Praia do Forno em Arraial do Cabo: guia completo com dicas e fotos

Escrito por Bruno Mendes

Imagina só uma praia situada entre vegetação exuberante e acessada apenas a pé — por meio de uma trilha — ou de barco, com mar azulado bem ao estilo das águas do caribe ou daqueles exemplares paradisíacos de cartão postal. Estamos falando da Praia do Forno, localizada no município de Arraial do Cabo na Região dos Lagos, Rio de Janeiro.
São 500 metros de faixa de areia branquinha, e ainda que encha nos diversos dias ensolarados — algo BEM característico no clima fluminense — o atrativo encanta tanto o visitante que gosta do agito, quanto aquele que prefere a calmaria.
Ficou interessado? Confira esse roteiro de viagem para facilitar o seu passeio por esse paraíso.

8 dicas que você precisa saber antes de ir para a praia do Forno

  1. Em períodos de feriados prolongados (Carnaval, Semana Santa, etc) a Região dos Lagos enche MUITO e o trânsito nas principais estradas que liga o Rio de Janeiro, capital e cidades de outros estados aos destinos praianos fica bastante intenso. Se possível, antecipe a viagem para evitar perrengues.
  2. Faça a reserva no hotel ou pousada com antecedência, afinal a região é muito visitada e dá para pegar alguns descontos se não deixar essa etapa para a última hora.
  3. Não deixe de ir ao restaurante flutuante e saborear deliciosos petiscos antes (ou depois) do mergulho em águas rasas.
  4. Ande de banana aquática ou caiaque. É muito divertido.
  5. O mar da praia do Forno não é morninho como nas praias da região Nordeste, mas não é tão gelado como é na maioria das praias do Rio, ou seja, temperatura perfeita para aproveitar os dias ensolarados.
  6. O local conta com infraestrutura de bares, quiosques e banheiros. É tudo simples, mas atende perfeitamente às necessidades dos visitantes.
  7. Na praia do Forno o mar é calmo, ideal para crianças ou todos que odeiam ondas agitadas.
  8. Use protetor solar. Sempre.

Quando ir à Praia do Forno

Depende de você. Gosta de movimento, quer ver muita gente e paquerar bastante? Viaje para a Praia do Forno entre Janeiro e Julho, período da alta temporada.
Se a ideia for vivenciar momentos mais tranquilos, aproveite outros meses do ano. Como o inverno fluminense não é tão rigoroso quanto em outros estados do Sul e Sudeste, até entre Julho e Setembro dá para curtir ótimos dias de sol por lá.

Como chegar à Praia do Forno

IStock

Escondida entre os mais belos exemplares da natureza, a Praia do Forno deve muito do seu charme ao fato de ser acessada unicamente por trilha, ou barco. O caminho para chegar à faixa de areia a pé dura aproximadamente 15 minutos e apesar do trajeto ser íngreme, é pavimentado e há até degraus que facilitam a subida, especialmente para sedentários, crianças e idosos. Muito bem localizada por diversas placas, a trilha tem início na Praia dos Anjos.
Se por ventura a ideia de caminhar até a Praia do Forno não for interessante, você pode optar pelo Barco Táxi, que também parte da Praia dos Anjos. O percurso sai por R$ 10, mas pode variar, dependendo da temporada.

Onde ficar

Quer comodidade na estadia? Veja essa lista de pousadas em Arraial do Cabo que ficam perto da Praia do Forno e o preço médio da diária dos locais. Para conferir os valores, basta clicar no nome dos estabelecimentos e fazer um orçamento.

1. Pousada Recanto das Tartarugas

Localizada a um pouco mais de 100 metros da Praia do Forno, a Pousada Recanto das Tartarugas possui quartos confortáveis (de duplos à sétuplos) com ar condicionado, frigobar e televisão. Sem contar que a hospedagem também dispõe de piscina, sauna, wifi e monitoramento 24 horas.

2. Pousada Estalagem do Porto

A Pousada Estalagem do Porto está situada pertinho dos principais atrativos de Arraial do Cabo e só a 80 metros da entrada para a trilha de acesso à Praia do Forno. Com recepção 24 horas, o local disponibiliza quartos confortáveis, com ar condicionado, TV e frigobar, e um café da manhã bem elaborado: há diferentes frutas, bolos, pães e muitos sucos, para você iniciar o dia revigorado e pronto para curtir bastante.

3. Pousada Rayer Land

Situada a mais ou menos 600 metros da Praia do Forno, a Pousada Rayer Land fica a poucos metros da principal concentração de bares e restaurantes de Arraial do Cabo, ou seja, um conforto a mais para o visitante. Todos os 25 quartos estão equipados com frigobar, TV e ar condicionado.

4. Capitão n’Areia Pousada

Quartos com banheiros privativos e água quente, ar condicionado e TV a cabo, a Capitão n’Areia Pousada fica na região central de Arraial do Cabo em área considerada nobre da cidade. Ela está a cerca de 700 metros do acesso à Praia do Forno.

5. Pousada Lymar


Graças ao estilo familiar, a Pousada Lymar — situada a um quilômetro da Praia do Forno — é ótima para quem leva os filhos para a trip. Os quartos são confortáveis e com varanda. Além disso, a área de convivência tem salas de TV, Video/ DVD e piscina.

6. Pousada Xerxes

A Pousada Xerxes fica a 5 minutos do centro de Arraial do Cabo e a um pouco mais de um quilômetro da Praia do Forno. As suítes são todas equipadas com TV de LCD, ar condicionado split, cama box e frigobar.

7. Hotel da Canoa

O Hotel da Canoa fica a 1,5 quilômetros da Praia do Forno e a alguns metros dos principais restaurantes da região central de Arraial do Cabo. Os quartos têm ar condicionado, frigobar, TV e disponibilizam roupa de cama e toalhas. Os funcionários são muito atenciosos e conhecem todos os passeios realizados pela cidade, vale pegar algumas dicas.

8. Pousada Caminho do Sol

Indicada para quem não dispensa um pouco mais de requinte, a Pousada Caminho do Sol tem belíssima área verde no pátio e restaurantes com renomados chefes de cozinha, onde são servidos frutos do mar, massas e uma série de drinks. As acomodações são divididas em suíte standart e suíte santandart plus, e congregam conforto com beleza na decoração.

9. Pousada Porto Praia

A Pousada Porto Praia fica a apenas 7 minutos da Praia dos Anjos, por onde se acessa a trilha até a Praia do Forno. Além de contar com wifi em alguns quartos (além de ar condicionado, frigobar e TV) e na área de convivência, a hospedagem oferece diferentes passeios por Arraial do Cabo.

10. Pousada Tanto Mar

Dispondo de quartos com ventilador, ar condicionado, TV, frigobar e área social com sauna, piscina e até biblioteca, a Pousada Tanto Mar é um show de conforto e receptividade. Tudo isso a apenas 2 quilômetros do acesso à Praia do Forno.

10 fotos para aumentar sua vontade de conhecer a Praia do Forno

Prepare o coração, porque as imagens são fortes!

1. Vegetação, areia branquinha, águas transparentes: a união de belos exemplares naturais

2. Curta a brisa e o visual por uma perspectiva única

3. Peixes que dão o ar da graça nas proximidades do restaurante flutuante

4. Calmaria e contemplação

5. É uma ótima ideia parar a caminhada e observar as águas azuladas do alto

6. Será difícil sair da água!

7. Da trilha ao mergulho: você só irá levar saudades desse paraíso

8. Ilustre visitante

9. Que tal essa sombrinha?

10. A Praia do Forno aguarda o seu retorno

Badalada em um período, calma em outro, simples, elegante, bela… muito bela. A Praia do Forno é um dos principais tesouros naturais de Arraial do Cabo e certamente vai proporcionar momentos marcantes em sua folga. Programe já uma viagem, você não irá se arrepender!

PARA VOCÊ