Por Maria Eduarda
Atualizado em 17.01.23
Apelidada de “cidade morena”, por conta de sua terra avermelhada, Campo Grande, a capital de Mato Grosso do Sul, é um lugar incrível para morar e visitar. Além de ter uma ótima estrutura urbana, há muitos parques, áreas verdes e pontos turísticos encantadores. Vale lembrar que o fuso-horário é de uma hora a menos em relação ao horário de Brasília, então, quando estiver preparando a sua viagem, não esqueça de arrumar os relógios. Agora, que tal descobrir tudo o que tem para conhecer por lá?
Publicidade
Localizada na região Centro-Oeste, Campo Grande é a capital do Mato Grosso do Sul e a cidade mais populosa do estado, com mais de 900 mil habitantes. Além de ser um município carregado de história e atrativos turísticos, é muito visitado por ser o principal acesso à Bonito (297km), seguindo pelas cidades de Aquidauana (141km), Miranda (211km) e Corumbá (427km).
O jeito mais fácil e rápido de chegar à cidade é pelo Aeroporto Internacional de Campo Grande (CGR), que recebe voos de todas as capitais do país, incluindo viagens diretas de Brasília e São Paulo, com duração de 1h40. Além disso, ele fica localizado próximo ao centro, facilitando o deslocamento até os principais pontos turísticos e hotéis.
Caso esteja procurando uma alternativa mais barata, também é possível acessar o município pelo Terminal Rodoviário de Campo Grande, que possui uma estrutura moderna, com mais de 25 plataformas de embarque e desembarque, lanchonetes, bancas e pontos de táxi.
Por fim, você ainda pode fazer o percurso de carro. Partindo de São Paulo, a viagem dura em torno de 12h e percorre uma distância de aproximadamente 1000 km pelas BR-116, BR-374 e BR-267. Independente da maneira escolhida, o mais importante é conhecer essa capital maravilhosa. Aproveite!
Para montar um roteiro completo e visitar os lugares mais interessantes de Campo Grande, conheça os melhores atrativos da cidade, onde estão localizados e tudo que eles têm a oferecer.
Um dos pontos turísticos imperdíveis da cidade é o Parque das Nações Indígenas. Ele funciona todos os dias das 06h às 20h, e possui uma extensa área verde com 119 hectares. É um lugar muito bonito e tranquilo para praticar atividades físicas ou apenas relaxar no gramado. Aproveite para apreciar o lago que embeleza o lugar e as diversas espécies de animais que vivem por lá, incluindo capivaras, quatis, araras, tucanos e muitas outras.
Publicidade
Ainda dentro do Parque das Nações Indígenas, é possível visitar o MARCO – Museu de Arte Contemporânea. No local, há mais de 1500 obras de artistas sul-mato-grossenses. A entrada é gratuita e o local fica aberto de terça-feira a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, e aos finais de semana das 14h às 18h. Reserve pelo menos uma hora para explorar as cinco salas de exposições, algumas com acervo fixo e as outras com mostras temporárias superinteressantes.
Fundado há 70 anos, o Museu das Culturas Dom Bosco é um espaço que encanta adultos e crianças. Ele também está localizado no Parque das Nações Indígenas. Seu acervo inclui uma exposição de Ciências Naturais, com uma coleção de animais da fauna brasileira empalhados, além de vários fósseis e minerais. Além disso, há mais de 5.000 peças de artesanato de diferentes culturas indígenas, que contam um pouco da história desses povos. O valor da entrada inteira é de R$ 10 e o funcionamento ocorre de terça-feira a sexta-feira, das 8h às 16h30, e aos sábados, das 14h às 17h30. Vale a pena a visita!
A última atração dentro do Parque das Nações Indígenas, mas não menos importante. O Bioparque Pantanal ou Aquário do Pantanal foi inaugurado em abril de 2022 e é considerado o maior aquário de água doce do mundo. Sua estrutura tem 19 mil metros quadrados, 31 tanques de água doce e mais de 220 espécies de animais marinhos. Agende sua visita pelo site.
Todo turista precisa tirar uma foto na Praça das Araras. Esse ponto turístico ficou famoso por conta das três esculturas de araras, obra do artista plástico Clair Ávila, criadas para incentivar a preservação das espécies em extinção. Ela está localizada no cruzamento com a Rua Dom Aquino, no bairro Amambaí, e conta com uma quadra e parquinho infantil, ideal para um passeio com a família ou amigos.
A praça Pantaneira é uma boa parada para quem está com crianças. Por lá, você vai encontrar várias esculturas de animais silvestres, criadas pelo artista plástico Levi Batista, ótimas para brincar e tirar fotos. Aproveite para descansar ou fazer um piquenique. O endereço é Rua Vinte e Cinco de Dezembro, 230, e a praça fica bem próxima à prefeitura da cidade.
A Morada dos Baís se tornou um Patrimônio Histórico e Cultural da cidade, pois é o primeiro edifício em alvenaria de Campo Grande. Ele foi construído em 1918, e era a casa da família de Bernardo Franco Baís, um fazendeiro e comerciante da época. Atualmente, o local se tornou um museu, gerenciado pelo SESC/MS. O espaço conta com exposições de arte, bares e muita música ao vivo na área externa.
Para conhecer mais da culinária local e fazer ótimas compras, nada melhor do que um passeio pelo Mercadão Municipal de Campo Grande. Ele é formado por várias barracas, com muita variedade de comidas típicas e artesanatos. Você encontrará boas ervas de tereré, pastéis com sabores inovadores, queijos, doces e muitas outras coisas. Está localizado próximo à Morada dos Baís, na Rua Sete de Setembro, nº 65, com funcionamento de segunda-feira a sábado, das 6h30 às 18h, e aos domingos, das 6:30 às 12h.
A Cachoeira do Céu fica a 15 km da capital. Um ponto turístico indicado para se conectar com a natureza e se refrescar do calor sul-mato-grossense. É possível estacionar o carro em uma propriedade próxima ao local, mas, para isso, é necessário encarar uma trilha leve até a cachoeira. Se estiver procurando por um pouco mais de aventura, algumas empresas vendem passeio com rapel.
Não faltam opções de passeios na cidade morena! Agora, é só organizar seu roteiro direitinho para conhecer todas essas belezas. Entretanto, é importante estar cheio de energia para aproveitar ao máximo cada atividade. A seguir, veja onde garantir uma boa noite de sono.
Publicidade
Em uma metrópole extensa como Campo Grande, com muitas variedades de hotéis e pousadas, escolher onde se hospedar pode ser um desafio. Por isso, a seguir, confira algumas opções incríveis que cabem em todos os bolsos.
Para escolher a melhor opção, leve em consideração a que fica mais próxima dos lugares que deseja conhecer. Assim, é possível otimizar o roteiro e aproveitar muito mais.
Enquanto não chega o seu dia de visitar Campo Grande, confira algumas fotos apaixonantes da cidade. Com certeza, esse destino ficará marcado na sua memória:
Aproveite sua viagem para Campo Grande e dê uma passadinha na cidade vizinha. Há muitos passeios em Bonito, principalmente para quem ama ecoturismo. Vale a pena conhecer!