14 lugares imperdíveis para o viajante apreciar a vida selvagem

Escrito por Ana Beatriz Cardo

Se você é uma daquelas pessoas que adora ligar a televisão e deixar em canais sobre animais, natureza e vida selvagem pelo mundo, com certeza vai se apaixonar por esses destinos que listamos abaixo, que além de serem lugares belíssimos com paisagens encantadoras, contam com uma enorme variedade de animais espalhados por todos os lados.

São cidades perfeitas para quem não dispensa uma boa aventura e que atraem milhares de turistas todos os anos, dispostos a encarar novos desafios e conhecer mais de perto o habitat natural desses animais, tanto em santuários e parques, quanto em safaris.

Confira abaixo e apaixone-se!

1. Jasper, Canadá

iStock

Além dos incríveis lagos, águas termais e cachoeiras espalhados pelo Parque Nacional Jasper, por lá você também encontrará ursos, alces, castores, pumas, lobos e muitos outros animais circulando livremente, já que o parque é considerado o principal lar da vida selvagem na região. Para sua segurança, é aconselhado que você se mantenha nos caminhos demarcados e distante de todos os animais que avistar.

2. Parque Nacional de Yellowstone, Estados Unidos

iStock

Famoso mundialmente devido à sua apaixonante paisagem montanhosa, o Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos, também ganha cada vez mais fama com a presença de seu rico ecossistema. É um espaço amplo de perder de vista (cerca de 30.000 milhas quadradas) que abriga espécies de cervos, pumas, alces, lobos, ursos e outros diversos animais.

3. Ilhas de Komodo e Rinca, Indonésia

iStock

O nome dessas ilhas que estão localizadas na Indonésia é devido ao animal ícone da região, o famoso dragão de Komodo, que é a maior espécie de lagarto do mundo e chega a ter quase três metros de comprimento pesando até 70 kg. Quem não é muito chegado ao animal, que chega até a assustar alguns visitantes, pode também observar tubarões, golfinhos e tartarugas marinhas.

4. Halls Gap, Austrália

iStock

Super popular entre os turistas que admiram a vida selvagem, Halls Gap está localizada próxima ao Parque Nacional de Grampians, que é onde moram emus, coalas, cangurus (que ficam pulando pela cidade ou pastando no campo de críquete) e outros bichinhos extremamente fofos e cativantes!

5. Parque Nacional Impenetrável de Bwindi, Uganda

iStock

No Parque Nacional Impenetrável de Bwindi, que conta com cerca de 32 mil hectares, é possível encontrar mais de 460 espécies de pássaros e mamíferos, sendo os gorilas a maior atração da região, já que um terço da população desses animais está no local. O parque oferece trilhas pela floresta para os visitantes conhecerem mais de perto esses grandiosos animais.

6. Estes Park, Estados Unidos

iStock

Situado próximo à entrada do Parque Nacional das Montanhas Rochosas, o Estes Park oferece uma linda paisagem da natureza do Colorado e ainda proporciona a oportunidade de conhecer uma grande variedade de animais e aves, como esquilos, veado-mula, castores, além de cerca de 3 mil alces (que são super amigáveis e entram em temporada de acasalamento e procriação no outono e primavera – nessa fase é melhor manter distância).

7. Pantanal, Brasil

iStock

Não poderíamos deixar de falar do Pantanal, que combina uma bela mistura de savanas, bosques e pântanos em mais de 75 mil quilômetros quadrados e tem impressionante diversidade de animais, como pássaros (cerca de 700 espécies de aves), anacondas, lobos-guará, jacarés (são mais de 10 milhões espalhados pela região), onça pintada, capivaras, anta brasileira, lontra gigante, mamíferos variados, peixes, répteis e muito mais.

8. Cradle Mountain, Austrália

iStock

Aqui é onde você poderá conhecer as espécies mais raras e incomuns, principalmente na Montanha Cradle, que é um dos melhores lugares para encontrá-las. São animais exóticos como equidnas, vombates, ornitorrincos e até mesmo diabos da tasmânia. Vale muito a experiência, já que o local é famoso por sua ecologia única e inesquecível.

9. Parque Nacional Kruger, África

iStock

Referência em vida selvagem, a África conta com o Parque Nacional Kruger, que é considerado um dos melhores destinos para quem procura aventura. O local faz fronteira com Moçambique e Zimbábue e mistura savanas, florestas e bosques que abrigam elefantes, búfalos, leões, andorinhas, entre outros. No total, são mais de 750 espécies de mamíferos, aves e répteis.

10. Bonito, Brasil

iStock

Bonito é outro destino brasileiro e selvagem que faz jus ao nome, pois além de ser um lugar muito lindo repleto de paisagens incríveis e rios de águas cristalinas com muitos peixinhos coloridos, conta também com outras espécies de animais como tatus, araras, cotias e macacos, que ficam espalhados pelas florestas.

11. Torres del Paine, Chile

iStock

O Parque Torres del Paine fica dentro da Patagônia, no Chile, e é um ótimo destino para visitar, já que além de ser um local pouco tocado pelo homem, oferece paisagens apaixonantes com montanhas cobertas de neve e ainda proporciona o encontro com diferentes espécies de animais.

12. Parque Nacional de Ranthambore, Índia

iStock

O Parque Nacional de Ranthambore, localizado na Índia, também é a moradia de diferentes animais selvagens e permite que os visitantes passeiem por todo o local com um safari e guia, que além de ajudar a encontrar os animais, conhece bastante sobre cada uma das espécies e vai explicando sobre os tigres, ursos, chacais, macacos e outros bichinhos encontrados por lá.

13. Churchill, Canadá

iStock

Já na cidade de Churchill, no Canadá, a grande atração que atrai turistas de todo o mundo são os ursos polares. Apesar de serem bem fofinhos de longe, são animais extremamente perigosos de perto. Durante os meses do outono, a capital mundial dos ursos polares recebe grandes grupos desse mamíferos, que é quando as águas começam a descongelar e, assim, eles conseguem desfrutar de incríveis banquetes de focas.

14. Galápagos, Equador

iStock

Muito famoso pelo mundo por ser o arquipélago que serviu de base para que Charles Darwin desenvolvesse a teoria da evolução das espécies, Galápagos é um destino perfeito para conhecer o habitat natural de diversos mamíferos, aves, peixes e répteis, como pinguins, leões marinhos, albatrozes, flamingos, tartarugas e iguanas.

Por lá, é muito comum acontecer a procriação dos animais, que consideram o local um verdadeiro porto seguro para seus ninhos. Dependendo da época, o turista consegue também admirar golfinhos, baleias e tubarões.

E aí, qual desses locais será o seu próximo destino selvagem? Não se esqueça de que é muito importante se informar sobre os passeios com antecedência (afinal, você é quem vai estar “invadindo” a moradia dos animais) e que contratar um guia turístico ou um seguro viagem aventura é também sempre uma ideia válida.

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS