Passarela do Álcool: aproveite esse famoso ponto turístico em Porto Seguro

Por
Em 14.03.23

A Passarela do Álcool — também chamada de Passarela do Descobrimento — é um dos tantos pontos turísticos encantadores de Porto Seguro. O destino é obrigatório para quem gosta de fazer compras e para quem quer provar aquele arretado acarajé baiano. Isso porque, no local, estão reunidos diferentes bares, restaurantes, boutiques e lojinhas com o melhor da cultura local. Conheça!

Publicidade

Onde fica a Passarela do Álcool

O ponto turístico fica na cidade de Porto Seguro, na Bahia, a cerca de 30 km de Trancoso e 590 km da capital Salvador. O endereço é a Av. Passarela do Álcool, CEP 45810-000 – bem no centro da cidade e à beira-mar!

Como chegar

Como fica no centro, não tem muito erro. Porto Seguro é bem sinalizada e as placas te mostrarão com clareza o caminho até lá. Uma boa dica é ir com os aplicativos de transporte. Afinal, se você for aproveitar o passeio para beber um pouquinho, não vai precisar se preocupar em voltar dirigindo.

Para quem prefere ir de ônibus, algumas linhas que passam pela avenida ou por seus arredores são: 1.2.2, 2.5, 4.3.5, 5.2 e 5.2.1. Quem vem de pontos mais distantes, como Arraial D’Ajuda, pode contar com vans locais que fazem o translado direto para o ponto turístico. Esse tipo de transporte, inclusive, pode cobrir também outros passeios em Porto Seguro.

História da Passarela do Álcool

Assim como vários lugares de Porto Seguro, a história da passarela se mistura com a história do descobrimento do Brasil. Foi naquela região que os primeiros portugueses estabeleceram moradia e, por isso, hoje é possível admirar os diferentes prédios históricos que ladeiam essa famosa avenida.

Por ficar no centro de Porto Seguro e ser repleta desses prédios históricos – hoje pintados em cores pastel que os deixam ainda mais encantadores -, ficou evidente o potencial da passarela de se tornar um ponto turístico. Por isso, comerciantes abriam por lá diferentes barraquinhas de drinks. É daí, inclusive, que vem o nome “Passarela do Álcool”.

Anos depois, ocorreu um movimento local que era contra o nome Passarela do Álcool, pela alusão e incentivo ao consumo alcóolico. Como uma forma de enaltecer a história do local, hoje o nome oficial do ponto turístico é Passarela do Descobrimento.

Publicidade

Como visitar a Passarela do Álcool

A dica principal é reservar algumas horas para desbravar esse lugar histórico, já que entre pratos típicos, drinks exóticos e muito artesanato, você vai querer ter tempo de sobra para apreciar tudo com calma. O mais comum é ir pra lá próximo ao fim da tarde e, com o anoitecer, aproveitar o programa noturno. Acompanhe as dicas para tirar o melhor proveito desse passeio:

  • Fique de olho no horário de funcionamento: durante o dia, você até pode fazer uma visita e encontrar algumas lojinhas funcionando, mas é a partir das 17h que a passarela ganha vida. Quando chegam as barraquinhas, os artesanatos começam a ser vendidos, as bebidas mais variadas ficam à sua disposição e o cheiro de comida vai tomando conta. Esse clima de feira vai noite adentro e é por isso que o ponto turístico é tão famoso.
  • Atenção para o horário de pico: o grande pico na Passarela do Álcool é às 22h, quando muitas pessoas costumam se reunir por lá. Se não gosta de muvuca, programe-se para conseguir ver tudo o que você tem vontade antes desse horário.
  • Se for de carro, chegue cedo: quem vai de carro até a Passarela do Descobrimento terá o desafio de encontrar lugar para estacionar. Não é uma missão impossível, mas, para fazer isso com tranquilidade, é preciso chegar cedo. Com tantas atrações, a passarela recebe diariamente um fluxo grande de pessoas andando e de carros, o que deixa o trânsito um pouco mais lento. Se tiver disposição para pagar, também é possível usar estacionamentos particulares.
  • Se vai de ônibus, tenha o dinheiro trocado: se você pretende ir até lá de ônibus e não tem o cartão de transporte público da cidade, vai poder pagar a passagem em dinheiro. Entretanto, é sempre bom ter o valor trocado para evitar contratempos com o troco. Atualmente, andar de ônibus em Porto Seguro custa R$ 4,50, mas é sempre bom conferir se houve alguma mudança recente antes de sair do hotel.
  • Pets sempre na coleira: o roteiro é, sim, um passeio pet friendly, mas, como o movimento por lá é grande, você vai querer ter alguma forma de assegurar que seu amigo de quatro patas esteja sempre com você. Mesmo que você carregue o cãozinho pequeno no colo, é bom tê-lo na coleira. O que alguns turistas fazem é carregar o bichinho em uma bolsa que o deixe bem confortável, que é o que você pode fazer também.

Com preparo, você vai poder aproveitar ao máximo tudo o que a região te oferece. Bora conhecer!

O que fazer na Passarela do Álcool

Engana-se quem pensa que tudo o que o lugar tem a oferecer são os drinks alcóolicos. Conhecer a Passarela do Álcool é um programa para a família inteira, já que, por lá, crianças e adultos vão encontrar opções interessantes para curtir a viagem na Bahia. Veja só:

1. Visite o restaurante Acarajé Gourmet

Um restaurante charmoso, em que você escolhe se vai sentar nas mesinhas externas ou no espaço de dentro. É uma ótima opção para conhecer a culinária baiana provando o típico acarajé – bolinho feito de feijão e frito no azeite de dendê. Uma opção é pedir o menu completo, que é um combo com as 8 variações de acarajé. Viver essa experiência tem seu custo, que é um pouco mais alto que em outros restaurantes, mas vale super a pena!

2. Prove o “Capeta”, o drink mais famoso da região

A mistura de leite condensado, pó de guaraná, canela, cacau e vodca formam o Capeta. Se você aprecia bebidas alcóolicas, deve, com certeza, provar esse drink tão famoso em Porto Seguro. Na Passarela do Álcool, ele é vendido em diferentes barraquinhas

3. Dê uma chance para outros drinks locais

Além do Capeta, existem outras bebidas que se destacam na Passarela do Álcool. Duas barraquinhas que valem ser citadas são a Vilma Sereia, que serve a famosa Reza de Tequila, e a Barraca da Amada, onde você pode experimentar a Caipirinha do Mineiro. Os nomes das bebidas, aliás, são uma atração à parte na Passarela do Álcool. Conhecer cada um deles se torna um divertimento!

4. Compre dos artesãos locais

O artesanato local encontrado na Passarela do Álcool é a prova de que o ponto turístico não pode ser resumido somente em bebidas. Quem adora esse tipo de arte vai poder fazer a festa: ali é possível comprar tapetes, redes, bolsas, fitas, brincos, peças de roupas, acessórios, brinquedos e outros itens comercializados pelos artistas locais. Ótima maneira de encontrar souvenirs dessa viagem!

5. Aprecie os shows de rua

Como um bom programa noturno, a Passarela do Álcool também é cheia de atrações artísticas. Músicos se apresentam por lá todos os dias, tanto na rua como dentro dos bares e restaurantes. Se você gosta de festar, com certeza vai encontrar um lugar para curtir ao som dos ritmos do nordeste brasileiro.

6. Aproveite o ambiente lindo para tirar fotos “instagramáveis”

Com prédios históricos, luzes, plantas e decorações típicas, não faltam espaços para tirar aquela foto digna de rede social. Todo turista que admira a beleza da Passarela do Álcool bate ao menos uma foto para levar de recordação.

Publicidade

7. Visite O Beco

O Beco é uma famosa rua que fica anexa à Passarela do Álcool. Nela, você vai encontrar um grupo de restaurantes que vão te proporcionar mais uma viagem gastronômica. De sanduíches a frutos do mar, você escolhe qual vai ser a pedida da noite e, de quebra, conhece mais um lugar superbonito para fazer suas fotos.

Por ser um programa de uma noite inteira, passear pela passarela vai te render muitas surpresas positivas. Certamente, elas te farão agradecer por ter escolhido Porto Seguro como seu destino de férias.

Vídeos sobre a Passarela do Álcool que te dão um gostinho dessa experiência cultural

Se ainda não se convenceu de que deve colocar a Passarela do Álcool no seu roteiro de viagem para Porto Seguro, alguns vídeos vão te ajudar a entender a beleza que esse lugar carrega. Aperte o play para entender como é a experiência:

Conhecendo as cores da Passarela do Álcool

Dona do canal Tá Querida, a Luíza só teve um dia para passear por Porto Seguro e, claro, aproveitou a noite na passarela. No vídeo, acompanhada de sua namorada e da cachorrinha, ela mostra um pouco das barraquinhas que encontrou por lá.

Passeio completo com barraquinhas, shopping e comida

No vídeo, a Aline Genari mostra o quão variada é a feirinha da passarela. Bala de coco, chaveiros, peças de roupas, itens de decoração, canecas, tapetes, chocolates e alguns restaurantes podem ser vistos nesse passeio de domingo.

Um pouco da noite agitada na passarela

Nesse vídeo do canal Viajante, dá pra ver como é o agito no ponto turístico. O som dos shows de artistas de rua misturado às centenas de vozes que conversam animadas ao fundo formam o cenário perfeito para uma noite em que a diversão é lei.

Independentemente se você gosta mais de programas culturais, de curtição ou de fazer compras, os vídeos mostram que o passeio na Passarela do Álcool é para todos os públicos. Aproveite!

7 fotos da Passarela do Álcool para sentir a energia de lá

As tantas cores da passarela são um dos pontos que tornam esse destino turístico único. Seja nos prédios, nas barraquinhas de bebida, nos artesanatos ou nas decorações, em todos os cantos da passarela é possível encontrar beleza. Confira e comprove!

1. A Passarela do Álcool é cheia de cores

2. Os prédios históricos são pura arte!

3. E os artesanatos da feirinha são de encher os olhos

4. As barraquinhas de drinks surpreendem pela criatividade

5. A passarela fica ainda mais bonita em datas comemorativas

6. Aproveite os eventos culturais que acontecem por lá

7. A vista surpreende em qualquer época do ano!

A Passarela do Álcool traduz perfeitamente a essência desse destino que é Porto Seguro: um lugar leve, cheio de belezas e cenário perfeito para aproveitar as férias curtindo tudo o que há de bom nessa vida — comida boa, boas companhias e um drink aqui e outro ali.

Para curtir esse clima em todos os dias da sua viagem, confira também este guia sobre o que fazer em Porto Seguro.