Morro da Urca: um guia completo da atração carioca

Escrito por Sheila Almendros
Atualizado em 02.12.20

O Morro da Urca é uma das atrações mais famosas do Rio de Janeiro. Seus 220 metros de altura impressionam, mesmo sendo avistado de qualquer canto da cidade, rendendo milhões de visitas de turistas vindos de todos os cantos do mundo. E para você aproveitar tudo o que esta atração te oferece, confira todas as informações neste guia completo:

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Onde fica o Morro da Urca

O Morro da Urca fica no bairro homônimo, uma região bastante bonita, agradável e uma das mais seguras da cidade do Rio de Janeiro. Em seu entorno você encontrará diversas atrações imperdíveis, que serão listadas neste guia em breve.

Como subir o Morro da Urca

Há duas maneiras de subir o Morro da Urca: pelo bondinho (pago), que parte da Praia Vermelha (mais informações a seguir), e por trilha, gratuitamente.

A trilha do Morro da Urca

iStock

Para quem deseja se aventurar em uma trilha e não pagar nada por isso, é possível subir o Morro da Urca por um percurso de 1,5 km. Conheça mais sobre o itinerário e o que você precisa saber para curtir o passeio:

  • Percurso: a trilha começa na Praia Vermelha, passando pela Pista Claudio Coutinho e terminando no cume do Morro da Urca.
  • Tempo de trilha: são 40 minutos de caminhada, alternando entre trechos planos e subidas íngremes.
  • Vista privilegiada: durante o percurso, você avistará os melhores cenários do entorno, como a Baía de Guanabara, a Enseada de Botafogo ao Aterro do Flamengo, as praias da zona sul e centro, a Ilha do Governador, o aeroporto Santos Dumont e Niterói.
  • Grau de dificuldade: a trilha é considerada leve de nível fácil, e pode ser feita inclusive com crianças.
  • Cuidados: como toda trilha exige, vá com roupas leves e confortáveis, tênis para caminhada antiderrapante, e não se esqueça do boné, água e protetor solar para se proteger do sol.
  • Informações no percurso: durante a trilha você encontrará muitas placas com informações geológicas, como foram formados os maciços rochosos e também sobre a fauna local.

Agora que você já sabe tudo sobre a trilha do Morro da Urca, é hora de se informar sobre todas as atrações que você encontrará no local.

O que fazer no Morro da Urca

Além de uma visão privilegiada do Rio de Janeiro, você também encontrará diversas atividades que podem ser realizadas no Morro da Urca. Confira:

1. Bondinho do Pão de Açúcar

O famoso Bondinho do Pão de Açúcar liga dois mirantes (Morro da Urca, de 227 metros e o Pão de Açúcar, de 396 metros), partindo da av. Pasteur, 520, com saídas a cada 20 minutos, com capacidade de até 65 passageiros. Durante o percurso você terá uma vista privilegiada da cidade, que renderá inúmeras fotos. Os ingressos custam a partir de R$57, oferece meia entrada para estudantes e fica aberto todos os dias, das 8h às 21h.

2. Praia Vermelha

Esta pequena praia escondida fica bem aos pés do Pão de Açúcar, e como já dito anteriormente, é por onde a trilha para o Morro da Urca começa, e também a mais indicada para fugir das aglomerações das outras praias mais badaladas do Rio. Conte com um mar verde, tranquilo e a vista privilegiada do principal cartão postal do Estado.

3. Pista Claudio Coutinho

Aos pés dos dois morros e pertinho da Praia Vermelha está a Pista Cláudio Coutinho, integrando a área de preservação ambiental Monumento Natural (MoNa). Os 1.250 metros de extensão é bastante visitado para fazer caminhada, corrida, sessões de fotos, ou simplesmente, para admirar o visual incrível do mar, da floresta e das montanhas. O local é bastante arborizado e seguro, com fácil acesso para carrinhos de bebês e cadeirantes.

4. Mureta da Urca

iStock

A Mureta da Urca é um local privilegiado para assistir ao pôr do sol, tomar uma cervejinha gelada com os amigos, curtir o visual dos barcos e contemplar o Cristo Redentor. Para garantir um bom local para assistir a despedida do astro rei, é importante chegar bem antes deste momento, já que estamos falando de um local bastante disputado. Aberto por 24 horas na av. Portugal, S/N.

5. Praia da Urca

A Praia da Urca tem 200 metros de extensão, e fica aos pés do morro homônimo. É por lá que as águas do Oceano Atlântico se encontram com as da Baía de Guanabara, tornando o mar impróprio para banho. Apesar disso, há outras atividades que podem ser curtidas no local, como os quiosques da orla, o calçadão, a Praça General Tibúrcio e a Fortaleza de São João.

6. Museu de Ilusões

O Museu de Ilusões chegou no Rio de Janeiro após o estrondoso sucesso em cidades como Los Angeles, São Francisco e Miami. Vários painéis em 3D ficam espalhados pelo local, para você tirar muitas e muitas fotos, diferente de outros museus. Os funcionários da atração são treinados para ajudar todo mundo a encontrar os melhores ângulos e posições para que seus registros fiquem perfeitos. Ingressos a R$33, e aberto diariamente das 9h às 21h.

7. Museu do Cocuruto

É no Museu do Cocuruto que você encontrará centenas de informações sobre o bondinho mais famoso do Brasil, dentro da narrativa da história dos teleféricos. Tudo é contado por meio de projeções digitais, maquinários expostos, imagens, objetos, entre outros artigos interessantes. Você ainda pode garantir uma lembrança do passeio, na máquina de moedas simbólicas da Urca, e de quebra apreciar a bela vista no alto do Morro.

No Morro da Urca você encontrará diversas atividades para garantir um dia recheado de diversão. Aproveite o passeio sem restrições.

15 fotos do Morro da Urca para encher os seus olhos

Os registros a seguir comprovam que o Rio de Janeiro sempre foi, é, e continuará lindo como nunca. Espia só:

1. O Morro da Urca oferece um visual apaixonante

2. E pode ser prestigiado de diferentes ângulos

3. Suas trilhas reservam um contato único com a natureza local

4. E valem cada passo, pois o destino final é recompensador

5. De lá você poderá prestigiar o mar

6. E de quebra fazer uma caminhada ou corrida

7. Você pode se aventurar no famoso bondinho

8. Ou aproveitar o cenário para registrar belas fotos

9. Para onde você olhar, tudo é lindo aos olhos

10. Como do alto do bondinho, que a vista é surpreendente

11. Veja o que o passeio até o Pão de Açúcar te reserva

12. Aproveite para apreciar o pôr do sol nas alturas

13. E conhecer todas as cores naturais do Rio

14. E não se esqueça de brindar da melhor maneira por este dia

Curtiu o visual do Morro da Urca? Se você deseja conhecer o Rio em todos os ângulos, não deixe de conferir também o Mirante Dona Marta – o visual é de arrancar suspiros!