Shenzhen: a cidade chinesa que é uma referência tecnológica no mundo

Escrito por Bruno Mendes

Shenzhen é uma das cidades mais modernas da China e um importantíssimo polo econômico do país. Mas ainda que os imponentes símbolos urbanos dominem a paisagem, a metrópole também possui belas áreas verdes, praias e atrações culturais. Veja o que fazer para vivenciar ótimos momentos nesse surpreendente destino asiático.

Continua após o anúncio

Onde fica

Localizada na província chinesa de Guangdong, Shenzhen faz fronteira com Hong Kong e fica a 2.179 km de Pequim. Há voos que saem do Rio de Janeiro e São Paulo para lá e a viagem dura um pouco mais de um dia, com conexões.

O deslocamento de Shenzhen para outras localidades é muito fácil. Só para se ter uma ideia, o trem-bala liga o destino a Hong Kong em pouco menos de 20 minutos e também faz o trajeto para outras regiões da China com rapidez e conforto. Além do transporte sobre trilhos, existem diferentes empresas de ônibus que interligam as cidades.

Tecnologia em Shenzhen

Com histórico de altos investimentos em qualificação profissional, Shenzhen é uma referência tecnológica no planeta. Hoje, a cidade está perto de superar o Vale do Silício em geração de riquezas e além de incontáveis startups, é sede de empresas multinacionais como a Huawei, Hytera, Tencent e JXD.

Graças a esse protagonismo em inovação, a metrópole conta com moderníssima infraestrutura urbana e é um dos mais prestigiados destinos turísticos da atualidade. Segundo a Lonely Planet, Shenzhen foi considerada a segunda melhor cidade para viajar em 2019.

O que fazer

Veja quais são os principais atrativos turísticos de Shenzhen, uma cidade que impressiona por várias qualidades.

1. Ping An Finance Center

iStock

Símbolo contemporâneo do poderio econômico de Shenzhen, o Ping An Finance Center tem 599 metros de altura e é um dos prédios mais altos do mundo. Além de várias lojas e restaurantes ao redor, no 116º andar, a 541 metros do chão, há um deck de observação onde o visitante pode contemplar um visual indescritível da cidade. Prepare-se para tirar várias fotos.

2. Janela do mundo (Window of the World)

Este parque temático contempla lindos jardins e mais de 100 réplicas de conhecidos pontos turísticos do mundo. Vai ser um privilégio passar pela Torre Eiffel – aqui com 108 metros de altura – e poucos passos depois, encontrar o Taj Mahal, a Tower Bridge, de Londres, a Torre de Pisa e muitos outros monumentos ilustres.

Continua após o anúncio

3. Lianhuashan Park

Muito popular entre os moradores de Shenzhen, o Lianhuashan Park tem 80 mil metros quadrados de muitas belezas naturais. Lá existem florestas de coqueiros, um lago artificial enorme, um gramado muito bom para piqueniques e uma praça situada em local mais alto, de onde se é possível observar a região central da cidade por uma perspectiva incrível.

4. Chinese Folk Culture Village

Situada na margem da baia de Shenzhen, esta vila temática é a típica atração turística com autêntico valor cultural. No espaço, que conta com réplicas de 24 vilarejos, há apresentações artísticas, as quais representam o estilo de vida de povos que habitavam diferentes partes da China. Tanto as celebrações, quanto o design das aldeias e o colorido das vestes são de impressionar qualquer visitante.

5. Dameisha Beach

A Dameisha Beach pode não ter a beleza das praias brasileiras, mas é muito agradável e foi criada – sim, ela é artificial – com o intuito de prover momentos de diversão para quem mora nas proximidades. Antes ou depois de pegar sol e nadar, o visitante praiano poderá passear de lancha no mar e até saborear petiscos.

Viu como Shenzhen é uma cidade cheia de encantos?

Onde ficar

É evidente que em uma cidade tão moderna, existem excelentes hotéis com diferentes faixas de preço e que ficam localizados perto dos melhores pontos turísticos.

O viajante que ama requinte, não terá nenhum motivo para reclamar se escolher o The Ritz-Carlton, Shenzhen, um cinco estrelas com serviço de spa completo e que fica a menos de 20 minutos do parque Window of The World. O preço médio da diária é de R$ 1.573. Já o The Bauhinia Hotel, é a escolha certa para quem quer se hospedar no centro de Shenzhen e não pagar tão caro. Com dois restaurantes e quartos bem confortáveis, o preço médio da diária é de R$ 223.

Ambos os hotéis são muito bem recomendados, portanto, pode fazer a reserva em qualquer um deles sem medo, ok?

Onde comer

A culinária chinesa é prestigiada no mundo inteiro. É uma maravilha saborear um Kung Pao (frango temperado com amendoim e pimenta), o Mapo Tofu (tofu picante com molhos especiais) e muitas outras receitas com frutos do mar, carnes e legumes. Para provar pratos típicos e os melhores exemplares da gastronomia internacional em Shenzhen, recomendamos um visita aos prestigiados restaurantes: Social All Day Dining Restaurant, Haidilao Hot Pot (YouYi Cheng) e o Grandma’s Home (KK Mall), o qual faz parte do grupo dos bons e baratos. Bom apetite.

Vídeos de quem já visitou e amou Shenzhen

Agora você irá conhecer outras atrações de Shenzhen e ter uma ideia de como são os dias e noites nas áreas urbanas.

A belíssima noite de Shenzhen

Você sabia que Shenzhen tem apenas 40 anos? Confira outras curiosidades neste vídeo que traz lindas imagens da iluminada noite da metrópole chinesa.

Conheça o maior comércio de eletrônicos do mundo

Quer comprar um smartphone novo, um tablet para presentear seu pai ou um notebook mais moderno? Nesta Disneylândia dos eletrônicos você encontrará estes e muitos outros produtos.

Um dia de compras

A região da rua Dongmen ( Dongmen Pedestriam Street) tem várias lojas, shopping centers e barraquinhas onde são disponibilizadas roupas, bolsas e até umas comidinhas exóticas. Depois de ver este vídeo vai dar até vontade de bater perna por lá.

Pode ir preparando sua câmera, pois certamente você vai ficar com vontade de gravar uns vídeos.

Mais fotos de Shenzhen para programar a viagem

Fique com mais algumas imagens do Vale do Silício chinês!

1. Um dos skylines mais deslumbrantes do planeta

2. Com belos parques entre os arranha-céus

3. A criançada vai adorar os artistas de rua

4. Enquanto os pais vão fazer muitas compras

5. E saborear uns espetinhos diferentões. Ou não?

6. Olha só que paz de espírito!

7. Um bucólico passeio de barco em um polo econômico chinês

8. Shenzhen vai te surpreender de várias maneiras

9. Você vai até encontrar um pedacinho de Paris por lá

10. Não é igual a uma praia brasileira, mas Dameisha Beach tem seu charme

11. A cidade é cheia de riquezas históricas

12. E shows performáticos que explicam o seu passado

13. Um dos destinos mais charmosos da China

14. Muito movimento e energia positiva te aguardam

15. Que tal começar a pensar na data do embarque?

Quer mais descobertas? Após aproveitar a natureza e vivenciar toda a modernidade de Shenzhen, programe um passeio para Xangai, mais um encantador destino da China.