Praia de Atalaia: o que fazer na orla urbana mais charmosa de Sergipe

Escrito por Luiz Felipe Gomes

Se em sua próxima viagem você pretende visitar o Nordeste, saiba que a Praia de Atalaia deve estar em seu roteiro. Essa bela orla urbana está localizada em Aracaju e é considerada uma das mais bonitas da cidade. Com uma excelente infraestrutura e mar ótimo para banho, certamente você vai adorar conhecê-la. Confira, abaixo, mais detalhes desse belo destino:

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Onde fica a Praia de Atalaia e como chegar

A Praia de Atalaia é uma bela praia urbana situada em Aracaju, no estado de Sergipe. Ela fica a cerca de 10 km da região central da cidade e está próxima de excelentes bares e restaurantes, assim como do centro histórico da capital e outros atrativos turísticos.

Para chegar lá, é simples. Partindo de Aracaju, é possível chegar de carro, pela Av. Tancredo Neves e Av. Santos Dumont ou, ainda, de transporte público, por meio de ônibus municipais que ficam disponíveis na cidade. Como a distância do centro até a orla também é pequena, vale a dica de fazer o trajeto com transportes por aplicativos ou de táxi, já que o preço é bem acessível.

O que fazer na Praia de Atalaia

Com 6 km de extensão, ótima infraestrutura e uma bela natureza, a Praia de Atalaia tem muito a oferecer. Pela orla, é possível aproveitar muitas opções de lazer, assim como atrativos e destinos bem divertidos. Confira, a seguir, o que não pode faltar em seu passeio:

1. Descansar à beira-mar

Com mar tranquilo de águas mornas e uma excelente vista, a Praia de Atalaia pede um belo e duradouro momento de descanso. Pela orla, você pode aproveitar para relaxar, colocar os pés na areia e, claro, apreciar um delicioso banho de mar. Além disso, outra boa alternativa é curtir a infraestrutura do local, que conta com muitas comodidades e promete deixar a ocasião ainda mais agradável.

2. Praticar esportes aquáticos

A prática de esportes aquáticos é uma excelente pedida para quem curte aventura e deseja conhecer o nosso destino, já que a Praia de Atalaia oferece condições ideais para muitas atividades. Pela orla, você pode aproveitar para praticar stand up paddle, surf e windsurf, que sempre atraem bastantes visitantes. Para tornar esses momentos ainda mais divertidos, vale a dica de chamar os amigos.

3. Fazer atividades físicas

Se você gosta de se exercitar ao ar livre curtindo um belo visual de mar, saiba que a Praia de Atalaia também se destaca ao oferecer diversas opções de lazer. Preparada para receber seus visitantes, a praia conta com ciclovia, quadra de tênis e até um campinho de futebol que promete bons momentos pela orla. Uma boa dica é curtir esses espaços com a família, principalmente no fim de tarde.

4. Apreciar o pôr do sol

As praias do Nordeste são conhecidas por oferecer um belo pôr do sol, e a Praia de Atalaia também se destaca pelo seu entardecer. Por isso, após um dia agradável pela orla, vale a dica de estender o passeio apreciando o pôr do sol do local. Além de proporcionar belos registros pelo incrível visual, esse momento também pede uma boa companhia, então não hesite em dividi-lo com alguém especial.

Continua após o anúncio

5. Passear pela Passarela do Caranguejo

A Passarela do Caranguejo representa o melhor point para aproveitar a noite sergipana em Aracaju, por isso representa um ponto obrigatório do nosso destino. O espaço, além de conter uma enorme escultura de caranguejo – que é o mascote da região -, conta com inúmeros estabelecimentos que prometem agitar a noite. Localizado na Orla de Atalaia, o local reúne muita música ao vivo e diversas opções gastronômicas.

6. Aproveitar a culinária local

A culinária típica de Aracaju é muito elogiada pelos visitantes, portanto não deixe de apreciá-la ao visitar a Praia de Atalaia. Pela orla, é possível encontrar excelentes barracas de praia, assim como uma diversidade de bares e restaurantes para todos os gostos. Um bom exemplo de espaço que não pode faltar em seu roteiro é o Calles Restobar, um restaurante que oferece ótimos pratos e quitutes bem saborosos.

7. Visitar o Oceanário de Aracaju

Além de oferecer ótimos passeios, a Praia de Atalaia é conhecida também por destacar a importância da questão ambiental ao abrigar o Oceanário de Aracaju. O espaço, criado e guardado pelo Projeto Tamar, atua na preservação da vida marinha e conta com cerca de 70 espécies de animais. Inaugurado em 2002, o local representa uma boa jornada pelo conhecimento e conta com palestras, exposições e visitas guiadas.

8. Fazer um passeio até o Mercado Popular de Aracaju

Localizado a cerca de 10 km da Praia de Atalaia, o Mercado Popular de Aracaju representa um destino obrigatório para o visitante que deseja conhecer um pouco mais da cultura sergipana. O local é dividido em três grandes centros e reúne diversas lojinhas que vendem artesanato, presentes e uma variedade de comidas típicas. Se você deseja comprar lembrancinhas para a viagem, saiba que esse é o cantinho ideal para visitar.

9. Conhecer a Crôa do Goré

Distante 18 km de Aracaju, a Crôa do Goré representa um dos destinos mais fascinantes do litoral sergipano e, por isso, entra para o nosso roteiro. O atrativo natural consiste em uma pequena ilha que descortina belas paisagens e proporciona muitos momentos de lazer. Se você busca relaxar ao lado de uma boa companhia e quer curtir um visual único, certamente vai adorar conhecer esse paraíso também.

10. Visitar a Ilha dos Namorados

Quem visita a Crôa do Goré geralmente estende a rota até a Ilha dos Namorados, então não deixe de também acrescentar esse destino ao seu roteiro. A Ilha, além de ser uma das mais visitadas de Sergipe, possui muitas belezas naturais e oferece comodidades para toda a família. Em meio a uma boa infraestrutura, que combina natureza e muitos passeios, é possível viver bons momentos por lá.

Gostou dos atrativos e destinos que a Praia de Atalaia proporciona? Então, é só decidir qual passeio você pretende realizar primeiro e aproveitar muito a sua viagem para Sergipe!

Hotéis e pousadas

A orla de Aracaju possui excelentes opções de estadia, tanto para quem busca aconchego em uma viagem breve como para quem procura mais conforto e deseja conhecer melhor a cidade. Pensando nisso, separamos as melhores sugestões de hospedagem para a sua viagem. Confira:

  • Pousada Aju – $: essa é uma boa escolha para quem deseja viajar gastando pouco, já que oferece quartos e ambientes aconchegantes por um preço bem acessível. Localizada a 200 metros da praia, a pousada também se destaca por estar próxima dos principais atrativos turísticos.
  • Pousada Encantare – $$: conta com um ambiente acolhedor e representa uma opção de estadia ideal para casais, uma vez que reúne quartos confortáveis e bem equipados. Além disso, o espaço se destaca por oferecer boas opções de lazer e um café da manhã elogiado, perfeito para iniciar o dia de passeios.
  • Hotel Pousada do Sol – $$$: é uma opção bastante tradicional e representa uma excelente escolha para quem deseja viajar em família. Isso porque o local combina quartos e ambientes bem confortáveis com boas opções de lazer. Um destaque do espaço está em seu restaurante, que serve comidas típicas muito elogiadas.
  • Aquários Praia Hotel – $$$$: localizado à beira-mar, esse hotel é uma opção de estadia mais sofisticada que se destaca pelas suas comodidades. O espaço conta com piscinas, academias e spa, que oferecem um dia de descanso de muito conforto. Sem dúvidas, é uma excelente escolha para quem deseja viajar a dois.

Além dessas opções de hospedagem, é comum encontrar casas de temporada perto da Orla de Atalaia. Então, se preferir, você também pode considerar essa opção como a sua estadia em Aracaju.

Vídeos sobre a Praia de Atalaia com boas dicas para a sua viagem

Para inspirar ainda mais a sua viagem, escolhemos vlogs com excelentes dicas de roteiro e boas informações sobre a Praia de Atalaia. De bônus, ainda separamos belas imagens para você apreciar. Confira, a seguir, feedbacks importantes de quem já visitou o nosso destino:

Conhecendo a Orla de Atalaia

Nesse vídeo, um visitante traz boas dicas sobre o seu passeio pela Praia de Atalaia e registra excelentes imagens da orla, mostrando pontos turísticos importantes do local. Não deixe de apreciar as sugestões e trazê-las também para o seu roteiro.

Imagens aéreas da Praia de Atalaia

Esse vlog reúne belas imagens aéreas do nosso destino e registra como um dia de passeios pela praia pode ser algo muito agradável. Com as imagens, você notará que a Praia de Atalaia é mesmo um recanto bastante desejado e ficará com mais vontade de conhecê-la.

Principais pontos turísticos de Aracaju

Que tal visitar outros destinos fascinantes em Aracaju? Separamos esse vídeo para você montar mais uma sugestão de roteiro incrível pela cidade e pela Praia de Atalaia. Pela capital, existem atrativos históricos, parques e atrações naturais que você certamente vai adorar conhecer.

Como planejar a sua viagem para Aracaju

Por fim, para tornar a sua viagem perfeita, escolhemos esse vídeo que traz informações essenciais para conhecer Aracaju. Através do vlog, você saberá a melhor época para visitar a região, conhecerá dicas de economia e muito mais!

Com todas essas informações, a sua viagem para a Praia de Atalaia tem tudo para ser perfeita, não é? Os vídeos certamente vão tornar o seu roteiro ainda mais interessante.

18 fotos que mostram como a Praia de Atalaia é encantadora

Após conferir boas dicas de passeios, atrativos e hospedagem, chegou o momento de apreciar uma série de imagens fascinantes desse destino. Veja, abaixo, os melhores registros de quem já se aventurou por essa bela orla de Aracaju:

1. Está preparado para uma viagem inesquecível?

2. Então, visite a Praia de Atalaia!

3. Essa bela orla urbana reúne muitas belezas naturais

4. E proporciona momentos únicos

5. Combinados a muitas comodidades

6. Pela orla, é possível se aventurar com os amigos

7. Praticar esportes de pura adrenalina

8. E também aproveitar excelentes opções de lazer

9. Um destino obrigatório é a Passarela do Caranguejo

10. Que abre espaço para os melhores registros de viagem!

11. A praia ainda possui uma passarela de madeira

12. Que é palco de fotos incríveis

13. E cenários belíssimos ao entardecer

14. A região descortina belos destinos, como a Crôa do Goré

15. E a Ilha dos Namorados, que simplesmente encanta!

16. Com paisagens emolduradas, nosso destino é mesmo fascinante

17. Então, não hesite em conhecê-lo o mais breve possível

18. Você vai se apaixonar por essa bela praia de Aracaju!

Com passeios marcantes e uma infraestrutura que combina conforto com muitas opções de lazer, a Praia de Atalaia é mesmo um destino fascinante para conhecer em Aracaju. Outro recanto pertinho da cidade que merece uma visita é a Praia do Saco, que já foi considerada uma das orlas mais bonitas do mundo!