Por Marta Stegani
Se tem algo que resume o estilo carioca mais que a praia, esse algo é o botequim. Aliás, um complementa o outro. Afinal, nada melhor que terminar um dia de sol e mar com música, cerveja e petiscos. Se a botecagem é o seu negócio, confira bares no Rio de Janeiro que traduzem bem o espírito da cidade, com bebida gelada e muita diversão!
Publicidade
Aqui estão os botecos mais famosos. Com anos e anos de história, mas que mantêm a receita do sucesso e, por isso, são tão queridos pelo público e estão sempre cheios.
O Bar Jobi existe desde 1956 no coração do Leblon. O espaço não é grande e as mesas por ali são sempre disputadas. O bar é famoso pelo chopp bem tirado, pelo tradicional bolinho de bacalhau português e pelo filé com queijo mais querido da cidade. Prova da preferência e tradição é que o Jobi é considerado um Patrimônio Cultural Carioca.
O Bar Urca é mais um Patrimônio Cultural Carioca com 80 anos de história. Vá com calma para desfrutar as delícias com um toque especial da culinária portuguesa, como os premiados pasteizinhos e empadinhas. Mas, além disso, o visual do bar é imbatível: ele fica às margens da Baía de Guanabara, com vista para o Cristo Redentor.
Se você não quiser esperar uma mesa, também é possível pegar sua cerveja e seu petisco e se sentar para bebericar na Mureta da Urca. Aproveite para assistir ao pôr do sol, um programa tipicamente carioca.
A Academia da Cachaça é um bar bem brasileiro, afinal, tem bebida mais típica do que a caipirinha? A cachaça é a estrela do bar, que reúne uma carta com mais de 100 rótulos. O destaque do cardápio é a Caipirinha Acadêmica, feita com cachaça, limão-galego e mel.
Para acompanhar, os pratos de maior sucesso são a feijoada e o escondidinho, mas o cardápio é repleto de brasilidades. A Academia da Cachaça está em dois endereços: no Leblon e na Barra.
O Pavão Azul é um típico boteco pé sujo queridinho de Copacabana. O bar já foi eleito diversas vezes o melhor da cidade e ganhou o título de Patrimônio Cultural Carioca. Ele abriu as portas em 1957 e, desde então, as pataniscas de bacalhau são a grande estrela do cardápio.
Publicidade
O botequim tem preços honestos e mesas e calçada disputadas. Na hora do almoço, o destaque vai para o inconfundível risoto de camarão, além de receitas clássicas da culinária carioca.
O Bracarense é um bar que tem sua fama espalhada pelo mundo. Ele já foi citado pelo jornal The New York Times como o melhor do país e também foi eleito quatro vezes como o melhor da cidade.
No balcão de vidro, brilha o sanduíche de pernil. Nas mesas, faz sucesso o bolinho de aipim com camarão e catupiry e o de bacalhau, além dos diversos petiscos deliciosos, cerveja no ponto e caipirinhas. Não é à toa que as mesinhas e até a calçada estão sempre cheias.
A Casa da Cachaça foi a primeira cachaçaria do Rio de Janeiro e está de portas abertas desde 1960, sendo também considerada um Patrimônio Cultural. Como o nome já entrega, a cachaça é o carro-chefe: ao todo, são servidos mais de 200 tipos diferentes da bebida, acompanhadas por um cardápio com petiscos típicos.
No menu, estão cachaças raras e também as de sabores especiais, como de jambu, pistache, gengibre, jurupinga e a famosa Gabriela com cravo, canela e melado de cana.
Em um casarão de dois andares no bairro da Lapa, está o Carioca da Gema, um dos bares mais animados da região. O local traz a combinação que é a cara do Rio de Janeiro: samba de raiz, petiscos de boteco e uma ampla carta de cervejas, drinks e caipirinhas.
A música não se resume só aos fins de semana e, quase todos os dias, uma banda sobe ao palco. A casa costuma estar sempre cheia, então nunca é demais fazer uma reserva.
A Casa Paladino é mais um bar centenário e Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro. O local funciona também como armazém e mercearia, mantendo os móveis de madeira e cristaleiras gigantes do passado, que trazem charme ao ambiente. Os carros-chefe da casa são as omeletes e os sanduíches – muito bem servidos – com chopp pra acompanhar. O bar é simples, mas aconchegante. É uma ótima pedida para o almoço e um bate-papo com os amigos.
O Belmonte é uma rede de botecos bem conhecida pelos cariocas. A matriz, localizada no Flamengo, surgiu em 1952 e hoje são nove unidades espalhadas pela cidade. O badalado botequim faz a linha chique e está sempre cheio, nem a calçada escapa da movimentação. Não faltam opções para petiscar, mas a marca registrada da casa são as empadas abertas, que circulam a todo momento pelo salão, e o tradicional chopp Brahma.
Publicidade
A lista de bares tradicionais no Rio é longa. Se, ao caminhar por lá, você encontrar o Bar Brasil, a Adega Pérola, o Armazém São Thiago ou o Amarelinho da Cinelândia, também pode parar sem dúvida de sucesso!
Se você prefere aquele barzinho da moda, com serviço diferenciado, conheça estas opções!
O BHAR! é uma ginteria descolada para quem gosta de experimentar drinks diferentes. As bebidas são criativas, têm uma ótima apresentação e vêm com frases divertidas. Outro destaque é a roda de coxinhas, que são servidas de um modo todo especial. É um ambiente agradável para passar horas descontraídas com os amigos.
O Brewteco é o lugar certo para quem gosta de cerveja artesanal. A casa tem quatro unidades e, no total, 66 torneiras plugadas em rótulos nacionais e importados. O cardápio está recheado de petiscos tradicionais, além de invenções da casa. O bar tem ambiente informal e cara de boteco. Se estiver cheio, não hesite em pegar seu copo e fazer companhia aos frequentadores que ficam na calçada.
Publicidade
A Void General Store é o point dos descolados. Lá você encontra camisetas, tênis, bonés, meias e diversos acessórios, mas também cerveja, cachaça e comidinhas. Isso mesmo, o local funciona como loja e bar ao mesmo tempo. A Void está presente em diversos bairros do Rio de Janeiro, além de ter unidades em São Paulo e Porto Alegre.
O Coordenadas Bar é um ótimo lugar para dançar e saborear bons drinks em um ambiente descolado. A programação musical é variada, com shows e DJs para animarem a noite. No cardápio, você encontra uma boa variedade de cervejas e coquetéis, além de hambúrgueres, pastéis e outros petiscos.
Procurando um lugar descontraído para ver aquele jogo de futebol imperdível? Esse bar com ambiente animado e aconchegante é uma boa pedida. Além do clima, o chopp e os petiscos também são muito elogiados pelos frequentadores – em especial, a coxinha e os bolinhos de arroz e de feijão.
O Bar da Laje tem a visão mais privilegiada e linda da cidade: está no Morro do Vidigal, junto ao Morro Dois Irmãos e de frente para o mar do Rio de Janeiro. O cardápio é bem variado e vai desde porções até uma deliciosa feijoada. Para dar o clima, não poderia faltar um bom samba. Além de ser um lugar descolado e alto-astral, é uma experiência única e diferente de tudo que você já viveu!
O Meza Bar é uma mistura de clima informal e descontraído com ambiente moderno, sofisticado e colorido. A proposta do lugar é trazer a essência carioca para um espaço cosmopolita, com foco na culinária criativa. Os drinks da casa são muito elogiados pelos clientes, assim como o atendimento dos funcionários.
Nem só de bares antigos e tradicionais vive a Lapa. O Bar da Lapa foi inaugurado em 2016 e é sucesso total. O bar funciona em um casarão do século XIX e possui decoração que remete ao autêntico espírito carioca, com mobiliários, objetos e imagens de grandes artistas do samba e da boemia. A combinação não poderia ser melhor: cerveja, petiscos e samba ao vivo.
Não importa qual o seu estilo ou ritmo preferido, os bares cariocas abraçam todo mundo!
Quer fugir do tradicional, conhecer um bar temático e com decoração diferenciada? No Rio de Janeiro, tem também!
Localizado em um casarão do século XIX no Centro Histórico, o Rio Scenarium funciona como casa de shows, bar e restaurante. São sete ambientes distribuídos em três andares e programação musical autenticamente brasileira. O local é decorado por um grande acervo de móveis e objetos antigos. É um bom lugar para dançar, ouvir música boa, comer bem e se divertir.
O Cine Botequim é um bar temático para os amantes da sétima arte. A casa é decorada com cartazes de clássicos do cinema e as comidas são batizadas com nomes que fazem referência ao universo das telonas.
O destaque do cardápio são as coxinhas de sabores diferentes, entre elas a Spartacus, recheada de costela bovina desfiada, e a Potter, de galinha com gorgonzola e tomate seco. O menu de cervejas também é bastante variado, com rótulos nacionais e importados.
É fã da combinação cerveja e rock’n roll? Então você não pode deixar de conhecer o Bar Bukowski, a casa de rock mais antiga do Rio de Janeiro. O local abre apenas às sextas, sábados e vésperas de feriado, mas vai até o dia amanhecer. O espaço conta com uma grande área ao ar livre, quatro bares e três pistas de dança onde se ouve todas as vertentes do rock.
O Leviano é um bar que une todas as tribos em busca de música, bebida e petiscos. A casa recebe todos os ritmos: samba, forró, pop, rock e muito mais. Além disso, ainda rolam performances artísticas, como o show de tecido – em que acrobatas sobem e descem do teto em um espetáculo de força e beleza – e o show de passistas – que trazem a arte do carnaval carioca e dão um show de brasilidade.
Não se espante com o nome nem ao chegar no bar e se deparar com o varal de roupas íntimas enfeitando o casarão – que, no passado, funcionou como um bordel. Decoração pitoresca à parte, o Bar das Quengas tem ambiente familiar e, no cardápio, cervejas, cachaças e bons petiscos. O ambiente é descontraído no melhor clima boêmio do bairro da Lapa.
Separa um tempo no seu roteiro para conhecer também essas opções!
Apesar do calor carioca, o Rio de Janeiro também tem aqueles cantinhos que vão fazer você se sentir na Europa!
O Cafofo Pub une a informalidade do botequim carioca e a cultura do pub europeu. Com alma de boteco, o local traz comida boa e sem frescura, como hambúrguer e petiscos, além de drinks originais e cerveja gelada. A casa abre todos os dias e é uma ótima pedida para o almoço, happy hour ou para assistir futebol às quartas.
Inspirado no filme inglês Lord Jim, o pub traz a atmosfera britânica para o Rio de Janeiro. A casa existe desde 1974 e é o ponto de encontro de moradores e turistas para assistir futebol, beber chopp, jogar dardos e ouvir aquele clássico do rock ou uma banda nova que se apresenta ao vivo.
O Lapa Irish Pub é uma opção diferente das encontradas no bairro boêmio. A fachada pequena e verde, bem ao lado dos Arcos, torna fácil a identificação da casa, que traz rock’n roll, blues e jazz para a pista, além de karaokê para quem quiser soltar a voz. Para comer, tem hambúrguer, petiscos e uma carta de cerveja com mais de 20 rótulos.
O Macacao Caolho é um pub no estilo irlandês onde você pode curtir um bom e velho rock’n roll. Para acompanhar, hambúrgueres e porções, além de chopes e cervejas artesanais bem geladas. A casa conta ainda com dias de karaokê e mesa de sinuca para os amantes de jogos. Assim, a diversão é garantida para todos os públicos.
Fazendo referência a um pub inglês, o Big Ben é um dos mais animados da cidade. O maior sucesso da casa é o karaokê, no qual uma banda acompanha os desavergonhados. Quem não se arrisca, pode curtir as bandas que tocam MPB, rock, blues e pop ao vivo, enquanto se delicia com hambúrguer, batata frita, croquete de carne e cervejas.
Rock’n roll, uma carta de cerveja com mais de 80 rótulos nacionais e importados, cocktails, shots e chopp geladíssimo. Quer mais? O Brooks Pub oferece muita diversão com karaokê com banda ao vivo e fantasias para cantar a caráter, mesa de sinuca, transmissão de jogos e shows para apreciar enquanto toma uma gelada e come um aperitivo.
Não é à toa que o Rio de Janeiro é tão amado por turistas do Brasil e de todo o mundo. Além de paisagens incríveis e belezas naturais, não faltam lugares para comer, beber, dançar e se divertir. Se você é do tipo de viajante que gosta de conhecer novos sabores, descubra os melhores restaurantes do Rio de Janeiro para uma deliciosa experiência gastronômica!