Escadaria Selarón: uma obra de arte no centro do Rio de Janeiro

Se você vai para o Rio de Janeiro, precisa conhecer a Escadaria Selarón. O local é uma atração imperdível, com muita história, no centro da cidade. Além disso, é ideal para quem ama arte, cultura e boas descobertas. A seguir, confira detalhes, informações e curiosidades para enriquecer seu passeio:

Publicidade

Onde fica a Escadaria Selarón

A Escadaria Selarón está localizada entre os bairros da Lapa e Santa Teresa. A atração está entre os principais pontos turísticos do Rio de Janeiro devido ao seu grande valor cultural e arquitetônico. O local também é conhecido como Escadaria do Convento de Santa Teresa.

Como chegar

A melhor maneira para chegar ao destino é partindo do centro do Rio de Janeiro. De carro, o acesso é pela Avenida Gomes Freire em um trajeto que leva menos de 10 minutos. Se preferir, você pode ir de transporte público. De metrô, basta seguir até a estação Cinelândia. Já de ônibus, as linhas municipais 104, 497, 322 e 399 passam pela escadaria. Outra boa alternativa é usar o aplicativo de transporte, pois, nessa região, os preços geralmente são acessíveis.

Seja qual for a sua forma de chegar até a Escadaria Selarón, saiba que você estará visitando uma das melhores atrações da Lapa. O local guarda muita história e cultura, veja a seguir!

História da Escadaria Selarón

A Escadaria Selarón é uma obra arquitetônica urbana com grande valor cultural e histórico para a cidade do Rio de Janeiro. A atração começou a ser construída em 1990, pelo pintor e ceramista chileno Jorge Selarón. Inicialmente, o espaço era uma área abandonada no centro do Rio. Com o trabalho do artista, o lugar ficou alegre, colorido e descontraído.

Com mais de 200 degraus e um grande mosaíco de azulejo, a escadaria reúne peças de antigas construções urbanas, além de outras doadas por visitantes de todo o mundo. Os azulejos nas cores verde, amarelo e azul se destacam. Segundo historiadores, a atração é uma grande homenagem do artista chileno para os brasileiros.

Como visitar a Escadaria Selarón

Antes de conhecer de perto todas as belezas que cercam a Escadaria Selarón, anote algumas informações importantes sobre o espaço. Assim, será possível visitar a atração com segurança e aproveitar melhor o passeio:

  • Entrada: a Escadaria Selarón é uma atração gratuita, por isso não é cobrada a entrada.
  • Quando ir: o melhor momento para conhecer o local é pela manhã, durante a semana, pois há um fluxo menor de turistas. No entanto, é comum encontrar a região sempre muito movimentada em qualquer época.
  • Estrutura: a atração não possui muita estrutura ou estacionamento, pois é um destino apenas para contemplação. No entanto, caso você queira passar mais tempo na região, saiba que alguns dos melhores restaurantes do Rio de Janeiro estão em Santa Teresa e no centro.
  • Segurança: opte por visitar a escadaria na parte baixa e evite subir até o fim, principalmente no período da noite. Isso porque é comum acontecer alguns assaltos no topo da rua onde a atração está localizada.
  • Outros atrativos: a escadaria está localizada próxima dos bairros da Lapa e de Santa Teresa. Então, aproveite para fazer um tour e conhecer outros pontos turísticos, como o Arcos da Lapa, o Parque das Ruínas e a Sala Cecília Meireles.

A partir dessas dicas, com certeza, você vai gostar bastante de visitar a Escadaria Selarón. Depois de subir tantas escadas, aproveite para conhecer os bares da lapa no melhor estilo carioca.

Curiosidades sobre a Escadaria Selarón

Se as escadas pudessem falar, a Escadaria Selarón contaria ótimas histórias! Nos azulejos, a atração guarda um pedacinho do mundo, além disso, já foi palco de muitos amores, clipes e filmes. A seguir, confira 7 curiosidades sobre o espaço:

  • A Escadaria Selarón é considerada um Patrimônio Histórico e Cultural do Rio de Janeiro. Ela recebeu esse título em 2015.
  • Ao todo, a escadaria possui 125 metros de extensão com mais de 200 degraus.
  • A atração possui azulejos vindos de cerca de 60 países, entre eles, Jordânia, Eslovênia, Panamá, México e Canadá.
  • Acredita-se que há mais de 2 mil peças de azulejos na Escadaria Selarón.
  • No local, é possível apreciar azulejos em alto relevo com figuras de grandes navegações e também de times de futebol de diversos países do mundo.
  • O espaço é conhecido por ser cenário de grandes obras audiovisuais internacionais. A escadaria já foi cenário de clipes da banda U2 e do rapper Snoop Dogg. Além disso, esteve presente em produções de filmes, como Hulk, da Marvel; e estampou grandes revistas, como o National Geographic, da The Walt Disney Company.
  • O pintor Jorge Selarón não recebeu nenhum incentivo financeiro para construir a obra. Ele vendeu algumas das suas pinturas e, assim, realizou o projeto.
  • A Escaria de Selarón é um orgulho brasileiro! Seu valor cultural é inestimável para o Rio de Janeiro. Prepare-se para uma visita muito marcante.

    9 fotos lindas da Escadaria Selarón para você admirar

    A curiosidade está acesa para conhecer os detalhes da Escadaria Selarón? Então, repare bem na seleção de fotos abaixo. Os registros são lindíssimos. Olha só:

    1. Se você pretende visitar a cidade maravilhosa

    2. A Escadaria Selarón precisa entrar no seu roteiro

    3. A obra de arte a céu aberto

    4. Foi construída pelo pintor Selarón como uma homenagem aos brasileiros

    5. O local une arte e cultura de uma forma muito especial

    6. Além disso, é perfeito para fazer bons registros

    7. Uma dica é caprichar nas fotos logo no início da escadaria

    8. Para capturar toda a beleza da atração

    9. Sem dúvida, você vai até esquecer as horas!

    Além da Escadaria Selarón, aproveite para conhecer o centro histórico do Rio de Janeiro. Há museus, ruas históricas, praças, biblioteca e muito mais.