7 passeios imperdíveis na ilha de Boipeba na Bahia

Escrito por Vanessa Herrmann

A ilha de Boipeba faz parte da Costa do Dendê, Bahia. É um local que parece ter saído de um filme: tem 20 quilômetros de praias com paisagens sensacionais e sem muita muvuca. Por isso, é ideal para quem busca calmaria, mas também quer apreciar um super visual.

Mesmo contando com tanta tranquilidade, também é possível encontrar maneiras de gastar as energias na ilha, já que quando a maré está baixa é possível realizar mergulhos nas piscinas naturais. Devido às extensas faixas de areia, você também pode realizar longas caminhadas e se maravilhar com todo o visual

1. Pôr do sol na Boca da Barra

A Boca da Barra é a praia mais movimentada de Boipeba e ainda conta com um pôr do sol que pode deixar qualquer um de queixo caído. A vantagem desse local é que além de apreciar a vista, você ainda pode se deliciar com aperitivos ou drinks em algum dos restaurantes que estão presentes nesse trecho. Por isso, esse é um ponto que pode agradar diferentes gostos.

2. Caminhar até Bainema

Se você gosta de longas caminhadas, essa pode ser uma ótima opção para você. Mas para quem não curte muito, também é possível chegar até o local de trator ou até mesmo a cavalo. Em Bainema, você vai encontrar longas faixas de areia, muitos coqueiros e apenas um restaurante/pousada.

Esse é um ambiente bem tranquilo, ideal para quem gosta de praias desertas. O máximo de movimento acontece quando as lanchas param por ali para mergulhos nas piscinas naturais, o que não demora muito tempo. Se você for a pé, não esquece de ficar atento com a altura da maré.

3. Mergulho em Moreré

A parada aqui é essencial para quem quer mergulhar nas águas cristalinas das piscinas naturais que se formam em meio dos recifes. Porém, é importante prestar atenção ao horário da maré baixa, assim, você consegue aproveitar seu dia ao máximo.

Moreré fica no meio do caminho entre a Boca da Barra e Bainema, então, você pode incluir esse passeio junto com o anterior. Se você não gosta muito de andar, pode pegar um trator até aqui e depois de aproveitar o mergulho nessa praia, seguir para a outra praia.

4. Subir no morro Quebra Cu

Para quem quer ter a experiência de poder apreciar uma vista de cima de Boipeba, esse morro pode ser uma boa escolha. Também é ótimo lugar para apreciar o sol se pondo. O nome é Quebra Cu porque muita gente já escorregou nesse caminho por causa da areia, mas não precisa ficar com medo, viu? O caminho não é longo e para não cair só é preciso prestar atenção no chão.

5. Feira do centrinho

Boipeba não é um lugar que tem uma noite badalada, mas para quem não quer ficar no hotel, uma boa atração é um passear pela feira que acontece no centrinho. Logo depois que o sol se põe, os moradores começam a montar as barracas. Por ali você pode encontrar artesanatos, comidas, como a tapioca e uma grande quantidade de caipifrutas.

6. Passeio até Castelhanos

A Ponta dos Castelhanos tem esse nome devido ao naufrágio de um navio espanhol, o Madre Dios, que aconteceu ali, depois de um choque contra os recifes de corais. É considerada uma das praias mais bonitas de Boipeba e na maré baixa é um local ideal para mergulhos, já que conta com piscinas naturais. Como é bem distante do centro da ilha, aqui você pode desfrutar de uma calmaria enorme.

7. Relaxar em uma das praias

Para quem quer curtir apenas sombra e água fresca, Boipeba é uma ótima opção de destino. Tirando a Boca da Barra, a maioria das praias contam com muita tranquilidade, além, é claro, de paisagens que podem ser comparadas às praias do Caribe.

Para quem gosta de praias com belezas naturais de tirar o fôlego, Boipeba é um destino que deve ser incluído na lista de próximas viagens. As águas cristalinas, extensas faixas de areia e coqueiros podem te encantar.

PARA VOCÊ