Paraty: o destino paradisíaco perfeito em qualquer época do ano

Escrito por Gabriella Soares

Paraty é um dos principais destinos turísticos do Rio de Janeiro e possui belezas invejáveis. A cidade é conhecida pela diversidade de atividades e por possibilitar viagens durante o ano todo. É possível visitar as praias, curtir o roteiro histórico, aproveitar o ecoturismo, se refrescar em cachoeiras, praticar esportes radicais e muito mais.

Continua após o anúncio

O que fazer em Paraty à noite

Se engana quem acredita que a cidade só tem praia e, por isso, não tem muitas opções à noite. Confira essa lista com algumas atrações imperdíveis.

Bares da Praça da Matriz

Você pode prolongar o passeio pela praia aproveitando um Happy Hour no centro de Paraty. É comum que turistas se aglomerem nesses bares e façam novas amizades. Aglomerar, aliás, é uma palavra certeira: os estabelecimentos são tão perto uns dos outros que fica impossível descobrir qual mesa pertence a cada bar.

Circuito gastronômico

A charmosa cidade carioca possui um importante cenário gastronômico, com jantares especiais servidos em grandes casarões antigos. É impossível não se encantar pelo sabores dos peixes, carnes, massas, risotos, comida de boteco e saladas.

Luzes do Centro

Entre as maiores belezas noturnas de Paraty estão as luzes do centro cultural, que ganha um visual totalmente novo à noite. A arquitetura histórica fica ainda mais encantadora e é capaz de transportar qualquer turista para a época colonial.

Passeio de veleiro

Se você está viajando a dois, nada é mais romântico do que ver as estrelas e aproveitar a luz da lua no meio do mar. Você pode alugar um veleiro para experimentar essa sensação, mas caso procure uma atração mais animada, não perca o passeio de barco chamado caipboat, regado a muita música e caipirinha.

Paraty 33

Você já percebeu que o turismo cervejeiro faz sucesso em Paraty, por isso, não pode deixar de conhecer um dos bares mais famosos da cidade. O estabelecimento é marcado pela comida boa e, principalmente, por proporcionarem ao público shows ao vivo que seguem noite adentro e garantem a diversão completa.

Gostou? Essas são só algumas das atividades tanto para quem gosta de aproveitar a tranquilidade quanto para quem está em busca de agitação noturna.

O que fazer em Paraty no final de semana

Se você tem apenas um final de semana para aproveitar a cidade, essas são algumas das atrações que você pode visitar.

Praia da Trindade

As praias da Trindade se destacam entre as mais de 120 praias de Paraty por sua belezas naturais indiscutíveis. É possível fazer trilha pelo local, surfar, fazer caminhadas pelas areias claras e mergulhar em águas cristalinas.

Continua após o anúncio

Cachoeira Tobogã

Visitar cachoeiras deve ser uma de suas prioridades na hora de decidir o roteiro para a cidade carioca. A cachoeira do Tobogã é conhecida por ser uma das mais divertidas, pois, como o prórpio nome da cachoeira já indica, é possível deslizar pelas pedras como se você estivesse em um tobogã.

Festivais tradicionais

A cidade é conhecida por respirar cultura, por isso, antes de ir, informe-se sobre os eventos que estão ocorrendo no final de semana na cidade. Entre os festivais mais conhecidos estão a Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), que acontece entre final de junho e início de julho.

Lagoa Azul

A Lagoa Azul possui um intenso tom de azul e é cercada por rochas, além de uma mata muito verde. É possível passear de barco por ela e praticar snorking. O local ainda é repleto de vida marinha, deixando o passeio ainda mais interessante.

Ilha do Cedro

Além das praias e cachoeiras, as ilhas também possuem visual paradisíaco. A ilha do Cedro é rodeada por águas calmas e excelentes restaurantes. Só é possível chegar de barco, mas o passeio é bem tranquilo.

Em Paraty, o final de semana é uma excelente oportunidade de se conectar com a natureza e aproveitar para descansar.

O que fazer em Paraty com chuva

Por ser um destino praiano, tem gente que acredita que não vale a pena viajar para Paraty com chuva. Mas mesmo com o tempo fechado ainda é possível aproveitar muito.

Casa da Cultura

O espaço fica no centro histórico e é responsável por conservar a cultura e história da cidade. Além disso, recebe atrações e eventos importantes como a Flip, já mencionada. A Casa da Cultura também possui projetos sociais voltados para a comunidade, como aula de inglês e música.

Lojas de artesanato

Quem adora levar para casa alguns souvenirs de viagem pode aproveitar o mau tempo para visitar as lindas lojinhas de artesanato no centro de Paraty. Assim, você consegue fazer compras e aproveitar o dia.

Teatro de bonecos

Uma excelente atração para quem quer ter contato com a cultura local é o teatro de marionetes e apresentações musicais. Mesmo não tendo diálogos, os bonecos chamam atenção pela riqueza de detalhes. As apresentações ocorrem de quarta-feira e sábado.

Passeio de escuna

Se estiver caindo uma garoa fina, você pode aproveitar para fazer um passeio de escuna, que, além de ser menos lotado, ainda dá a possibilidade de negociar o valor. Mesmo com a chuva, você consegue aproveitar as belezas naturais de Ilha Comprida, Praia da Conceição, Lagoa Azul e Praia da Lula.

Museu da Via Sacra

O Museu da Via Sacra possui peças que são utilizadas até hoje nas manifestações religiosas da cidade, famosas por serem belos espetáculos. Ele fica no interior da igreja de Santa Rita. No acervo, são encontrados itens em prata e ouro, santos, mobiliário antigo e artefatos sacros.

As chuvas são muito comuns no verão, entre novembro e março, porém, como mostramos aqui, elas não são justificativas para cancelar a viagem.

O que fazer em Paraty no inverno

Embora seja baixa temporada, Paraty ainda é um destino incrível no inverno e há muitas atividades para fazer. Assim, quem quer fugir da água gelada das praias ainda pode aproveitar muito da cidade.

Free Walking Tour Paraty

A Free Walking Tour, além de ser gratuita, permite que você tenha uma experiência completa durante a viagem, já que você vai conhecer também a história e curiosidades da cidade. Assim, você terá uma visão completamente nova das ruas e vilas de Paraty.

Alambiques

Perfeita para se aquecer, as cachaças paratiense são famosas pelos sabores diferenciados. Na época colonial, Paraty contava com muitos engenhos de cana-de-açúcar e chegou a ter mais de 200 alambiques. Atualmente, existem seis na cidade: Maria Izabel, Paratiana, Coqueiro, Engenho d’Ouro, Corisco e Pedra Branca.

Fotografia no centro histórico

O centro histórico possui muitas das principais atrações de Paraty. No inverno, você pode aproveitar para fotografar as ruas, construções antigas e parar para tomar um café quentinho nas cafeterias.

Cachaça Gabriela

Caso não consiga visitar os alambiques da cidade, procure pela cachaça mais famosa, Gabriela, em homenagem ao filme Gabriela, Cravo e Canela, gravado em Paraty em 1988. A bebida possui sabor adocicado e é facilmente encontrada pelos bares da cidade.

Mini Estrada Real

As cidades de Minas Gerais ficaram muito conhecidas por fazerem parte do Caminho do Ouro no Brasil, mas nem todo mundo sabe que Paraty também faz parte dessa trilha. Para lembrar a época, foi construído na cidade o parque temático Mini Estrada Real, no qual a Estrada Real é representada por maquetes em miniatura. É uma atração que agrada adultos e crianças.

Agora que você já conhece as melhores atrações de Paraty, confira nossa lista com 20 restaurantes da cidade para você se deliciar durante a viagem.

 
   

PARA VOCÊ