Por Vanessa Herrmann
Atualizado em 02.12.20
Inhotim é um parque que está localizado em Brumadinho, Minas Gerais. O local é uma mescla de museu ao ar livre com escola e jardim botânico. Ou seja, em meio a um grande terreno de mata atlântica você pode conferir uma grande quantidade de obras de artes contemporâneas. Isso faz com que esse seja um lugar único no mundo, tamanho a beleza e inovação.
Continua após o anúncio
O Instituto conta com tantas opções de atrações para você conferir, que esse é o maior centro de arte contemporânea ao ar livre da América Latina. O espaço tem cerca de 110 hectares abertos, por isso, provavelmente um dia não será suficiente para conhecer tudo. Então, confira todas as nossas dicas e separe pelo menos dois dias para o seu passeio.
iStock
Quando você estiver planejando sua viagem para Inhotim é preciso se preocupar com duas coisas: período de chuva e dia da semana. Então, vamos por partes:
Entre os meses de Maio e Setembro a quantidade de chuva é bem baixa; já de Março até Outubro o nível de água é moderado; enquanto entre Novembro e Fevereiro a densidade de chuva é bem grande. Sabendo disso, pondere se você busca dias ensolarados ou se não liga para uma chuvinha enquanto passeia pelo parque e independente de quando for, não se esqueça de levar protetor solar, um boné ou chapéu.
Depois de decidir qual é o mês ideal para sua visita, é bom pensar qual o melhor dia para você. Bom, nos Sábados, Domingos, Feriados e Quartas-Feiras(nesse último, a entrada é livre) o fluxo de pessoas é intenso. Enquanto Terça e Quinta o movimento é bem mais tranquilo. Porém, saiba que o parque é enorme, então, mesmo com uma grande quantidade de gente, há espaço para todo mundo percorrer os caminhos tranquilamente.
Para aproveitar ao máximo sua viagem para Inhotim é preciso levar alguns pontos em consideração, então, confira abaixo as dicas:
2. O parque conta com estacionamento gratuito. Então, se você decidir ir até lá de carro, não precisa se preocupar com esse gasto extra.
3. Quarta-feira a entrada é gratuita. Então, se você quer economizar uma graninha, pode acrescentar esse dia para seu passeio. Porém, não se esqueça que muita gente sabe disso e o fluxo de pessoas no local acaba sendo maior.
4. Como a extensão do Instituto é imensa, provavelmente você não consiga ver tudo em um dia só. Uma boa dica é separar pelo menos dois dias para o seu passeio.
5. Vá com uma lista das principais atrações que você deseja conhecer. Pois caso o tempo não seja suficiente, pelo menos você conseguirá ver suas prioridades.
6. Existem 5 rotas pré-estabelecidas que são feitas por carros elétricos. Se você quer economizar tempo ou a sola do sapato, basta comprar um ticket e pronto.
7. Caso você queira conhecer o local andando a pé mesmo, se prepare para uma boa caminhada. Para isso, é importante estar com calçado e roupas confortáveis. Além disso, o protetor solar também não deve ser deixado de lado.
8. Não é permitido entrar com alimentos e bebidas alcoólicas no parque, mas lá você conta com opções de restaurantes e com uma grande quantidade de bebedouros.
iStock
Inhotim fica em Brumadinho, Minas Gerais. Sendo assim, o aeroporto mais próximo é o de Pampulha, que está em Belo Horizonte (60 km). A capital mineira também conta com um aeroporto internacional, o de Confins, porém, esse é um pouco mais longe que a primeira opção (95 km). Você pode escolher entre as companhias aéreas nacionais Gol, Latam e Azul.
Inhotim conta com passeios para os mais variados gostos, já que é possível caminhar em meio a natureza e ainda conferir uma grande diversidade de obras artísticas.
Se você gosta de arte, pode conhecer as 20 galerias que estão espalhadas pelos jardins de Inhotim. Antes mesmo de entrar, já é possível se surpreender com as formas arquitetônicas inovadoras. Mas se você está com pouco tempo para conhecer todas as opções, saiba que as mais famosas são: True Rouge, Adriana Varejão, Claudia Andujar e Psicoativa Tunga.
Além de uma grande quantidade de obras de artes dentro das galerias, Inhotim também conta com diversas opções ao ar livre, que surpreendem quem está fazendo sua caminhada. Você pode conferir, por exemplo, uma obra que se assemelha com um caleidoscópio gigante, composto por 6 espelhos que formam um tubo hexagonal.
Através do paisagismo, Inhotim busca sensibilizar os visitantes sobre a importância da biodiversidade. Com um estilo bem diversificado, o Jardim Botânico encanta quem observa todas as plantas que cruzam seu caminho. Além disso, é possível conhecer diversos jardins temáticos, como o Desértico ou o de Todos os Sentidos.
Para quem gosta de apresentações artísticas, visitar o Teatro de Inhotim pode ser uma boa pedida. O local conta com opções de peças, músicas e outras encenações artísticas. Com estrutura moderna, se encontra no Centro de Educação e Curtura Burle Marx e conta com um espaço para 214 pessoas sentadas.
Se você vai passar apenas um dia em Inhotim, pode escolher se hospedar em Belo Horizonte, Brumadinho ou em alguma cidade da região. Agora, se a ideia é ficar mais tempo, para aproveitar tudo o que o parque tem a oferecer,a segunda opção é a melhor. Por ser uma cidade pequena, a variedade não é muito grande, por isso, algumas pessoas escolhem uma hospedagem nas redondezas. Como o parque conta com um guarda-volumes gratuito, você pode ir direto para lá com suas malas.
Como o passeio por Inhotim é extenso, é bem provável que sua fome também seja grande. Dentro do parque você encontra com duas opções de restaurantes e mais dois cafés, que podem agradar variados paladares. Então, confira as opções abaixo:
Esse restaurante do parque conta com uma vista para o lago e com opção self-service por quilo. Oiticica é ideal para quem não quer gastar muito e quer saborear uma refeição completa. Mesmo a variedade de pratos não sendo grande, as opções são bem feitas.
Inhotim é o local ideal para quem se interessa por arte, cultura e natureza. O parque mescla todas essas opções e ainda conta com restaurantes agradáveis para uma refeição durante o dia. Mesmo quem não gosta de longas caminhadas, pode aproveitar o passeio utilizando um carrinho elétrico. São tantas opções para diversão, que acaba sendo uma ótima opção para uma viagem em família.