Conheça Bodoquena, o destino ideal para se conectar com a natureza

Por                                
Em 24.04.21

Bodoquena fica na região serrana do Mato Grosso do Sul. Por conta disso, ela também é conhecida como Cidade Serrana. Isso porque ela está situada na região da serra com o mesmo nome. Além disso, o nome da cidade em tupi-guarani, significa “nascente em cima da serra”. Continue a leitura e veja como chegar, o que fazer e onde ficar nesse pólo turístico do centro-oeste brasileiro.

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Onde fica Bodoquena

A cidade de Bodoquena fica no Mato Grosso do Sul, a 70 km de Bonito e a 260 km da capital, Campo Grande. Essa cidade faz parte do cinturão turístico do Mato Grosso do Sul. Dessa forma, chegar até ela não é muito complicado. Assim, a partir da capital do estado basta pegar a BR-262 até Miranda. Depois dessa cidade, basta pegar a MS-339 até a cidade de Bodoquena.

O que fazer em Bodoquena para curtir o melhor do ecoturismo brasileiro

Nessa região do Brasil o ecoturismo é a principal atividade. Por conta disso, boa parte das atividades são voltadas ao contato com a natureza e cheias de aventura. Assim, selecionamos os principais passeios para fazer em Bodoquena e aproveitar o máximo dessa cidade incrível. Acompanhe:

1. Cachoeira Boca da Onça

Uma queda de 156 metros de altura e um cânion lindo que termina em um rio de águas cristalinas. Ou seja, um cenário digno de um cartão postal. Essa cachoeira é perfeita para quem quer ficar totalmente em contato com a natureza. Além disso, é possível contratar passeios com paradas para banhos ou fazer rapel.

2. Cachoeira Buraco do Macaco

Essa cachoeira faz parte do trajeto da trilha da Boca da Onça. Ela fica dentro de uma gruta que foi formada pela erosão da água. Contudo, para chegar até ela, é preciso passar por um túnel de 5 metros. Apesar disso, o visual é recompensador.

3. Cachoeira do Fantasma

A água forma uma cortina natural em volta de uma caverna. Assim, não há como não comparar a formação com uma boca ou com um fantasma. Além disso, quem olha com atenção, jura que é possível ver até os olhos e o nariz do fantasma. Essa cachoeira não tem ponto para banho, mas vale o passeio para a sua contemplação.

4. Córrego azul

Os passeios em Bodoquena não são feitos apenas de cachoeiras. Por isso, veja esse lindo córrego de águas cristalinas. É um ponto para flutuação e mergulho localizado a cerca de 20 km do centro de Bodoquena. Por conta da ilusão de ótica, parece que o córrego é mais raso do que realmente é. Por isso, é preciso muita atenção já que a profundidade das águas varia entre 2 e 8 metros.

5. Cascata do Jabuti

A natureza foi capaz de construir essa queda d’água com alguns degraus. Ao fim há uma pequena piscina natural. Contudo, não é possível tomar banho nessas águas. Mas aproveite o passeio para aprecisar a natureza e tire as melhores fotos com esse cenário incrível.

6. Rio Salobra

Esse é um dos maiores atrativos de Bodoquena. Após anos de erosão, o rio Salobra passa pelas rochas e por paredões de mais uma centena de metros de altura. Por conta disso, esse lugar parece que saiu de um dos filmes do Senhor dos Anéis, mas fica aqui no Brasil mesmo.

Todos esses passeios confirmam a infinidade de belezas naturais do centro-oeste brasileiro. Por isso, o ideal é separar alguns dias para conhecer o máximo delas. Com certeza você ainda precisará voltar e conhecer mais lugares.

Onde se hospedar

A hospedagem é parte importantíssima de toda viagem. Por isso, é preciso ter conforto na sua estadia. Assim, selecionamos 4 lugares para você se hospedar. Eles atendem a quase todos os orçamentos. Então, confira as acomodações a seguir:

  • Recanto 3ELLL – $$: O jardim da pousada e as acomodações com vista para o rio ou para a montanha são os diferenciais dessa pousada. Além disso, o custo-benefício é ótimo para quem quer ficar próximo de todos os passeios.
  • Hotel Águas de Bodoquena – $$$: Os quartos nesse hotel são mais modernos. Porém, o estacionamento é cobrado à parte. Por isso, a diária pode ficar um pouco mais cara do que o esperado.
  • Casa de Charme da Serra da Bodoquena – $$$$: Essa pousada oferece um amplo jardim. Isso pode te dar um contato maior com a natureza. Porém, apesar do preço elevado, o custo benefício ainda é bom, já que o local conta com café da manhã completo.
  • Águas do Pantanal Inn Pousada – $$: Apesar de ficar um pouco distante de Bodoquena, essa pousada tem ótimo custo benefício. As acomodações são rústicas e espaçosas, mas muito equidapas com ar-condicionado, frigobar e banheiro privativo com chuveiro. Ou seja, é ideal para quem preza pelo conforto.

Todas essas pousadas e hotéis farão a sua viagem à Cidade Serrana do Mato Grosso do Sul ser muito mais confortável. Além disso, todos eles te deixarão com vontade de voltar mais vezes e conhecer todas as belezas dessa região.

10 fotos encantadoras de Bodoquena para se apaixonar por esse destino

Você já sabe que região serrana do Mato Grosso do Sul é incrível. Pois, suas paisagens são dignas de uma capa de caderno. Por isso, para você se apaixonar ainda mais e ter certeza que a cidade será seu próximo destino de férias, confira algumas fotos de quem já visitou Bodoquena.

1. O Mato Grosso do Sul é um dos estados mais belos do Brasil

2. E com certeza Bodoquena é um espetáculo à parte

3. A Cidade Serrana é um verdadeiro paraíso

4. Ótima para apreciar o pôr do sol

5. Com certeza a paisagem é digna de um cartão postal, não é?

6. O Buraco do Macaco é um destino que você precisar conhecer

7. Pois é perfeito para contemplar as belezas naturais

8. Esse destino conquista a todos, inclusive os PETs

9. Aproveite as belezas de Bodoquena para relaxar

10. E sentir o abraço da natureza!

Impossível não se apaixonar por essa região do sul mato-grossense. Além disso, é importante conhecer um pouco mais da região. Ou seja, saber um pouco mais de seus costumes e passeios.

Um pouquinho de Bodoquena para conhecer mais da Cidade Serrana

Separamos alguns vídeos para você conhecer um pouco mais da região serrana do Mato Grosso do Sul. Nestes vídeos você poderá ver imagens de tirar o fôlego. Além disso, também será possível ter dicas do que fazer e como aproveitar a melhor a sua viagem.

A maior cachoeira do Mato Grosso do Sul

O canal Trips e Jobs visitou a Boca da Onça. Essa cachoeira é a maior cachoeira do Mato Grosso do Sul. Além disso, ela também possui o maior rapel de plataforma do Brasil! Ainda nesse vídeo, você pode conhecer algumas outras cachoeiras próximas à Boca da Onça.

Refúgio Canaã

Esse lugar é voltado para quem quer se hospedar em uma pousada afastada de tudo. Para saber se a estadia vale a pena, confira o vídeo de Lelê e Rudy. Nesse vídeo, é possível ver imagens lindas da região e também saber os pontos positivos e negativos.

Ecotur pela Boca da Onça

O ecotur Boca da Onça conta com uma trilha de 4 km e passa por oito cachoeiras, das quais quatro são paradas para banho. Assista ao vídeo e confira as dicas e o show de imagens do canal Caminho Traçado para aproveitar ao máximo desse passeio.

A região serrana do Mato Grosso do Sul é incrível! Suas paisagens são de tirar o fôlego de qualquer um. Por isso, em sua próxima viagem, conheça também a tradicional cidade de Bonito.