O que fazer em Aracaju: 26 atrações na capital do menor estado brasileiro

Por
Atualizado em 21.04.22

Uma cidade planejada, com excelente infraestrutura e perto do mar. Assim é Aracaju, capital de Sergipe, o menor estado brasileiro. Mas não se engane, apesar de seu tamanho, há muito o que fazer em Aracaju, a começar por sua orla, conhecida como a mais bonita do Brasil.

Publicidade

Para quem gosta de museus, Aracaju abriga o primeiro museu multimídia e interativo do Norte e Nordeste, diversas praias, uma culinária pra lá de saborosa e muito mais! Vem descobrir o que a capital oferece e como aproveitar ao máximo a sua viagem!

O que fazer em Aracaju em 1 dia

Se você não tem muito tempo, saiba que em um dia é possível conhecer as principais atrações da cidade. Acelera e vem descobrir as atrações que você não pode perder!

1. Palácio e Museu Olímpio Campos

O Palácio Museu Olímpio Campos foi inaugurado em 1863 e funcionou como sede do governo de Sergipe até 1995 e em 2010 foi transformado em museu. O palácio é uma bela construção que conta a história da República de Sergipe. A visita é guiada e passa pelo gabinete, salão nobre e espaços que serviram de residência para os governadores e suas famílias, com grande parte dos móveis e objetos originais preservados.

  • Endereço: Praça Fausto Cardoso, s/n – Centro.
  • Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 10h às 17h; sábado, das 9h às 13h.
  • Valor de entrada: gratuito.

2. Catedral Metropolitana de Aracaju

Próximo ao Palácio Olímpio Campos está a Catedral Metropolitana de Aracaju, um dos mais belos pontos turísticos da cidade. A Igreja Nossa Senhora da Conceição foi construída em 1862 e tornou-se uma catedral só em 1910. O suntuoso templo foi tombado em 1985 pelo Patrimônio Histórico Estadual.

No momento, a catedral encontra-se fechada para obras de restauração, mesmo assim, vale muito a pena conhecer esse ícone da arquitetura religiosa.

  • Endereço: Praça Olímpio Campos, 228.

3. Museu da Gente Sergipana

Vamos falar agora de um programa obrigatório no roteiro de quem visita Sergipe, e o melhor: de graça! O Museu da Gente Sergipana é o primeiro museu tecnológico e interativo do Norte e Nordeste. O acervo celebra a cultura e a identidade sergipana com instalações repletas de recursos multimídia em que o visitante é convidado a interagir. É um passeio recomendado para todas as idades.

  • Endereço: Av. Ivo do Prado, 398 – Centro.
  • Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 10h às 16h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 15h.
  • Valor de entrada: gratuito.

4. Mercado Municipal Antônio Franco

Na hora do almoço, faça uma parada para recarregar as energias e aproveite para levar lembrancinhas do Mercado Municipal Antônio Franco, um dos três mercadões de Aracaju. Lá você encontra artesanato e produtos típicos em geral, castanhas, pimentas, queijos, bebidas e diversas especiarias. Para comer, suba até o terraço e aposte no restaurante Caçarola, que serve comida local e ainda tem uma bela vista para o Rio Sergipe.

Publicidade

  • Endereço: R. José do Prado Franco, s/n.
  • Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 8h às 17h; domingo, das 8h às 11h30.
  • Valor de entrada: gratuito.

5. Colina do Santo Antônio

A Colina do Santo Antônio é o berço de Aracaju e de onde se tem uma das vistas mais bonitas da cidade! No topo também está a pequena e charmosa Igreja de Santo Antônio. Vale a pena a visita tanto durante o dia quanto à noite, quando as luzes da cidade se acendem. A subida é íngreme – para quem não se arrisca a ir a pé, pode ir de carro ou táxi – mas o visual é recompensador!

  • Endereço: Praça Siqueira de Menezes.

6. Orla de Atalaia

Se não sobrar tempo para um mergulho, ainda assim não deixe de fazer um passeio pela orla da praia de Atalaia, o cartão-postal de Aracaju e, segundo o governo, a orla mais bonita do Brasil. Ao longo dos seis quilômetros de extensão estão muitos bares e restaurantes, além de quadras para esporte, pista de skate, área de ginástica e ciclovia.

Lá também estão os Arcos de Atalaia e o letreiro da cidade, o Centro de Artesanato e o Oceanário do Projeto Tamar. A orla vai te deixar com vontade de voltar mais vezes para explorar tudo!

  • Endereço: Av. Santos Dumont.

O que fazer em Aracaju no fim de semana

Se você tem mais tempo, conheça outros programas interessantes para incrementar o roteiro!

7. Espaço Zé Peixe

O Espaço Zé Peixe é um local que presta homenagem a um ícone sergipano: José Martins Ribeiro Nunes. Carinhosamente apelidado de Zé do Peixe, era uma figura importante e habilidosa nas águas, que auxiliava na navegação do Rio Sergipe, tanto que ganhou uma estátua em sua homenagem.

No espaço de dois andares há um memorial, com objetos e fotografias que contam a trajetória de bravura desse homem. Em outro pavimento funcionam alguns restaurantes e lojinhas de artesanato e doces típicos.

  • Endereço: Av. Ivo do Prado, 25 – Centro.
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 7h às 19h.
  • Valor de entrada: gratuito.

8. Parque da Sementeira

Uma ótima opção de lazer para a família no final de semana é o Parque Augusto Franco, mais conhecido como Parque da Sementeira. O espaço conta com parque infantil, campo de futebol, quadra poliesportiva, espaço com aparelhos para exercícios físicos, pista para caminhada, quiosques para piquenique e uma grande área verde para descansar e curtir a natureza.

  • Endereço: Av. Jornalista Santos Santana, s/n.
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 5h às 21h.
  • Valor de entrada: gratuito.

9. Parque dos Cajueiros

Outra área de lazer completa é o Parque dos Cajueiros, que reabriu com estrutura completa após passar por uma longa reforma. O complexo conta com parque infantil, quadra poliesportiva, equipamentos de ginástica, pista de caminhada, um deck para contemplação do rio Poxim, escola de remo, lanchonetes, sorveteria e um restaurante.

  • Endereço: Av. Beira Mar, s/n – Farolândia.
  • Horário de funcionamento: 24 horas.
  • Valor de entrada: gratuito.

10. Passarela do Caranguejo

A Passarela do Caranguejo é o lugar mais animado da noite de Aracaju, onde se encontram dezenas de bares e restaurantes. Para localizar a passarela é fácil: é só seguir na direção do caranguejo gigante da orla de Atalaia. Chegando no monumento, você já começa a ouvir o som e a animação, que vai até altas horas da madrugada.

Publicidade

Uma das casas mais famosas é o Cariri, que além da decoração charmosa e comida típica, ainda tem espaço para quem quiser forrozear. Apesar do nome, nem só de caranguejo são feitos os pratos do restaurante, mas você pode aproveitar para experimentar a iguaria, que tal?

  • Endereço: Passarela do Caranguejo – Orla de Atalaia.

11. Mundo Maravilhoso da Criança

Os pequenos também merecem um pouco de diversão só para eles. Pensando nisso, um bom programa para o final de semana é o Mundo Maravilhoso da Criança, na Orla de Atalaia. O parque ao ar livre é um paraíso para a criançada de todas as idades! Lá tem balanço, escorregador, uma minipista de kart, carro motorizado e outros brinquedos, alguns gratuitos e outros pagos. Os pais vão se divertir junto e as crianças não vão querer ir embora!

  • Endereço: Av. Santos Dumont – Orla de Atalaia.
  • Valor de entrada: gratuito.

O que fazer em Aracaju com chuva

A chuva não vai impedir o turista de se divertir em Aracaju. Não deu praia? Aproveite para conhecer essas atrações!

12. Centro Cultural de Aracaju

O Centro Cultural de Aracaju é um museu que, como o nome já adianta, conta a rica história da cidade através da cultura. O prédio por si só já uma atração. Além das exposições permanentes e temporárias, no espaço acontecem oficinas, apresentações musicais, exibição de filmes e outras atividades. Não deixe de fazer uma visita guiada e conhecer mais um pouco da história da capital.

  • Endereço: Praça General Valadão, 134 – Centro.
  • Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 9h às 17h; sábados, das 8h30 às 13h.
  • Valor de entrada: gratuito.

13. Shopping RioMar

O RioMar é um shopping moderno e completo localizado em um dos pontos mais charmosos de Aracaju. São mais de 200 lojas de marcas nacionais e internacionais, um mix de serviços, cinco salas de cinema, restaurantes e espaço de diversão para os pequenos enquanto os pais fazem compras. O shopping fica pertinho da Av. Beira Mar e ainda tem vista para o Rio Sergipe, um dos cartões-postais da cidade!

  • Endereço: Av. Luiz Gonzaga, 400.
  • Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 9h às 22h; domingo, das 12h às 22h.

14. Oceanário de Aracaju

Um programa interessante não apenas para crianças, mas para pessoas de todas as idades, é o Oceanário de Aracaju, o primeiro do Nordeste e o quinto do Brasil. Ele é administrado pelo Projeto TAMAR e tem o formato de uma tartaruga gigante, se destacando na Orla de Atalaia.

O Oceanário reúne cerca de 70 espécies diferentes expostas em 18 aquários. Logo na entrada fica o maior deles, um aquário com 30 espécies, incluindo arraias e tubarões. Em um dos tanques, os visitantes podem tocar em invertebrados, crustáceos, moluscos e peixes, sempre com a orientação de um monitor.

  • Endereço: Av. Santos Dumont, 1010 – Atalaia.
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 9h às 21h.
  • Valor de entrada: R$ 20 – inteira; R$ 10 – meia entrada.

15. Museu do Artesanato de Sergipe

O Museu do Artesanato de Sergipe fica em um belo casarão antigo no centro da cidade. Lá existem várias lojinhas que vendem artigos característicos da região, como a tradicional renda irlandesa, considerada um patrimônio cultural. A visita é válida tanto para quem quer fazer compras, quanto para quem quer apenas conhecer a arte local.

  • Endereço: Praça Olímpio Campos, 769 – Getúlio Vargas.
  • Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 12h30 e das 13h às 17h30; sábado, das 9h às 13h30; domingo, das 9h às 12h30.
  • Valor de entrada: gratuito.

16. Feira do Turista

Localizada na Orla de Atalaia, a Feira do Turista é um lugar onde você encontra de tudo: lembrancinhas, enfeites, roupas, perfumes – e não apenas produtos locais, mas da China também – e mais uma infinidade de coisas. No local também ficam alguns restaurantes e lanchonetes para se fartar de comida típica. À noite, o clima fica mais animado com apresentação de forró para dançar à vontade.

  • Endereço: Av. Santos Dumont, 1813 – Atalaia.
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 10h às 23h.
  • Valor de entrada: gratuito.

O que fazer em Aracaju a dois

Conheça aqui alguns programas especiais para acrescentar um toque de romantismo à viagem.

17. Parque da Cidade

O Parque José Rolemberg Leite, também conhecido como Parque da Cidade, é um espaço para desfrutar da natureza em meio a uma pequena reserva de Mata Atlântica. O local também abriga um minizoológico, mas a atração mais interessante para os casais é o teleférico, de onde se tem uma bela vista da cidade. Cada banquinho tem espaço para duas pessoas, então, se der medo, é só pegar na mão do companheiro.

  • Endereço: Av. General Euclides Figueires – Bairro Industrial.
  • Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 9h às 17h30; sábados, domingos e feriados, das 8h30 às 18h. Teleférico – de terça a domingo, das 9h às 17h; sábados e domingos, das 8h30 às 17h30. Minizoológico – de terça a domingo, das 9h às 17h.
  • Valor de entrada: a entrada no parque é gratuita, mas para acessar o teleférico o valor é de R$ 20.

18. Orla do Pôr do Sol

Para os casais que gostam de apreciar o entardecer e ver o sol ir embora, é na Orla do Pôr do Sol que o espetáculo acontece. O local atrai turistas e moradores que curtem o momento de frente para o Rio Vaza-Barris. Enquanto aguarda, você pode praticar stand-up paddle ou tomar algum drink e petiscar nos quiosques ao redor. Não deixe de registrar o pôr do sol mais lindo de Aracaju!

  • Endereço: Rodovia dos Náufragos – Mosqueiro.

19. Ristorante La Vecchia

Comer bem faz parte do roteiro a dois, sendo assim, casais que apreciam a boa culinária italiana vão amar o Ristorante La Vecchia. O carro-chefe da casa é a pizza, mas o menu conta também com massas, além de uma carta de vinhos com mais de 100 rótulos. O restaurante é bem decorado e tem ambiente aconchegante para um momento romântico.

  • Endereço: R. Guilhermino Rezende, 346 – Salgado Filho.
  • Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 18h à 0h.

20. Muratto Restaurante

O restaurante Muratto é um é marco gastronômico na capital sergipana. A casa tem foco na culinária mediterrânea e contemporânea, com apresentação e sabores marcantes, sem falar nas boas opções de vinho. O local tem instalações modernas, iluminação baixa para deixar o clima aconchegante e agradável música ao vivo. É uma escolha excelente para um jantar romântico ou celebrar um momento especial!

  • Endereço: R. Dr. Bezerra de Menezes, 102 – Coroa do Meio.
  • Horário de funcionamento: de terça a quinta, das 12h às 15h e das 19h à 0h; sexta e sábado, das 12h às 15h30 e das 19h à 1h; domingo, das 12h às 16h e das 19h às 23h.

21. Calçadão Formosa

Uma boa opção de passeio ao ar livre é dar uma volta pelo Calçadão Formosa, às margens do Rio Sergipe. Além de uma pista para caminhada, existem diversos atrativos ao redor, como banquinhos para descansar e equipamentos de ginástica. Enquanto o casal caminha tranquilamente, dá para apreciar o belo visual, especialmente ao entardecer.

  • Endereço: Av. Beira Mar – 13 de Julho.

Praias de Aracaju

Ao contrário das praias de águas claras que estamos acostumados a ver no Nordeste, as águas que banham Aracaju são um pouco mais escuras em função da foz dos rios Sergipe e Vaza-Barris, que marcam a geografia da cidade, mas nada que impeça o banho e atrapalhe a diversão.

22. Praia de Atalaia

A Praia de Atalaia é a mais famosa e também a mais visitada de Aracaju. Mesmo estando na área urbana, é uma praia de águas limpas, mornas, tranquila para banho e com uma faixa de areia extensa para tomar sol. A orla, que fica a uma pequena distância do mar, é muito movimentada, com diversas atrações e opções de alimentação, além de ser considerada a mais bonita do Brasil.

23. Praia de Aruana

A poucos quilômetros de Atalaia fica a Praia de Aruana, que tem características similares à sua vizinha, mas com algumas vantagens. O mar é calmo e raso e a faixa de areia extensa, perfeita para curtir com a família. A vantagem é a boa estrutura, com barracas que se estendem pela orla, para petiscar e se refrescar com os pés na areia.

24. Praia do Mosqueiro

A Praia do Mosqueiro é considerada uma das mais belas de Aracaju. Nela é possível tomar um delicioso banho de mar nas suas águas mornas e tranquilas e praticar stand-up paddle. Ela fica próxima à Orla do Pôr do Sol, de onde se tem uma das vistas mais lindas do entardecer. Tem boa estrutura de barracas e é uma boa opção para quem gosta de praias mais vazias.

25. Crôa do Goré

A Ilha Crôa do Goré é um paraíso que você precisa conhecer! O local é um banco de areia que se forma quando a maré do Rio Vaza Barris está baixa. O passeio pode ser feito por conta ou por agências e é um dos mais procurados pelos turistas.

A única forma de chegar até lá é através dos catamarãs que partem da Orla do Pôr do Sol. O movimento é grande nos finais de semana por conta dos bares flutuantes e das barracas rústicas de sapé – que ficam submersas quando a maré sobe – e que servem peixe frito, pastéis de camarão e caldinhos de ostra.

26. Praia dos Artistas

Aracaju tem muitas praias de mar calmo, mas os que gostam de praticar surf e esportes aquáticos se encontram nas águas da Praia dos Artistas. A praia tem ondas fortes, o que atrai muitos surfistas, mas quem não se arrisca, pode ficar na grande faixa de areia tomando sol. O turista é bem servido com quiosques, bares e restaurantes.

Agora que você já sabe o que fazer, aproveite ao máximo seu tempo e curta as belezas de Aracaju!