Zamalek Downtown El Orman.

Da simplicidade ao luxo, as hospedagens sugeridas garantem o mais imprescindível: o conforto.

Como se locomover no Cairo

iStock

Para se locomover pelos principais bairros do Cairo, você poderá contar com o metrô, que além de barato (3 LE, o equivalente a R$ 0,20 por bilhete) é também bastante rápido e funcional. Para passeios mais distantes do centro, como as pirâmides, por exemplo, Uber e aplicativos de táxi valem bastante a pena, pois não custam muito caro – só fuja dos motoristas que oferecerem preço fechado de viagem!

Dicas para quem vai visitar o Cairo

Assista aos vídeos a seguir para conhecer mais do Cairo – seus costumes, pontos turísticos e dicas para garantir que a sua viagem seja sensacional:

Passeando pela capital do Egito

Veja como este casal curtiu a sua viagem ao Cairo da melhor maneira, visitando os principais pontos turísticos, o que e como pediram em um restaurante popular, e como essa experiência os aproximou do mundo islâmico, da cultura árabe e também muçulmana.

Conhecendo o Khan el Khalili

Neste vídeo, você passeará junto com a vlogueira pelo Khan el Khalili, o mercado mais popular do Cairo. Veja quais são as lojas, as opções de compras e anote algumas dicas importantes do local.

Como tirar visto para o Egito e mais dicas

Dúvidas sobre como fechar a sua viagem para o Cairo? Assista este vídeo para tirar as dúvidas mais frequentes – como tirar o visto, com encontrar as melhores passagens, entre outras informações valiosas.

Dicas anotadas? Tenha certeza de que sua viagem ao Cairo será, definitivamente, uma das férias mais inesquecíveis de sua vida!

15 fotos do Cairo para arrancar o seu fôlego

Apaixone-se pelos cliques mais impressionantes encontrados no Instagram:

1. Os simpáticos camelos serão figuras carimbadas em sua viagem ao Cairo

2. Afinal de contas, eles representam muito da cultura local

3. Assim como as famosas e misteriosas pirâmides

4. No Museu Egípcio, você conhecerá muito da história do país

5. E encontrará diversas paisagens distintas ao longo do Rio Nilo

6. As mesquitas não podem faltar em seu roteiro

7. E acredite, você se surpreenderá com a grandiosidade dessas construções

8. Cada uma contará um pouquinho da história do Cairo

9. E como a cidade se tornou o maior município da África

10. E também a cidade mais populosa

11. Do alto, o Cairo até parece um pouco místico

12. E em chão firme, a impressão é de que muitas histórias já aconteceram por lá

13. Em cada lugar você conhecerá um pouco desta cultura tão diferente da nossa

14. E se sentirá dentro dos livros de história

15. Não é mesmo, camelinho?

O Cairo é o destino ideal para quem deseja desbravar novas culturas, costumes e comportamentos. Aventure-se na capital do Egito e volte com os melhores registros da terra das pirâmides.

PARA VOCÊ