8 razões para você curtir um passeio incrível pelo Cânion do Xingó

Por                                
Em 09.08.21

Está em busca de um passeio divertido e diferente para as férias? Então, saiba que vale muito a pena ter no roteiro o Cânion do Xingó. Essa atração está localizada em Canindé de São Francisco, no Nordeste do país e guarda muitas belezas naturais. Além disso, é o lugar perfeito para uma viagem a dois. Confira mais sobre o destino:

Publicidade

Índice do conteúdo:

Onde fica e como chegar ao Cânion do Xingó

O Cânion do Xingó está localizado na cidade de Canindé do São Francisco, entre os estados de Alagoas e Sergipe. A atração está situada a 213 km de Aracaju e 300 km de Maceió. Vale lembrar que o destino é o maior cânion navegável do mundo e também faz parte do Rio São Francisco, um dos mais importantes do país.

Como ir ao Cânion do Xingó

Para conhecer todas as belezas do Cânion do Xingó, a melhor forma de chegar é partindo de Aracaju, em Sergipe. De carro, basta seguir pela SE-230 em direção à Canindé de São Francisco, de onde saem a maioria dos passeios. Se preferir, você também pode optar pelo transporte público, pois a cidade recebe ônibus de diversas linhas intermunicipais. Por fim, outra alternativa é chegar através de agências de turismo.

História do Cânion do Xingó

As formações rochosas que fazem parte do Cânion do Xingó tem mais de 60 milhões de anos. Porém, a história do local como atrativo turístico só começou após a construção da Usina Hidrelétrica de Xingó, concluída em 1988. O novo empreendimento trouxe mudanças à natureza local e fez da região do cânion, a maior para a navegação do planeta.

Com cerca de 65 km de extensão, o Cânion do Xingó é hoje uma das principais atrações dos estados de Sergipe e Alagoas. Além disso, as suas águas tranquilas e belezas naturais tem atraído muitos visitantes. Por fim, o local atualmente pertence a uma Área de Proteção Ambiental, que garante a segurança e a preservação do atrativo.

O que você precisa saber antes de ir ao Cânion do Xingó

Antes de curtir todos os atrativos do Cânion do Xingó, é necessário também ficar por dentro de boas dicas sobre a atração. Por isso, veja, a seguir o que você deve saber para fazer uma viagem agradável e sem imprevistos:

  • Pacote de passeios: existem diferentes passeios de barco para conhecer o Cânion do Xingó e a maioria deles parte das cidades de Piranhas e Canindé de São Francisco. Em média, os programas têm duração de 1h, onde é possível mergulhar nas águas do rio e curtir paisagens únicas;
  • Entrada: a entrada para visitar a atração já está incluída dentro do preço dos passeios. O valor é de cerca de R$90;
  • Autorização: todos os passeios já possuem as autorizações necessárias para garantir a segurança do visitante e da natureza local;
  • Guia: a maioria das embarcações que levam o visitante até o Cânion do Xingó já contam com um guia para orientar e dar informações valiosas sobre a região;
  • O que vestir e o que levar: opte por usar roupas leves e confortáveis durante o passeio. Além disso, não esqueça de levar roupas de banho, protetor solar, óculos de sol e chapéu, pois o sol no Nordeste é sempre muito intenso;
  • Alimentação: é muito comum as embarcações já disponibilizarem lanches e bebidas aos visitantes, portanto você não precisa levar alimentos para o programa;
  • Melhor época para ir: por fim, a melhor época para conhecer o cânion é entre os meses de junho e setembro, pois nesse período não chove e as temperaturas estão mais amenas.

Após anotar essas dicas, agora você já pode conhecer o Cânion do Xingó com segurança e tranquilidade. Aproveite uma das atrações naturais mais bonitas do país e divirta-se com todas as descobertas!

Publicidade

O que fazer no Cânion do Xingó

A região do Cânion do Xingó é rica em belezas naturais, portanto não vão faltar opções de passeios para o seu roteiro. Confira, a seguir, o que você pode curtir em sua viagem:

1. Paraíso do Talhado

O Paraíso do Talhado é um dos destinos mais visitados de quem conhece os Cânions do Xingó, portanto você deve incluí-lo em seu roteiro. A atração conta com formações rochosas desenhadas que garantem uma visão única da região. Além disso, o local proporciona um mergulho bem refrescante aos visitantes. Vale lembrar que para chegar ao atrativo é preciso fazer um passeio de barco, que custa cerca de R$10.

2. Vale dos Mestres

Cercado de paisagens preservadas e muita natureza, o Vale dos Mestres é mais um passeio que não pode faltar em sua viagem. O local fica a cerca de 30 km de Canindé de São Francisco e é mais uma rota ideal para explorar os cânions. No espaço, é possível curtir piscinas naturais de águas cristalinas e também visitar sítios arqueológicos cheios de história.

3. Espaço Ecológico Angicos

Localizado às margens do Rio São Francisco, o Espaço Ecológico Angicos é uma opção de destino ideal para quem busca se divertir em família. O atrativo oferece brinquedos para as crianças, muitas atividades de lazer, assim como uma série de passeios pelo sertão nordestino. Uma dica é aproveitar a estrutura do local, que é agradável e também valoriza a culinária típica.

4. Grota do Angico

A Grota do Angico é um dos destinos culturais mais visitados da região. A atração fica localizada dentro do Espaço Angicos e representa o local exato onde foram mortos Lampião e Maria Bonita, em 1938. O local também traz muitas histórias sobre o cangaço e revela belas paisagens da Caatinga. Por fim, para chegar até lá é preciso fazer uma trilha de nível médio, na companhia de um guia.

5. Museu de Arqueologia do Xingó

Outro atrativo que também promete trazer boas histórias para a sua viagem é o Museu de Arqueologia do Xingó. O espaço está localizado em Canindé de São Francisco e garante muitas descobertas sobre a cultura da região. No local, é possível conhecer um acervo com peças da pré-história, cerâmicas e até esqueletos com mais de 8 mil anos. Sem dúvida, é um passeio e tanto para curtir em família.

6. Cangaço Eco Parque

Caso você queira curtir momentos de aventura após conhecer o Cânion do Xingó, também pode fazer uma visita no Cangaço Eco Parque. O espaço tem muitas atividades de lazer, assim como uma infraestrutura completa. Lá, você pode praticar esportes como rapel e escalada, apreciar um bom restaurante e fazer uma série de passeios. Uma dica de programa é um passeio de Catamarã pelo baixo Velho Chico, que revela paisagens lindas.

7. Restaurante Karrancas

O Restaurante Karrancas é um dos lugares mais visitados do Cânion do Xingó, então, se puder, também não deixe de conhecer. O atrativo tem uma estrutura aconchegante e garante muitas comodidades aos visitantes. No espaço, você pode apreciar pratos típicos da culinária local e, assim, descobrir sabores únicos. Uma dica, é provar a tradicional moqueca de camarão, que tem o gostinho do Nordeste.

8. Piranhas

Por fim, caso você busque estender o dia de passeios, vale muito a pena dar uma passadinha também na cidade de Piranhas, que fica próxima dos cânions. O município alagoano é cercado de atrações históricas e naturais e por isso merece muito uma visita. Entre os destinos que você deve conhecer estão a Usina Hidrelétrica do Xingó, o Centro Histórico da cidade e o Museu do Sertão.

Publicidade

Com todas essas dicas de passeios com certeza você vai fazer uma viagem incrível pelo Cânion do Xingó. Afinal, o roteiro traz programas que revelam o melhor do destino e garante as melhores experiências.

Onde se hospedar perto do Cânion do Xingó

Para aproveitar melhor os programas do Cânion do Xingó, também é importante descansar em excelentes hospedagens, não é? Então, veja, a seguir, onde ficar na região:

  • Pousada Rekinty – $: essa opção fica em Canindé de São Francisco e é ideal para quem busca viajar gastando pouco, pois tem um bom custo-benefício. O espaço conta com quartos bem equipados, assim como uma boa localização. O seu destaque está no café da manhã, que é elogiado pelos hóspedes.
  • Pousada Trilha do Velho Chico – $$: essa opção está localizada na cidade de Piranhas e é perfeita para quem busca mais contato com a natureza. Ela conta com quartos agradáveis, boas opções de lazer e localização excelente. Por fim, o seu diferencial está na área de camping, ideal para quem busca mais sossego.
  • Pousada Porto de Piranhas – $$$: essa sugestão também fica em Piranhas. O espaço possui quartos aconchegantes, bom café da manhã e por isso é uma das melhores escolhas para casais. O seu destaque está na localização pois conta com uma vista privilegiada das montanhas.
  • Xingó Parque Hotel & Resort – $$$$: por fim, essa opção está localizada em Canindé de São Francisco. Ela possui quartos grandes e completos, restaurante, assim como um bom atendimento. O seu diferencial está nas opções de lazer, que incluem muitas atividades. Sem dúvida, é uma das melhores escolhas para a família.

Seja qual for a sua escolha, certamente você curtir se hospedar na região do Cânion do Xingó. Afinal de contas, as opções são variadas, acessíveis e, aliás, muito perto das atrações turísticas.

14 fotos lindas do Cânion do Xingó para inspirar ainda mais a sua viagem

Depois de ficar por dentro das melhores informações de passeios e estadia no Cânion do Xingó, que tal descobrir melhor a atração? Veja, a seguir, fotos lindas desse destino e se encante ainda mais:

Publicidade

1. As belezas naturais do Cânion do Xingó vão te surpreender

2. Afinal, a atração é uma das mais belas de Sergipe

3. Prepare-se para admirar lindas paisagens

4. E aproveitar os melhores programas

5. Na região, você pode curtir passeios de barco

6. Mergulhar nas águas cristalinas do Velho Chico

7. Assim como descobrir cenários únicos

8. Além disso, pode visitar outros destinos incríveis

9. Desbravar as histórias locais

10. E, aliás, provar uma saborosa culinária típica

11. Já imaginou admirar essa vista de perto em sua próxima viagem?

12. E curtir essa aventura?

13. Então, marque o quanto antes o seu passeio para esse paraíso!

14. Sem dúvida, uma viagem emocionante te espera em Sergipe!

Roteiro aprovado? Então não demore muito em conhecer o Cânion do Xingó. O destino realmente é um dos mais belos do Nordeste. Caso você esteja com mais dias livres no roteiro, vale a dica de conhecer também as praias de Sergipe. Afinal, o litoral do estado também tem as suas belezas!