16 pontos turísticos que você deve conhecer no Rio de Janeiro

Escrito por Ana Beatriz Cardo

Apreciado no mundo inteiro por ser uma cidade feliz com paisagens deslumbrantes e belezas naturais, o Rio de Janeiro é um dos melhores lugares para viajar durante as férias, feriados ou até mesmo um rápido final de semana, já que oferece diferentes atrações e passeios que agradam a todas as idades, gostos e bolsos.

Continua após o anúncio

Confira aqui quais são os 16 pontos turísticos indispensáveis para conhecer na Cidade Maravilhosa e entenda por que o local conquista cada vez mais o coração de turistas nacionais e internacionais:

1. Cristo Redentor

Principal cartão-postal da cidade, o Cristo Redendor é com certeza o ponto turístico mais amado e procurado do Rio de Janeiro. Inaugurado em 1931 no topo do morro do Corcovado, o monumento conta com 38 metros de altura e se tornou uma das Maravilhas do Mundo, devido ao seu mirante panorâmico que garante uma vista excepcional e espetacular da cidade.

2. Pão de Açúcar

O Pão de Açúcar – que fica a 400 metros acima do nível do mar – pode ser considerado o segundo lugar mais procurado pelos turistas na cidade. O passeio começa com a viagem de bondinho, um teleférico todo de vidro onde você consegue visualizar toda a paisagem incrível à sua volta.

A primeira parada é no famoso Morro da Urca, onde é possível enxergar a Baía de Guanabara e a Enseada de Botafogo. Já a segunda parada você encontra uma vista panorâmica de grande parte da orla da Zona Sul e de Niterói.

Por lá, você pode fazer caminhadas nas trilhas, tirar fotos espetaculares nos mirantes, além de encontrar opções de alimentação e entretenimentos variadas.

3. Santa Teresa

Santa Teresa é um dos bairros mais queridinhos dos cariocas, perfeito para passar uma deliciosa tarde na cidade. Além de contar com vistas belíssimas, devido à sua localização no alto de uma serra, o bairro remete ao “Rio de Janeiro antigo”, com seu ar bucólico, bastante cultura, além dos bondinhos – sua marca registrada.

Além disso, Santa Teresa é bastante conhecida também pela forte presença de intelectuais, artistas, acadêmicos entre outros, que procuram por passeios históricos e culturais, como visitas aos tradicionais ateliês.

Não deixe de conhecer pontos como a Escadaria Selarón, o Parque das Ruínas e o Museu da Chácara do Céu.

4. Estádio do Maracanã

Conhecer o Estádio do Maracanã é praticamente um passeio imperdível na cidade, principalmente se você é fã de futebol. Após passar por uma reforma, ele foi reaberto em abril de 2013 e se tornou um destino cultural e turístico, recebendo visitantes até mesmo em dias que não acontecem jogos ou shows.

Continua após o anúncio

Você pode se programar para fazer um tour guiado, onde é possível conhecer o gramado, as arquibancadas, o vestiário, a tribuna de honra, a sala de imprensa, o Hall da Fama – onde estão as marcas dos pés de jogadores famosos –, além do Museu do Futebol, com fotos e imagens das mais belas jogadas.

5. Floresta da Tijuca

Também conhecida como “Parque Nacional da Tijuca”, a Floresta da Tijuca é uma das maiores em área urbana do mundo e um ótimo programa para quem busca atividades ao ar livre, pois oferece uma boa variedade de trilhas em meio à natureza preservada com belas paisagens.

Além das trilhas que alcançam os pontos mais altos, é possível também encontrar grutas, cachoeiras, rios, lagos e espaços ideais para descansar ou fazer um piquenique.

6. Teatro Municipal

Localizado na região da Cinelândia, centro do Rio de Janeiro, o Teatro Municipal foi inspirado na Ópera de Paris e inaugurado em 1909, com colunas e escadarias de mármore, além de diversas esculturas e vitrais marcantes importados da Europa. Em 2009, o local passou por uma restauração e conseguiu ficar ainda mais belo e fascinante, se tornando uma das maiores casas de espetáculos do Brasil.

7. Lagoa Rodrigo de Freitas

A Lagoa Rodrigo de Freitas fica na Zona Sul da cidade, entre Leblon, Copacabana e Ipanema, e é um dos locais preferidos dos cariocas no dia a dia, pois além de ser agradável com uma bela paisagem, por lá você pode praticar exercícios físicos, como correr ou pedalar de bicicleta (são 8 km de perímetro), andar de pedalinho na lagoa, ou até mesmo sentar para relaxar nos deliciosos restaurantes ao redor.

8. Pedra da Gávea

Localizada dentro do Parque Nacional da Tijuca, a Pedra da Gávea culmina a 844 metros acima do mar e é um dos programas favoritos dos aventureiros apaixonados pela natureza. Entre as atividades mais comuns no famoso bloco de pedra estão trilhas, escaladas, asa-delta e parapente, todas com uma vista deslumbrante do Rio de Janeiro.

9. Jardim Botânico

Criado em 1808 por D. João VI, o Jardim Botânico é um dos mais bonitos espaços verdes do Rio de Janeiro, com mais de 40 mil plantas de 6.500 espécies diferentes. Entre seus destaques estão o belo roseiral e o lago com vitórias-régias, além da estufa com plantas insetívoras e o famoso orquidário.

O local abriga também um jardim sensorial, criado especialmente para pessoas portadoras de deficiência visual, com descrições em braile e plantas próprias para serem tocadas. Não deixe de conhecer o Chafariz Central, a Casa dos Pilões e o Jardim Japonês. Lugar único para relaxar e se encantar!

10. Forte de Copacabana

Considerado uma área militar, o Forte de Copacabana foi criado no começo do século XX para impedir que navios inimigos invadissem a entrada da Baía de Guanabara, e está localizado sobre uma ponta de pedra encravada no mar.

Atualmente é um excelente ponto turístico, que conta com o Museu Histórico do Exército. Além de suas antigas histórias, o local oferece um lindo visual sobre a Praia de Copacabana – a mais famosa do Rio de Janeiro – até o Leme, além da praia do Arpoador.

Não deixe de conhecer por lá a Confeitaria Colombo, que oferece um delicioso café da manhã e até mesmo excelentes pratos para o almoço e lanche da tarde.

11. Museu Histórico Nacional

O Museu Histórico Nacional foi criado em 1922 e está instalado em três prédios distintos: a Casa do Trem, de 1762, o Arsenal Real, de 1822, e o Anexo para os quartéis, de 1835; ocupando uma área total de 18 mil metros quadrados.

Considerado um dos mais importantes do País, o local conta com mais de 250 mil peças que contam a história do Brasil – desde o descobrimento até a República. No acervo estão documentos, armas, quadros, móveis, coleções de notas e moedas e carruagens.

12. Biblioteca Nacional do Brasil

A Biblioteca Nacional abriu as portas em 1910 e hoje é considerada a maior biblioteca da América Latina e a oitava do mundo, com um acervo de mais de dez milhões de obras. Para quem se interessar, são oferecidas visitas guiadas com 40 minutos de duração.

13. Sambódromo

Apelidado de Avenida dos Desfiles, o Sambódromo foi inaugurado em 1984 e recebe visitas de turistas e moradores locais durante todo o ano, que buscam conhecer a tradicional passarela do samba de 700 metros quadrados. Já na época de Carnaval, é lá onde acontecem os desfiles das escolas cariocas, ao vivo e a cores.

14. Praia de Copacabana

Dentre todas as praias cariocas, com certeza a mais famosa e tradicional é a de Copacabana, que conta com cerca de três quilômetros de extensão e recebe visitantes de todo o mundo, principalmente nas férias de verão e em datas como Carnaval e Réveillon.

15. Arcos da Lapa

A região da Lapa, próxima ao centro da cidade, é boêmia e oferece uma enorme variedade de bares e opções de lazer, como casas de shows ao som de samba e MPB.

Conhecido por seus arcos, o bairro sempre está lotado de turistas e é parada obrigatória no Rio de Janeiro, tanto durante o dia quanto após o pôr do sol. Entre os locais de destaque estão o Circo Voador e a Fundição Progresso.

16. Mirante Dona Marta

Como se já não bastassem os outros pontos dos quais é possível ter uma vista deslumbrante das paisagens da Cidade Maravilhosa, o Mirante Dona Marta também não deixa a desejar, pois oferece um visual panorâmico em seus mais de 360 metros de altura, onde você consegue apreciar a beleza do Cristo Redentor, do Pão de Açúcar e da Baía de Guanabara.

 
   

PARA VOCÊ