Leblon: o que fazer em um dos bairros mais charmosos do Rio de Janeiro

Escrito por Marta Stegani

Se você ainda não conhece o Leblon, bairro do Rio de Janeiro, preste muita atenção! A Cidade Maravilhosa é dona de belezas imensuráveis – isso você já sabe – mas este bairro merece ser observado com carinho. Sem dúvida você já se encantou por algum cenário das novelas de Manoel Carlos, que é assumidamente um apaixonado pelo bairro, ou já cantarolou canções de grandes nomes da música que tem esse pedaço do Rio como inspiração.

A região também é a preferida de muitos artistas e as chances de você se encontrar com um correndo pelo calçadão são grandes. Para entender o que faz do Leblon um bairro tão querido, selecionamos 15 programas para curtir e conhecer de perto o estilo de vida carioca.

Mapa do Leblon

O Leblon está localizado na Zona Sul do Rio de Janeiro e é uma área nobre da cidade. O bairro fica coladinho com Ipanema e suas praias são separadas apenas por um canal chamado Jardim de Alah. O bairro possui muitos apartamentos de luxo e é considerado o mais caro para se morar do Brasil. Este canto charmoso da cidade tem como fundo o Morro Dois Irmãos, que é um dos cartões postais da Cidade Maravilhosa.

Leblon: o que fazer

O bairro tem tudo o que o visitante precisa para se divertir: praia, shopping e barzinhos que são a cara do Rio de Janeiro.

1. Praia do Leblon

Sem dúvida alguma o principal atrativo do bairro é a Praia do Leblon. Ela é uma extensão de Ipanema e é muito frequentada por turistas, mas principalmente pelas famílias que moram na região. Nas areias, é comum encontrar grupos praticando esportes, assim como no extenso calçadão, perfeito para correr ou andar de bicicleta apreciando a vista.

A praia tem águas tranquilas e ambiente familiar, ótimo para levar as crianças. Os visitantes podem contar com boa estrutura de barracas e ambulantes, além de bons bares e restaurantes ao redor para um pós-praia perfeito. Mas nada disso se compara à vista do Morro dos Irmãos, localizado na extremidade, que presenteia com um pôr do sol maravilhoso.

  • Endereço: Av. Delfim Moreira.

2. Mirante do Leblon

A vista que você procurava para fotos perfeitas está aqui. O Mirante do Leblon está localizado no extremo canto direito da praia e proporciona uma vista de tirar o fôlego das praias do Leblon, Ipanema e do Arpoador. O enorme deck de madeira está posicionado sobre rochas e é um espaço para contemplar a belíssima paisagem. Aproveite o momento para sentar e tomar uma água de coco nas barraquinhas do local.

  • Endereço: Av. Niemeyer.

3. Parque Penhasco Dois Irmãos

Próximo ao Mirante está o Parque Natural Municipal do Penhasco Dois Irmãos, um cantinho de pura tranquilidade, mas ainda pouco conhecido pelos turistas. O parque está localizado em uma área de preservação ambiental cercado por muito verde, e possui diversos atrativos: brinquedos para as crianças, quadra poliesportiva, jardins encantadores e uma trilha de 1,5 km que leva à parte de baixo do Irmão Menor, que compõe o Morro Dois Irmãos.

O ponto alto do passeio são os quatros mirantes, de onde é possível avistar alguns dos mais importantes cartões-postais da cidade: Lagoa Rodrigo de Freitas, Jardim Botânico, Corcovado e as praias do Leblon e Ipanema.

  • Endereço: R. Aperana, 178.
  • Valor de entrada: gratuito.
  • Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 8h às 17h.

4. Shopping Leblon

O Shopping Leblon é um dos destinos de compras e lazer mais sofisticados do Rio Janeiro e encanta os turistas logo de cara por sua bela arquitetura. Do lado de dentro é possível circular por um mix de lojas de marcas nacionais e internacionais, cinema, teatro, a Livraria da Travessa, onde acontecem concorridas noites de autógrafos, área de lazer para as crianças e o Espaço Gastronomia, que além de um delicioso e variado cardápio, ainda tem vista privilegiada para o Corcovado e para o Cristo Redentor.

  • Endereço: Av. Afrânio de Melo Franco, 290.
  • Horário de funcionamento: lojas – de segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos, das 13h às 21h; feriados, das 15h às 21h. Alimentação e lazer – sextas, sábados e vésperas de feriados, das 10h à 0h; segunda a quinta, das 10h às 23h; domingos e feriados, das 12h às 22h.

5. Baixo Bebê

Essa é uma dica preciosa para quem viaja com criança e nem por isso quer deixar de curtir a praia. O Baixo Bebê é um espaço de recreação com brinquedos, piscinas infláveis e estrutura para os pequenos se divertirem na areia e de frente para o mar, afinal, eles também merecem sentir a sensação de estar na praia.

Bem ao lado existe um quiosque com espaço para os pais trocarem os bebês, caso seja necessário. O pequeno playground atende todas as idades: desde crianças de colo até as mais grandinhas. O Baixo Bebê está localizado próximo ao posto 12 e é fácil de avistar graças a fila de carrinhos que se forma ao redor.

  • Endereço: Av. Delfim Moreira.
  • Valor de entrada: gratuito.
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 9h às 17h.

Agora é só preparar a câmera fotográfica para registrar todas essas belezas!

Restaurantes no Leblon

O Leblon é também é conhecido por ser um importante polo gastronômico e já conquistou um público fiel. Conheça os restaurantes mais disputados para comer bem no bairro!

1. CT Boucherie

O CT Boucherie é um bistrô de carnes especiais para quem gosta de comer bem. Lá o visitante escolhe entre os mais de 15 cortes de carne do cardápio e os acompanhamentos – que são muitos – são servidos em forma de rodízio, com garçons circulando pelo salão. Peixes, camarões e frutos do mar também são contemplados no menu.

O espaço tem decoração despojada, com elementos que remetem aos açougues franceses. Outro ponto importante que cativa a freguesia é o atendimento impecável dos garçons.

  • Endereço: R. Dias Ferreira, 636.
  • Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 12h às 16h e das 19h à 0h; sábado e domingo, das 12h à 0h.

2. Giuseppe Grill

O Giuseppe Grill é um restaurante que leva a fama de ter a melhor carne do Rio de Janeiro. No cardápio estão suculentas picanhas, chourizos, prime ribs e também frutos do mar. No bar surpreende a quantidade de opções de bebidas e a extensa carta de vinhos, com rótulos nacionais e importados. O lugar é sempre uma boa excelente pedida para comemorações especiais, encontro de amigos, negócios e até para um momento a dois. O ambiente é sofisticado e com atendimento à altura.

  • Endereço: Av. Bartolomeu Mitre, 370.
  • Horário de funcionamento: de segunda a quinta, das 12h à 0h; sexta a sábado, das 12h à 1h; domingos e feriados, das 12h às 23h.

3. Restaurante Degrau

O Degrau Restaurante é daqueles que não deixa ninguém na mão e só fecha as portas depois que o último cliente vai embora. A casa faz parte da história do bairro e existe há mais de 50 anos, mantendo uma clientela fiel que não abre mão dos pratos saborosos e fartos e do atendimento cordial dos garçons, que atendem à moda antiga, usando ternos brancos.

Comece pelos pasteis, a entrada mais famosa, depois siga para o cardápio, que atende a todos os paladares: tem massas, risotos, peixes, carnes, além de pratos especiais, entre eles, paella e o bacalhau do chefe. O Degrau conta também com serviço de delivery, então não tem desculpa para deixar de experimentar o sabor tradicional do Leblon.

  • Endereço: Av. Ataulfo de Paiva, 517B.
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 11h até o último cliente.

4. Restaurante Fellini

O Fellini ocupa uma simpática casa de esquina do Leblon e faz sucesso desde 1993 por servir comida a quilo no almoço e no jantar. O buffet é variado e completo, com massas, comida japonesa, saladas, grelhados, feijoada, sem falar na quantidade de sobremesas. O preço é considerado um pouco salgado para a proposta, mas a variedade, o sabor da comida e o atendimento compensam cada centavo.

  • Endereço: R. General Urquiza,104.
  • Horário de funcionamento: de segunda a quinta, das 11h30 às 16h e das 19h às 23h30; sexta, das 11h30 às 16h e das 19h30 à 0h; sábado e domingo, das 11h30 às 17h30 e das 19h30 às 23h30.

5. Filé do Lira

De passagem, o Filé do Lira pode parecer apenas um simples restaurante de bairro, mas dê uma chance e experimente um dos melhores filés da região. O espaço é pequeno e simples, mas está muito bem localizado – a cerca de cinco minutos da praia – e é uma boa parada para comer bem na hora do almoço. Além de saborosos, os pratos são generosos e servem até duas pessoas. Não deixe experimentar o Filé do Lira, um dos mais pedidos pela freguesia.

  • Endereço: Av. Ataulfo de Paiva, 658 (esquina com João Lira).
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 11h30 à 0h.

Para conhecer outras opções, é só caminhar pela Rua Dias Ferreira, onde se concentra a maioria dos restaurantes e escolher o que mais lhe agrada!

Bares no Leblon

Quer combinação mais perfeita que praia e bar? Confira os melhores lugares para tomar uma gelada bem pertinho do mar!

1. Bracarense

O Bracarense é aquele típico bar que melhor resume a botecagem carioca: formalidade zero, atendimento cortês, chopp gelado e os mais deliciosos petiscos de boteco. O tradicional botequim, que abriu as portas em 1961 a duas quadras da praia, ultrapassou as fronteiras do Leblon e é parada obrigatória de quem vai ao Rio de Janeiro, tanto é que sua fama se espalhou e foi eleito o melhor bar do Brasil pelo jornal The New York Times.

  • Endereço: R. José Linhares, 85.
  • Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 9h30 à 0h; domingo, das 10h às 22h.

2. Bar Jobi

No coração do Leblon está o tradicional Bar Jobi, que desde 1956 é o ponto de encontro da boemia carioca. O bar é referência pelo chopp bem tirado, pelo bolinho de bacalhau e petiscos de dar água na boca e pratos da culinária luso-brasileira. O boteco é pequeno e está sempre cheio, tanto nas mesinhas do lado de fora quanto na calçada, que também fica tomada de gente. Para os amantes da vida noturna, o Jobi também é o lugar para fazer aquela boquinha após a balada, pois este é um dos poucos bares que região que mantém as portas abertas até altas horas.

  • Endereço: Av. Ataulfo de Paiva, 1166.
  • Horário de funcionamento: de domingo a quinta, das 11h às 4h, sexta e sábado, das 11h às 6h.

3. Boteco Belmonte

A rede de bares famosa na cidade que figura na lista dos bares mais amados do Rio também tem uma unidade no Leblon. O boteco faz sucesso pelo chopp bem tirado, pelas opções de drinks, mas principalmente pelos bolinhos, os clássicos da casa, que saem a todo momento e circulam pelo salão nas bandejas dos garçons.

  • Endereço: R. Dias Ferreira, 521.
  • Horário de funcionamento: de segunda a quarta, das 11h30 às 2h; de quinta à sábado, das 11h30 às 3h30; domingo, das 11h30 às 17h.

4. Academia da Cachaça

Aberta desde 1985 no Leblon, a Academia da Cachaça é o point mais brasileiro do Rio de Janeiro. No cardápio, as cachaças reinam, com mais de 90 rótulos de diversos estados, sem falar nas caipirinhas com frutas de todos os tipos. Se bater a dúvida, vá de Caipirinha Acadêmica, feita de cachaça, limão galego e mel, uma combinação das mais brasileiras.

  • Endereço: R. Conde Bernadotte, 26.
  • Horário de funcionamento: de domingo a quarta, das 12h à 0h30; de quinta a sábado, das 12h à 1h30.

5. Bar Veloso

Em uma das esquinas mais charmosas do Leblon está o Veloso, um bar carioquíssimo que homenageia um antigo bar de mesmo nome, onde antigamente frequentavam figuras como Tom Jobim e Vinícius de Moraes. De cara nova, mas sem perder o ritmo da bossa-nova, o bar aposta em um público jovem que faz do lugar a parada perfeita para o pós-praia.

A casa se destaca pelo ótimo custo-benefício e pratos bem servidos. Não deixe de experimentar a picanha, unanimidade entre os frequentadores, e aproveitar o rodízio de cerveja Original que acontece às terças.

  • Endereço: R. Aristídes Espínola, 44.
  • Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 11h à 1h; sábado, das 11h às 2h; fechado aos domingos.

Depois de um dia de praia, estas opções farão seu dia terminar da melhor maneira!

15 fotos do Leblon para se apaixonar pelo bairro

Você já deve ter entendido que o Leblon é um bairro apaixonante, mas não custa nada olhar essas imagens para ter ainda mais certeza!

1. Aposto que esse clique representa tudo o que você deseja no momento!

2. Olhe pelo retrovisor e esqueça o trânsito por alguns minutos

3. A melhor forma de conhecer o bairro é pedalando pelas ruas arborizadas

4. Experimente a sensação de começar o dia com uma caminhada pelo calçadão…

5. E encerrar com uma caminhada com uma paisagem incrível de fundo

6. Como resistir a esse mar?

7. E quem não quer uma casinha com esse visual?

8. A vista do Parque Penhasco Dois Irmãos é encantadora!

9. De cada mirante se tem uma surpresa diferente!

10. Você não vai se arrepender de ficar na praia até o pôr do sol!

11. Tente não demorar no banho na hora de ir embora…

12. Não é à toa que o Leblon inspirou muitos poetas!

13. Escolha seu lado preferido: olhar para o Morro Dois Irmãos

14. Ou do Morro em direção ao mar

15. E aí, de que lado você está?

Quando for ao Rio de Janeiro, dê uma chance e conheça o Leblon além da praia. Você vai se apaixonar! Quer mais? Veja outras 100 fotos do Rio de Janeiro!

PARA VOCÊ