20 fotos para fazer você se apaixonar pela Patagônia

A Patagônia é uma região austral da Argentina e Chile. Com mais de 1 milhão de quilômetros quadrados, a área contém a maior quantidade de geleiras fora dos polos no mundo todo. Envolvida em um misto de beleza exuberante e mistério, a região é um lugar adorado por turistas do mundo todo, e com razão. Não acredita? Confira as fotos a seguir:

Publicidade

1. Parque Nacional Torres del Paine

O Parque Nacional Torres del Paine fica na Patagônia chilena. Suas paisagens são tão lindas que parecem saídas de um wallpaper.

2. As estradas da Patagônia são lindas e vazias

Por mais que não sejam uma atração de fato, dirigir nas estradas desertas com vistas maravilhosas da Patagônia é um ótimo plus. Mas vamos deixar claro: é necessário tomar um cuidado extra no inverno, quando pode haver gelo nas estradas.

3. Geleira Perito Moreno

A Geleira Perito Moreno se estende por mais de cinco quilômetros e foi justamente conhecida como “oitava maravilha do mundo” durante muito tempo. Com roupas especiais e guias competentes, é possível até caminhar sobre a geleira.

4. Pinguins e baleias no Puerto Madryn

Sério, quem pode resistir a uma tarde observando baleias e pinguins? É claro, a uma distância segura e com respeito ao ecossistema. A cidade é considerada a entrada da Península Valdés, que foi declarada em 1999 como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

5. Ushuaia

Ushuaia é a capital da Província do Fogo e a cidade mais austral (ao sul) do mundo, com paisagens lindas e diversos eventos turísticos durante o ano todo.

6. El Chaltén, a capital do trekking

Fundada em 1985, El Chaltén é a cidade mais recente da Argentina, com apenas 500 habitantes durante o inverno e existe basicamente para turismo. A região montanhosa conquistou a atenção de entusiastas do montanhismo e trekking, sendo chamada a capital do último.

7. Parque Nacional Los Glaciares

O Parque Nacional Los Glaciares é considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO desde 1981. Sua maior atração é o Lago Argentino, e em seu entorno estão a Geleira Perito Moreno, a Geleira Spegazzini, a Geleira Upsala e ainda a Geleira Onelli.

8. Península Valdés

Como já falado antes, o Puerto Madryn tem como “casa” a Península Vádes, mas ela é muito mais do que o porto. É considerada uma das partes mais importantes da Patagônia argentina, contando também com uma fauna rica, com pinguins, leões-marinhos, baleias e muito mais.

Publicidade

9. Estancias

As estancias patagônicas são antigos ranchos que hoje servem também como hospedagem para os turistas. Quem for para lá, perceberá diversas semelhanças com a cultura gaúcha, visto que os próprios vaqueiros argentinos são chamados de “gauchos”, usam bombachas e sempre andam com seu “facón”.

10. Céu limpo e antártico

O céu da Patagônia é uma atração por si só. Graças aos esforços de manter a natureza da Patagônia o mais intocável possível, seu céu é limpo e cheio de beleza de dia e noite.

11. Fauna

A Patagônia é muito mais do que pinguins e outros animais marinhos. A região é a casa de mais de 500 espécies, sendo entre esses 400 aves, 60 mamíferos e grupos de anfíbios, peixes e répteis. A foto é de um mara, simpático roedor da família da capivara. Por se parecer com uma lebre, também é conhecido como lebre-patagônica, mesmo não sendo de fato uma lebre.

12. Flora

Com cerca de 2500 espécies de plantas diferentes, a Patagônia exibe desde algas simples até grandes árvores, entre elas a nossa já conhecida araucária.

13. Esqui e esportes de inverno

Para quem ama esqui e outros esportes de inverno, a Patagônia é um paraíso! Entre as várias opções de estações de esqui, as mais conhecidas e renomadas são a Chapelco e a Cerro Bayo.

14. Diferentes climas

Uma das coisas mais legais da Patagônia é a possibilidade de mudar totalmente de clima em poucas horas de viagem.

15. Cueva de las Manos

A Cova das Mãos, Cueva de las Manos em espanhol, é uma caverna da Patagônia argentina famosa pelas pinturas de mãos dos indígenas da região. As pinturas têm cerca de 9000 anos e é Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1999.

16. Río Futaleufú

Localizado no norte da Patagônia, o Rio Futaleufú é alimentado pela neve derretida das geleiras da região. O rio é tão belo que é conhecido por pessoas locais como “un paisaje pintado por dios” (uma paisagem pintada por Deus).

17. Lago Buenos Aires/ General Carrera

Esse lago da Patagônia é compartilhado pela Argentina e Chile, sendo conhecido como Lago Buenos Aires no primeiro e Lago General Carrera no último. Os dois nomes são corretos e aceitos internacionalmente.

Publicidade

18. Punta Tombo

A Punta Tombo é uma península há 110km do continente e abriga a maior colônia de pinguins da América do Sul, o que fica bem claro pela foto.

19. Chacabuco Valley

Povoado desde a pré-história, o Chacabuco Valle se tornou um lugar disputado pelos amantes de ecoturismo devido às suas paisagens excêntricas e aventureiras

20. Mergulho

Só digo uma coisa: mergulho com leões marinhos.