Arpoador: veja como aproveitar a região mais charmosa do Rio

Escrito por Bárbara Costa

A Praia do Arpoador é um cantinho super aconchegante da Zona Sul Carioca. Suas grandes ondas levam inúmeros surfistas ao local, mas a principal atração das tardes de verão é o pôr do sol. A Pedra do Arpoador reúne, todos os dias, pessoas em busca desse verdadeiro espetáculo.

Quer saber o que fazer na região, quais lugares visitar e onde comer perto da praia? Confira o conteúdo a seguir!

Mapa do Arpoador

A Pedra do Arpoador fica em um movimentado trecho de areia localizado entre o Forte de Copacabana e o bairro de Ipanema, na Zona Sul Carioca. A praia de mesmo nome tem apenas 500 metros de extensão e, devido ao tamanho de suas ondas, é bastante procurada pelos surfistas.

O que fazer no Arpoador

Quer saber quais são as melhores formas de aproveitar toda a beleza da região do Arpoador? Acompanhe os tópicos a seguir!

1. Apreciar o pôr do sol

Assistir ao espetáculo promovido pelo pôr do sol na Pedra do Arpoador já é um clássico programa carioca. Ao fim das tardes de verão, você encontrará várias pessoas reunidas por lá, à espera desse lindo momento. Afinal, ver o sol se pondo no mar, com o Morro Dois Irmãos e a Pedra da Gávea ao fundo, é um privilégio!

2. Visitar o Forte de Copacabana

O Forte de Copacabana fica a menos de 500 metros da Pedra do Arpoador. A entrada é gratuita às terças-feiras, portanto aproveite o local para apreciar a privilegiada vista da Praia de Copacabana em um dos banquinhos. Você também pode visitar o Museu Histórico e se deliciar no Café do Forte, uma filial da famosa Confeitaria Colombo. Quer programa mais gostoso para um fim de tarde?

3. Conhecer o Parque Garota de Ipanema

O Parque Garota de Ipanema também fica pertinho da Praia do Arpoador, sendo uma boa opção para quem gosta de praticar esportes ao ar livre, andar de bicicleta ou apenas contemplar a natureza. Há uma quadra poliesportiva, playground para os pequenos e ringue de patinação no local. Perfeito para uma tarde em família!

4. Surfar na Praia do Arpoador

Como você já sabe, as ondas da Praia do Arpoador atraem inúmeros surfistas. Se a pessoa for praticante do esporte, pode aproveitar o maravilhoso mar da região para colocar o surf em dia. Caso não tenha familiaridade com a prática, uma opção é recorrer às escolas de surf da região e contratar algumas aulas (só não vale se aventurar sem o acompanhamento de um profissional, combinado?). Acordar cedinho vai ficar bem mais fácil!

5. Relaxar na Praia de Ipanema

A Praia de Ipanema fica ao lado do Arpoador e é perfeita para curtir a extensa faixa de areia ou se refrescar no mar. Vale destacar que as ondas do local são menores do que as da praia vizinha. Além disso, a infraestrutura local conquista os banhistas, que podem tomar aquela cervejinha gelada e provar um saboroso tira-gosto!

6. Pedalar na orla

Se você curte andar de bicicleta, aproveite a orla para aliviar o estresse e ter o momento reflexivo do dia. Afinal, nada melhor do que pedalar com aquele ventinho gostoso da praia e um cenário surreal ao fundo, não acha? Para ficar ainda mais perfeito, opte pelo fim da tarde e suba a Pedra do Arpoador ao final do passeio!

7. Passar na Galeria River

Tradicionalmente, as lojas da Galeria River eram bastante frequentadas pelos surfistas da Praia do Arpoador. Com o passar dos anos, porém, foram abertas opções também aos adeptos do skate, da escalada, dos patins, do trekking, das lutas e da tatuagem. Hoje, com espaço inclusive para a gastronomia, o local reúne os jovens após aquele dia de praia. Vale uma visita!

8. Fazer compras na Feira Hippie de Ipanema

A Feira Hippie é um clássico do bairro: trata-se da maior feira de artesanato e artes do Rio, em funcionamento desde 1968. Se você estiver pelo Arpoador em um domingo, não deixe de dar uma esticada até lá. Há desde telas de artistas plásticos, passando por roupas, biquínis e lembrancinhas, até comidinhas práticas e deliciosas!

O que não falta é opção de lazer na região do Arpoador. Aproveite para relaxar e se divertir com os amigos ou a família!

Arpoador: restaurantes

Seja na hora do almoço ou depois de passar o dia na praia, nada melhor do que ter restaurantes saborosos à disposição, não é mesmo? Veja a quais estabelecimentos ir quando estiver no Arpoador!

1. Broth Restaurante

A variedade do estabelecimento, que funciona em um sistema de buffet por quilo, promete surpreender você! São mais de 120 opções, incluindo pratos saudáveis, veganos, carnes e sobremesas. Além disso, o atendimento é ágil, a comida está sempre fresca e o ambiente é bastante acolhedor. Nada melhor para um almoço pós-praia, não acha?

  • Endereço: Av. Rainha Elisabeth, 480 – Ipanema.
  • Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 11h30 às 16h30. Sábado e domingo, das 11h30 às 17h30.

2. Balada Mix

Esse ambiente colorido e com decoração tropical caiu no gosto dos cariocas com os deliciosos sucos e pratos saudáveis. A casa serve tanto café da manhã quanto almoço executivo, além de ser uma boa opção para um happy hour. No cardápio, figuram saladas leves, sanduíches diferenciados e pizzas D.O.C (Denominação de Origem Controlada). Ótimo para os dias quentes do Rio!

  • Endereço: R. Francisco Otaviano, 50 – Copacabana.
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 8h a 0h.

3. T.T. Burger

A hamburgueria é 100% brasileira e teve sua primeira unidade aberta na região do Arpoador, em 2013. No cardápio, os destaques são os ingredientes totalmente nacionais, como queijo meia cura, picles de chuchu crocante, tomates frescos e pão de batata doce artesanal. Além disso, o ketchup é de goiabada! Para fechar, que tal um milk-shake de doce de leite e flor de sal?

  • Endereço: R. Francisco Otaviano, 67 – Copacabana.
  • Horário de funcionamento: segunda a quinta, das 12h à 0h; sexta e sábado das 12h às 2h e domingo das 12h à 1h.

4. Adega do Cesare

A Adega do Cesare é um tradicional restaurante da região, em funcionamento desde 1964. O carro-chefe da casa é a Feijoada do Cesare, mas o Spaghetti de Frutos do Mar, a Moqueca de Peixe à Baiana e o Medalhão de Mignon com Arroz à Piamontese não vão decepcionar você. Para acompanhar, peça um chopp geladíssimo!

  • Endereço: R. Joaquim Nabuco, 44 A e B – Copacabana.
  • Horário de funcionamento: segunda a domingo, das 11h às 2h.

5. Vezpa Pizzas

Se você quer uma refeição rápida, prática e em conta próximo à Praia do Arpoador, a Vezpa Pizzas é a opção ideal. A casa trabalha também com o sistema de fatias, incluindo o combo de almoço (dois pedaços e uma bebida). Além disso, o ambiente é descolado e perfeito para se refrescar com uma boa cervejinha! Ótimo para um pós-praia, não acha?

  • Endereço: R. Farme de Amoedo, 75 – Ipanema.
  • Horário de funcionamento: segunda a quinta das 12h à 1h; sexta e sábado das 12h às 2h e domingo das 12h à 1h.

Viu só como é possível fazer refeições saborosas perto da Praia do Arpoador? Entre pizzas, hambúrgueres e buffet variado, há opções para todos os gostos!

15 fotos do Arpoador que vão te encantar

Chegou a hora de você se derreter com as imagens do Arpoador. Preparado? Então, vamos lá!

1. Para começar, temos o clássico pôr do sol do Arpoador

2. Esse espetáculo realmente atrai muitas pessoas

3. Pode rolar até uma musiquinha por lá…

4. Incrivelmente, você também verá gente pescando no local

5. Ou, então, praticando yoga

6. Mas tem aqueles que preferem pegar uma onda

7. Os praticantes de stand up paddle também marcam presença

8. E os banhistas estão sempre aproveitando o marzão

9. O ângulo pode variar

10. A luz também…

11. Mas a beleza do lugar continua a mesma

12. Com esses barquinhos, o cenário parece até um quadro, não acha?

13. Sua vontade era estar nessa cadeira agora?

14. Ou dar um rolê de bicicleta pela região?

15. Só não vale deixar o mergulho nessa água maravilhosa para depois!

Prontinho! Agora você já sabe o que fazer, a quais restaurantes ir e como aproveitar a região do Arpoador, certo? Boa praia!

PARA VOCÊ