Por Juliana Trinci
Atualizado em 15.03.23
Uma volta ao passado: é assim que o turista se sente ao conhecer Tiradentes (MG). A mais encantadora cidade histórica mineira é perfeita para quem ama tradição, cultura e conexão com a natureza. Entre as atrações, comida de primeira, museus e ótimas pousadas marcam esse destino de turismo em Minas Gerais. Veja um guia para aproveitar sua estadia por lá da melhor forma!
Publicidade
Tiradentes fica em Minas Gerais, a 191,4 km da capital Belo Horizonte — aproximadamente 2h30 de carro. Se for chegar de avião, o aeroporto mais próximo é o de Confins. Dali, você pode alugar um carro ou pegar um ônibus (neste caso, é necessário desembarcar em São João del-Rei e, de lá, partir para a cidade de Tiradentes).
Para se preparar: o clima em Tiradentes é predominantemente quente, com temperatura anual média de 20 ºC. Por ser uma pequena cidade situada na mata, é recomendado o uso de repelente – e, claro, de um bom protetor solar.
Tiradentes é, sem dúvidas, um destino superversátil. Você poderá conferir essa característica depois de conhecer as atrações abaixo. Há opções para todos os gostos!
Localizado entre Bichinho e Tiradentes, o Museu do Automóvel da Estrada Real é parada obrigatória para quem gosta de carros e automobilismo. Possui uma rica coleção de automóveis raros e antigos, que já foram expostos em eventos, feiras de colecionadores e usados em novelas e minisséries. Uma visita de volta ao passado de forma glamourosa.
A locomotiva faz o trajeto entre as cidades de Tiradentes e São João del Rei, em um percurso de 50 minutos — mas que vai durar para sempre em sua memória. Prepare-se para conferir uma paisagem de cair o queixo de dentro do trem a vapor com o seu característico apito.
Toda cidade pequena possui uma praça central que é o ponto de encontro dos moradores e, em Tiradentes, isso não é diferente. No Largo das Forras, você encontrará diversos bares e restaurantes, apresentações culturais em datas especiais e charretes que oferecem aos visitantes um belo passeio pelo município. Ou pode aproveitar o clima para descansar a cabeça e bater um bom papo debaixo das árvores.
Publicidade
Situado em um casarão na Rua Direita, uma das mais famosas de Tiradentes, o local recebe diversas exposições itinerantes de inúmeros artistas. Apesar da fachada ser bem simples, você se surpreenderá com a estrutura, inclusive com o anfiteatro.
Aprecie sem moderação toda a arquitetura da Igreja Matriz de Santo Antônio, decorada em estilo rococó. Conta com peças de ouro, um belíssimo órgão com oito fileiras de tubo e obras assinadas por Aleijadinho. É recomendado fazer a visita na companhia de um guia turístico, para aprender mais sobre a importante história do local.
Profissional aclamado no meio artístico, com obras expostas em museus de todo o Brasil, Sérgio Ramos estabeleceu seu atelier em Tiradentes. Além se deslumbrar com as telas do arquiteto, você até poderá comprar alguns de seus trabalhos. A atenção que o artista e toda a sua equipe dispensam ao visitante é um dos pontos fortes do local.
Situada entre as cidades de São João del Rei e Tiradentes, a Serra de São José é uma atração e tanto para quem gosta de fazer trilha e entrar em contato com a natureza. Além do mais, você gostará de saber que, por ali, passa a Estrada Real – o caminho oficial da realeza entre Minas e Rio de Janeiro, construído no século XVII. Não deixe de desfrutar a vista maravilhosa da região. Para sua segurança, o ideal é contratar um guia na cidade de Tiradentes para fazer o passeio sem se perder.
Bichinho é um vilarejo que fica bem próximo de Tiradentes, vale a pena dar uma esticadinha até lá. Das atrações – além do Museu do Automóvel citado no início do post -, a dica é incluir a Casa Torta em seu roteiro também. A fachada já mostra que você adentrará em um lugar lúdico e muito especial. Enquanto as crianças se divertem pelo parquinho, os pais podem correr atrás de pequenos papéis com poesias espalhadas no quintal. Antes de ir embora, vá até o bistrô para provar cafés diferentes, doces e comidas deliciosas.
Quando fizer seu passeio de Maria Fumaça até São João del Rei, não deixe de visitar a curiosa Rua das Casas Tortas. Com o nome oficial de Rua Santo Antônio, o lugar recebeu o carinhoso apelido por conta das fachadas incomuns das casas, que estão de pé a mais de 200 anos. Prepare-se para tirar belas fotos.
Mais uma igreja que guarda em seu interior diversas belezas. Durante a sua visita, repare as pinturas raras – como o forro decorado por Manoel Victor de Jesus, importante artista mineiro. Apesar de pequena e singela, o passeio vale a pena.
Na época do Brasil colonial, os cavalos eram muito usados como meio de transporte: fosse puxando charretes, fosse carregando pessoas no lombo. Durante o percurso, o animal precisava de água, por isso o Chafariz de São José foi construído. Hoje, a estrutura é um dos cartões-postais de Tiradentes — não passe por lá sem tirar uma foto para guardar de lembrança.
Instalado na antiga Cadeia Pública da região, o Museu de Sant’Ana é um lugar certo para quem gosta de arte sacra. O acervo conta com imagens da santa esculpida em diversas localizações do país. O espaço é pequeno, porém muito bem organizado, com totens e guias virtuais.
Publicidade
O Museu da Liturgia está localizado na Rua Jogo de Bola, uma das mais antigas vias de Tiradentes. Um deleite para os apreciadores de arte sacra, que podem conferir peças restauradas e obras de artes que antes ficavam guardadas em sacristias. A música ambiente faz da visita uma experiência única. O horário de funcionamento é das 102h às 17h de quarta a sábado e das 10h às 14h nos domingos (a entrada pode ser feita até meia hora antes do encerramento).
Um dos solares mais luxuosos da Era Colonial foi criado pelo padre Carlos Correia de Toledo e Melo. Conhecido como o local onde aconteceu a primeira reunião dos inconfidentes, hoje abriga um museu que retrata exatamente esse momento. O ponto alto da atração são os forros decorados, que devem ser observados com atenção por meio dos espelhos instalados no chão.
As águas da Cachoeira do Mangue são limpas e claras, ótimas para mergulhar e relaxar em dias quentes. Apesar de ser um local de fácil acesso, é ideal que se contrate um guia, para poder passear dentro da mata fechada com maior segurança. Ah, e não se esqueça do repelente, pois lá tem muitos bichinhos!
Tiradentes é uma cidade pequena, que vale a visita mesmo que rapidinho. Apesar de ainda possuir a arquitetura marcada pelo Brasil colonial, o destino também tem um toque moderninho, recebendo diversos festivais ao longo do ano. Confira a seguir um roteiro completo que pode ser feito na região durante dois dias:
A cidade oferece hospedagens para os mais diversos tipos de turistas. Confira algumas opções para vários orçamentos e estilos de viagem:
Quer um pouco mais de inspiração antes de começar a se preparar para a viagem? Confira os registros mais incríveis da histórica cidade mineira:
Deu para notar que Tiradentes é um destino que agrada a todos os tipos de turistas, não é mesmo? Programe-se para visitar a cidade, nem que seja durante um feriado prolongado. Mas, se quiser estender a viagem e conhecer outro destino histórico mineiro, veja estas dicas de passeios em Diamantina!