11 florestas mais incríveis do mundo: confira lindas imagens

Escrito por Ana Beatriz Cardo

Com um ar de aventura e caminhos muitas vezes misteriosos, as florestas são lugares que atraem fotógrafos, visitantes e turistas do mundo inteiro, já que nelas estão presentes o poder e a beleza da natureza, além de uma enorme diversidade da fauna e flora, com os mais variados tipos de vegetação e espécies de animais.

Além de serem importantes para a sobrevivência humana e também fundamentais para a manutenção da temperatura média do planeta, elas são hoje o destino de viagem de muitas pessoas, principalmente as aventureiras, que buscam por curiosidades, histórias e atividades esportivas em meio à bosques, clareiras e árvores centenárias.

Confira abaixo algumas das principais florestas do mundo e programe a sua próxima viagem para ficar ainda mais próximo do meio ambiente!

1. Reserva Florestal Sinharaja, Sri Lanka

A Sinharaja é uma das mais importantes florestas tropicais do Sri Lanka, que tem 88,64 km² e foi declarada pela UNESCO como uma reserva de biosfera em 1978. Ela conta com uma enorme quantidade de árvores endêmicas, é considerada o lar de animais como mamíferos, insetos raros, pássaros e borboletas e ainda abriga por lá outras espécies ameaçadas de extinção.

2. Floresta Impenetrável de Bwindi, Uganda

iStock

A Floresta Impenetrável de Bwindi é tombada como Patrimônio Mundial da UNESCO e conta com 32 mil hectares, uma área de preservação que é responsável por abrigar uma das espécies em extinção mais incríveis do mundo, o gorila da montanha, que convive junto com chipanzés, elefantes e antílopes. Além disso, são mais de 200 espécies de árvores e também uma grande quantidade de pássaros e borboletas.

3. Floresta Arashiyama, Japão

iStock

Que tal visitar uma floresta de bambu situada em Kyoto, no Japão? Trata-se da Arashiyama, que é popular não apenas pelo seu famoso passeio no Comboio Romântico de Sagano, como também pela sua ponte Togetsukyo, presente em muitas fotos de promoção turística da região.

iStock

Com caminhos de mais de 500 metros de comprimento, entre o templo Tenryuji e o santuário Nonomiya, a floresta de bambu impressiona com seu cenário lindíssimo, que consegue ficar ainda mais bonito no pôr do sol. Não deixe de caminhar pelas suas trilhas e fazer um programa a dois bem romântico!

4. Reserva Florestal Biológica Nube Monteverde, Costa Rica

iStock

Essa é uma floresta tropical considerada um dos principais pontos turísticos da Costa Rica, que fica situada em Monteverde. Além de contar com a maior quantidade de espécies de orquídeas no mundo e outras milhares de plantas, por lá encontram-se também cerca de 30 espécies de beija-flor, 500 espécies de borboletas, 400 espécies de pássaros e ainda mais de 100 espécies de mamíferos.

5. Floresta Baden-Württemberg, Alemanha

iStock

Essa imensa floresta alemã, também conhecida como a Floresta Negra, é cortada pelo Vale do Reno e considerada o maior parque natural do país, com 200 km de comprimento e 60 km de largura.

iStock

Por lá, é possível fazer diversas trilhas entre suas árvores e também passar pelas lindas flores amarelas, que trazem beleza e vida ao local escuro e enigmático, que já serviu de inspiração para contos famosos dos irmãos Grimm. Se estiver de passagem pela região, a floresta é com certeza uma das paradas obrigatórias!

6. Floresta Daintree, Austrália

iStock

A Daintree é considerada a floresta tropical maior e mais antiga sobrevivente do mundo, já que ela possui cerca de 2.600 km² e sua existência foi determinada há 135 milhões de anos.

iStock

Além de paisagens incríveis e diversas cachoeiras, nela encontram-se ornitorrincos, cangurus e outros diversos animais típicos da Austrália. Já o seu ecossistema é apontado como um dos mais expressivos, pois inclui uma boa variedade de espécies de plantas exóticas e árvores.

iStock

O local foi declarado Patrimônio Mundial em 1988 e o seu ecoturismo é um dos pontos mais fortes da Austrália.

7. Floresta Amazônica, América do Sul

iStock

A Floresta Amazônica é, sem dúvidas, uma das mais famosas e importantes do mundo inteiro, já que ela conta com a maior quantidade de espécies de plantas e animais de todo o restante do planeta, além de também ser considerada a maior floresta tropical, distribuída em oito países da América do Sul, como Brasil, Colômbia, Guiana Francesa, Bolívia, Suriname, Peru, Venezuela e Equador.

iStock

Com um total de 5,5 milhões de quilômetros quadrados, o local abriga os mais variados tipos de vegetação e de animais e cerca de 20% do teor de oxigênio da Terra é produzido por essa floresta. Precisa de mais?

8. Floresta Nacional de Redwood, Estados Unidos

iStock

Situada no norte da Califórnia, a Floresta Nacional de Redwood é famosa pelas suas árvores, classificadas entre as maiores do mundo e utilizadas como cenário do filme “O Retorno de Jedi”, da série Star Wars.

iStock

A floresta ocupa uma área de mais de 50 mil hectares e abriga principalmente sequoias, as mais típicas da região que têm 115 metros de altura e 8 metros de diâmetro. Além disso, seus caminhos escondem algumas das principais construções das tribos nativas que habitaram o local.

iStock

Hoje, a sua área é tombada como Patrimônio Mundial da UNESCO.

9. Floresta Hallerbos, Bélgica

iStock

Popularmente conhecida como a Floresta Azul, a belíssima Hallerbos está situada na Bélgica e pode-se dizer que seu interior é praticamente um sonho, pois em certas estações (mais precisamente entre Abril e Maio) os seus bosques ficam completamente cobertos com flores de jacinto e se assemelham a um extenso tapete azul.

iStock

Além disso, a floresta que mais se parece um verdadeiro conto de fadas, conta com caminhos sinuosos e ainda abriga animais fofinhos como coelhos e acervos, que aparecem de vez em quando para acompanhar os turistas em seus passeios.

10. Floresta do Congo, África

Apesar de seu ecossistema estar se tornando cada dia mais frágil devido ao desmatamento e a caça aos animais, quase 70% da cobertura vegetal da África é representada por Congo. A floresta é considerada uma importante fonte para as necessidades básicas da população da região, como alimentação, remédios e abrigo. Além disso, lá é o único habitat conhecido para o famoso chimpanzé pigmeu.

11. Parque Nacional de Fiordland, Nova Zelândia

iStock

Considerado um Patrimônio Mundial pela UNESCO, o Parque Nacional de Fiordland é famoso por suas cachoeiras impressionantes, belas árvores em meio a montanhas e muitos quilômetros de praia.

iStock

E mais: por lá, encontra-se uma atmosfera mágica marcada pelas locações usadas nos filmes de O Senhor dos Anéis, já que o parque guarda 14 incríveis e apaixonantes fiordes. Vale a pena conhecer!

iStock

O que achou? São florestas encantadoras que podem deixar a sua viagem muito mais especial e completa, onde você poderá conhecer mais de perto a beleza e riqueza presente no meio ambiente de todo o mundo.

PARA VOCÊ