16 cidades para os amantes de música programarem as próximas férias

Por
Atualizado em 03.11.23

Se você ama música em seus mais diferentes estilos, a seleção abaixo traz algumas opções de roteiros imperdíveis. Seja relacionado ao rock’n’roll, ao jazz, ao blues, ao samba ou mesmo ao axé music, as cidades aqui listadas trazem experiências únicas e lugares icônicos.

Publicidade

São opções relacionadas à história da música, aos mais variados bares e salas de concerto e também a possibilidade de conhecer festivais incríveis. Em cada cidade, um estilo musical diferente e muito para se ver e fazer. Confira!

1. Liverpool

Pixabay

Pixabay

Para abrir nossa lista, a cidade que deu ao mundo uma das bandas mais importantes da história da música. Foi em Liverpool que os Beatles começaram sua carreira e quem vai até lá conta com um roteiro completo dos “fab four”. É possível conhecer a casa onde eles moraram, os primeiro lugares em que tocaram – como o lendário Cavern Club – e até mesmo conferir um festival que celebra o grupo, o International Beatleweek Festival. Visita imperdível para quem é fã de John, Paul, George e Ringo.

2. New Orleans

New Orleans é uma cidade histórica no sul dos Estados Unidos marcada por seus casarões coloniais e sua luta contra o preconceito racial no país e no mundo. Ela é considerada o berço do jazz e tem uma cena musical muito rica, que revela ao mundo músicos de talento excepcional. Um passeio pela icônica Bourbon Street vai levar você por ritmos que vão além do jazz, com rock, r&b, gospel e muito blues. New Orleans também recebe anualmente a popular festa de carnaval chamada de Mardi Gras.

3. Los Angeles

Los Angeles é a cidade para os amantes de rock’n’roll, mas que também tem agenda lotada com todos os estilos musicais. A probabilidade de ver um bom show por lá durante sua estadia é muito grande, e você ainda poderá visitar alguns lugares lendários, como o Whisky a Go Go e o Troubadour. Outra dica é o Grammy Museum, com coleções sobre a maior premiação da música mundial e também exposições itinerantes de vários ícones e estilos, como Michael Jackson, Ramones e muito mais.

4. Londres

A cidade que deu ao mundo os Rolling Stones, Sex Pistols, Queen, Spice Girls e outras dezenas de bandas que mudaram a música mundial não poderia ficar de fora desta seleção. Seja rock, punk, pop ou indie, andar por suas ruas é ficar imerso em um aglomerado de referências Existe até mesmo um passeio especial para isso: o Rock n Roll Walk Tour, que vai levar você aos pontos mais importantes da música para a cidade, como estúdios de gravação, pubs que receberam shows lendários e locações que foram cenário para capas de discos famosos.

5. Memphis

Se a lenda de que Elvis Presley não morreu for verdadeira, ele certamente está morando na cidade de Memphis, nos Estados Unidos. Considerada o local de nascimento do blues e do rock’n’roll, é lá que você poderá visitar Graceland, a famosa mansão onde viveu (e morreu?) Elvis, agora transformada em museu. Além disso, a cidade também viu o começo de carreira de lendas como B.B. King.

6. Montreal

Montreal, no Canadá, recebe anualmente o maior festival de jazz do mundo, atraindo mais de 2 milhões de visitantes e movimentando a cidade com música e cultura. São dez dias de imersão no mundo do jazz, com shows de grandes nomes em locais públicos, mas também uma grande seleção de novos músicos, workshops e uma infinidade de bares para curtir de forma mais intimista este gênero musical incrível.

7. Nashville

Nashville é mais uma cidade americana que respira música por todos os lados. Ela tem muitos bares para você se divertir e curtir boas atrações, mas é realmente celebrada por ser a meca da música country norte-americana, com nomes de peso como Johnny Cash e Dolly Parton. Além do hall da fama da Country Music e de um museu inteiro dedicado à Johnny Cash, Nashville ainda conta com vários passeios temáticos, passando por diversos pontos importantes da cidade e com excelente trilha sonora.

Publicidade

8. Paris

Paris tem muito a oferecer aos visitantes que amam uma boa música. Além de ter casas de show lendárias e talentos que vão da chanson tradicional ao eletrônico, a cidade ainda é o ponto principal de um dos maiores festivais de música do mundo. No mês de junho, mais especificamente no dia 21 (no solstício de verão, ou seja, o dia mais longo do ano), acontece a Fête de la Musique, um festival em que a música toma conta da cidade por 24 horas, com shows gratuitos por todos os cantos e dos mais variados estilos.

9. Rio de Janeiro

Não é à toa que o carnaval do Rio de Janeiro é considerado uma das maiores festas do mundo. Além dos desfiles incríveis na Marquês de Sapucaí, dezenas de blocos de rua saem pela cidade, com temas e fantasias variadas, celebrando o samba e outros estilos musicais brasileiros, oferecendo uma experiência única aos seus visitantes. E para além das rodas de samba, a capital fluminense também é o principal palco de um dos maiores festivais de música do mundo, o Rock In Rio – que agora tem também edições em diferentes cidades, como Lisboa e Madri. Ele acontece de dois anos em dois anos no Rio, recebendo mais de 100 mil pessoas a cada noite de festa.

10. Seattle

Não há como negar que Seattle, nos Estados Unidos, foi a capital da música mundial nos anos 1990. Todos os olhos estavam voltados para o movimento grunge, com nomes como Nirvana, Pearl Jam e Alice in Chains (só para citar os mais famosos). Eles tomaram o mundo com seu estilo pesado, suas camisas xadrez e letras que representaram toda uma nova geração. Além de visitar lugares importantes para a história deste estilo musical, você ainda pode conferir o Experience Music Project Museum, passeio obrigatório para os fãs de grunge e música como um todo.

11. Viena

Depois de tantas opções para os amantes de rock’n’roll e derivados, Viena é a dica para os viajantes que gostam de música clássica. A capital da Áustria foi o lugar onde Wolfgang Amadeus Mozart compôs algumas de suas peças mais conhecidas, e também serviu como inspiração para Ludwig van Beethoven, que viveu lá até sua morte, em 1827. Com estes nomes de peso, não é por acaso que a cidade vive e respira música clássica, com diversos concertos em cafés e mesmo ao ar livre, além de apresentações gratuitas da Orquestra Filarmônica de Viena.

12. Salvador

iStock

iStock

A cidade que viu nascer a carreira musical de Caetano Veloso e Gilberto Gil merece um lugar nesta seleção. Salvador, na Bahia, é o palco de um dos maiores carnavais do país e do mundo, com diversos artistas e representantes da axé music movendo multidões por suas ruas, mas também um local importantíssimo para a MPB e vários outros estilos. O Museu da Música Brasileira fica no centro histórico da cidade e conta um pouco de nossa rica história musical. No ano de 2015, Salvador recebeu da UNESCO o título de “Cidade da Música”.

13. Buenos Aires

Existem dezenas de motivos pelos quais você deve ir à Buenos Aires pelo menos uma vez na vida, e o tango certamente está entre os principais deles. Este gênero musical está por todos os cantos, com apresentações ao ar livre, aulas para turistas e shows de música e dança de estilos variados. Você poderá assistir a espetáculos grandiosos, como o popular Señor Tango, ou mesmo curtir a experiência de locais menores e mais intimistas, com coreografias e músicos de tirar o fôlego.

14. Lisboa

Lisboa não costuma aparecer em listas de cidades para amantes de música, mas é preciso fazer jus a um estilo musical inigualável que lá nasceu: o fado. Suas canções melancólicas e letras carregadas de sentimento são inesquecíveis, e as noites de fado no bairro da Alfama, em Lisboa, deixam os turistas encantados e emocionados. Ouvir um fadista ao vivo, com toda a potência e sofrimento em sua voz, acompanhado de uma bela guitarra portuguesa é realmente incrível. Para além disso, o verão de Lisboa também é muito atrativo, com diversas apresentações ao ar livre em parques da cidade e no movimentado Bairro Alto.

15. Ibiza

iStock

iStock

Existem diversos festivais de música eletrônica no mundo que atraem milhares de turistas, principalmente na Europa. Mas o ponto de encontro dos fãs de música eletrônica no verão do Velho Continente não pode ser outro: Ibiza, no litoral espanhol, é um balneário cheio de festas e baladas incríveis para se deixar levar nas pistas de dança. Você vai curtir alguns dos principais DJs do mundo, com festas por todos os cantos e a qualquer hora do dia.

16. Nova York

iStock

iStock

Nova York não poderia ficar de fora dessa lista. Diferentemente de muitas cidades acima citadas, ela não é conhecida por um gênero musical específico, mas sim pela proliferação de talentos musicais que deram ao mundo bandas como Beastie Boys, KISS, Ramones, Velvet Underground e muito mais. O já falecido bar CBGB foi o ponto inicial de muitas bandas importantes e fez a cena musical da cidade ferver na década de 1970 e começo de 1980. A cidade também conta com casas de show lendárias, como o Radio City Music Hall, e tem inúmeras opções de shows ao ar livre, especialmente durante o verão.

Publicidade