Nashville: uma cidade para quem ama música, arte e boa gastronomia

Escrito por Mariana Bianchini

Capital do estado do Tennessee, Nashville foi fundada no dia de Natal de 1779 e possui, nos dias atuais, aproximadamente 700 mil habitantes. No século XX, se tornou o grande centro cultural da música country nos Estados Unidos e, até hoje, suas ruas, bares e casas de shows funcionam como uma espécie de oficina para cantores aspirantes do gênero.

Além de música tradicional, a cidade também é famosa por sua gastronomia de qualidade e pela cultura que abriga em seus museus e pontos turísticos. Se você é apaixonado ou apaixonada por esses três pilares – arte, comida e história -, vai se encantar com Nashville. Conheça mais sobre esse lugar!

Mapa de Nashville

Quer saber como chegar até Nashville? Será que compensa ir de avião, trem, ônibus ou carro alugado? Confira algumas informações importantes para tomar essas decisões:

  • Brasil-Nashville: não existem vôos diretos do Brasil para Nashville, ou seja, você sempre precisará fazer uma conexão em alguma outra cidade dos Estados Unidos, como Orlando, Atlanta, Washigton, Miami, Dallas e outras, mas as principais companhias aéreas oferecem esses trajetos. Se você for comprar um vôo para Dallas ou Atlanta, vale a pena pesquisar viagens de ônibus dessas cidades para Nashville – pode ser que compense.
  • Nova York-Nashville: de Nova Iorque para Nashville, a melhor opção ainda é o avião. As duas cidades tem, aproximadamente, 13 horas de distância entre si, então, se você quiser fazer uma roadtrip de um ponto ao outro é preciso bastante animação.
  • Chicago-Nashville: já de Chicago até Nashville são apenas 7 horas de viagem de carro e também é possível chegar de trem – você vai precisar pegar dois trens diferentes e vai demorar cerca de 13 horas para chegar, mas é possível.

Ao chegar de avião em Nashville, saiba que o Aeroporto Internacional fica a 15km do centro da cidade e você vai gastar em média $25 com táxi, Uber ou Lyft para chegar até seu hotel.

O que fazer em Nashville

Já tá com a planilha da viagem aberta? Então, se prepare para conhecer os principais pontos turísticos e atrações da cidade de Nashville, a cidade da música country.

1. Broadway

iStock

Não. Não estamos falando da Broadway de Nova Iorque. Em Nashville, a principal avenida do centro da cidade leva esse mesmo nome. Famosa por oferecer muito entretenimento e música ao vivo, a rua também possui lojas, restaurantes, bares e mais.

2. Frist Center for the Visual Arts

Adora apreciar arte? Visite o Frist Center for the Visual Arts. Este museu fica no edifício do U.S. Post Office histórico da cidade e não possui um acervo de obras permanente, mas está sempre se reinventando ao trazer exposições diferentes.

3. Ryman Auditorium

O Ryman Auditorium é um importante auditório de shows e apresentações de Nashville. Ele possui 2.362 lugares e foi incluído no Registro Nacional de Lugares Históricos dos Estados Unidos em 1971.

4. Country Music Hall of Fame and Museum

Um dos maiores museus e centros de pesquisa dedicados à preservação e interpretação música americana do mundo, o Country Music Hall of Fame and Museum tem uma enorme coleção musical, que inclui gravações, vídeos, fotografias, instrumentos musicais, figurinos e outros.

5. Tennessee State Museum

Quer saber um pouco mais sobre a história do estado americano do Tennessee? Visite este museu! As exposições contam com artefatos relacionados à história do estado e também obras de arte e fotografias produzidas por moradores locais.

6. Johnny Cash Museum

Para honrar a vida e a música do ídolo Johnny Cash, o Johnny Cash Museum foi inaugurado em abril de 2013, em Nashville, e possui a maior coleção de memorabilia e de artefatos do artista – incluindo uma pedra trazida de uma de suas casas.

7. Historic RCA Studio B

Construído em 1956, o Historic RCA Studio B é um estúdio de gravação e já foi usado por grandes artistas: Elvis Presley gravou mais de 200 músicas neste lugar! Visitas guiadas são oferecidas diariamente pelas instalações do Studio B.

8. Musicians Hall of Fame and Museum

O objetivo do Musicians Hall of Fame and Museum é homenagear todos os músicos, sem distinção de gênero ou instrumento. A exibição do museu começa com o início da música gravada e é a Federação Americana de Músicos que escolhe quais artistas serão incluídos na exposição.

9. Tennessee State Capitol + Bicentennial Capitol Mall State Park

O Tennessee State Capitol é a sede do governo do estado do Tennessee e, também, onde fica o escritório do governador. Além disso, possui um arquitetura impressionante. O monumento fica do ladinho do Bicentennial Capitol Mall State Park – um parque urbano no centro de Nashville, que deve entrar para o seu roteiro turístico.

10. Centennial Park + Parthenon de Nashville

O Centennial Park é mais um parque urbano de Nashville e, nele, você também vai encontrar o Parthenon de Nashville – uma réplica em escala real do Parthenon original de Atenas.

11. Riverfront Park + Fort Nashborough

Quer um lugar para sentar e descansar? O Riverfront Park é a opção ideal. Faça um piquenique, caminhe às margens do rio Cumberland ou, simplesmente, relaxe enquanto lê um livro – e tudo isso no centro da cidade! Aproveite também para conhecer o Fort Nashborough.

12. John Seigenthaler Pedestrian Bridge + Nissan Stadium

Já relaxou o suficiente? Então, que tal atravessar a ponte John Seigenthaler? Como o próprio nome já diz, é uma ponte para pedestres que leva de um lado do rio Cumberland até o Nissan Stadium, a casa do time de futebol americano Tennessee Titans.

13. Grand Ole Opry

Fundado em 28 de novembro de 1925, o Grand Ole Opry se tornou o principal – e mais renomado – palco de música country para artistas se apresentarem em Nashville. Confira a programação da casa para tentar assistir a alguma apresentação enquanto estiver de passagem pela cidade.

14. Cheekwood Estate and Gardens

O Cheekwood Estate and Gardens é um jardim botânico e uma propriedade história na cidade de Nashville. Com galerias de arte, festivais temporários e lugares perfeitos para fazer ensaios de foto para casamentos, vale a pena tirar um tempinho para conhecê-lo.

15. Belle Meade Plantation

Essa mansão histórica é, também, um museu que se concentra em contar histórias de afro-americanos que foram escravos ali. A Belle Meade Plantation fica um pouquinho mais afastada do centro de Nashville, mas em menos de 15 minutinhos de carro você chega até o local.

16. Bluebird Cafe

O Bluebird Cafe é uma casa tradicional de música de Nashville inaugurada em 1982 e que serve como um primeiro palco para novos artistas compartilharem suas composições e também para artistas estabelecidos se apresentarem em situações mais intimistas.

Anote todas essas sugestões de passeios e monte seu roteiro de acordo com o número de dias que você irá passar na cidade e também de acordo com as suas preferências turísticas.

Quando visitar Nashville

Na cidade de Nashville, o inverno é bastante frio e com possibilidade de chuva e até mesmo, em situações extremas, neve. Já o verão costuma ser quente e abafado. Ao longo do ano, raramente a temperatura chega a menos de -9°C ou a mais de 36°C.

De acordo com o índice de turismo, as melhores épocas do ano para visitar Nashville são entre o meio de maio e o fim de junho e entre o início de agosto até o início de outubro.

Como se locomover em Nashville

Como as atrações turísticas de Nashville se concentram em duas grandes áreas – Downtown e The Gulch -, é possível fazer vários passeios à pé. Entretanto, se precisar se locomover de outras formas, confira algumas dicas:

  • Transporte público: o bilhete do transporte público de Nashville tem o preço tabelado de $1,70. Se você for fazer duas ou mais viagens no mesmo dia, vale a pena comprar o passe diário, que custa $3,25. Veja as rotas e horários no site do Nashville Metropolitan Transit Authorit e lembre-se que menores de 19 anos e maiores de 65 anos recebem descontos nas passagens.
  • Táxis e Uber: a tarifa padrão de início de uma corrida de táxi custa $3 e, depois disso, cada km tem o valor de $1,24. Mas, é claro, você também pode usar os aplicativos de transporte – além do Uber, o Lyft é um outro aplicativo bastante popular nos EUA, mas é importante lembrar que ambas as empresas só aceitam pagamento no cartão de crédito.
  • Aluguel de carro: se preferir, você pode alugar um carro para simplificar sua viagem. A Enterprise Rent-A-Car, a Alamo Rent A Car, a Avis Car Rental, a Hertz Rent A Car e a Budget Car Rental são algumas das empresas que oferecem esse serviço em Nashville. Os valores e condições variam de acordo com a empresa e com as suas necessidades, mas é possível encontrar diárias a partir de $50.

Além de tudo isso, existe uma opção de ônibus gratuito em Nashville que, apesar de não não ter muitas paradas e de não ir muito longe, pode ser útil. O Music City Circuit tem estações apenas em Downton e The Gulch, funciona das 6h30 às 23h e você pode conferir mais informações aqui.

Onde fazer compras em Nashville

É viciado em fazer compras e quer aproveitar bons preços e lojas tradicionais? Pode ser bem mais tranquilo e vazio comprar em Nashville, já que ela não é um dos polos turísticos mais procurados pelos brasileiros.

Opry Mills

Inaugurado nos anos 2000, o Opry Mills é um dos principais shoppings de Nashville. Abercrombie, Aeropostale, American Eagle, Calvin Klein, Forever 21, GAP, H&M, Hollister, Lego, Levi’s e Nike são apenas algumas das várias lojas que o shopping abriga. Além disso, dentro do Opry Mills, também fica uma unidade do Madame Tussauds.

The Mall at Green Hills

Com mais de 100 lojas e restaurantes distribuídos em dois andares, o The Mall at Green Hills é outro grande shopping da cidade. Apple, Louis Vuitton, Tiffany & Co., GAP, L’OCCITANE, Michael Kors, Microsoft e outras lojas podem ser encontradas aqui.

Plaza Mariachi Music City

O Plaza Mariachi Music City é um lugar de turismo e entretenimento que inclui uma galeria de arte, música ao vivo, restaurantes e lojas. Comida, arte, música e compras num lugar só!

Third Man Records

Além de ser uma gravadora independente, a Third Man Records também funciona como uma loja de discos. Parada obrigatória para os apaixonados por música e, principalmente, por música country!

Two Old Hippies

E que tal conhecer uma loja de violões? Mesmo que você não vá comprar um instrumento musical para trazer para o Brasil, é interessante conhecer os modelos tradicionais da capital da música country.

Ernest Tubb Record Shop

A Ernest Tubb Record Shop é uma loja especializada em CDs, DVDs, livros e songbooks difíceis de encontrar por aí. Além disso, você também pode comprar algumas lembrancinhas e souvenirs na loja.

Jogue-se nas compras e leve toda a família junto com você para segurar as sacolas!

Onde comer em Nashville

Um dos pilares de qualquer viagem é aproveitar a gastronomia tradicional do lugar que você está visitando, certo? Veja algumas sugestões de restaurantes para se deliciar em Nashville.

Peg Leg Porker

Localizado no The Gulch, o restaurante Peg Leg Porker atende tanto o centro de Nashville quando as áreas residenciais. Especializado em churrasco norte-americano de qualidade, é um lugar bastante tradicional na cidade.

  • Endereço: 903 Gleaves St – Nashville, TN
  • Horário de funcionamento: de segunda e terça, das 11h às 21h; de quarta a sábado, das 11h às 22h.

Hattie B’s Hot Chicken

O Hattie B’s Hot Chicken é uma cadeira de restaurantes norte-americana em Nashville e pode ser encontrado em três endereços diferentes na cidade. Sua especialidade é pratos com frango apimentados – e é você quem escolhe a intensidade da pimenta.

  • Endereço: 5209 Charlotte Ave, 2222 8th Ave S e 112 19th Ave S – Nashville, TN
  • Horário de funcionamento: de segunda a quinta, das 11h às 22h; de sexta e sábado, das 11h às 00h; de domingo, das 11h às 16h.

Loveless Cafe

Quer aproveitar um verdadeiro café da manhã norte-americano? Ou, ainda, saborear pratos típicos de churrasco? Conheça o tradicional Loveless Cafe que existe desde 1951 e já recebeu diversos reconhecimentos pela sua qualidade gastronômica.

  • Endereço: 8400 TN-100 – Nashville, TN
  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 7h às 21h.

Rippy’s Bar-B-Que

O Rippy’s Bar-B-Que oferece música ao vivo no salão principal, uma área com telas de TV para os amantes de esporte e, ainda, um terraço para quem quer apreciar a vista de Nashville. Além disso, também é um restaurante famoso por servir churrasco norte-americano.

  • Endereço: 429 Broadway – Nashville, TN
  • Horário de funcionamento: de domingo a quinta, das 11h às 03h; de sexta e sábado, das 10h às 03h.

Amerigo Italian Restaurant

Para quem gosta de comida italiana, o jantar do Amerigo Italian Restaurant é a escolha certa. Algumas das opções de massas que o restaurante oferece são: pizzas, espaguetes, fettuccines, canelones e outras opções.

  • Endereço: 1920 West End Ave – Nashville, TN
  • Horário de funcionamento: de domingo a quinta, das 11h às 22h; de sexta e sábado, das 11h às 22h30.

Monell’s

O cardápio do Monell’s muda todo dia: frango frito, pão de milho, costeletas de porco e assados são apenas algumas das opções oferecidas pelo local, que existe desde 1905.

  • Endereço: 1235 6th Ave N – Nashville, TN
  • Horário de funcionamento: de domingo, das 00h às 3h e das 8h às 16h; de segunda, das 8h às 15h; de terça a sábado, das 8h às 15h e das 17h às 20h30.

Mike’s Ice Cream

O calor pode ser cruel no verão de Nashville, então, considere saborear deliciosos sorvetes caseiros na Mike’s Ice Cream, uma tradicional sorveteria da cidade.

  • Endereço: 129 2nd Ave N – Nashville, TN
  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 8h às 00h.

Gostou? Aproveite também para conhecer bares e restaurantes pelas ruas movimentadas de Nashville. Você pode se surpreender com estabelecimentos menos famosos.

Onde se hospedar em Nashville

Agora que você já sabe quais lugares quer conhecer, em quais restaurantes quer comer e os melhores lugares para fazer compras, descubra algumas opções de hospedagem em Nashville:

Music City Hostel – $$

O Music City Hostel abriu as portas em 2005 e é perfeito para os apaixonados por música. Ele possui dormitórios para dividir e também quartos privativos e os visitantes tem acesso às áreas comuns, como a cozinha, o jardim, a churrasqueira, a lavanderia e mais. Em menos de 20 minutinhos, você chega andando aos principais pontos turísticos da cidade.

  • Endereço: 1809 Patterson St – Nashville, TN

Nashville Downtown Hostel – $$

Por outro lado, o Nashville Downtown Hostel é uma filial do Music City, mas com a vantagem de estar localizado no centro de Nashville – onde tudo acontece. Com camas individuais que acomodam mais de 300 visitantes por vez, este hostel é perfeito para quem está viajando sozinho e quer conhecer pessoas do mundo todo.

  • Endereço: 177 1st Ave N – Nashville, TN

The Iris Motel – $$$

Diferente do conceito que temos no Brasil, motel nos Estados Unidos são acomodações mais baratas e que ficam próximas às estradas. O The Iris Motel é uma opção moderna e acessível para a sua viagem: sem recepção, tudo que você precisa é feito eletronicamente – seja através do seu celular ou do seu email.

  • Endereço: 656 W Iris Dr – Nashville, TN

Omni Nashville Hotel – $$$$

Localizado no centro da cidade, o Omni Nashville Hotel é interessante para quem reservou uma graninha a mais para gastar com hospedagem. Cheio de conforto, este hotel ainda possui uma expansão integrada do Country Musci Hall of Fame and Museum.

  • Endereço: 250 5th Ave S – Nashville, TN

Stay Alfred at 505 – $$$$$

Duas quadras de distância da Broadway e do ladinho do Ryman Auditorium, o Stay Alfrad at 505 é um ótimo hotel em Nashville. Além de quartos superconfortáveis, você ainda pode desfrutar de piscina, academia, quadra de tênis e mais. Entretanto, o valor da diária costuma ser bastante salgado.

  • Endereço: 505 Church St – Nashville, TN

Decida qual dessas opções tem mais a ver com a sua viagem e faça uma reserva online para qualquer uma delas.

Custo de vida em Nashville

Para se alimentar, por exemplo, em um restaurante econômico, você vai gastar por volta de $15, mas também pode optar por refeições rápidas de fast food que custam aproximadamente $7. No mercado, estes são os valores médios de alguns itens: o litro de leite custa $0,85, o kg de arroz custa $3, o pacote de pão custa $2,50, a dúzia de ovos custa $1,90 e o kg de peito de frango custa $8,50.

Quando o assunto é moradia, é possível alugar um apartamento de 3 quartos gastando por volta de $600 por mês por pessoa. Ao pensar em custo de vida, também é necessário considerar gastos com transporte – um bilhete de ônibus tem o valor de $1,70 -, gastos com lazer e vestuário e também contas básicas, como luz, água e internet, que ficam em aproximadamente $200 mensais. Enquanto isso, o salário líquido médio de um trabalhador da cidade gira em torno de $2.900.

Mais fotos de Nashville

Ainda tem dúvidas quanto a fazer ou não uma viagem à Nashville? Então, veja mais fotos que mostram o que a cidade tem de melhor!

1. Nashville é uma cidade de muitas belezas

2. A réplica do Parthenon durante o pôr do sol é prova disso

3. O Frist Art Museum também

4. A Broadway é uma rua agitada e cheia de atrativos

5. Tanto de noite quanto de dia

6. É considerada por muitos a cidade da música

7. Mas também tem arquitetura para observar

8. E cultura para apreciar

9. Não deixe de assistir a uma apresentação no Bluebird Cafe

10. E, se puder, assista a um jogo no Nissan Stadium

11. Nashville combina com todo mundo

12. As ruas são repletas de arte

13. E tem música country em cada cantinho da cidade

14. De dia, sua beleza é nítida

15. De noite, é impressionante

Agora está convencido? Escolha datas, compre suas passagens e comece a planejar uma viagem incrível para esse destino.

Se você estiver planejando sua viagem para Nashville, considere também fazer uma roadtrip até Nova Orleans – essa cidade fica a cerca de 8 horas de distância da capital da música country e também guarda muita história, arte e cultura.

PARA VOCÊ