Conheça a Gruta do Lago Azul, um monumento natural em Bonito (MS)

A Gruta do Lago Azul é um dos destinos mais encantadores do Mato Grosso do Sul, sendo uma das maiores cavernas inundadas do mundo. O local apresenta formações geológicas desenhadas pela natureza e um lago de águas cristalinas que encanta os visitantes. A seguir, confira mais detalhes deste belo monumento natural.

Publicidade

Índice do conteúdo:

Onde fica a Gruta do Lago Azul

A Gruta do Lago Azul está localizada em Bonito, no estado do Mato Grosso do Sul. Ela fica a 22 km do centro da cidade, 90 km de Bodoquena e 318 km de Campo Grande. Sendo assim, a gruta pode ser um dos passeios para quando visitar Bonito, entre as outras atividades que podem ser realizadas na região.

Como chegar

É fácil chegar à Gruta do Lago Azul. A melhor forma é ir de carro, partindo do centro de Bonito. O acesso é pela MS-382 em uma viagem curta de aproximadamente uma hora. Se preferir, você também pode alugar um carro e, assim, aproveitar melhor o passeio.

Também é importante lembrar que é muito comum os visitantes chegarem ao destino por meio de agências de turismo credenciadas. Essa opção, além de garantir mais facilidade na viagem, pode combinar mais destinos da região em um mesmo passeio.

História da Gruta do Lago Azul

A Gruta do Lago Azul foi descoberta em 1924, por um índio Terena. Desde então, o atrativo ficou conhecido pelo seu grande valor histórico e natural. Por este motivo, o local foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Segundo historiadores, a Gruta do Lago Azul começou a se desenvolver através de rochas que se formaram no período Neoproterozóico, cerca de 580 a 540 milhões de anos atrás. Nesse sentido, as paisagens que hoje formam a região teriam se originado há pelo menos 60 milhões de anos.

Atualmente, a caverna é conhecida como uma das mais importantes do país e reúne formações geológicas únicas, presença de fósseis de mamíferos da era glacial e minerais raros. Além disso, o destino é o habitat de animais que só existem no local, como pequenos crustáceos que habitam o lago subterrâneo da caverna.

Publicidade

Dicas e informações importantes sobre a Gruta do Lago Azul

Para garantir que a sua visita à Gruta do Lago Azul seja única, é preciso estar por dentro de dicas úteis sobre ela. Por isso, confira o que você precisa saber para passear por lá:

1. Entrada

Os ingressos para conhecer a Gruta do Lago Azul têm valores diferentes ao longo do ano, por isso é importante ficar atento à época que você pretende viajar. Na alta temporada, os ingressos custam R$ 130 e, na baixa temporada, R$ 90. Os ingressos podem ser comprados em agências de turismo locais. Entretanto, sempre é bom entrar em contato com os responsáveis, pois os preços podem mudar.

2. Estrutura

O parque que abriga o destino oferece uma boa infraestrutura aos visitantes. No local você vai encontrar estacionamento, banheiros, vestiários e área de descanso. Além disso, o espaço é todo adaptado para receber PcDs.

3. Aspectos naturais

A Gruta do Lago Azul é conhecida pelo seu grande valor histórico e paisagístico, por isso, o local é considerado uma das cavernas inundadas mais importantes do Brasil. Ao todo, a cavidade possui 50 m de extensão e uma profundidade de 86 m, que é a distância máxima já alcançada por mergulhadores no local.

4. O passeio

O passeio até a Gruta do Lago Azul tem início com uma pequena trilha ecológica de 300 m que leva até a entrada da caverna. Ao chegar no local, é preciso descer uma escadaria com cerca de 300 degraus. Durante a descida, o visitante pode fazer algumas paradas para relaxar e tirar fotos e todo o percurso é orientado por um guia que descreve as principais características da atração. Todo o programa dura, em média, 1 h e 20 min.

5. Cor da água

A Gruta do Lago Azul também chama a atenção pela beleza natural da água. Um fato curioso é que a cor do lago, principal atração da caverna, é cristalina e não azul. A coloração azulada ocorre apenas com a incidência da luz solar combinada com minerais presentes na água.

6. O que levar e o que vestir

Para aproveitar melhor o atrativo é preciso estar bem-preparado. Por isso, leve repelente, protetor solar e câmera fotográfica para o passeio. Para vestir, opte por roupas leves e confortáveis. Além disso, é obrigatório usar tênis e capacete durante a visita.

7. Quando ir

O melhor momento para conhecer o destino é no inverno, pois este período é o mais seco na região e não chove. Já a época de melhor luminosidade no interior da caverna é no período mais chuvoso, entre novembro e janeiro. Para ter sucesso no passeio, é melhor consultar a previsão do tempo antes do dia da viagem.

8. Descoberta histórica

Um dos fatos que torna a Gruta do Lago Azul um destino bastante visitado no estado foi a descoberta de fósseis de animais. Em 1992, um grupo de mergulhadores encontrou fósseis de mamíferos, como o tigre-dentes-de-sabre e a preguiça gigante. Os animais viveram no período geológico do Pleistoceno (a famosa “Era do Gelo”), há cerca de 6 mil a 15 mil anos atrás. Atualmente, a descoberta representa um grande feito para a paleontologia nacional.

Publicidade

9. Mergulho

Por fim, é importante saber que, por uma questão de segurança, não é permitido praticar mergulho na Gruta do Lago Azul. No entanto, caso você queira aproveitar as águas cristalinas da região, você pode visitar outros destinos próximos, como a Nascente Azul, em Bonito. O local é ideal para praticar flutuação.

A partir de todas essas informações, com certeza a sua viagem será perfeita. Anote todas as dicas e esteja preparado para admirar um dos destinos mais bonitos da região.

10 fotos lindas da Gruta do Lago Azul para você admirar

Até aqui, você está munido de ótimas dicas para conhecer a Gruta do Lago Azul. Mas, que tal conferir uma série de registros do local para se apaixonar ainda mais?

1. Bem-vindo à Gruta do Lago Azul

2. O destino perfeito para quem busca contemplar belas paisagens

3. Se conectar com a natureza

4. E fazer descobertas incríveis

5. A Gruta do Lago Azul é uma das mais belas do país e tem cenários de encher os olhos

6. No local, você pode conhecer formações geológicas de milhares de anos

7. E admirar um lago encantador

8. Além disso, a atração guarda cenários impressionantes

9. Pronto para fazer uma expedição marcante em sua próxima viagem?

10. Não tenha dúvidas que um passeio incrível te espera em Bonito

Os registros fotográficos anteriores realmente são de tirar o fôlego, não é? Agora é a sua vez de fazer as suas próprias fotos e eternizar esse belo destino.

Publicidade

Vídeos sobre a Gruta do Lago Azul para inspirar ainda mais a sua viagem

Por fim, confira a seleção de vídeos que mostram mais detalhes das belezas que cercam a Gruta do Lago Azul. Os vlogs trazem curiosidades e dicas que certamente vão complementar o seu roteiro. Acompanhe:

Passeio até a Gruta do Lago Azul

Nesse vídeo, uma visitante mostra como é o passeio guiado até a gruta. Ela traz informações valiosas sobre a caverna, assim como informações históricas do local. Vale a pena assistir, pois a viajante também dá um feedback importante sobre toda a aventura.

Um pouquinho mais sobre a Gruta do Lago Azul

Aqui, você vai conferir outro passeio incrível pela caverna e conhecer um pouquinho mais das suas belezas. O vídeo traz informações de como chegar a atração, dicas e curiosidades. Vale a pena assistir, pois o vlog também tem imagens lindas.

Conheça também a Gruta de São Miguel

A Gruta de São Miguel fica próxima da Gruta do Lago Azul, então também vale a pena conhecê-la. Nesse vídeo, você vai ficar por dentro de algumas informações necessárias, principalmente se está pensando em ficar por mais dias em Bonito.

É impossível não se apaixonar pelas belezas naturais da gruta, não é? O local realmente é um monumento natural único. Outro atrativo marcante em Bonito é o Abismo Anhumas, perfeito para quem busca turismo de aventura e belas paisagens.