Sergipe

O que fazer em Aracaju: 26 atrações na capital do menor estado brasileiro

Imagem ilustrativa: O que fazer em Aracaju: 26 atrações na capital do menor estado brasileiro

Uma cidade planejada, com excelente infraestrutura e perto do mar. Assim é Aracaju, capital de Sergipe, o menor estado brasileiro. Mas não se engane, apesar de seu tamanho, há muito o que fazer em Aracaju, a começar por sua orla, conhecida como a mais bonita do Brasil.

Para quem gosta de museus, Aracaju abriga o primeiro museu multimídia e interativo do Norte e Nordeste, diversas praias, uma culinária pra lá de saborosa e muito mais! Vem descobrir o que a capital oferece e como aproveitar ao máximo a sua viagem!

O que fazer em Aracaju em 1 dia

Se você não tem muito tempo, saiba que em um dia é possível conhecer as principais atrações da cidade. Acelera e vem descobrir as atrações que você não pode perder!

1. Palácio e Museu Olímpio Campos

Palácio Museu Olímpio Campo

O Palácio Museu Olímpio Campos foi inaugurado em 1863 e funcionou como sede do governo de Sergipe até 1995 e em 2010 foi transformado em museu. O palácio é uma bela construção que conta a história da República de Sergipe. A visita é guiada e passa pelo gabinete, salão nobre e espaços que serviram de residência para os governadores e suas famílias, com grande parte dos móveis e objetos originais preservados.

  • Endereço: Praça Fausto Cardoso, s/n – Centro.
  • Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 10h às 17h; sábado, das 9h às 13h.
  • Valor de entrada: gratuito.

2. Catedral Metropolitana de Aracaju

Deli Dias

Próximo ao Palácio Olímpio Campos está a Catedral Metropolitana de Aracaju, um dos mais belos pontos turísticos da cidade. A Igreja Nossa Senhora da Conceição foi construída em 1862 e tornou-se uma catedral só em 1910. O suntuoso templo foi tombado em 1985 pelo Patrimônio Histórico Estadual.

No momento, a catedral encontra-se fechada para obras de restauração, mesmo assim, vale muito a pena conhecer esse ícone da arquitetura religiosa.

  • Endereço: Praça Olímpio Campos, 228.

3. Museu da Gente Sergipana

Banco Banese

Vamos falar agora de um programa obrigatório no roteiro de quem visita Sergipe, e o melhor: de graça! O Museu da Gente Sergipana é o primeiro museu tecnológico e interativo do Norte e Nordeste. O acervo celebra a cultura e a identidade sergipana com instalações repletas de recursos multimídia em que o visitante é convidado a interagir. É um passeio recomendado para todas as idades.

  • Endereço: Av. Ivo do Prado, 398 – Centro.
  • Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 10h às 16h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 15h.
  • Valor de entrada: gratuito.

4. Mercado Municipal Antônio Franco

Prefeitura de Aracaju

Na hora do almoço, faça uma parada para recarregar as energias e aproveite para levar lembrancinhas do Mercado Municipal Antônio Franco, um dos três mercadões de Aracaju. Lá você encontra artesanato e produtos típicos em geral, castanhas, pimentas, queijos, bebidas e diversas especiarias. Para comer, suba até o terraço e aposte no restaurante Caçarola, que serve comida local e ainda tem uma bela vista para o Rio Sergipe.

  • Endereço: R. José do Prado Franco, s/n.
  • Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 8h às 17h; domingo, das 8h às 11h30.
  • Valor de entrada: gratuito.

5. Colina do Santo Antônio

Bluesvi

A Colina do Santo Antônio é o berço de Aracaju e de onde se tem uma das vistas mais bonitas da cidade! No topo também está a pequena e charmosa Igreja de Santo Antônio. Vale a pena a visita tanto durante o dia quanto à noite, quando as luzes da cidade se acendem. A subida é íngreme – para quem não se arrisca a ir a pé, pode ir de carro ou táxi – mas o visual é recompensador!

  • Endereço: Praça Siqueira de Menezes.

6. Orla de Atalaia

Juarez Júnior

Se não sobrar tempo para um mergulho, ainda assim não deixe de fazer um passeio pela orla da praia de Atalaia, o cartão-postal de Aracaju e, segundo o governo, a orla mais bonita do Brasil. Ao longo dos seis quilômetros de extensão estão muitos bares e restaurantes, além de quadras para esporte, pista de skate, área de ginástica e ciclovia.

Lá também estão os Arcos de Atalaia e o letreiro da cidade, o Centro de Artesanato e o Oceanário do Projeto Tamar. A orla vai te deixar com vontade de voltar mais vezes para explorar tudo!

  • Endereço: Av. Santos Dumont.

O que fazer em Aracaju no fim de semana

Se você tem mais tempo, conheça outros programas interessantes para incrementar o roteiro!

7. Espaço Zé Peixe

Aracaju Onde Ir

O Espaço Zé Peixe é um local que presta homenagem a um ícone sergipano: José Martins Ribeiro Nunes. Carinhosamente apelidado de Zé do Peixe, era uma figura importante e habilidosa nas águas, que auxiliava na navegação do Rio Sergipe, tanto que ganhou uma estátua em sua homenagem.

No espaço de dois andares há um memorial, com objetos e fotografias que contam a trajetória de bravura desse homem. Em outro pavimento funcionam alguns restaurantes e lojinhas de artesanato e doces típicos.

  • Endereço: Av. Ivo do Prado, 25 – Centro.
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 7h às 19h.
  • Valor de entrada: gratuito.

8. Parque da Sementeira

Prefeitura de Aracaju

Uma ótima opção de lazer para a família no final de semana é o Parque Augusto Franco, mais conhecido como Parque da Sementeira. O espaço conta com parque infantil, campo de futebol, quadra poliesportiva, espaço com aparelhos para exercícios físicos, pista para caminhada, quiosques para piquenique e uma grande área verde para descansar e curtir a natureza.

  • Endereço: Av. Jornalista Santos Santana, s/n.
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 5h às 21h.
  • Valor de entrada: gratuito.

9. Parque dos Cajueiros

Pablo Gabriel Monteiro

Outra área de lazer completa é o Parque dos Cajueiros, que reabriu com estrutura completa após passar por uma longa reforma. O complexo conta com parque infantil, quadra poliesportiva, equipamentos de ginástica, pista de caminhada, um deck para contemplação do rio Poxim, escola de remo, lanchonetes, sorveteria e um restaurante.

  • Endereço: Av. Beira Mar, s/n – Farolândia.
  • Horário de funcionamento: 24 horas.
  • Valor de entrada: gratuito.

10. Passarela do Caranguejo

Igor Freitas

A Passarela do Caranguejo é o lugar mais animado da noite de Aracaju, onde se encontram dezenas de bares e restaurantes. Para localizar a passarela é fácil: é só seguir na direção do caranguejo gigante da orla de Atalaia. Chegando no monumento, você já começa a ouvir o som e a animação, que vai até altas horas da madrugada.

Uma das casas mais famosas é o Cariri, que além da decoração charmosa e comida típica, ainda tem espaço para quem quiser forrozear. Apesar do nome, nem só de caranguejo são feitos os pratos do restaurante, mas você pode aproveitar para experimentar a iguaria, que tal?

  • Endereço: Passarela do Caranguejo – Orla de Atalaia.

11. Mundo Maravilhoso da Criança

Eddoliveira

Os pequenos também merecem um pouco de diversão só para eles. Pensando nisso, um bom programa para o final de semana é o Mundo Maravilhoso da Criança, na Orla de Atalaia. O parque ao ar livre é um paraíso para a criançada de todas as idades! Lá tem balanço, escorregador, uma minipista de kart, carro motorizado e outros brinquedos, alguns gratuitos e outros pagos. Os pais vão se divertir junto e as crianças não vão querer ir embora!

  • Endereço: Av. Santos Dumont – Orla de Atalaia.
  • Valor de entrada: gratuito.

O que fazer em Aracaju com chuva

A chuva não vai impedir o turista de se divertir em Aracaju. Não deu praia? Aproveite para conhecer essas atrações!

12. Centro Cultural de Aracaju

Jacqueline Moreira

O Centro Cultural de Aracaju é um museu que, como o nome já adianta, conta a rica história da cidade através da cultura. O prédio por si só já uma atração. Além das exposições permanentes e temporárias, no espaço acontecem oficinas, apresentações musicais, exibição de filmes e outras atividades. Não deixe de fazer uma visita guiada e conhecer mais um pouco da história da capital.

  • Endereço: Praça General Valadão, 134 – Centro.
  • Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 9h às 17h; sábados, das 8h30 às 13h.
  • Valor de entrada: gratuito.

13. Shopping RioMar

RioMar Aracaju

O RioMar é um shopping moderno e completo localizado em um dos pontos mais charmosos de Aracaju. São mais de 200 lojas de marcas nacionais e internacionais, um mix de serviços, cinco salas de cinema, restaurantes e espaço de diversão para os pequenos enquanto os pais fazem compras. O shopping fica pertinho da Av. Beira Mar e ainda tem vista para o Rio Sergipe, um dos cartões-postais da cidade!

  • Endereço: Av. Luiz Gonzaga, 400.
  • Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 9h às 22h; domingo, das 12h às 22h.

14. Oceanário de Aracaju

Ruy Dawson

Um programa interessante não apenas para crianças, mas para pessoas de todas as idades, é o Oceanário de Aracaju, o primeiro do Nordeste e o quinto do Brasil. Ele é administrado pelo Projeto TAMAR e tem o formato de uma tartaruga gigante, se destacando na Orla de Atalaia.

O Oceanário reúne cerca de 70 espécies diferentes expostas em 18 aquários. Logo na entrada fica o maior deles, um aquário com 30 espécies, incluindo arraias e tubarões. Em um dos tanques, os visitantes podem tocar em invertebrados, crustáceos, moluscos e peixes, sempre com a orientação de um monitor.

  • Endereço: Av. Santos Dumont, 1010 – Atalaia.
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 9h às 21h.
  • Valor de entrada: R$ 20 – inteira; R$ 10 – meia entrada.

15. Museu do Artesanato de Sergipe

Ivo Filipe, Arquiteto

O Museu do Artesanato de Sergipe fica em um belo casarão antigo no centro da cidade. Lá existem várias lojinhas que vendem artigos característicos da região, como a tradicional renda irlandesa, considerada um patrimônio cultural. A visita é válida tanto para quem quer fazer compras, quanto para quem quer apenas conhecer a arte local.

  • Endereço: Praça Olímpio Campos, 769 – Getúlio Vargas.
  • Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 12h30 e das 13h às 17h30; sábado, das 9h às 13h30; domingo, das 9h às 12h30.
  • Valor de entrada: gratuito.

16. Feira do Turista

João Miguel

Localizada na Orla de Atalaia, a Feira do Turista é um lugar onde você encontra de tudo: lembrancinhas, enfeites, roupas, perfumes – e não apenas produtos locais, mas da China também – e mais uma infinidade de coisas. No local também ficam alguns restaurantes e lanchonetes para se fartar de comida típica. À noite, o clima fica mais animado com apresentação de forró para dançar à vontade.

  • Endereço: Av. Santos Dumont, 1813 – Atalaia.
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 10h às 23h.
  • Valor de entrada: gratuito.

O que fazer em Aracaju a dois

Conheça aqui alguns programas especiais para acrescentar um toque de romantismo à viagem.

17. Parque da Cidade

Ilka Vidal

O Parque José Rolemberg Leite, também conhecido como Parque da Cidade, é um espaço para desfrutar da natureza em meio a uma pequena reserva de Mata Atlântica. O local também abriga um minizoológico, mas a atração mais interessante para os casais é o teleférico, de onde se tem uma bela vista da cidade. Cada banquinho tem espaço para duas pessoas, então, se der medo, é só pegar na mão do companheiro.

  • Endereço: Av. General Euclides Figueires – Bairro Industrial.
  • Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 9h às 17h30; sábados, domingos e feriados, das 8h30 às 18h. Teleférico – de terça a domingo, das 9h às 17h; sábados e domingos, das 8h30 às 17h30. Minizoológico – de terça a domingo, das 9h às 17h.
  • Valor de entrada: a entrada no parque é gratuita, mas para acessar o teleférico o valor é de R$ 20.

18. Orla do Pôr do Sol

Ana Alice

Para os casais que gostam de apreciar o entardecer e ver o sol ir embora, é na Orla do Pôr do Sol que o espetáculo acontece. O local atrai turistas e moradores que curtem o momento de frente para o Rio Vaza-Barris. Enquanto aguarda, você pode praticar stand-up paddle ou tomar algum drink e petiscar nos quiosques ao redor. Não deixe de registrar o pôr do sol mais lindo de Aracaju!

  • Endereço: Rodovia dos Náufragos – Mosqueiro.

19. Ristorante La Vecchia

Ristorante La Vecchia

Comer bem faz parte do roteiro a dois, sendo assim, casais que apreciam a boa culinária italiana vão amar o Ristorante La Vecchia. O carro-chefe da casa é a pizza, mas o menu conta também com massas, além de uma carta de vinhos com mais de 100 rótulos. O restaurante é bem decorado e tem ambiente aconchegante para um momento romântico.

  • Endereço: R. Guilhermino Rezende, 346 – Salgado Filho.
  • Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 18h à 0h.

20. Muratto Restaurante

Muratto Restaurante

O restaurante Muratto é um é marco gastronômico na capital sergipana. A casa tem foco na culinária mediterrânea e contemporânea, com apresentação e sabores marcantes, sem falar nas boas opções de vinho. O local tem instalações modernas, iluminação baixa para deixar o clima aconchegante e agradável música ao vivo. É uma escolha excelente para um jantar romântico ou celebrar um momento especial!

  • Endereço: R. Dr. Bezerra de Menezes, 102 – Coroa do Meio.
  • Horário de funcionamento: de terça a quinta, das 12h às 15h e das 19h à 0h; sexta e sábado, das 12h às 15h30 e das 19h à 1h; domingo, das 12h às 16h e das 19h às 23h.

21. Calçadão Formosa

Elizama

Uma boa opção de passeio ao ar livre é dar uma volta pelo Calçadão Formosa, às margens do Rio Sergipe. Além de uma pista para caminhada, existem diversos atrativos ao redor, como banquinhos para descansar e equipamentos de ginástica. Enquanto o casal caminha tranquilamente, dá para apreciar o belo visual, especialmente ao entardecer.

  • Endereço: Av. Beira Mar – 13 de Julho.

Praias de Aracaju

Ao contrário das praias de águas claras que estamos acostumados a ver no Nordeste, as águas que banham Aracaju são um pouco mais escuras em função da foz dos rios Sergipe e Vaza-Barris, que marcam a geografia da cidade, mas nada que impeça o banho e atrapalhe a diversão.

22. Praia de Atalaia

Gabriel Rodrigues Fernandes

A Praia de Atalaia é a mais famosa e também a mais visitada de Aracaju. Mesmo estando na área urbana, é uma praia de águas limpas, mornas, tranquila para banho e com uma faixa de areia extensa para tomar sol. A orla, que fica a uma pequena distância do mar, é muito movimentada, com diversas atrações e opções de alimentação, além de ser considerada a mais bonita do Brasil.

23. Praia de Aruana

Adriana Alves

A poucos quilômetros de Atalaia fica a Praia de Aruana, que tem características similares à sua vizinha, mas com algumas vantagens. O mar é calmo e raso e a faixa de areia extensa, perfeita para curtir com a família. A vantagem é a boa estrutura, com barracas que se estendem pela orla, para petiscar e se refrescar com os pés na areia.

24. Praia do Mosqueiro

Rafs

A Praia do Mosqueiro é considerada uma das mais belas de Aracaju. Nela é possível tomar um delicioso banho de mar nas suas águas mornas e tranquilas e praticar stand-up paddle. Ela fica próxima à Orla do Pôr do Sol, de onde se tem uma das vistas mais lindas do entardecer. Tem boa estrutura de barracas e é uma boa opção para quem gosta de praias mais vazias.

25. Crôa do Goré

Yla Lopes

A Ilha Crôa do Goré é um paraíso que você precisa conhecer! O local é um banco de areia que se forma quando a maré do Rio Vaza Barris está baixa. O passeio pode ser feito por conta ou por agências e é um dos mais procurados pelos turistas.

A única forma de chegar até lá é através dos catamarãs que partem da Orla do Pôr do Sol. O movimento é grande nos finais de semana por conta dos bares flutuantes e das barracas rústicas de sapé – que ficam submersas quando a maré sobe – e que servem peixe frito, pastéis de camarão e caldinhos de ostra.

26. Praia dos Artistas

Edison Carvalho

Aracaju tem muitas praias de mar calmo, mas os que gostam de praticar surf e esportes aquáticos se encontram nas águas da Praia dos Artistas. A praia tem ondas fortes, o que atrai muitos surfistas, mas quem não se arrisca, pode ficar na grande faixa de areia tomando sol. O turista é bem servido com quiosques, bares e restaurantes.

Agora que você já sabe o que fazer, aproveite ao máximo seu tempo e curta as belezas de Aracaju!