20 lugares para você conhecer na Alemanha além de Berlim e Munique

Por
Atualizado em 17.01.20

A Alemanha é um país muito especial e que tem muita história para contar. Passou por diversas guerras, teve seu país dividido na época da União Soviética e foi protagonista e um dos maiores massacres da história da humanidade. Apesar de todas essas tragédias, o país da Baviera também expressa muitos momentos bons, sendo o rei quando o assunto é cerveja e um futebol invejável, além de ser terra de Rosa Luxemburgo, uma das mulheres mais importantes para a sociologia mundial.

Publicidade

Devido a todos esses paradoxos, a Alemanha se torna muito maior que as barreiras de Munique e Berlim. Existe muito a conhecer sobre um dos países mais importantes do mundo e que faz um serviço de solidariedade ao receber milhões de refugiados sírios em uma época de muito ódio e intolerância entre os povos.

Veja abaixo 20 cidades da Alemanha que são simplesmente lindas e vão fazer você rever a sua viagem à terra da cerveja. Tem muito mais para conhecer por lá.

1. Heidelberg

iStock

iStock

Uma cidade alemã extremamente romântica, essencial para casais que querem curtir um ambiente propício para o amor. Suas ruas são coloridas e com arquitetura que mistura o moderno e o clássico… É um local de exuberância e conforto indescritíveis.

Outra possibilidade bem bacana na cidade é que ela é repleta de gente jovem e bem animada. Muitos estudantes moram por lá. Aproveite para passar o dia nas margens do Rio Neckar. Uma galera vai para lá curtir o verão alemão. A cidade velha também rende um passeio maravilhoso.

2. Füssen

iStock

iStock

Com seu Castelo de Neuschwanstein que mostra todo o poder que a cidade tem, Füssen também é um convite aos românticos clássicos e tradicionais. A arquitetura do lugar é linda e bem convidativa. Faz parte da rota apaixonante da Alemanha.

Além disso, a natureza exuberante do lugar também traz uma sensação muito boa. Com certeza uma cidade bem especial que você vai adorar conhecer.

3. Marburg

iStock

iStock

Se você quer viver um lindo conto de fadas, Marburg é o lugar ideal para conhecer. Vai se sentir nas histórias antigas que seus pais contavam antes de ir dormir. Arquitetura fantástica, muito bonita e que traz uma sensação muito boa. Uma prova disso é que os autores de A Branca de Neve e de A Bela Adormecida estudaram nessa bela cidade universitária.

4. Kassel

iStock

iStock

Outra cidade que está na rota dos contos de fada é Kassel. Ela é independente do governo alemão, uma diferenciação bacana no quesito político-econômico do lugar e possui 1100 anos, tendo o seu principal parque como patrimônio mundial da UNESCO. Lá é a casa dos famosos irmãos Grimm e você vai presenciar uma linda arquitetura e natureza maravilhosamente linda.

Publicidade

5. Frankfurt

iStock

iStock

Talvez a mais famosa das cidades que até aqui foram ditas nessa lista. Frankfurt é conhecida pelos seus estudiosos que criaram teorias que são ensinadas até hoje em escolas de comunicação e sociologia de todo o mundo. Walter Benjamin, Adorno, Marcuse, Horkheimer e Habermas fizeram a cultura e a educação de lá serem referência mundial.

Além disso, é uma grande cidade com muitas oportunidades culturais de se conhecer. Local moderno, mas que não deixa a arquitetura antiga desaparecer. Um belo lugar que todos devem conhecer ao visitar a Alemanha.

6. Wismar

iStock

iStock

Mais uma cidade independente da Alemanha, mas que possui uma curiosidade bem bacana. O município inteiro é patrimônio mundial pela UNESCO, isso exatamente por conta da construção arquitetônica do lugar que é toda feita com tijolos tradicionais de lá. A arquitetura realmente é o que há de mais lindo para se ver por lá, uma cidade que respira tradição.

7. Hamburgo

iStock

iStock

Outro município bem famoso da Alemanha, mas que não está na rota tradicional, é Hamburgo. É a segunda maior cidade da Alemanha e a oitava de toda União Europeia. Por sua extensão e demografia, há de tudo para se fazer por lá. Bons lugares naturais, baladas ótimas e uma arquitetura muito bem trabalhada. Uma verdadeira cidade completa.

Visitar o Music Hall, o Beatles Tour e fazer um passeio de barco estão entre as atrações imperdíveis. Não deixe de visitar a linda Hamburgo quando for à Alemanha.

8. Leipzig

iStock

iStock

Parte da antiga Alemanha Oriental, Leipzig é um convite à história recente do país. É lá que se encontra a famosa Universidade Karl Marx, um centro educacional mais importantes sobre o líder do pensamento revolucionário comunista.

Também tem uma forte importância para a cultura e literatura clássica alemã. Martin Luther, Goethe e Bach são alguns dos nomes que se inspiraram na cidade para compor seus pensamentos e artes. Uma cidade incrível e que deve ser conhecida pelos apaixonados por história e cultura.

9. Trier

iStock

iStock

Trier é a cidade mais antiga de toda a Alemanha, construída no século I antes de Cristo. Possui uma maravilhosa arquitetura, cheia de ruínas que lembram toda a história da Europa e do próprio país germânico. A cidade é repleta de pontos turísticos, praticamente todos relacionados às suas construções antigas e muito bonitas.

10. Nuremberg

Nuremberg-alemanha

iStock

Localizada no estado da Baviera, Nuremberg é um convite para todo bom viajante. É bem grande, com meio milhão de habitantes e possui construções medievais de tirar o fôlego, apesar de boa parte delas ter sido destruída na Segunda Guerra Mundial.

Publicidade

É uma cidade que foi muito importante para o nazismo, por ser alvo de vários comícios e de julgamentos importantes, sendo um local muito bacana para entender um pouco da história alemã que interferiu na vida de todo o planeta.

11. Garmisch-Partenkirchen

iStock

iStock

Essa cidade com nome estranho guarda uma das belezas mais bonitas de toda Europa. A montanha Zugspitze é a mais alta e bela da Alemanha com 2.966 metros de altitude. E olha que tem quem encare a disposição de praticar esportes radicais no lugar. As Olimpíadas de Inverno de 1936 aconteceram lá. Faz tempo, mas a coragem desses atletas é bem antiga.

Em cima da montanha é possível comer em bons restaurantes, além de ver a maravilhosa vista que o pico proporciona para os visitantes.

12. Bingen am Rhein

iStock

iStock

Essa cidade é daquelas de deixar qualquer amante da natureza de queixo caído. Com muito verde e colorido, a flora do lugar te convida para um passeio mais que especial. Além disso, a arquitetura ajuda na composição da imagem, o que deixa o ambiente extremamente lindo e de magnífico bom gosto.

Publicidade

13. Colônia

iStock

iStock

A cidade de Colônia possui um dos principais portos fluviais de toda Alemanha, tem mais de um milhão de habitantes e muita coisa para te oferecer como os museus que trazem um pouco da história clássica e também da cultura moderna e contemporânea.

Lá também é uma cidade importante para o movimento LGBT. Tem uma das maiores Paradas do Orgulho de toda a Alemanha. Vale muito a pena conhecer este lindo lugar.

14. Rothenburg ob der Tauber

iStock

iStock

Uma cidade também muito romântica, mas que tem sua história marcada por guerras e batalhas importantes, inclusive a eterna rixa entre católicos e protestantes. Entre suas principais atrações está a arquitetura, usada em inspirações para os filmes Pinóquio e Harry Potter e as Relíquias da Morte.

As ruas são bem medievais com com muitos paralelepípedos bem organizados no chão delas. Os brasões familiares também ficam sempre visíveis na porta das casas e hotéis que rodeiam a cidade.

15. Bamberg

iStock

iStock

Para quem gosta de cerveja, uma opção bem bacana é a cidade de Bamberg. Ela é o paraíso das cervejarias em um ambiente de arquitetura medieval. O lugar é lindo e os rótulos fabricados lá são simplesmente deliciosos.

Outra qualidade da cidade são as suas construções que relembram uma época de muitas ruínas e perseguição religiosa.

16. Düsseldorf

iStock

iStock

Uma megalópole muito importante em questões econômicas e culturais para toda a Alemanha. Lá é um dos centros do carnaval alemão, além de forte influência japonesa que criou até o Dia do Japão dentro da cidade.

Düsseldorf é o segundo maior centro econômico da Alemanha e com certeza você vai achar diversas coisas para comprar por lá e trazer muitas lembranças quando voltar ao Brasil.

17. Eisenach

iStock

iStock

A cidade de Eisenach tem como sua principal atração o maravilhoso Castelo de Wartburg, uma fortaleza histórica que é rodeada pela linda Floresta de Turíngia. Também é um importante lugar para o luteranismo e para a música clássica, por também ter sido uma das moradas de Bach.

18. Weimar

iStock

iStock

É mais uma cidade que é patrimônio mundial pela UNESCO, mas também não é para menos, Weimar é simplesmente maravilhosa. Esta foi uma das cidades que residiu o filósofo Nietzsche, já deu para entender a importância do local para a humanidade, né?!?

Tem lindos parques e prédios de uma arquitetura bem clássica e antiga. Suas festas e a universidade são bastante conhecidas na região também. Além de ficar bem próxima de um campo de concentração nazista.

19. Ratisbona

iStock

iStock

Localizada na Baviera, Ratisbona é uma importante cidade católica na Alemanha. Ela fica às margens do famoso rio Danúbio e possui muitas construções medievais. Uma característica bem chamativa são as cores que rodeiam à cidade, o que dá um toque de modernidade no clássico que lá se encontra.

20. Bremen

iStock

iStock

Por fim, mais uma cidade que tem uma forte ligação com as histórias de contos de fadas. Cada monumento possui uma história especial que deixa o local mais belo e interessante ainda. Vocês vão ver vários monumentos com animais por todo o município, eles são todos baseados em personagens dos irmãos Grimm, tendo como sua principal composição a história dos Músicos de Bremen.