Por Sheila Almendros
O Brasil é popular por suas belezas naturais, mas há também aqueles lugares construídos que abrilhantam os olhos. Nem todos são destinos muito explorados por turistas, mas outros recebem pessoas do mundo inteiro durante todo o ano. Conheça, a seguir, locais maravilhosos para conhecer no país, independentemente de sua popularidade, mas que você, amante de viagens, precisa visitar um dia:
Publicidade
Um destino paradisíaco em Pernambuco e dono de uma das praias mais bonitas do Brasil. Suas águas quentes e claras atraem turistas do mundo inteiro, e a prática de mergulho e passeios de jangada são muito comuns por lá.
Ver hotéis em Porto de Galinhas
iStock
Essa bela vista fica na fronteira do Brasil com a Venezuela e ficou conhecida internacionalmente depois de aparecer na animação Up – Altas Aventuras. Chegar até o monte leva de 7 a 10 dias de caminhada, mas a recompensa é incrível – tanto durante o percurso quanto a paisagem vista em seu destino final.
Os primeiros moradores da Chapada Diamantina, na Bahia, foram os índios Maracás, que sofreram com a vinda de exploradores em meados de 1700 à procura de riquezas. Hoje, a região abriga diversas espécies de animais e plantas em sua caatinga.
Ver hotéis na Chapada Diamantina
iStock
A vila de pescadores de Canoa Quebrada é muito popular por sua beleza rudimentar. Suas praias e dunas ficam a poucos quilômetros de Fortaleza. Os passeios de jangada proporcionam uma vista espetacular da natureza.
A Catedral de 40 metros de altura projetada por Oscar Niemeyer é um dos cartões-postais da capital brasileira. Conta com anjos suspensos, teto de vidro circular que começa no chão e 16 colunas curvas, formando uma arquitetura única.
Publicidade
iStock
As 270 cachoeiras formam esse espetáculo a céu aberto e recebe centenas de visitantes por dia. É o ponto turístico mais famoso de Foz do Iguaçu, no Paraná.
iStock
Situado no sul de São Paulo, o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR) abriga centenas de cachoeiras e cavernas com uma enorme preservação de Mata Atlântica. O destino recebe excursões e turistas durante todo o ano.
O Parque de Tanguá, em Curitiba, já foi uma usina de reciclagem de entulho. Depois de regenerado, trocou os resíduos industriais ali descartados por um lindo parque arborizado, com ciclovias, cachoeira e pista de cooper.
Conhecer a maior reserva natural do país é uma experiência única, já que por lá existe a maior biodiversidade do mundo. Além dos animais que habitam a selva, a diversidade de plantas é inigualável.
Publicidade
O Caribe brasileiro e sua linda barreira de corais fica em Natal. Na maré baixa, transforma-se em uma imensa piscina natural de águas cristalinas.
No sul da Bahia, há cinco ilhas distantes que formam o Arquipélago de Abrolhos. Sua formação coralina chama a atenção para a prática de mergulho. Na época de águas frias, iniciada em julho, é possível avistar o nado das baleias-jubarte.
Assistir ao sol nascendo sobre as nuvens no Pico da Bandeira é uma experiência inesquecível. Localizado no Espírito Santo, o pico mais alto do Sudeste possui trilhas com ótima sinalização e lindas paisagens.
Publicidade
iStock
A ilha mais preservada do Brasil é um verdadeiro santuário de tartarugas marinhas e golfinhos. Somente 460 turistas podem visitar o local por dia – não só para desfrutar de sua natureza paradisíaca, como também praticar mergulho e surf.
Ver hotéis em Fernando de Noronha
Essa vegetação intocada formada por cânions e cavernas de pinturas rupestres pré-históricas está situada em Sergipe. É um destino perfeito para a prática do ecoturismo.
Ver hotéis em Canindé de São Francisco
iStock
As ruínas da igreja construída por índios Guarani em meados de 1700 é um marco na história do Rio Grande do Sul. O passeio pela Rota das Missões apresenta aos seus turistas a evangelização dos indígenas que os jesuítas da época praticavam.
Ver hotéis em São Miguel das Missões
Rica em tesouros pré-históricos, a Gruta da Lagoa Azul, situada em Bonito, abriga centenas de ossos de tigres-dente-de-sabre e preguiças gigantes, encontrados por uma expedição franco-brasileira em 1992. Reza a lenda que uma misteriosa fonte do lago em seu interior, na verdade, é um rio subterrâneo.
As belezas naturais de Jericoacoara é conhecida por seu aspecto selvagem e rústico, já que nunca foram modificadas nem com o avanço da tecnologia. O destino cearense é muito procurado por turistas para a prática de windsurf, sandboard e kitesurf.
iStock
A arquitetura e o design aliados à arte é a marca registrada de Oscar Niemeyer, projetista da obra e que também deu o seu nome ao museu. O complexo de dois prédios fica em Curitiba e é reconhecido como uma instituição cultural com projeção internacional. Seu formato de olho possui o segundo maior vão livre do Brasil.
iStock
Praticar passeios de buggy e o famoso esquibunda são atividades comuns nas areias claras dessa belíssima área litorânea próximo a Natal.
iStock
O cartão-postal mais famoso de Curitiba esbanja beleza e esplendor com sua estufa de vidro e ferro repleta de diversas espécies de plantas. O caminho até a estrutura é rodeado por um imenso jardim. Destaque para o Jardim das Sensações, onde os visitantes experimentam texturas e aromas de plantas de olhos vendados.