Bares em Salvador: 25 lugares para aproveitar a capital baiana

Escrito por Bárbara Costa

Praia, sol e mar combinam com aquela cervejinha gelada, concorda? Mas roskas e drinks refrescantes, além de um bom vinho, também podem cair bem! Pois saiba que você encontra tudo isso nos charmosos bares de Salvador.

Continua após o anúncio

Seja para reunir a família, relaxar após um longo dia de trabalho ou curtir uma boa música, os estabelecimentos da capital baiana estão esperando por você. Pensando nisso, reunimos as melhores opções da cidade a seguir!

Bares em Salvador com música ao vivo

Para embalar um momento de descontração com os amigos, nada melhor do que uma música ao vivo de qualidade, não acha? Separamos os melhores lugares de Salvador para você!

1. Solar Gastronomia

Esse espaço acolhedor oferece o melhor da culinária contemporânea e local. Entre as bebidas do cardápio, você encontra tanto vinhos de diversos países quanto espumantes, drinks, cervejas artesanais e cafés.

Já para degustar, escolha entre deliciosas entradas, pratos com frutos do mar (como o Camarão Auguste), pastas ou risotos. Você também pode optar por sanduíches, crepes, cremes ou sobremesas. O couvert artístico é de R$ 15,00, mas a música, que transita entre o jazz, o folk e ritmos brasileiros, não decepciona. Essa é uma parada obrigatória!

Localização: bairros Rio Vermelho (próximo ao Ibis Rio Vermelho) e Graça (dentro do MAM).

2. Groove Bar

Tá afim de ouvir um rock em plena terra do axé? No Groove Bar, você vai satisfazer seu desejo com êxito! Isso porque o local conta com apresentações de bandas covers de grandes nomes do ritmo, como U2, Foo Fighters e The Offspring, além de talentos autorais.

Para beber enquanto curte os shows, você poderá escolher entre whiskies, cervejas, vodkas, tequilas, gin, rum e outros drinks. A casa também prepara saborosos sanduíches, hambúrgueres, porções e salgados. Vale conferir!

Localização: bairro Barra, próximo ao Farol Barra Flat.

Continua após o anúncio

3. ABOCA – Centro de Artes

A Associação Baiana e Observatório de Cultura e Arte foi fundada pelo fotógrafo Vinícius Lima. O centro reúne várias expressões artísticas, como vídeos, fotografias e obras de artistas plásticos. E a música, é claro, não poderia ficar de fora: as releituras instrumentais de canções brasileiras, os ritmos latinos e o samba da casa prometem encantar você.

Para deixar seu momento de descontração completo, que tal pedir aquela cervejinha gelada ou um vinho? E quando a fome bater, não deixe de experimentar a famosa pizza do local, que faz bastante sucesso entre os frequentadores!

Localização: bairro Santo Antônio Além do Carmo, próximo ao Plano Inclinado do Pilar.

4. Chupito BAR

O Chupito BAR leva inúmeros jovens para as calçadas próximas à Praia da Paciência todas as semanas. O local, conhecido como um “meio-termo entre barzinho e balada”, conta com DJ’s e serve até 400 shots à base de tequila, cachaça e vodka. Para completar, a entrada funciona no esquema pague quanto puder!

Além dos shots, a casa oferece drinks em tamanhos maiores e os chamados “pinchos” (petiscos) por apenas R$ 4,00. Se você quer se divertir com muito suingue, groove, ritmos dançantes e música brasileira a um preço justo, o Chupito é o lugar certo.

Localização: bairro Rio Vermelho, próximo à Praia da Paciência.

5. La Taperia Salvador de Bahia

O La Taperia fica pertinho do Chupito, mas a proposta é bem diferente: a casa é especializada em “tapas españolas”. O atendimento personalizado, a localização (de frente para o mar) e o ambiente aconchegante prometem conquistar os clientes.

Além dos tapas, a paella e o arroz caldoso de lagosta figuram entre as opções de prato principal. Para finalizar, peça o carajillo: o cafezinho da casa, que leva licor. Degustar tudo isso sentindo a brisa do mar de uma mesa na varanda e a um preço honesto não parece nada mal, concorda?

Localização: bairro Rio Vermelho, próximo à Praia da Paciência.

E então? Já escolheu onde vai ouvir aquela música de qualidade? Opções não faltam!

Bares baratos em Salvador

Quer sair da mesmice, mas não pode gastar muito? A capital baiana também reserva bons bares para você!

6. Bar do Ulisses

O estabelecimento participa do circuito gastronômico do Centro histórico. Isso significa que você terá ótimos petiscos e pratos para se deliciar enquanto toma aquela cervejinha gelada. O peixe frito é, sem dúvidas, o destaque da cozinha, mas também há a moqueca, o mocotó e a feijoada.

Nos fundos do bar, a vista para a Baía de Todos os Santos impressiona. Aproveite para escolher uma mesa por lá e ver o tempo passar na linda capital baiana!

Localização: Santo Antônio Além do Carmo, próximo do Forte da Capoeira.

7. Ponte Aérea Bar

A cerveja mais gelada de Salvador (chamada carinhosamente de “véu de noiva”) é servida no Ponte Aérea Bar, na Pituba. E o melhor de tudo é que o estabelecimento faz promoções de petiscos todas as semanas, então você pode economizar naquele momento de descontração com os amigos!

Entre os principais petiscos, vale destacar a Porpeta 14 Bis, que participou do festival Comida Di Buteco, e os pastéis fritos. Tá esperando o que para ir lá se refrescar?

Localização: Pituba, próximo do Parque Jardim dos Namorados.

8. Zaccaria Bar

O Zaccaria é outro bar que chama atenção quando o assunto é economia. De terça a quinta e aos domingos, você pode aproveitar a promoção da caneca de chopp e das roskas na happy hour.

O melhor é que, para acompanhar as bebidas de ótimo preço, a casa conta com um cardápio de dar água na boca. Experimente os burguers e os sandubas, mas não deixe de lado a batata rústica (que faz sucesso entre os clientes). O stick de frango ou salmão e o brie empanado também prometem agradar!

Localização: bairro Pituba, próximo ao Sushimaki.

9. Caranga Bar

Gosta de saborear um bom caranguejo? O Caranga Bar é o lugar certo para você tomar aquela cervejinha de acompanhamento. O proprietário, Antônio Gilson, faz questão de dar uma atenção especial aos clientes, o que torna o ambiente bem agradável e descontraído.

Além da especialidade da casa, você encontra pratos como mariscada, arrumadinho de bacalhau, salada de camarão e polvo. Para beber, há opções de cervejas, aguardentes e roskas (como caipiroska, cajuroska e abacaxiroska). Aproveite as promoções semanais para experimentar essas combinações nada comuns!

Localização: bairro Pituba, próximo à Avenida Octávio Mangabeira, e Pituaçu, próximo ao Parque Ecológico.

10. Boteco do PÍRÍ

Que tal degustar a famosa moqueca de camarão e, para completar, uma cervejinha a um preço bem honesto? O polvo grelhado com vegetais, a mariscada com siri, o camarão crocante e a feijoada de frutos do mar também compõem o cardápio do Bar do PÍRÍ.

Na casa, o lema é: “sofisticado é ser simples”. Perfeito para quem busca um bom bar, mas não abre mão de economizar, concorda?

Localização: bairro Pituba, próximo à agência da Caixa Econômica Federal.

Agora você já sabe como se divertir em Salvador e, ao mesmo tempo, economizar. Basta escolher o bar com o seu estilo!

Bares para happy hour em Salvador

Nos dias estressantes de estudo ou trabalho, tudo o que queremos é poder relaxar com os amigos ou conhecer gente nova. Abaixo, veja onde fazer isso na capital baiana!

11. Confraria do França

O estabelecimento foi inaugurado em 2012, com a proposta de oferecer o melhor da cozinha baiana e contemporânea. Nele, há um ambiente climatizado e outro com uma vista da bela orla de Rio Vermelho. Nada mal para encontrar com os amigos depois do trabalho, não?

Para degustar, o cardápio conta com a porção de carne seca com abóbora, a casquinha de siri e o arroz de polvo. A casa abre de terça a domingo.

Localização: bairro Rio Vermelho, próximo à Escola Medalha Milagrosa.

12. O Cravinho

O Cravinho (cachaça, cravo, mel e limão) é uma bebida típica da capital baiana. Junto à cachaçaria que a comercializa desde a década de 80, encontra-se um animado ambiente para happy hour. Para acompanhar as bebidas, são oferecidos pratos como moqueca de caviar e moela de frango.

Além da bebida que dá nome ao estabelecimento, há outras infusões, como Canela, Jatobá e Senzala. Ficou curioso? Não deixe de experimentar!

Localização: Pelourinho, no Largo Terreiro de Jesus.

13. Velho Espanha Bar e Cultura

Reduto boêmio localizado na região central da cidade, o Velho Espanha é reconhecido como ponto de encontro de intelectuais. Mas o estabelecimento (que está celebrando 100 anos) se mostra democrático, com cerveja a preços acessíveis e música de diferentes estilos.

Na cozinha, os pratos típicos dos bons botecos recebem um toque gourmet, a exemplo da costelinha de porco com cebola caramelizada. Mas você também pode optar pela feijoada ou pelas opções vegetarianas.

Localização: bairro Barris, próximo à Biblioteca Pública do Estado da Bahia.

14. Boteco do Caranguejo

Esta é mais uma opção para aqueles que amam degustar um caranguejo. O bar, que tem unidades espalhadas por Salvador, promete a melhor iguaria da região e o mais irresistível: faz promoções de happy hour todos os dias.

Que tal aproveitar os chopps, as cervejas e as porções de kibe ou pastel (além do caranguejo, é claro) depois daquele dia cansativo de trabalho?

Localização: bairros Rio Vermelho, Itaigara, Jardim dos Namorados e Barra.

15. Cervejaria Amada

Uma cerveja artesanal cairia super bem nos momentos de descontração com os amigos ou a família, não é mesmo? Pois então: você pode fazer isso na Varanda Amada, que pertence à cervejaria de mesmo nome!

Dez opções de chopp estão à sua disposição por lá e, como acompanhamentos, o cardápio traz opções de carnes nobres, como o Prime RIB. Para fechar, as happy hours contam com shows no melhor estilo “casa de amigo”. Trata-se de uma combinação perfeita, concorda?

Localização: bairro Pituba, próximo à Padaria Belo Rústico.

Agora ficou mais fácil se recuperar daquela rotina puxada, não?

Bares de Salvador para ir com a família

Reunir a família para tomar uma cerveja gelada e experimentar comidas bem saborosas não tem preço. Mas onde fazer isso em Salvador?

16. Cervantes Restaurante e Taperia

O Cervantes, que recebe esse nome em homenagem ao autor espanhol, vem reunindo artistas por quase 40 anos na capital baiana. A cozinha do estabelecimento recebe muitas influências do país europeu e elogios dos frequentadores.

No almoço, a dica é experimentar o arroz de polvo e a paella valenciana. Já para beliscar, há opções como as tortillas e a lula recheada. Para completar, os preços das bebidas e dos pratos são bem justos. Perfeito, não?

Localização: bairro Campo Grande, próximo ao Wish Hotel da Bahia.

17. Rua 15 Restaurante e Bar

O bar e restaurante conta com três ambientes, em uma atmosfera rústica e aconchegante (perfeita para agradar a toda a família). No cardápio, você pode escolher entre os escondidinhos, os mariscos, as carnes, os pastéis e as massas.

Mas o detalhe irresistível é que a casa promove os “dobrados”. Nos dias de promoção, os clientes aproveitam tantos os petiscos quanto a cerveja em dobro, mas pagando o mesmo valor!

Localização: bairro Boca do Rio, próximo ao Instituto Viva Infância.

18. Espaço D’venetta

Aqui, a proposta é ir além de um bar e restaurante: o espaço, que fica em um casarão antigo, almeja tocar seus frequentadores. Por isso, exposições de fotografias e apresentações musicais estão à disposição dos visitantes. Que tal fazer um programa cultural em família?

O prato principal é o arroz D’Venetta, mas a feijoada de mariscos ou de feijão verde, além dos pratos típicos, como sarapatel, fumeiro e maniçoba, estão entre as opções. Aproveite para escolher uma das cervejas artesanais do cardápio!

Localização: bairro Santo Antônio Além do Carmo, próximo à Ladeira do Boqueirão.

19. Bar da Torre

Esse ambiente para lá de agradável e aconchegante, em frente ao mar, promete levar a você e sua família um gostinho das cidades portuguesas. Localizado no Lalá Multiespaço, o Bar da Torre conta com um cardápio contemporâneo enxuto e uma carta de vinhos cuidadosamente selecionada.

Nas “entradinhas”, é possível escolher entre o crepe de tapioca com ricota brava e diversos antepastos. Já na seção de “empratadinhos”, há o Basmati de Bacalhau e a massinha ligeira ao pesto. Para beber, decida entre vinhos espanhóis, franceses ou portugueses, além dos drinks e das cervejas artesanais.

Localização: bairro Rio Vermelho, próximo ao Mascote Veterinário.

20. Casa de Tereza Arte, Gastronomia e Cultura

Se sua família gosta de uma cozinha típica e requintada, o lugar ideal para vocês é a Casa de Tereza. O estabelecimento reúne arte, cultura e gastronomia: nos três salões e no Espaço Barroco, o cliente se delicia com os pratos e aprecia as obras de arte nas paredes.

As tradicionais moquecas e os ensopados ocupam lugares de destaque no cardápio, mas os pratos exclusivos da casa merecem atenção. A Sinfonia do Mar, o tranche de peixe do dia com molho de acerola e o camarão com molho de mangaba e arroz de coco verde são alguns dos exemplos. Vai perder?

Localização: bairro Rio Vermelho, próximo ao Largo Mariquita.

Viu só como é possível comer (e beber) bem com a família em Salvador?

Pubs em Salvador

Muitas vezes, tudo o que queremos é um pouco mais de agito na nossa rotina, não é mesmo? A capital baiana também pode oferecer ótimos momentos longe da praia ou do sol: basta ir a algum de seus pubs!

21. Rhoncus Pub & Beer Store

A proposta do Rhoncus Pub & Beer Store é levar o agito dos pubs ingleses e irlandeses ao efervescente bairro Rio Vermelho. A carta de cervejas especiais é um dos maiores destaques da casa, responsável por guiar tanto o cardápio quanto os shows.

As apresentações das bandas, autorais ou covers de grandes nomes do rock (como Rolling Stones e Jimi Hendrix), acontecem de 5ª a sábado. Então, se você quer fugir dos programas típicos da capital baiana, corre para o Rhoncus!

Localização: bairro Rio Vermelho, próximo ao Shopping Rio Vermelho.

22. 30 Segundos Bar

Quando falamos do 30 Segundos Bar, a ambientação do local é a primeira coisa que vem à mente. O rústico e o tecnológico andam lado a lado na casa: as paredes são de cimento e a decoração conta com tijolos de demolição, mas há telões exibindo comerciais famosos por todo o espaço.

A área de 400 m² oferece opções tanto para aqueles que preferem um clima de boteco e mesas ao ar livre quanto para quem quer curtir shows. O cardápio também chama atenção, pois foi preparado por nutricionistas e é “no fried” (sem fritura). Você pode aproveitar as apresentações musicais de rock e os DJs de terça a sábado.

Localização: bairro Rio Vermelho, próximo ao Madre Pizza Maniçobar.

23. Pra Começar Music Bar

Uma das principais casas noturnas de Salvador, o Pra Começar Music Bar completou 14 anos de funcionamento e oferece uma programação democrática, que transita entre o sertanejo, o pop, o samba e o axé.

A casa, que tem capacidade para 350 pessoas, é uma das principais escolhas dos soteropolitanos quando o assunto é comemoração de aniversários. O aniversariante que leva o mínimo de 15 pessoas ganha uma garrafa de prosecco ou torre de cerveja. No menu, você e seus convidados podem escolher entre os clássicos salgados e as porções, como a de filé com fritas.

Localização: bairro Pituba, próximo à lanchonete Bob’s.

24. Oliveiras

Neste ambiente alternativo, localizado no histórico bairro de Santo Antônio, os clientes encontram uma charmosa decoração com a temática nordestina. O local promove exposições artísticas e apresentações musicais (que incluem ritmos africanos, forró, jazz e samba).

Portanto, se você quer se aproximar da cultura boêmia da Bahia ao som de músicas de diferentes cantos do mundo e enquanto experimenta um delicioso drink, não deixe de visitar o Oliveiras! A casa abre de quinta a sábado.

Localização: bairro Santo Antônio Além do Carmo, próximo à Pousada Colonial.

25. Commons Studio Bar

Esse é o lugar ideal para quem está em busca de festas incríveis ou shows ao vivo, mas o espaço também conta com o Commons Lab. No projeto, músicos e profissionais da área têm a chance de participar de laboratórios criativos.

Há dois aconchegantes ambientes no local: uma pista climatizada e o bar, que fica do lado de fora. A casa é palco de festas famosas da cidade, como Baile Esquema Novo e Back in Bahia, além de noites de forró e samba. Quer se divertir com os amigos e ficar por dentro do que rola na cena soteropolitana? Conheça o Commons!

Localização: bairro Rio Vermelho, próximo ao Ibis.

Agora você já sabe quais são os bares de Salvador para curtir uma boa música, tomar aquela cerveja gelada, reunir a família e comer bem. Escolheu o seu? Divirta-se com moderação!