27 capitais brasileiras e suas principais atrações

Escrito por Dani Starck

O Brasil é um país de dimensões continentais e, por isso, nos oferece uma infinidade de opções de viagem e diversão. Indo do “Oiapoque ao Chuí”, vamos passar por paisagens completamente diferentes, tanto na natureza quanto nas cidades, isso sem contar os diferentes sotaques, expressões, alimentos e cultura.

Continua após o anúncio

É como se nosso país fosse formado por diversos pequenos países, unidos sob uma mesma bandeira. Seja por conta da colonização, do clima, da economia ou do modo de viver, os contrastes acentuados nos revelam diferentes tipos de viagem em cada estado.

Na seleção abaixo, falamos um pouco de cada uma das 26 capitais dos estados brasileiros, além de Brasília, no Distrito Federal. Você poderá conferir algumas das atrações de cada cidade e preparar seu roteiro para desbravar as terras tupiniquins.

1. Manaus-AM

iStock

iStock

Começamos pelo norte do país, em uma das capitais que recebe mais turistas no Brasil. Manaus, no Amazonas, é uma cidade histórica que é um passeio ideal para quem gosta de natureza, sendo a porta de entrada para uma aventura na Floresta Amazônica. Ao passear por suas ruas, você verá imponentes construções do final do século XIX, que remetem à riqueza da época do Ciclo da Borracha, sendo o Teatro Amazonas o maior expoente da arquitetura art nouveau da época.

Além disso, você poderá fazer um passeio de barco até o encontro dos rios Negro e Solimões, vendo a divisão de águas que acontece por mais de 5 km. Os mais aventureiros ainda poderão fazer caminhadas no meio da mata para a observação de pássaros e outros animais, ou mesmo visitas a aldeias indígenas da região. Tudo isso, é claro, desfrutando da ótima e peculiar culinária da região.

2. Rio Branco-AC

A capital do Acre fica perto da fronteira do Brasil com Peru e Bolívia, e esta característica geográfica é importante para entender o combinado de influências culturais que você vai encontrar por lá. Sem dúvidas, uma de suas principais atrações é a riqueza de sua culinária, que não só tem influência dos países vizinhos como também da presença de comerciantes sírio-libaneses, dos nordestinos que desbravaram e povoaram o norte do país durante o ciclo da Borracha e, é claro, dos indígenas. Além dos pratos típicos da região, cajá, cupuaçu, graviola e beribá são apenas algumas das frutas que você vai provar.

Quanto aos passeios, Museu da Borracha é uma parada obrigatória para se conhecer um pouco mais de um passado recente do estado do Acre. No Parque Ambiental Chico Mendes, que homenageia o líder local assassinado em 1988, você vai entrar em contato direto com a natureza, em mais de 50 hectares de mata preservada. Também é importante conhecer o calçadão da Gameleira e o Mercado Velho, atrações da parte histórica da cidade que foram recém-reformadas.

3. Porto Velho-RO

Porto Velho é a capital do estado de Rondônia, que no Brasil fica entre o Amazonas e o Mato Grosso, na região norte, e que também faz divisa com a Bolívia. A capital surgiu por conta da polêmica e conturbada construção da estrada de ferro Madeira-Mamoré, também fruto do ciclo da Borracha no final do século XIX e começo do XX. Por isso, está intimamente ligada a esta parte da história do Brasil, sendo o Museu Ferroviário uma de suas atrações mais interessantes.

A Praça das 3 Caixas D’Água é outro ponto bastante conhecido de Porto Velho, com as três construções gigantes que eram responsáveis por abastecer toda a cidade até a metade do século passado. Mas o passeio mais imperdível é o tour de barco pelo Rio Madeira, que vai levar você até a Corredeira de Santo Antônio e mostrar o belo pôr do sol espelhado nas águas ao final do dia.

4. Belém-PA

Ainda na região norte, agora é vez de Belém, capital do estado do Pará – mais uma cidade marcada pelo Ciclo da Borracha, com destaques arquitetônicos da época, como o Theatro da Paz. Recentemente, a cidade vem recebendo revitalizações em suas construções históricas, como a Estação das Docas, antigos armazéns abandonados que hoje são um importante espaço cultural e gastronômico da região, recebendo turistas às margens do rio Guajará.

Continua após o anúncio

Outro ponto turístico interessante é o Mercado Ver-o-Peso. Ao passar por lá, você não poderá deixar de experimentar o principal prato da culinária local: pato no tucupi. E para os religiosos, vale lembrar que Belém recebe a maior procissão católica do país, com mais de dois milhões de romeiros que saem anualmente da Catedral da Sé em direção à Basílica de Nazaré.

5. Macapá-AP

A capital do Amapá é uma cidade que fica às margens do Rio Amazonas, sendo a cidade mais próxima de sua foz. Outra característica geográfica peculiar é que Macapá é uma cidade cortada pela linha do Equador, o que lhe garante o apelido de “Cidade do meio do mundo”. Sendo assim, um de seus pontos turísticos mais importantes é o Marco Zero, onde há a divisão entre os hemisférios Norte e Sul.

Outro ponto importante da capital é a Fortaleza de São José do Macapá, construída no ano de 1782 para proteção do principal rio da região. Macapá também abriga o Museu Sacaca, uma instituição desenvolvida com o objetivo de preservar a memória dos povos amazônicos, com exposição a céu aberto e réplicas de casas e construções ribeirinhas. Mas há aventura para chegar à esta capital: você vai encarar muitas horas de barco, ou pegar um avião, partindo de Belém.

6. Boa Vista-RR

Boa Vista é uma cidade do final do século XIX que tem como característica ser uma das cidades menos povoadas do país, com cerca de 2 pessoas por quilômetro quadrado. Apesar de contar com um centro histórico e se destacar por ser uma cidade moderna e bem planejada, com ruas largas e arborizadas, o forte da capital de Roraima é mesmo o turismo ecológico.

iStock

iStock

Por lá, você vai encontrar muitas opções para praticar esportes radicais, fazer trilhas e escaladas e até mesmo curtir praias de rio. Também é um local para entrar em contato com a cultura indígena. Um dos passeios recomendados na cidade é a visita à Orla Taumanan, com bares e restaurantes, monumentos e um centro de artesanato local. No entanto, se você estiver disposto a esticar a viagem por cerca de 300 km, o destino deve ser o Parque Nacional do Monte Roraima, ao norte da capital, na divisa com a Venezuela.

7. Palmas-TO

iStock

iStock

De todas as capitais nesta lista, Palmas, no Tocantins, é a mais nova, fundada apenas em 1989. Por isso, assim como Boa Vista, também é uma cidade com planejamento urbano moderno. Ao visitar esta cidade, você poderá conhecer alguns dos inúmeros parques que ela oferece aos seus moradores, sendo o Parque Cesamar o mais popular deles. Outro ponto bastante procurado é o Memorial Luis Carlos Prestes, projetado pelo prestigiado Oscar Niemeyer.

iStock

iStock

Por ser uma cidade de altas temperaturas durante todo o ano, uma boa pedida para se refrescar são as praias de água doce da cidade, que estão bem equipadas para receber os visitantes. No entanto, assim como todas as capitais do norte do país, Palmas também se destaca pelo ecoturismo, com vários roteiros que levam para cascatas e cachoeiras belíssimas, como na Roncadeira.

8. Fortaleza-CE

Começamos nosso passeio pelas capitais nordestinas em Fortaleza, no Ceará. Certamente, uma de suas atrações mais famosas é a Praia do Futuro, um lugar muito preparado para receber os turistas que desejam curtir a orla da cidade, aproveitar o calor e também provar pratos da gastronomia local. É pertinho de lá, em Aquiraz, que fica também o principal parque aquático do país, o Beach Park, com atrações para visitantes de todas as idades.

Mas além do sol e do mar, Fortaleza também oferece belos passeio aos seus turistas. Você poderá conhecer o belo Theatro José de Alencar, de arquitetura única em estilo neoclássico e jardins projetados por Burle Marx. Quem gosta de Carnaval ainda tem a oportunidade de participar de uma das maiores celebrações fora de época do país, o Fortal, que acontece todos os anos no mês de julho.

9. São Luis-MA

Fundada por franceses, invadida por holandeses e finalmente colonizada por portugueses, a cidade de São Luis tem como uma de suas principais atrações um centro histórico tombado pela UNESCO, com milhares de sobrados e casarões em estilo lusitano – como o Palácio dos Leões e o Museu Histórico e Artístico do Maranhão.

iStock

iStock

De dia, o local está cheio de centros culturais para conhecer um pouco mais história, dos hábitos e dos artistas locais – além de manifestações como o Bumba Meu Boi. Nas noites agitadas da capital, você poderá curtir bons bares que são embalados pelo ritmo jamaicano do reggae. Outra dica é pegar um barco até a cidade vizinha de Alcântara (o que vai levar pouco mais de uma hora de viagem) para conferir de perto as belíssimas ruínas do local.

10. Salvador-BA

iStock

iStock

Salvador é, sem dúvidas, uma das capitais mais populares do país entre os turistas. É claro que o ponto alto é visitar o local durante o Carnaval, para curtir os trios elétricos e blocos que saem pela cidade, em uma das principais festas de rua do mundo. No entanto, Salvador vai muito além disso, com pedaços importantes da história do nosso país a cada esquina.

iStock

iStock

Entre os inúmeros pontos turísticos importantes, você não pode deixar de pegar o Elevador Lacerda – que conecta a cidade Baixa à cidade Alta –, passar pela Basílica do Nosso Senhor do Bonfim (sim, aquela das fitinhas coloridas para fazer suas promessas) e caminhar pelas ruas históricas do Pelourinho, que é considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO, com suas construções dos séculos XVII e XVIII. Para terminar o dia, curta o pôr do sol no Farol da Barra.

12. Teresina-PI

Teresina, no Piauí, é a única capital no nordeste que não fica no litoral brasileiro. Não por acaso, um de seus principais pontos turísticos é o encontro dos rios Poti e Parnaíba, dentro do Parque Ambiental Encontro dos Rios. Por ser uma cidade com altas temperaturas, os parques e praças bem arborizados são uma ótima pedida.

Outro local interessante é o Complexo Turístico da Ponte Estaiada, um dos cartões postais de Teresina. Lá, você vai encontrar um mirante com acesso através de elevadores panorâmicos e pode curtir o visual de dia ou de noite. A cidade também é uma ótima pedida para quem gosta de conhecer a culinária local, com pratos como Capote, Peixada Piratinga e Arroz Maria Izabel.

12. Natal-RN

iStock

iStock

Natal, no Rio Grande do Norte, é um destino muito indicado para quem adora praia, sol, calor e belas paisagens – não por acaso, seu apelido é “Cidade do Sol”. Um dos grandes destaques do turismo na região é o Parque Turístico de Genipabu, com uma infinidade de dunas, praias e lagoas, e paisagens que estão sempre em transformação, de acordo com a força do vento. Percorrer o local com bugues é diversão garantida, principalmente se você escolher um passeio “com emoção”, como sugerem os guias locais.

A principal praia é a de Ponta Negra, o lugar mais procurado e pelos turistas – e com ótima estrutura de restaurantes e bares a qualquer hora do dia. Lá você também vai visitar o Morro do Careca, um dos principais cartões postais da região. Para conhecer um pouco mais da história da cidade, você pode visitar o Forte dos Reis Magos, construção do século XVI em formato de uma estrela de cinco pontas – e é de lá que você terá uma das vistas mais belas da cidade.

13. João Pessoa-PB

João Pessoa, a capital do estado da Paraíba e também conhecida como Jampa, é uma cidade que reúne história, natureza e diversão. No centro histórico, o turista poderá ver várias construções do século XVI. E é nas ruas da cidade que acontecem festas como a do bloco Muriçocas do Miramar, um dos maiores do período de pré-Carnaval.

iStock

iStock

João Pessoa também é um lugar procurado por surfistas, com ótimas ondas no litoral norte da cidade. Além de belas praias como Tambaú e Cabo Branco, a cidade também tem a Tambaba, que é uma das praias de nudismo mais famosas do país. Outra atração da capital da Paraíba é o Farol do Cabo Branco, ao lado do Cabo Seixas, que é o ponto mais oriental do continente.

14. Recife-PE

Recife por si só é um destino muito atraente e, para ser ainda melhor, tem muitas atrações por perto que fazem com que uma visita a cidade seja um passeio supercompleto. Para quem gosta de história, é impossível não se apaixonar pelo bairro do Recife Antigo e suas construções da época colonial. Outro atrativo da cidade é o Instituto Ricardo Brennand, que está entre os museus mais legais do país.

No quesito praia, a mais famosa é a de Boa Viagem, mas vale a pena esticar um pouco a viagem e conhecer a belíssima Porto de Galinhas, a pouco mais de 60 km da capital. E já que você vai pegar a estrada, não deixe de conferir a bela Olinda, cidade histórica que fica ao lado de Recife e que é passagem obrigatória para quem está em Pernambuco – especialmente durante o Carnaval.

15. Maceió-AL

iStock

iStock

Maceió é um destino no nordeste que tem se tornado cada vez mais popular entre os turistas. São mais de 40 km de praias com águas claras e piscinas naturais na cor azul turquesa, o que garante à cidade o apelido de “Caribe Brasileiro”. Seu passeio deve começar na praia de Pajuçara, e é de lá que você vai pegar uma jangada para conhecer os aquários naturais que ficam a cerca de 2 km da costa.

iStock

iStock

Assim como outras capitais nordestinas, a cidade também tem um centro histórico, e por lá você vai encontrar estilos arquitetônicos variados e construções mais recentes, que datam do século XIX. Ali pertinho da cidade está a praia do Carro Quebrado, um destino quase deserto e paradisíaco para quem gosta de sossego. E se você quiser pegar a estrada, com pouco mais de 50 km pode chegar até as piscinas naturais da bela Maragogi.

16. Aracaju-SE

A capital do Sergipe tem muitas atrações interessantes e se destaca por oferecer boa infraestrutura, ótimos passeio e preços convidativos para os turistas – mesmo durante a alta temporada. Um dos grandes destaques da cidade é a Passarela do Caranguejo, onde você vai curtir bares e restaurantes, e poderá provar o melhor da culinária local. A passarela fica na orla da praia de Atalaia, uma das mais procuradas e bem estruturadas da região.

Outro destaque de Aracaju é o Museu da Gente Sergipana, que fica dentro de um prédio histórico da capital. Seu acervo celebra e divulga a cultura do estado, com conteúdo interativo e muito interessante. Ali por perto ainda é possível conhecer as simpáticas cidades históricas de São Cristóvão e Laranjeiras, a menos de 30 km da capital.

17. Campo Grande-MS

iStock

iStock

Para conhecer bem Campo Grande, a capital do Mato Grosso do Sul, você poderá pegar um ônibus que faz um city tour oficial da prefeitura da cidade, passando pelos principais pontos turísticos em um passeio que dura cerca de duas horas e meia. Um dos pontos mais procurados é o Parque das Nações Indígenas, um ótimo lugar para apreciar o pôr do sol.

No entanto, uma das principais atrações de Campo Grande não é um lugar, e sim sua gastronomia. A culinária local recebe influências indígenas, paraguaias e até mesmo japonesas. Para provar um pouco dessa mistura inusitada, visite a Feira Central e o Mercado Municipal da cidade.

18. Cuiabá-MT

iStock

iStock

Cuiabá é uma das cidades mais quentes do país e está situada exatamente no centro do da América do Sul. Ela é bastante conhecida por ser um ótimo ponto de partida para conhecer a Chapada dos Guimarães e grutas, cachoeiras e belezas naturais, assim como o uma viagem para o Pantanal.

iStock

iStock

No entanto, há muito para se ver na própria capital. O centro histórico da cidade tem como destaque a igreja de Nossa Senhora do Bom Despacho, cuja arquitetura foi inspirada pela Catedral de Notre-Dame, em Paris. Cuiabá também é notória por sua gastronomia, com muitas receitas de peixe de água doce da região – como a costela de pacu frita. A cidade tem ótimos restaurantes e ainda uma vida noturna agitada – ideal para fugir do intenso calor do dia.

19. Goiânia-GO

Goiânia é mais uma capital ainda jovem, fundada em 1930. Por ser bem planejada, ela está entre as cidades mais arborizadas do país, com muitos bosques, parques e jardins para seus moradores e visitantes. Entre os pontos turísticos mais conhecidos, o Monumento às três Raças, que representa a miscigenação das etnias branca, indígena e negra na composição dos goianos.

Mas a capital merece destaque também por seu lado cultural, com museus de grande relevância, como o MAC, e feiras ao ar livre que movimentam os finais de semana da cidade, como a Feira da Lua, aos sábados, e a Feira Hippie, aos domingos. Ao passear pelo centro de Goiânia, aqueles que gostam de arquitetura devem prestar atenção especial ao grande número de construções em estilo art déco.

20. Brasília-DF

iStock

iStock

Sem dúvidas, a arquitetura modernista é uma das atrações mais interessantes da capital do Distrito Federal. Idealizada pelo presidente Juscelino Kubitschek e inaugurada no ano de 1960, a cidade foi criada para ser a nova sede do governo do país. Seja em um passeio de dia ou à noite, com todos os prédios e monumentos bem iluminados, você vai ficar encantado com as linhas do arquiteto Oscar Niemeyer no Eixo Monumental. Se possível, fique atento aos horários de visitação que permitem conhecer por dentro o Palácio da Alvorada e do Planalto.

iStock

iStock

Outra dica é subir na Torre de TV para ter uma bela vista da cidade. O Memorial JK é uma boa pedida para quem quer saber um pouco mais sobre a construção de Brasília e seus responsáveis, com destaque para a biografia se deu idealizador. Outra parada obrigatória é a Catedral Metropolitana, uma obra de arte por dentro e por fora. Mas, se você não quiser perder nada da capital e quer conhecer suas belezas para além dos prédios governamentais, a dica é pegar o ônibus que faz um city tour completo pela cidade.

21. Belo Horizonte-MG

Belo Horizonte, carinhosamente chamada de “BH”, é uma capital recheada de atrativos para os mais variados gostos. Para quem gosta de história e cultura, vale a pena visitar a Praça da Liberdade, antes onde ficavam prédios do governo, agora um interessante complexo cultural. Aos domingos, ali perto você vai conferir uma feira de artesanato e variedades, com mais de 2.500 expositores.

Os amantes de arquitetura não podem deixar de ir até o Complexo Arquitetônico da Pampulha – Patrimônio Mundial da UNESCO. Além da bela lagoa e do Museu de Arte da Pampulha, a Igreja São Francisco de Assis é o grande destaque do local, pois traz um combo de referências importantes: obra de Oscar Niemeyer, com pinturas de Cândido Portinari e paisagismo de Burle Marx. Belo Horizonte ainda reserva ótimos bares e restaurantes para seus visitantes, para provar tudo de melhor que a culinária mineira tem a oferecer.

22. Vitória-ES

Praia da Costa (Costa Beach) in Espirito Santo, Brazil

iStock

Vitória, capital do Espírito Santo, é uma cidade que tem aumentado sua infra-estrutura para turistas nos últimos tempos, e a melhor pedida é mesmo a praia. Uma das mais famosas é a Praia do Camburi, com um calçadão e uma ciclovia para passeios e exercícios. Se você gosta de agito, a dica é a Praia do Canto, com muitos bares e restaurantes para se divertir e provar bons pratos com frutos do mar. Aqueles que preferem praias mais tranquilas podem ir até a Ilha do Boi.

iStock

iStock

Além do litoral, outros atrativos da capital ficam por conta da parte histórica da cidade da Cidade Alta e seus prédios históricos, sendo a Catedral Metropolitana, em estilo neogótico, um de seus grandes destaques. Para terminar sua estadia, você pode relaxar e meditar no Mosteiro Zen Morro da Vargem, quem é aberto para visitação aos domingos e fica a cerca de 60 km da cidade.

23. Rio de Janeiro-RJ

iStock

iStock

O Rio de Janeiro que cantam Tom e Vinícius é mesmo lindo e não é de se espantar que seja um dos destinos mais procurados do mundo. Ao desembarcar na capital fluminense, o visitante logo se dá conta que não está em meio a uma paisagem comum do dia a dia, pois, a cada esquina, um novo monumento da natureza está pronto para tirar seu fôlego com tanta beleza e grandiosidade.

iStock

iStock

A lista de atrações, pontos turísticos e atividades culturais da cidade é realmente grande, mas existem alguns lugares que são icônicos demais e são item obrigatório em qualquer viagem para o Rio. Você não pode deixar de subir o Morro do Corcovado e admirar a cidade aos pés do Cristo Redentor, deve pegar o bondinho no Pão de Açúcar, precisa caminhar pelas areias de Copacabana, visitar o Jardim Botânico e o Parque Lage, e tomar uma cerveja nas agitadas noites da Lapa. E, se for fã de futebol, vá conferir um jogo no Maracanã, pois é uma emoção única.

24. São Paulo-SP

iStock

iStock

Em meio a tantos destinos ligados às belezas naturais, São Paulo é a nossa selva de pedra. A capital paulista é uma cidade imponente e cheia de oportunidades para aqueles que a visitam. É lá que você vai conferir os melhores shows, as exposições mais importantes, os grandes festivais e alguns dos melhores restaurantes do mundo, como o D.O.M., do reconhecido chef Alex Atala.

Dentre tantos pontos imperdíveis, você não pode deixar de passear pela Avenida Paulista, cair na noite da Vila Madalena, conferir os grafites do Beco do Batman e as exposições incríveis do MASP. As feiras de antiguidade do Bixiga e da Benedito Calixto também são ótimos passeios, e você ainda pode curtir um pouco da história do nosso esporte de maior projeção dentro do Museu do Futebol, no Estádio do Pacaembu.

25. Curitiba-PR

iStock

iStock

Um dos grandes atrativos da capital paranaense são seus inúmeros parques, com belas paisagens. O Jardim Botânico é um dos principais cartões postais da cidade, enquanto o parque Tanguá tem um visual que é imperdível ao pôr do sol. No entanto, são tantos parques e bosques bonitos que vale a pena pegar o ônibus de turismo oficial da prefeitura para fazer o roteiro completo, passando pelos principais pontos de Curitiba.

iStock

iStock

Um passeio pelo centro histórico, conhecido como Largo da Ordem, também é uma boa pedida, seja para tomar uma cerveja com os amigos ou para passear pela popular Feira de Artesanato que acontece nos domingos pela manhã. Outro ponto turístico icônico da cidade, que é belo por dentro e por fora, é o Museu Oscar Niemeyer, com duas obras incríveis projetadas pelo arquiteto em diferentes momentos de sua carreira.

26. Florianópolis-SC

iStock

iStock

Florianópolis está entre os destinos mais procurados por turistas brasileiros e estrangeiros, e certamente merece todo esse destaque. A capital do estado de Santa Catarina também é conhecida como “Ilha da magia”, e tem todos os adjetivos necessários para deixar seus visitantes realmente encantados.

iStock

iStock

Você poderá surfar nas ondas da praia da Joaquina, ou mesmo se divertir nas dunas de areia do mesmo local. Também é possível aproveitar destinos mais calmos como a praia de Daniela ou se jogar no agito de Jurerê Internacional e suas noites badaladas. Tudo isso com o atendimento simpático e cordial dos habitantes da ilha.

27. Porto Alegre-RS

Terminamos nossa lista de capitais brasileiras com aquela que está mais ao sul. Quem chega a Porto Alegre logo percebe que está em uma cidade única, em que é importante definir se você é gremista ou colorado e que não se sai de casa sem a cuia e a térmica para tomar seu chimarrão – uma bebida que você pode provar em uma roda de amigos gaúchos ou no Mercado Público da cidade.

iStock

iStock

Dentre as principais atrações capital, muitas são ligadas à cultura. O centro histórico é m ótimo passeio, e é lá que fica o Museu de Arte do Rio Grande do Sul, na Praça da Alfândega. Ele e o Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS estão entre os melhores do país. Para quem gosta de estar em contato com a natureza, a Usina do Gasômetro é um ótimo local para sentar e apreciar o pôr do sol no Rio Guaíba – e se estiver por ali, vale uma visita à Fundação Iberê Camargo. Outra dica de passeio é o belo Parque da Redenção, destino de muitos porto-alegrenses nos finais de semana.