Saiba como explorar Porto Velho, a capital rica em biodiversidade de Rondônia

Se você busca por novos destinos no Brasil, considere conhecer Porto Velho, uma joia em meio à rica biodiversidade amazônica. Situada em Rondônia e banhada pelo Rio Madeira, a cidade de Porto Velho é famosa pela hospitalidade e belezas naturais. Não à toa, ela é certificada como uma cidade sustentável. Ficou curioso? Então saiba como explorar essa cidade nos próximos tópicos.

Publicidade

Onde fica Porto Velho

Localizada na margem direita do Rio Madeira, Porto Velho é a capital do estado de Rondônia, região Norte do país, sendo uma das capitais mais populosas do Brasil. O local tem como cidade-vizinha o município de Candeias do Jamari.

Como chegar

São muitas as formas de se chegar até Porto Velho, a depender do seu ponto de origem. O mais comum é partir de capitais, contudo como na maioria das viagens partindo de capitais mais distantes, se você optar por um trajeto híbrido via barco e ônibus a viagem levará quase 3 dias completos. Se você sair de Manaus, um dos pontos de saída mais populares para chegar nesse destino, é possível pegar avião. Nessa modalidade, a viagem levará em torno de 2h.

Partindo de São Paulo, a opção mais indicada é via avião também. Apesar de não existir voo direto sentido Porto Velho, os pacotes de viagem costumam fazer conexões em cidades como Cuiabá. Se você gosta de cair na estrada, basta seguir o acesso pela rodovia BR 364. Dirigindo de São Paulo, o percurso levará pouco mais de 3 dias.

Pode não ser tão rápido de chegar até o destino, mas ele vale cada esforço. Agora que você conhece bem o caminho e as rotas que te levam até Porto Velho, escolha a forma de viagem que melhor atender às suas necessidades e fique por dentro das dicas para aproveitar o melhor que o destino tem a oferecer.

O que fazer em Porto Velho

Passeios não faltam em Porto Velho! Entre atrações naturais ricas em ecossistemas, pontos históricos marcantes e locais divertidos, a cidade possui muitas maneiras de ser apreciada durante sua estadia. Veja algumas:

1. Memorial Rondon

Localizado fora da cidade, na Estrada de Santo Antônio, o Memorial Rondon é um dos principais pontos turísticos de Rondônia. Edificado como homenagem ao Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, figura ilustre da história nacional, o memorial conta com um rico acervo que inclui fotografias, textos e demais pertences conservados do próprio acervo pessoal do Marechal. Além disso, o espaço possui uma grande oca e outros prédios abertos à visitação. O funcionamento ocorre entre terça e domingo, das 10h às 16h. A entrada livre, então não esqueça de incluir esse passeio no seu roteiro.

Publicidade

2. Parque Natural Porto Velho

Ainda no clima ecológico, busque conhecer o Parque Natural Porto Velho. Contando com mais de 390 hectares distribuídos em diversos setores, no parque você poderá aproveitar as trilhas, passeios de bicicleta, playground a céu aberto e muito mais. Para quem busca apenas descansar, o espaço ainda conta com um lindíssimo viveiro, amplas áreas ideais para piquenique, um lago de tartarugas e até museu. O parque abre de terça a domingo, funcionando das 9h às 17h. E, o melhor de tudo, a entrada também é franca.

3. Espaço Alternativo de Porto Velho

A menos de 10km de distância do Parque Natural você encontrará outro cartão postal da região: o Espaço Alternativo de Porto Velho. Famoso por ser um ambiente perfeito para atividades ao ar livre, como caminhada, ciclismo e prática de esportes, o Espaço Alternativo atrai um público diverso e cativo. Além das tradicionais pistas de corridas e quadras de esportes, o local abriga quiosques e lanchonetes nas quais você pode se refrescar depois de um momento repleto de atividades. A arquitetura chama atenção pela imponente passarela em estilo modernista, além de uma réplica fiel da antiga locomotiva que atravessava a cidade. Basta chegar e aproveitar.

4. Igreja de Santo Antônio de Pádua

Dando uma guinada histórica, busque incluir no seu roteiro uma passagem pela charmosa Igreja de Santo Antônio de Pádua. Celebrada como a primeira igreja da cidade de Porto Velho, o prédio está localizado em anexo ao Memorial Rondon. Tendo o deslumbrante Rio Madeira como plano de fundo, a Igreja conserva a arquitetura e imagens datadas do início do século passado. Atualmente, a capela não está aberta para visitações diárias. A única forma de adentrar a igreja para conhecer melhor seu passado histórico e sua beleza encantadora é durante as celebrações religiosas. Por isso, se informe na região a respeito de quando as próximas missas serão celebradas.

5. Balneário Cachoeirinha

Para se deliciar nas águas da região, poucos lugares são tão indicados quanto o Balneário Cachoeirinha. Com acesso facilitado via Rodovia BR 364, o destino disponibiliza espaços para se acomodar, banheiros públicos, áreas para banho, além de um restaurante com valores acessíveis. Mas o principal atrativo fica por conta da cachoeirinha com águas cristalinas em temperatura ambiente. O local funciona diariamente, das 8h às 17h. Vale salientar que aos domingos o fluxo de pessoas tende a ser alto, por isso evite ir nesse dia caso deseje um passeio mais tranquilo. A entrada custa R$ 20 por veículo, sendo uma ótima opção de passeio com a família e/ou amigos.

6. Praça das Três Caixas D’Água

De valor histórico inestimável para Porto Velho – pois é considerado o marco zero da cidade – a Praça das Três Caixas D’Água consiste em um amplo espaço aberto que reconta a origem da região. Sendo um dos cartões postais mais famosos da cidade, as três caixas d’água construídas entre 1910 a 1912 compõem um cenário incrível para fotos. Entre outras coisas, a praça ainda é utilizada como um centro de exposições, oficinas comunitárias, shows ao vivo e eventos culturais gratuitos, além da tradicional feira do produtor.

7. Mercado Cultural

Com arquitetura imponente, localização privilegiada ao lado do Rio Madeira e em frente ao Palácio Getúlio Vargas, o Mercado Cultural é o principal centro de compras para os turistas em Porto Velho. Nas galerias, é possível encontrar souvenirs, artesanatos, tecidos e demais produtos. Para além do rico setor de compras, o mercado possui um restaurante e um bar muito elogiados pela boa comida e serviços. Caso opte por conhecer esse lugar, procure visitar aos domingos, pois o café da manhã e demais refeições são servidos ao som de música ao vivo regional em um clima descontraído e irreverente. O horário de funcionamento é abrangente: diariamente, das 7h às 23h, com entrada franca.

8. Museu Internacional Presépio da Igreja de São Tiago

Com destaque para a arte secular dos presépios, o Museu Internacional Presépio apresenta um enorme gama de produções dentro dessa área, contando com mais de 3 mil peças. No espaço, você encontrará presépios de diversas partes do mundo, cobrindo uma grande variedade de materiais, estilos de época e montagens. É considerado um dos principais passeios culturais da cidade, com direito a apresentação teatral que encena a paixão de Cristo, ocorrida sempre ao final das visitações guiadas. Para ter essa experiência, programe seu roteiro para ir de segunda a sexta, em dois horários: 8h às 12h ou 14h às 18h. Lembre-se que é necessário entrar em contato com a administração do museu para mais informações acerca do valor de entrada.

9. Palácio do Governo Getúlio Vargas

Fundado em 1954, o Palácio do Governo Getúlio Vargas foi a sede de todos os governadores eleitos no estado. Atualmente o prédio não funciona como residência oficial, abrigando em seu lugar o Museu da Memória Rondoniense. Nas galerias do museu, você conhecerá mais detalhes da história da região, entrando em contato com documentos, imagens e objetos de época. Além desse passeio cultural, o local está situado em uma praça arejada, recomendada para passar os dias e noites com os amigos e família.

Agora que você tem um panorama de alguns dos principais pontos turísticos de Porto Velho, elabore o roteiro perfeito para conhecer o maior número possível de atrações. Mas lembre-se que esses são apenas alguns passeios, portanto não hesite em incluir outros destinos para sua viagem ser ainda mais incrível e sua cara.

Publicidade

Onde se hospedar em Porto Velho

Para enriquecer seu roteiro com informações úteis à sua viagem, conheça a seguir alguns dos melhores locais para se hospedar na cidade de Porto Velho. Na hora da escolha, não esqueça de levar em consideração a localização dos principais passeios selecionados, pois dessa forma você não perde muito tempo se locomovendo até os locais.

Região de São Cristovão

Um dos principais bairros para quem busca passear pela margem do Rio Madeira, a região de São Cristovão abriga uma boa concentração de hotéis, além de oferecer ótimas opções de restaurantes. Considerado um bairro seguro e de grande apelo turístico, as hospedagens na região costumam ofertar um ótimo custo-benefício em relação a outros bairros, uma ótima opção para essa área é o Hotel Cielo, que está situado em um bairro mais calmo e familiar, entre os pontos ao redor se destacam a Praça das Caixas D’Água a 2,5km, o Lago Lake a menos de 6km. Além disso, o aeroporto Internacional de Porto Velho – Governador Jorge Teixeira de Oliveira está a cerca de 5,8km da região. Outra opção para essa finalidade é o Hotel Tropical, que também é perfeito para famílias.

Centro de Porto Velho

Como era de se esperar, o Centro da cidade é uma das melhores regiões para se hospedar. Devido à sua localização marcante na geografia da região, estar hospedado no centro é o melhor caminho para aproveitar os comércios locais, além de ter a oportunidade de explorar pontos importantes. Para aproveitar bastante essa região, considere se hospedar no Hotel Nativo. Além disso, por ser um espaço muito movimentado da cidade, o centro pode ser um pouco mais perigoso que outros bairros mais afastados. Por isso, tenha algum cuidado quando for caminhar por essa parte da região, principalmente se você não conhecer bem os bairros. Alguns pontos interessantes nesse bairro agitado são a Estrada de Ferro, a Catedral Sagrado Coração de Jesus e o Estádio Aluízio Ferreira, todos a menos de 3 km de distância das pousadas e hotéis citados. Outra opção é o Hotel Central, que possui praticidade e conforto para a sua viagem.

Nova Porto Velho

Estando próximo do centro, o bairro Nova Porto Velho alia o equilíbrio da modernidade com um clima agradável e mais calmo que em outras regiões badaladas. O trânsito na área é agradável, sendo uma região ideal para se locomover entre pontos turísticos mais distantes. Dentre as possibilidades de hospedagem, confira o Yves Hotel. Entre os locais próximos, se destaca o acesso até a Rodovia Madeira Mamoré, a menos de 2min de carro. O custo benefício é um fator interessante, pois apesar do bairro não estar entre os mais baratos da cidade, você encontrará opções de hospedagem com uma boa variação de valores e serviços, como é o caso do luxuoso Golden Plaza Hotel.

Publicidade

Depois de descobrir os melhores locais para se hospedar com dicas de passeios nos arredores, você tem ainda mais opções para escolher. Compare as hospedagens entre si e selecione aquela que melhor te atender em matéria de serviços, valores e localização.

Gastronomia em Porto Velho

Rica em surpresas, Porto Velho também apresenta um centro gastronômico incrível. Sendo uma região histórica, muito dos valores culturais e da tradição de seu povo estão marcados nos pratos típicos que fazem a felicidade de gerações. Conheça um pouco sobre alguns dos principais pratos que irão te deixar com água na boca:

  • Guisado: Presente em outras regiões do Brasil, o tradicional guisado consiste na cocção de alguma proteína (carne ou peixe) em adição a legumes preparados em um refogado. Porto Velho mantém viva a tradição desse delicioso prato, tendo como especialidade regional o preparo com carne de carneiro. Para quem deseja experimentar um bom guisado em Porto Velho, é recomendável conhecer o restaurante Tacacá da Izaura. Com boas avaliações e reputação, o estabelecimento apresenta preço acessível e qualidade.
  • Doce de Cupuaçu: Bastante popular na região Norte e Nordeste, o Doce de Cupuaçu é um dos preferidos de Porto Velho. Caracterizado por sua acidez, este doce possui um sabor marcante, sendo também bastante utilizado como base para recheios e afins. Para ter a sensação de provar essa delícia, procure a Floresta Delícias da Amazônia, que utiliza o doce de cupuaçu para fazer diversas receitas, como trufas, biscoitinho e geleia.
  • Caldo de Piranha: De sabor encorpado, o Caldo de Piranha é um prato essencial na gastronomia porto-velhense. Feito a partir de piranhas temperadas com pimenta, cebola e alho, essa comida provoca uma explosão de sabores na boca. Não deixe de experimentar essa iguaria tão saborosa. Entre os principais restaurantes especializados no preparo de caldos, se encontra o Ki Sopão do Chefinho, que é muito recomendado pelos turistas.
  • Pirarucu Rondon: Reconhecido como o prato oficial de Porto Velho, o Pirarucu Rondon é motivo de orgulho para a gastronomia da cidade. Feito com o pirarucu, um dos maiores peixes de água doce pescados em águas brasileiras, esse prato ainda conta com jambu, macaxeira, batata doce e tucupi. Uma refeição completa e rica em sabores. Uma das referências no preparo dessa maravilha é o Casarão do Peixe, com um cardápio muito vasto que inclui o Pirarucu Rondon.

Impossível resistir a tantas delícias, não é mesmo? Aproveitar a deslumbrante culinária regional também é uma forma de conhecer a cultura do local. Portanto, não deixe de selecionar alguns pratos para a sua experiência gastronômica.

10 fotos encantadoras de Porto Velho para se aventurar por esse destino

A cidade de Porto Velho possui paisagens maravilhosas. E para finalizar este guia, veja alguns cliques incríveis que certamente irão inspirar as suas fotografias na região. Lembre-se de manter o celular bem carregado para registrar tudinho.

1. Porto Velho é encantadora

2. Com sua área verde de encher os olhos

3. E terra marcada pela história

4. A cidade é ideal para todos que buscam paz e relaxamento

5. Em um ambiente agradável

6. Se deixe levar pelos mistérios das paisagens

7. Que se assemelham a pinturas de tão deslumbrantes

8. Por isso não perca mais tempo

9. E venha descobrir o charme único

10. Que somente Porto Velho possui

Agora é só juntar as pessoas queridas e fazer as malas para embarcar nessa jornada deliciosa pelos atrativos de Porto Velho. Já que essa cidade entrou no seu radar, considere dar uma esticadinha até a capital do estado ao lado, Cuiabá, no Mato Grosso. Boa viagem!