Ilha de Paquetá: conheça os encantos do bucólico bairro do Rio de Janeiro

Escrito por Bárbara Costa

Já imaginou um bairro do Rio de Janeiro onde não é permitida a entrada de carros? Isso mesmo: na Ilha de Paquetá, você só poderá andar a pé, de charrete ou quadriciclo! Esse cantinho carioca reserva cenários bucólicos e certa delicadeza a cada ruazinha não asfaltada, prometendo fazer com que você não queira pegar a barca de volta ao centro da cidade.

O formato da ilha é algo que chama atenção, pois se assemelha ao número “oito” e é composto por vários morros. Um deles é o famoso Morro do Castelo — um acidente geográfico que já não existe mais, porém faz parte da história local. Além disso, a simplicidade e a rusticidade marcam tanto os atrativos locais quanto as pousadas e os restaurantes. Ficou curioso e quer descobrir mais sobre a Ilha de Paquetá? Então, vamos lá!

Índice do conteúdo:

Onde fica a Ilha de Paquetá

A Ilha de Paquetá fica localizada no nordeste da Baía de Guanabara (na parte interior) e pertence ao bairro de mesmo nome. Ela está a cerca de 15 km da Praça XV de Novembro, no Centro da cidade do Rio de Janeiro.

Como chegar

Para acessá-la, é preciso pegar a embarcação que parte do cais da Praça XV de Novembro. Nos dias úteis, o trajeto é feito de catamarã e dura 50 minutos. Já aos finais de semana, as barcas tradicionais gastam aproximadamente 70 minutos na travessia.

O que fazer na Ilha de Paquetá

Curioso para saber o que essa charmosa ilha reserva? Acompanhe!

1. Casa de Artes

Com o objetivo de preservar e revitalizar o acervo cultural e natural de Paquetá, a Casa de Artes promove uma releitura da identidade, da arquitetura e das lendas locais. Se você quer se aproximar da cultura da ilha, esta é uma parada obrigatória. Localizada à beira-mar, ela também oferece uma vista panorâmica da Baía de Guanabara e da Serra dos Órgãos.

O local recebe apresentações artísticas, exposições e lançamentos de livros, além de contar com um charmoso café. A visitação é gratuita e ocorre de quinta a domingo, das 10h às 17h. Vale conferir!

2. Praia da Moreninha

A praia, que fica em frente à Ilha de Brocoió, atrai inúmeros visitantes por seu mar calmo e a areia fininha. Mas outro motivo que leva os turistas a essa bucólica faixa de areia é o romance de Joaquim Manoel de Macedo, cujo enredo muitos acreditam se passar na ilha.

Na Pedra da Moreninha é possível avistar o mar e parte da orla de Paquetá. Para chegar até lá, basta pegar a ponte de madeira que fica do lado direito da praia.

3. Ponte da Saudade

Localizada na Praia José Bonifácio, a Ponte da Saudade reúne pessoas que estão interessadas em belas fotos e também na lenda que atravessou gerações de moradores da Ilha. Conta-se que que o escravo João Saudade, da Nação Benguela, ia até essa estrutura todos os dias e rezava para reencontrar seus familiares que tinham ficado na África.

Uma boa dica é aproveitar para apreciar o pôr do sol na Ponte da Saudade. Portanto, quando for visitá-la, tente ir ao final da tarde!

4. Pedra dos namorados

Do lado da Ponte da Saudade, também na Praia José Bonifácio, fica a Pedra dos Namorados. Lá, a lenda é diferente: se ao jogar três pedrinhas na direção do topo da pedra, de costas, pelo menos uma delas não cair no chão, seu pedido será realizado! E então, vai testar? Aproveite para admirar toda a beleza dessa formação rochosa!

5. Parque dos Tamoios

O Parque dos Tamoios fica ao final da praia de mesmo nome e é uma homenagem aos índios Tamoyos, antigos ocupantes da Baía de Guanabara e da Ilha de Paquetá. O local conta com vários brinquedos para as crianças se divertirem e um pergolado azul, que dá um charme extra a esse cantinho. O monumento do parque faz referência a Carlos Gomes, que frequentava os saraus da ilha.

6. Carnaval na Ilha de Paquetá

Durante o carnaval, a calmaria típica das ruazinhas de terra da Ilha de Paquetá dá lugar às animadas músicas do Bloco Pérola da Guanabara. Os foliões se deslocam do centro do Rio para seguir o bloco que arrasta mais de mil pessoas, contando com trio elétrico, segurança, passistas e bateria. A diversão é garantida! Vai perder?

7. Parque Natural Municipal Darke de Mattos

Para ficar ainda mais em contato com a natureza e sentir toda a magia da Ilha de Paquetá, que tal visitar o Parque Natural Municipal Darke de Mattos? O lugar é bastante espaçoso, com árvores centenárias, mirantes, simpáticos micos e muita beleza. O Mirante Boa Vista, localizado lá dentro, é todo feito de pedras e oferece uma bela visão da Baía de Guanabara.

Prontinho! Agora você já sabe o que não pode perder nessa simpática ilha, certo?

Onde ficar na Ilha de Paquetá

Depois de visitar os atrativos da Ilha de Paquetá, nada melhor do que ter um cantinho aconchegante para aquele descanso merecido, não acha? Veja quais são as principais opções de hospedagem por lá!

Casa Flor – $$

Esse charmoso café e cama da Ilha de Paquetá conta com uma piscina ao ar livre, um lindo terraço e wi-fi gratuito. Além disso, as acomodações estão equipadas com ar-condicionado e TV de tela plana. No bem cuidado jardim da propriedade, há uma churrasqueira que pode ser usada pelos hóspedes.

Para completar, é possível alugar bicicletas e andar pelas proximidades. Se você está à procura de paz e tranquilidade considere se hospedar na Casa Flor!

  • Endereço: R. Alambari Luz, 725 – Paquetá.

Pousada Meu Cantinho – $$

A simplicidade e o aconchego vão acompanhá-lo durante seus dias de descanso na Pousada Meu Cantinho. O atendimento é feito pelos próprios donos da pousada e os quartos estão equipados com ar-condicionado, frigobar e TV. A localização é outro ponto de destaque dessa hospedagem, uma vez que ela fica bem pertinho da Praia José Bonifácio. E então, preparado para se sentir em casa?

  • Endereço: R. Doutor Lacerda, 63 – Paquetá.

Pousada Acordes ao Luar – $

A Pousada Acordes ao Luar fica bem próxima do local de desembarque das barcas e conta com instalações novas e confortáveis. A estrutura do estabelecimento inclui piscina e ar-condicionado nas suítes, além de um atendimento personalizado bem típico dessa ilha de clima interiorano. Um de seus diferenciais é que o café da manhã é servido no quarto, no horário agendado pelo hóspede. Muito cômodo, não acha?

  • Endereço: Praça Bom Jesus, 15 – Paquetá.

BruMar Pousada – $

Descanso, silêncio e paz: essa é a tríade que define a BruMar Pousada! Entre suas comodidades, vale destacar o jardim, o bar e o terraço. Todos os quartos são equipados com guarda-roupa, TV de tela plana e banheiro privativo.

O café da manhã é disponibilizado na modalidade buffet e traz opções vegetarianas. Sem contar que o lindo pôr do sol de Paquetá fica a apenas 30 metros da propriedade. Quer tal?

  • Endereço: R. Feliciana Borges, 10 – Paquetá.

Já decidiu onde vai querer passar os merecidos dias de descanso em Paquetá?

Onde comer na Ilha de Paquetá

Outro ponto fundamental em sua viagem é a alimentação. Quais restaurantes na Ilha de Paquetá estão preparados para receber você? Confira!

Zeca’s Restaurante

Comandado pelo simpático vovô Zeca, o estabelecimento é presença garantida no festival Comida di Buteco e oferece um cardápio recheado de opções democráticas. A casa traz o sistema de buffet no almoço, mas também conta com pratos à la carte, rodízio de pizzas e até música ao vivo aos finais de semana.

Experimente as almôndegas com molho ao sugo e o tradicional rosbife do Zeca. Você certamente não se arrependerá!

  • Endereço: Praça Bom Jesus, 12 – Paquetá.
  • Horário de funcionamento: segunda a quinta, das 11h às 17h; sexta a domingo, das 11h às 23h.

Cantina Vira Canto

Esse restaurante de atmosfera familiar tem como especialidade os peixes frescos. Logo em frente à estação das barcas, você encontra uma comida deliciosa, um atendimento que não decepciona e aquela cervejinha gelada. Não deixe de provar os risotos, os camarões e o clássico da casa: Peixe ao Velho Nilo. É de dar água na boca!

  • Endereço: R. Furquim Werneck, 70 – Paquetá.
  • Horário de funcionamento: das 10h às 22h.

O Quintal Paquetá

O espaço multidisciplinar oferece uma experiência sensorial cheia de sabores e pratos preparados com um “pé” em seu charmoso quintal. Se você quer boa comida, música de qualidade e ótimo atendimento, vá ao Quintal!

Os petiscos são originais e deliciosos, as pizzas são artesanais e as sobremesas prometem surpreender pela criatividade. Para acompanhar, a casa traz opções de vinhos e cafés.

  • Endereço: R. Doutor Lacerda, 18 – Paquetá.
  • Horário de funcionamento: quartas e quintas, das 10h às 23h; sábado e domingo, das 11h à 1h.

Agora você já sabe aonde ir quando a fome bater, certo?

12 fotos da Ilha de Paquetá que vão encantar você

A singeleza da Ilha de Paquetá certamente vai amolecer seu coração. Quer ver só? Acompanhe as fotos a seguir!

1. Começamos com essa bela vista

2. Mas qualquer detalhe é capaz de virar poesia por lá

3. Você vai se esquecer de todo e qualquer problema

4. Até os dias nublados têm seu charme por lá

5. O clima interiorano está presente em todos os cantinhos

6. E pegar a barca ao entardecer por ser realmente especial

7. Você pode encarar um pedalinho

8. Ou prefere um quadriciclo?

9. E vai deixar o tempo passar sem peso na consciência

10. Os barquinhos adicionam cor ao cenário

11. Assim como as barraquinhas de artesanato

12. E então, que tal essa vista ao abrir a janela?

A Ilha de Paquetá é o destino ideal para quem busca dias de descanso em pleno Rio de Janeiro. Afinal, recarregar as energias é fundamental, não é mesmo? Melhor ainda quando podemos fazer isso sem ter que ir para muito longe!

PARA VOCÊ